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ATIVIDADE 3 - ANALYTICS MARKETING - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - ANALYTICS MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ANALYTICS MARKETING - 53_2025

Questão 1

"Os indicadores de desempenho podem ser aplicados de diversas maneiras: acompanhar o desempenho de uma empresa ou uma equipe em um intervalo de tempo, identificar erros e corrigir ações e encontrar oportunidades ou monitorar a produtividade. Portanto, essas métricas precisam ser observadas de perto por quem quer ter sucesso no mercado".

Fonte: CAMARGO, Gabriel. Indicadores de desempenho: o que são, como definir e exemplos. 21 ago. 2019.
Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 18 jun. 2024.



Sobre indicadores em marketing, analise as afirmativas a seguir:

I. A taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que realizaram uma ação desejada após clicar no e-mail, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever.
II. O ROI avalia o retorno financeiro gerado a partir de uma campanha de e-mail marketing em relação aos custos envolvidos.
III. A taxa de abertura é um indicador de e-mail marketing, que diz respeito à porcentagem de pessoas que abriram o e-mail em relação ao número total de e-mails enviados.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2

O SEO é um dos principais meios de atrair tráfego qualificado. Consiste em otimizar tecnicamente um site e seu conteúdo, além de trabalhar autoridade e relevância para os mecanismos de busca (Fishkin; Hogenhaven, 2015).

Fonte: FISHKIN, R.; HOGENHAVEN, T. Inbound Marketing e SEO: atraia, converta e encante clientes online. São Paulo: Novatec, 2015.



Sobre SEO, analise as afirmativas a seguir:

I. SEO é uma estratégia gratuita que visa melhorar a visibilidade nas buscas.
II. SEO depende da qualidade do conteúdo e da estrutura do site.
III. SEO é irrelevante para quem trabalha com marketing digital.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3

"As plataformas de Web Analytics desempenham um papel fundamental na coleta e interpretação de dados sobre o comportamento dos usuários em sites e aplicativos. Uma das decisões cruciais que as organizações enfrentam ao adotar uma abordagem de análise de dados é a escolha entre as diversas opções disponíveis, que incluem tanto as plataformas pagas quanto as gratuitas."

Fonte: MOURA, Anderson C.; OTOMURA, André M.; ORSOLI, Felipe.; JORGETO, Fernando A. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.



Sobre as plataformas de Web Analytics, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A escolha entre uma plataforma paga e uma gratuita de Web Analytics deve ser baseada nas necessidades específicas de análise de dados e recursos disponíveis.

PORQUE


II. Cada plataforma tem seus próprios méritos e desafios, demodo que a decisão final deve ser orientada pelos objetivos de análise de dados e pelo contexto operacional.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4

O objetivo de utilizar o Big Data em Web Analytics é proporcionar insights profundos sobre o comportamento dos visitantes. Ao compreender seus hábitos de navegação, preferências e interações, as empresas podem aprimorar suas estratégias de marketing, otimizar a experiência do usuário e, em última análise, alcançar melhores resultados.

Fonte: MOURA, A. C., et alAnalytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.



Sobre Big Data, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em Web Analytics, tem o objetivo de proporcionar insights profundos sobre o comportamento dos visitantes.

PORQUE


II. Ele nos permite coletar e analisar uma quantidade massiva de dados, identificar padrões, correlações e tendências que, de outra forma, passariam despercebidos.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
É possível explorar uma grande variedade de métricas para auxiliar na qualificação dos leads em suas jornadas de compra, visando proporcionar informações valiosas para a equipe que trabalhará a estratégia de marketing (Orsol; Otomura, 2021).

Fonte: ORSOL, F. OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A qualificação de leads é o fornecimento de conteúdo exclusivo para leads que já efetuaram uma compra.

PORQUE

II. A qualificação de leads não inclui a elaboração de conteúdo pertinente para sustentar o interesse dos potenciais clientes.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6

Marr (2016) destaca que o Big Data permite que empresas descubram padrões invisíveis e obtenham insights estratégicos, transformando dados em ações rentáveis.

Fonte: MARR, B. Big data in practice. Chichester: Wiley, 2016.



Sobre big data, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Big Data é caracterizado pelos pilares de volume, variedade e velocidade, sendo essencial para transformar dados em vantagem competitiva.​

PORQUE


II. O conceito de Big Data surgiu da necessidade de processar pequenas quantidades de dados de forma manual.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7

Segundo Russell e Norvig (2020), a IA permite que sistemas aprendam a partir de dados, oferecendo personalização e automação no marketing.

​Fonte: RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020.



Sobre IA, analise as afirmativas a seguir:

I. A IA analisa grandes volumes de dados para gerar insights.
II. A IA funciona sem precisar de dados, usando apenas programação fixa.
III. Chatbots são exemplos práticos de IA no marketing.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8

O UX Design busca garantir experiências digitais positivas e intuitivas, indo além do design visual. Para isso, utiliza análises de dados, testes A/B e feedbacks, permitindo que empresas aprimorem a jornada do usuário (Krug, 2014).

Fonte: KRUG, S. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web e nos dispositivos móveis. 3. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.



Sobre experiência do usuário, analise as afirmativas a seguir:

I. A UX melhora a experiência do usuário, tornando plataformas mais intuitivas.
II. O analytics contribui para identificar pontos de melhoria na jornada do usuário.
III. A UX trabalha exclusivamente com elementos visuais, sem conexão com dados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
No trabalho de marketing, há uma diversidade de áreas e competências, desde a criatividade dos designers até a estratégia de atendimento dos responsáveis pelo relacionamento com os clientes. Todos esses setores precisam trabalhar juntos para que se possa obter os melhores resultados. Nesse contexto, um profissional de Analytics Marketing trará as ferramentas de análise de dados para o dia a dia da operação da agência, contribuindo com ideias advindas da observação crítica de informações do mercado (Orsol; Otomura, 2021).

Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A área de Analytics Marketing depende de um estudo pouco profundo das realidades do cliente, sendo possível prever qualquer situação sem conhecer bem os seus dados.

PORQUE

II. A análise de dados é essencial para que os profissionais de marketing façam as melhores escolhas estratégicas.

​Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2021), no Marketing 5.0, as decisões de marketing, para serem efetivas, precisam ser baseadas em dados, e não apenas em intuição. O Analytics Marketing permite compreender profundamente o comportamento do consumidor e ajustar estratégias em tempo real.

Fonte: KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.



Sobre analytics marketing e tomada de decisão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Analytics Marketing é essencial para a tomada de decisões assertivas, pois permite que as empresas transformem dados em informações estratégicas.​

PORQUE


II. As decisões em marketing são mais eficientes quando baseadas em percepções subjetivas dos gestores, sem a necessidade de dados.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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