FECHAR

ATIVIDADE 3 - BIB - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - BIB - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES - 54_2025

ATIVIDADE 3 - BIB - DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES - 54_2025

QUESTÃO 1

Em 2025, um bibliotecário recém-contratado por uma universidade pública do interior do Paraná recebeu a missão de realizar uma avaliação completa do acervo da biblioteca central. Ao iniciar o trabalho, constatou que uma parcela significativa da coleção de livros-texto impressos (especialmente de áreas como administração, direito e informática) estava desatualizada, com edições ultrapassadas há mais de dez anos e em mau estado de conservação. Além disso, a análise de uso demonstrou que muitos desses exemplares não eram emprestados ou consultados pelos estudantes havia vários semestres.

Durante a avaliação, o bibliotecário também identificou uma lacuna importante: para atender a um novo programa de pós-graduação em Energias Renováveis, a biblioteca possuía pouquíssimos títulos atualizados, dificultando o suporte às atividades de ensino e pesquisa dessa área emergente.

Embora reconheça o princípio de que o acervo deve ser um “organismo em crescimento”, o profissional sabe que manter grande quantidade de materiais obsoletos compromete o espaço, dificulta a organização e reduz a eficiência do atendimento. Ao mesmo tempo, entende que decisões de descarte e aquisição devem considerar tanto a relevância acadêmica quanto o uso efetivo dos materiais.

 

PIZARRO, D. C. MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

​Com base no texto e nos princípios de avaliação de coleções, no que melhor descreve a ação que o bibliotecário deve priorizar para otimizar o acervo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Focar exclusivamente na aquisição de novos livros para a nova área de pesquisa, ignorando a coleção desatualizada, pois a prioridade é o crescimento do acervo e a inserção de novos temas.
Alternativa 2 - Iniciar um processo de desbastamento e descarte indiscriminado de todos os materiais desatualizados e em mau estado, uma vez que o espaço da biblioteca precisa ser otimizado para a chegada de novos materiais.
Alternativa 3 - Realizar o desbastamento e o descarte dos materiais em desuso, em conformidade com os critérios de avaliação (condição física e desatualização), para abrir espaço no acervo e direcionar os recursos para a aquisição de novos materiais para a área deficitária.
Alternativa 4 - Restaurar todos os livros em mau estado de conservação, pois o descarte de materiais contradiz a Terceira Lei de Ranganathan, que preza pela utilização dos livros pelos leitores.
Alternativa 5 - Manter todos os materiais desatualizados no acervo, pois, mesmo sem uso, eles contribuem para o volume da coleção, o que é um indicador de status e de riqueza bibliográfica da instituição.
QUESTÃO 2

A ética desempenha um papel importantíssimo, na Formação e Desenvolvimento de Coleções, estabelecendo diretrizes que regulam o comportamento dos profissionais e as relações entre indivíduos numa comunidade social. A ética, enquanto campo filosófico, analisa e fundamenta a moral, assegurando que os comportamentos, codificados em normas, sejam apropriados e beneficiem tanto o grupo quanto a sociedade.

Fonte: SILVA, P. S. da (org.). Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Considerando o papel da ética na Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções, marque dentre as alternativas aquela que está correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A ética e a moral são termos equivalentes, ambos referindo-se ao conjunto de normas que regulam as relações sociais e profissionais.
Alternativa 2 - Os códigos de conduta devem ser periodicamente revisados porque a sociedade está constantemente se modificando e se reinventando.
Alternativa 3 - A ética, por ser estática, necessita de revisão, pois suas diretrizes permanecem inválidas dependentemente das transformações sociais.
Alternativa 4 - A moral é um ramo da misologia que tem como premissa a avaliação da conduta humana em relação às normas estabelecidas.
Alternativa 5 - A moral avalia e fundamenta a ética, definindo as normas de conduta profissional que devem ser seguidas em uma sociedade.
QUESTÃO 3

O direito autoral é um ramo do direito que protege a propriedade intelectual de obras criativas. Ele concede ao autor o direito exclusivo de controlar a reprodução e distribuição de suas criações. No Brasil, a Lei nº 9.610/1998 (LDA) regula esses direitos, distinguindo os direitos morais dos direitos patrimoniais do autor. Os direitos morais, que protegem a autoria e a integridade da obra, são inalienáveis e irrenunciáveis, enquanto os direitos patrimoniais, que garantem o uso e a exploração econômica da obra, são temporários e podem ser cedidos a terceiros.

Fonte: PIZARRO, D. C. MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Com base no texto e na Lei n.º 9.610/1998: Lei de Direito Autorais (LDA), no que descreve os direitos morais do autor, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O direito de exploração econômica da obra, que é transmissível aos herdeiros e pode ser cedido a uma editora por meio de contrato de publicação.
Alternativa 2 - O direito de reproduzir a obra, que é exclusivo do autor e tem duração por um período estabelecido pela lei.
Alternativa 3 - O direito de reivindicar a autoria da obra a qualquer tempo, opondo-se a quaisquer modificações que possam prejudicar a sua reputação.
Alternativa 4 - O direito de autorizar a tradução e a adaptação da obra, que é um direito patrimonial e pode ser transferido a terceiros.
Alternativa 5 - O direito de ter acesso a um exemplar raro da obra, que pode ser retirado pelo bibliotecário para preservação sem o consentimento do autor, se ele estiver em mau estado de conservação.
QUESTÃO 4

A elaboração de uma Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções requer a participação de uma equipe composta por profissionais da biblioteca e representantes da comunidade. Essa equipe é responsável por diversas ações estratégicas, incluindo a análise dos objetivos gerais da organização, a definição das prioridades de seleção, projeção de expansão do acervo e a coordenação de atividades de preservação.

Fonte: SILVA, P. S. da (org.). Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

A representatividade da comunidade é imprescindível para garantir que a expansão do acervo seja realizada de forma racional e equilibrada. No caso da comissão composta por diversos profissionais e representantes da comunidade precisa tomar uma decisão sobre a inclusão de novos materiais no acervo.

Assinale a sentença correta que descreve quais estratégias mais provavelmente ajudará a garantir que a decisão seja equilibrada e atenda às necessidades de todos os usuários.

Alternativas
Alternativa 1 - A comissão deve votar para que a decisão seja feita com base na maioria simples, sem considerar o consenso.
Alternativa 2 - A comissão deve incluir apenas representantes da comunidade para garantir que as necessidades dos usuários sejam priorizadas.
Alternativa 3 - A decisão deve ser tomada exclusivamente pelos profissionais da biblioteca, pois eles têm mais conhecimento técnico sobre os materiais.
Alternativa 4 - A decisão deve ser baseada nas prioridades estabelecidas pela equipe da biblioteca, com a comunidade sendo informada posteriormente.
Alternativa 5 - A decisão deve ser feita por um consenso entre todos os membros da comissão, equilibrando as opiniões dos profissionais da biblioteca e dos representantes da comunidade.
QUESTÃO 5

Um bibliotecário responsável pelo setor de aquisição de uma biblioteca universitária, que atende a cursos de engenharia, está encarregado de selecionar materiais para a coleção de referência. Durante o processo de seleção, a comissão, composta por professores, alunos e bibliotecários, sugere a aquisição de um manual técnico de 1980 sobre técnicas de construção civil, com o argumento de que é um material “clássico” e deve fazer parte do acervo. No entanto, o bibliotecário nota que o manual está em mau estado de conservação, seu conteúdo se tornou obsoleto com o avanço da tecnologia, e o público-alvo do curso de engenharia não demonstra interesse em materiais desse tipo.

A partir da situação hipotética e dos critérios gerais de seleção de materiais bibliográficos, assinale a alternativa que apresenta a decisão mais adequada a ser tomada pelo bibliotecário:

Alternativas
Alternativa 1 - Rejeitar o manual, pois o critério de data de publicação se sobrepõe a todos os outros em materiais de engenharia, que exigem o máximo de atualidade.
Alternativa 2 - Acatar a sugestão da comissão e adquirir o manual, pois o critério de autoridade e a reputação de um autor clássico se sobrepõem a critérios como a obsolescência do conteúdo.
Alternativa 3 - Propor que a decisão seja baseada no critério de custo-benefício, sugerindo à comissão que procure uma versão digital gratuita do manual, ignorando a sua obsolescência.
Alternativa 4 - Sugerir que o manual seja adquirido apenas para a coleção de obras raras, pois o critério de conservação do acervo é mais importante do que a sua relevância para o público-alvo.
Alternativa 5 - Rejeitar a aquisição do manual e apresentar à comissão uma justificativa que integre os critérios de atualidade, condição física, relevância para os usuários e o tratamento do assunto.
QUESTÃO 6
As revistas científicas, que surgiram com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e o relato de experiências entre pesquisadores, tornaram-se o principal canal de comunicação científica. Com o tempo, sua gestão foi assumida por grandes editoras, que transformaram a comunicação científica em um negócio altamente lucrativo, criando uma crise no sistema. Essa crise, motivada por preços exorbitantes e práticas de venda casada de periódicos, foi o estopim para o surgimento do movimento de Acesso Aberto (Open Access).

Fonte: adaptado de: PIZARRO, D. C.; MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

A partir da interpretação do texto-base e dos princípios do movimento de Acesso Aberto, assinale a alternativa correta que descreve sua motivação principal e seu objetivo fundamental:
Alternativas
Alternativa 1 - O movimento foi motivado pela necessidade de proteger a propriedade intelectual dos autores, e seu objetivo é garantir que o processo de revisão por pares (peer-review) seja mantido de forma rigorosa pelas editoras comerciais.
Alternativa 2 - A motivação central do movimento foi o alto custo das publicações para as bibliotecas, e seu objetivo é a disponibilização livre e irrestrita das publicações científicas para todos, por meio da internet.
Alternativa 3 - O movimento surgiu para quebrar a prática de autoarquivamento de artigos em repositórios pessoais, e seu objetivo é garantir que todas as publicações científicas sejam feitas exclusivamente por meio da Via Dourada.
Alternativa 4 - A principal motivação do movimento foi a falta de publicações científicas em idiomas locais na América Latina, e seu objetivo é a criação de repositórios digitais para a produção de periódicos em português e espanhol.
Alternativa 5 - O movimento de Acesso Aberto foi impulsionado pela necessidade de lucro das editoras, e seu objetivo é criar um modelo de negócio em que os autores pagam para ter seus artigos publicados em periódicos de acesso restrito.
QUESTÃO 7
A Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções é o documento que garante que as ações da formação e desenvolvimento de coleções sejam realizadas de acordo com o planejado e de forma padronizada, ou seja, é preciso recorrer ao planejamento prévio, que foi estabelecido para a execução das cinco etapas que compreendem esse processo. Durante os nossos estudos do processo de planejamento, vimos quais são estas cinco etapas.
Elaborada pelo professor, 2023.
Assinale a alternativa que possui as cinco etapas corretas:
Alternativas
Alternativa 1 - Estudo de usuário, aquisição, descarte, compra e validação.
Alternativa 2 - Aquisição, seleção, validação, avaliação e supervisão.
Alternativa 3 - Estudo de comunidade, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação
Alternativa 4 - Desbastamento, compra, remanejamento, política e execução.
Alternativa 5 - Seleção, compra, doação, desbastamento e avaliação.
QUESTÃO 8
Quando falamos de acesso à informação, almeja-se que todo o cidadão tenha o seu direito assegurado e possa acessar a informação que desejar, quando e onde desejar. Entretanto, nem sempre podemos acessar as informações que queremos, sejam elas de cunho restrito a uma cadeia superior (assuntos das forças armadas e governamentais, por exemplo) ou, se porventura, elas não nos pertencem (formulários médicos, dados bancários, ações judiciais sigilosas etc.). Contudo, há décadas cientistas buscam acesso irrestrito e de modo gratuito a conhecimentos – tal ação deu início a um movimento que surgiu com a iniciativa da própria comunidade científica para defender o livre acesso às informações científicas por meio da produção, publicação, divulgação e preservação, fazendo uso dos meios eletrônicos.
Elaborada pelo professor, 2023.
A partir deste contexto, estamos nos referindo a qual movimento?
Alternativas
Alternativa 1 - Acesso Liberado
Alternativa 2 - Acesso Presencial
Alternativa 3 - Acesso Híbrido
Alternativa 4 - Acesso Aberto
Alternativa 5 - Acesso Restrito
QUESTÃO 9

O processo de aquisição de materiais para uma coleção pode ocorrer por meio de três modalidades principais: compra, doação e permuta. Cada uma dessas modalidades possui particularidades e critérios que o bibliotecário deve considerar. No caso de bibliotecas públicas e comunitárias, a doação é frequentemente a principal forma de entrada de materiais no acervo. Contudo, essa prática exige do bibliotecário uma análise criteriosa para garantir que os materiais doados sejam relevantes para a comunidade e que estejam em bom estado de conservação, evitando que a biblioteca se torne um mero depósito de itens sem utilidade.

Fonte: adaptado de: PIZARRO, D. C.; MATTOS, M. C. C. M. Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que descreve a principal responsabilidade do bibliotecário ao gerenciar a modalidade de doação:

Alternativas
Alternativa 1 - Aceitar todas as doações de materiais, pois essa modalidade demonstra o apreço da comunidade pela biblioteca e garante a constante expansão do acervo.
Alternativa 2 - Avaliar a relevância e o estado de conservação dos materiais doados antes de incorporá-los ao acervo, garantindo que atendam às necessidades dos usuários e aos critérios da política de desenvolvimento de coleções.
Alternativa 3 - Priorizar a doação de materiais para evitar o uso de recursos financeiros, independentemente da utilidade ou do estado de conservação das obras, já que a aquisição por compra é sempre onerosa.
Alternativa 4 - Criar uma comissão de doação, composta apenas por membros da comunidade, para que a responsabilidade pela seleção dos materiais seja compartilhada.
Alternativa 5 - Ignorar a política de desenvolvimento de coleções ao receber doações, uma vez que os critérios de seleção e descarte se aplicam exclusivamente aos materiais adquiridos por compra e permuta.
QUESTÃO 10

No exercício da profissão de bibliotecário, é essencial garantir que as informações sejam acessíveis a todos os usuários, independentemente de suas crenças, identidades ou orientações. A atuação profissional deve ser neutra, respeitando o princípio da igualdade e o respeito pelas diversas necessidades e perspectivas dos usuários.

Fonte: SILVA, P. S. da (org.). Desenvolvimento de coleções. Indaial: Arqué, 2023.

Compreendendo esta responsabilidade ética dos bibliotecários, assinale a alternativa que representa corretamente um princípio que deve ser seguido no Desenvolvimento de Coleções.

Alternativas
Alternativa 1 - É recomendável que os bibliotecários evitem incluir materiais controversos para não gerar conflitos entre os usuários.
Alternativa 2 - É aceitável priorizar materiais que reflitam a ideologia dominante na sociedade, desde que a maioria dos usuários concorde com ela.
Alternativa 3 - A seleção de materiais deve levar em consideração apenas as necessidades da maioria dos usuários, já que é impossível agradar a todos.
Alternativa 4 - A inclusão de materiais deve ser baseada na diversidade, sem excluir grupos ou ideias, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.
Alternativa 5 - A neutralidade na escolha de materiais implica não se preocupar com as preferências dos usuários, já que a biblioteca deve ser um espaço imparcial.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu