FECHAR

ATIVIDADE 3 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 53_2025

Questão 1
A principal referência metodológica para a avaliação da aptidão cardiorrespiratória é o teste de esforço máximo com análise dos gases expirados. Tal procedimento é realizado em ambiente laboratorial, por equipe especializada, com o uso de equipamentos específicos de monitoramento. O teste de esforço máximo é indicado tanto para a avaliação da performance esportiva quanto para o diagnóstico e o prognóstico de determinadas doenças crônicas.

Fonte: ACSM – AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Manual do ACSM para Avaliação da Aptidão Física Relacionada à Saúde. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Considere o contexto do texto anterior, assim como os estudos da disciplina e analise as afirmativas a seguir:

I. Não se observam diferenças significativas nas variáveis obtidas nem na elaboração dos protocolos entre os distintos ergômetros, como a esteira ergométrica e a bicicleta estacionária.
II. Indivíduos com sobrepeso ou com limitações no controle postural são mais adequadamente avaliados em cicloergômetro, em comparação à esteira ergométrica.
III. Os protocolos laboratoriais em rampa promovem incrementos de intensidade de forma mais gradual e contínua quando comparados aos protocolos em escada.
IV. Nos protocolos de esforço máximo, o exercício é iniciado em baixa intensidade, sendo progressivamente elevado até que o avaliado atinja a exaustão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
Um aluno iniciante foi submetido à avaliação física antes de iniciar seus treinos na academia. Nessa avaliação, foram obtidas as informações de que ele é do sexo masculino, possui 25 anos de idade, sua estatura é de 1,80 m e seu peso é 89 kg. Em complemento, a medida das dobras cutâneas revelou os seguintes valores: peitoral: 4,0 mm; abdômen: 16,0 mm; tricipital: 8,3 mm; coxa: 19,5 mm; suprailíaca: 15,2 mm; axilar média; 7,6 mm; e subescapular: 11,2 mm. De acordo com o avaliador, o percentual de gordura corporal desse aluno foi determinado com o auxílio da equação de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward ( 1978) e de Siri (1961).


Considerando as informações do excerto anterior e os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação revelou que o aluno apresenta 17,37% de gordura corporal.
II. A avaliação revelou que o aluno apresenta 11,37% de gordura corporal.
III. De acordo com a análise dos componentes da massa corporal, esse aluno apresenta 15,46 kg de gordura corporal.
IV. De acordo com a análise dos componentes da massa corporal, esse aluno apresenta 10,11 kg de gordura corporal.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 3
O treinador de uma equipe de futebol de base realizou a avaliação física de seus atletas. Um dos testes aplicados foi o teste RAST para investigar a condição anaeróbia desses indivíduos. Os melhores resultados foram observados no indivíduo A, que possui 75 kg de massa corporal e obteve quatro segundos como melhor tempo e seis segundos como o tempo mais lento. Já os piores resultados foram verificados no indivíduo B, que possui 68 kg de massa corporal e obteve seis segundos como melhor tempo e sete segundos como o tempo mais lento.


Com base nos dados apresentados e nos conhecimentos sobre avaliação da aptidão anaeróbia, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O Índice de fadiga do indivíduo A foi de apenas 70,64%.
II. O Índice de fadiga do indivíduo B foi menor que o do indivíduo A.
III. O indivíduo B apresentou um Índice de fadiga maior que o indivíduo A.
IV. Considerando os melhores tempos, a diferença entre a potência relativa do indivíduo A e a do B é igual a 13,53 W/kg.
 
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
Durante uma rotina de avaliação física, o preparador físico de um time adulto de handebol de um clube recreativo aplicou o teste de impulsão vertical em todos os atletas. A partir dos resultados, ele verificou que dois atletas se distanciaram da média da altura do salto alcançado pelos demais, tendo o atleta A saltado 30 cm e o atleta B 42 cm. Para informações mais detalhadas relacionadas à força explosiva, o preparador físico cruzou os dados do salto com a massa corporal do atleta A, 95 kg, e do atleta B, 78 kg.


Considerando as informações do excerto anterior e os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I. O pico de potência do atleta A é igual a 4069,5 W.
II. O pico de potência do atleta B é igual a 4027,8 W.
III. Se o atleta A saltasse a mesma altura do atleta B, ele produziria um pico de potência igual a 4797,9 W.
VI. Apesar da diferença expressiva na altura dos saltos, os atletas A e B produzem valores de pico de potência muito próximos.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Dois indivíduos foram submetidos ao teste de Cooper de 12 minutos, o qual permite estimar o consumo máximo de oxigênio (VO₂max), com base na distância percorrida, por meio da fórmula: VO₂max (ml/kg/min) = (Distância – 504) / 45. Nesse teste, um homem de 41 anos percorreu 2.050 metros, e uma mulher de 35 anos percorreu 2.080 metros.


Com base nos dados apresentados e no conhecimento sobre avaliação da aptidão cardiorrespiratória, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O teste de Cooper se caracteriza como um teste de esforço máximo e tem validade científica como estimativa indireta do VO₂max.
II. Os resultados indicam níveis semelhantes de aptidão cardiorrespiratória, uma vez que ambos percorreram praticamente a mesma distância.
III. A mulher apresenta um VO₂max estimado de 35,02 ml/kg/min, o que é compatível com um nível regular de aptidão aeróbia para sua idade.
IV. O homem apresenta um VO₂max estimado de 34,35 ml/kg/min, o que, para sua faixa etária, corresponde a um nível ruim de condicionamento físico.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 6
De modo geral, a força muscular pode ser compreendida como a superação de dada resistência pela contração muscular. Ela é também a força ou o torque máximos que um músculo ou um grupo muscular pode gerar em velocidade específica ou determinada. E, enquanto capacidade física, ela pode se manifestar na forma de força absoluta, força máxima, força hipertrófica, resistência de força ou força explosiva (rápida ou potência).

Fonte: PRESTES, J. et alPrescrição e Periodização do Treinamento de Força em Academias. 2. ed. Barueri: Manole, 2016.

Considerando as informações do excerto anterior e os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:


I. A força máxima é caracterizada pela maior quantidade de tensão que um músculo pode gerar, sendo desenvolvida por meio de contrações concêntricas, excêntricas e isométricas.
II. A resistência de força é essencial para o bom desenvolvimento atividades do dia a dia, pois permite a sustentação da produção de força ao longo de várias repetições ou por um período prolongado.
III. A força explosiva pode ser compreendida como potência muscular, pois resulta da interação entre força e velocidade do movimento, sendo essencial tanto em situações do cotidiano quanto em diferentes modalidades esportivas.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
Os testes de campo voltados à avaliação da aptidão cardiorrespiratória apresentam diversas vantagens. Demandam menor qualificação técnica para sua aplicação e possuem baixo custo, exigindo pouco ou nenhum equipamento. Em geral, são considerados seguros em sua execução. Contudo é importante destacar que alguns testes, como a corrida de 1,5 milha realizada no menor tempo possível, podem implicar esforço máximo ou quase máximo. Tal exigência pode ser inadequada para indivíduos com risco moderado a elevado de complicações cardiovasculares ou musculoesqueléticas, evidenciando a necessidade de triagem prévia.

​Fonte: ACSM – AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Manual do ACSM para Avaliação da Aptidão Física Relacionada à Saúde. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Considere o contexto do texto anterior e os estudos da disciplina, para realizar a análise das alternativas a seguir. Em seguida, assinale aquela que faz referência correta aos testes de campo para a avaliação da aptidão cardiorrespiratória.
Alternativas
Alternativa 1:

O teste do banco de Katch & McArdle estima o consumo máximo de oxigênio com base na frequência cardíaca registrada após toda a execução do protocolo.

Alternativa 2:

Avaliações, como os testes de Cooper e de Conconi, apresentam maior especificidade para atletas de modalidades acíclicas, com destaque para a corrida.

Alternativa 3:

Para atletas de modalidades cíclicas, testes intermitentes, como o Teste Yo-Yo, apresentam maior especificidade em relação às demandas da modalidade.

Alternativa 4:

Por meio de equações preditivas e tabelas de referência, é possível determinar diretamente o nível de condicionamento aeróbio dos avaliados, considerando-se o gênero e a faixa etária.

Alternativa 5:

O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para a população idosa e permite estimar o consumo máximo de oxigênio nesse grupo. No entanto seus resultados não possibilitam inferências ou análises aprofundadas relacionadas ao estado de saúde.

Questão 8
Ao longo do teste de Wingate, duas vias energéticas são requeridas e avaliadas. A primeira corresponde ao sistema de adenosina trifosfato-fosfocreatina (ATP-CP), que atua predominantemente entre 3 e 15 segundos de esforço máximo. A segunda refere-se à glicólise anaeróbica, responsável pela sustentação do esforço durante o restante da atividade de alta intensidade. Ambos os sistemas integram o metabolismo anaeróbio de produção energética.

Fonte: ZUPAN, M. F. et al. Wingate anaerobic test peak power and anaerobic capacity classifications for men and women intercollegiate athletes. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 23, n. 9, p. 2599-2604, 2009.

Com base no contexto do texto anterior en os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir a respeito da avaliação do sistema anaeróbio de fornecimento de energia.


I. Alto valor de índice de fadiga significa significativa redução no desempenho do teste de Wingate.
II. Para atletas de modalidades que não envolvem o gesto de pedalar, como corredores e saltadores, testes com corridas ou saltos são alternativas ao Wingate.
III. O objetivo do teste é pedalar na máxima intensidade durante 30 segundos e,para que não haja interferência externa, os avaliadores não devem estimular verbalmente pelos avaliados.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
Dentre os métodos de avaliação da composição corporal, há aqueles aplicados em laboratórios especializados, como a hidrodensitometria e a pletismografia, por demandarem estrutura e equipamentos avançados, e outros passíveis de aplicação em diferentes contextos, como a bioimpedância elétrica e a mensuração das dobras cutâneas. Diante das distintas alternativas, cabe ao profissional de Educação Física selecionar o procedimento que melhor se adeque aos seus objetivos e demandas, reconhecendo as especificidades de cada método.

Fonte: PEREZ, C. R.; SANTOS, A. P. M.; GONÇALVES, P. S. Medidas e Avaliação em Educação Física. Porto Alegre: SAGAH, 2021.

O excerto anterior fala sobre a aplicação das técnicas de avaliação da composição corporal e a importância de o profissional da educação física conhecer e selecionar aquela que melhor lhe atende. Nesse contexto, considerando os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I. A dissecação de cadáver corresponde a técnica de avaliação do método direto, que fundamenta os métodos indiretos da composição corporal.
II. A pesagem hidrostática e a pletismografia são técnicas utilizadas para determinar o volume do corpo e, a partir das devidas inferências, permitem determinar a densidade corporal do avaliado.
III. A medida das dobras cutâneas corresponde a uma das técnicas do método duplamente indireto de avaliação e, por meio de cálculos matemáticos, ela é capaz de estimar alguns dos componentes da massa corporal total.
IV. O aparelho de bioimpedância é capaz de fornecer estimativas dos componentes da massa corporal por meio da análise da impedância, que corresponde à resistência ao fluxo elétrico, por parte dos tecidos corporais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
Para a mensuração e avaliação da flexibilidade, dispõe-se de uma variedade de testes. Esses procedimentos apresentam distintos métodos, protocolos, instrumentos e unidades de medida. Tais métodos de avaliação são classificados em testes adimensionais, testes angulares e testes lineares, de acordo com as unidades utilizadas na mensuração.

Fonte: PEREZ, C. R.; SANTOS, A. P. M.; GONÇALVES, P. S. Medidas e Avaliação em Educação Física. Porto Alegre: SAGAH, 2021.

A partir do contexto das informações do texto anterior, assim como os estudos da disciplina, analise as afirmativas a seguir:

I. A goniometria, empregada nos testes angulares, constitui um método direto para mensurar a flexibilidade, pois determina a diferença entre a amplitude de movimento ativa e passiva das articulações.
II. Nos testes angulares, a goniometria é reconhecida como a forma direta de mensuração da flexibilidade. Contudo apresenta limitações quando aplicada a articulações cujo movimento não ocorre de maneira predominante em um único plano de movimento.
III. A principal limitação dos testes lineares reside no fato de que, ao utilizarem uma escala métrica de distância, apresentam baixa eficácia para a avaliação da flexibilidade de articulações isoladas, sendo mais indicados para movimentos que envolvem múltiplas articulações.
IV. Os testes adimensionais são empregados na avaliação funcional da flexibilidade quando a mensuração exata da amplitude articular não se mostra essencial. Entretanto sua aplicabilidade em contextos clínicos pode ser comprometida pela subjetividade presente no processo de interpretação dos resultados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu