
ATIVIDADE 3 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 53_2025
ATIVIDADE 3 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 53_2025
Fonte: ACSM – AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Manual do ACSM para Avaliação da Aptidão Física Relacionada à Saúde. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
I. Não se observam diferenças significativas nas variáveis obtidas nem na elaboração dos protocolos entre os distintos ergômetros, como a esteira ergométrica e a bicicleta estacionária.
II. Indivíduos com sobrepeso ou com limitações no controle postural são mais adequadamente avaliados em cicloergômetro, em comparação à esteira ergométrica.
III. Os protocolos laboratoriais em rampa promovem incrementos de intensidade de forma mais gradual e contínua quando comparados aos protocolos em escada.
IV. Nos protocolos de esforço máximo, o exercício é iniciado em baixa intensidade, sendo progressivamente elevado até que o avaliado atinja a exaustão.
É correto o que se afirma em:
