FECHAR

ATIVIDADE 3 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2025

Questão 1
Para que o professor possa proporcionar uma aula de qualidade na Ginástica de academia, além de executar corretamente os movimentos, ele deve estar atento a outros elementos como o comando eficiente, a dramatização, a organização e a hospitalidade.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos conteúdos a respeito do coaching de excelência, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Para corrigir uma técnica incorreta, durante a aula, basta apenas demonstrar o movimento correto.

Alternativa 2:

A dramatização consiste, unicamente, na utilização da linguagem corporal para interpretar e projetar no aluno o sentimento da música.

Alternativa 3:

Uma instrução verbal eficaz depende apenas da qualidade da voz, uma vez que, uma voz baixa pode não ser audível para todos na sala.

Alternativa 4:

O contato pré-aula é o momento de realizar uma breve descrição do conteúdo da aula, fornecer dicas de segurança aos alunos, assim como descontrair e relaxar o grupo.

Alternativa 5:

O termo "perna líder" é empregado para identificar o lado dominante do corpo dos indivíduos, contudo, para fins didáticos, o professor geralmente adota a perna esquerda como perna líder.

 

Questão 2

As sessões de treino precisam ser planejadas e estruturadas a partir dos objetivos que são possíveis de se atingir com os exercícios de determinada modalidade, levando sempre em consideração a relação volume e intensidade dos esforços bem como dos períodos de recuperação. No contexto das ginásticas de academia, as sessões de treino são chamadas de aulas e cada aula precisa ter um início, meio e fim.

MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Com base no material estudado, analise as afirmações abaixo:
I. O aquecimento tem como finalidade preparar o corpo, do ponto de vista fisiológico, metabólico e psicológico, para os movimentos que serão executados na aula.
II. No momento da parte principal da aula é que os métodos de treinamento, contínuo variável ou o fracionado intervalado extensivo, são aplicados para que os objetivos da aula sejam alcançados.
III. Na introdução à aula, o professor deve dar as boas-vindas e se apresentar, deve explicar aos alunos os principais pontos de atenção, o funcionamento dos equipamentos, dar dicas para iniciantes, intermediários e avançados e elevar a motivação dos alunos.
IV. Após o término da parte principal, é importante que os alunos parem de uma vez de realizar os exercícios com o intuito de restabelecer os sistemas fisiológicos que foram solicitados durante aula o mais rápido possível, esse momento é chamado de volta à calma.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 3

Para a realização de um planejamento eficaz de um treinamento físico, o Profissional de Educação Física precisa ter um conhecimento adequado sobre os princípios desse treinamento, visando atingir o objetivo proposto.

  MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).

Referente aos Princípios do treinamento esportivo, avalie as afirmações a seguir:
I. Ao longo do treinamento, a intensidade e o volume são os principais fatores a serem ajustados no princípio da sobrecarga.
II. Os fatores fundamentais no princípio da individualidade biológica são a aptidão física, genética, repertório motor e a idade biológica.
III. Quando o treinamento é interrompido, ou não possui o estímulo adequado, as alterações ocorridas podem se estagnar, ou voltar aos níveis iniciais.
IV. O volume é composto pelo peso levantado por unidade de tempo, a distância percorrida, a duração do treinamento e o número de repetições de um movimento ou exercício, no qual, em uma sessão de treino, todos esses elementos devem estar presentes.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 4
O ciclismo indoor, comumente chamado de spinning, foi idealizado pelo ciclista Sul-africano Jonathan Goldberg sendo uma aula realizada em bicicleta estática, que simula determinadas situações e esforços vivenciados no ciclismo de rua.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito do ciclismo indoor, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

A posição com as mãos afastadas do guidão é usada em terrenos planos, descidas íngremes, estando somente sentado na bicicleta.

Alternativa 2:

As variações da posição das mãos no guidão são feitas de acordo com o tipo de terreno e movimento que está sendo simulado, podendo ser: juntas e afastadas.

Alternativa 3:

A bicicleta de ciclismo indoor possui características semelhantes às bicicletas de corrida, contudo, não permitem simular todos os tipos de técnicas, como o Sprint por exemplo.

Alternativa 4:

O ciclismo indoor é uma aula realizada em bicicleta estática e, mesmo sendo praticada em local fechado, algumas aulas são outdoor, conduzindo os praticantes à trajetos urbanos e rurais.

Alternativa 5:

A maior parte das músicas que compõem a aula de ciclismo indoor tem os batimentos por minuto (BPM) semelhante às rotações por minuto (RPM), fazendo com que, o número de batidas da música coincida com o número de voltas do pedal em um minuto.

 

Questão 5
Uma prescrição adequada da intensidade do exercício físico deve estabelecer uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com um limite inferior e superior que precisam ser respeitados durante a sessão de treino.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do contexto acima, considere um indivíduo com 36 anos de idade e Frequência cardíaca de repouso igual a 55 BPM; analise as afirmativas abaixo e assinale "V" para verdadeira e "F" para Falsa.

(   ) Considerando um limite inferior de 60% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor mínimo 128 BPM.
(   ) Considerando um limite superior de 80% para a zona de frequência cardíaca de treinamento, o indivíduo em questão tem como valor máximo 158 BPM.
(   ) Podemos dizer que a reserva da Frequência cardíaca estimada para esse indivíduo é de 129 BPM.
(   ) A Frequência cardíaca máxima estimada para esse indivíduo pode ser de 184 BPM.

Assinale a alternativa correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, F.

Alternativa 2:

V, F, F, F.

Alternativa 3:

F, V, V, V.

Alternativa 4:

V, V, V, V.

Alternativa 5:

F, F, F, F.

 

Questão 6
A coreografia das aulas de Ginástica de academia com elementos provenientes das lutas, como socos, chutes e esquivas, é caracterizada pela simulação de combates, assim como de exercícios físicos voltados para a preparação física para essas modalidades.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e no conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

O chute frontal pode ser utilizado para criar um espaço para desferir outras técnicas, e é executado apenas na base frontal.

Alternativa 2:

Considerando o gesto técnico do soco direto, podemos dizer que ele pode ser executado em ambas as bases, de combate e frontal.

Alternativa 3:

As bases de combate e lateral são exemplos de posicionamentos do corpo, os quais servem de ponto de partida para a execução dos movimentos.

Alternativa 4:

Os movimentos básicos utilizados nessas aulas são derivados de modalidades onde o combate é realizado em pé, como o Boxe, o Tai Chi Chuan e a Capoeira.

Alternativa 5:

A quantidade de participantes na sala não constitui um ponto de segurança da aula que envolve movimentos das lutas, mas sim, os objetos que estão presentes na sala.

 

Questão 7

Os Princípios do treinamento esportivo servem de base para o planejamento do processo de treinamento físico. Assim, o profissional de Educação Física deve conhecer cada um desses princípios antes de elaborar qualquer programa de treino, de longo ou curto prazo.

MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).

Considerando o exposto a respeito dos Princípios do treinamento esportivo, e, em meio aos diversos princípios existentes, avalie as afirmações a seguir:
I. Princípio da sobrecarga: responsável por controlar os estímulos gerados pelos exercícios físicos.
II. Princípio da especificidade: dispõe que o treinamento deve ser criado com base em condições especiais da performance esportiva, em termos de sistema energético dominante, aptidão física exigida, coordenações psicomotoras utilizadas e segmento corporal.
III. Princípio da individualidade biológica: explica que cada indivíduo é um ser único, sendo portanto, cada um portador das suas próprias aptidões, capacidades e respostas aos estímulos enfrentados. E por esse motivo, completamente normal que indivíduos diferentes respondam de maneiras diferentes ao mesmo tipo de treino.

​É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 8

A estrutura organizacional de uma empresa deve levar em consideração diversos fatores, como a sua dimensão e a sua cultura. Cada uma dessas estruturas apresenta suas vantagens e desvantagens.

  MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).

Em relação as características dessas estruturas, analise as afirmações a seguir:
I. A estrutura por clientes é indicada para empresas que não costumam ter muitas mudanças, e produtos com pouca variação.
II. Na estrutura por produtos ou serviços, os gerentes possuem alto poder, o que pode gerar a desestabilização na estrutura organizacional.
III. A estrutura por produtos e serviços, as atividades costumam ser bastante repetitivas e pouco integradas, sendo adequada para trabalhar com cumprimento de prazos.
IV. Para empresas que tem como foco a inovação, a estrutura funcional não é a mais indicada, pois a mesma pode apresentar falhas em sua comunicação, e uma estrutura mais rígida.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 9
Na pós-modernidade, com a popularização dos estudos do Dr. Kenneth H. Cooper, a ginástica ganhou novos embasamentos científicos e adquiriu o adjetivo de aeróbica. Nesse contexto, passou a ser considerada como uma excelente ferramenta para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o estado de saúde geral.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as asserções abaixo:

I – Em sua maioria, as modalidades de Ginástica de academia são consideradas exercícios aeróbicos.

PORQUE
II – Nas modalidades de Ginástica de academia o sistema aeróbico fornece toda a energia necessária para a realização dos exercícios, desde o início até o fim de uma aula, por exemplo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10
Para auxiliar o empreendedor no processo de desenvolvimento de seu negócio, algumas ferramentas e técnicas são importantes para que o empreendimento obtenha sucesso e que todo o planejamento seja executado da forma mais eficiente. Dentre essas ferramentas, uma das mais importantes é o plano de negócios.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo:

I – Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro.
II – O plano de negócios fornece ao empreendedor informações importantes sobre o negócio que pretende criar, no entanto, não informa sobre o mercado que irá atuar.
I​II – Um plano de negócios não é uma ferramenta de grande importância para aquele que irá empreender um negócio, porque ela ajuda a prever apenas alguns fatores.
IV – O plano de negócios pode ser confeccionado sob três modelos: o plano de negócios completo, o plano de negócios resumido, e plano de negócios operacional.
V – O sumário executivo de um plano de negócios contém o título de cada seção do plano e pode ser considerado a principal seção do documento.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

IV e V, apenas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu