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ATIVIDADE 3 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO AVANÇADA - 52_2025

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ATIVIDADE 3 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO AVANÇADA - 52_2025

ATIVIDADE 3 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO AVANÇADA - 52_2025

 

QUESTÃO 1
Observando o trecho de código abaixo, podemos notar que, através do Jsp, foi inserido um scriptlet, criando uma variável chamada nome.

Caso quiséssemos mostrar na tela o valor da variável nome dentro de um componente input, como mostrado na imagem acima, qual trecho de código deveria ser colocado no lugar dos pontos de interrogação.
Alternativas
Alternativa 1 - ">
Alternativa 2 - ">
Alternativa 3 -
Alternativa 4 - ">
Alternativa 5 - ">
QUESTÃO 2
(Adaptado do ENADE 2014) A classe ContaOcorrencias, escrita na linguagem Java, tem por objetivo localizar e contar quantas ocorrências de um determinado valor existem em um conjunto predeterminado de valores, retornando a quantidade de vezes que um valor se repete no conjunto.

Para que o algoritmo funcione corretamente, atendendo o requisito proposto, a mudança em sua estrutura que deve ser aplicada é:

Alternativas
Alternativa 1 - Alterar a linha 15, de: return 0; para return conta(contador, array, 0);
Alternativa 2 - Alterar a linha 18, de: if (array[i] == contador) para if (array[c] == contador)
Alternativa 3 - Alterar a linha 21, de: c += conta(contador, array, i + 1); para c += conta(contador, array, i);
Alternativa 4 - Alterar a linha 10, de: return temValor(valor, array, i); para return temValor(valor, array, i + 1);
Alternativa 5 - Alterar a linha 14, de: if (!temValor(contador, array, i) || i >= array.length) para if (i >= array.length)
QUESTÃO 3
Em Java, ao fazer a atribuição de um objeto a outro usando pes = pes2;, você não está criando uma cópia dos dados, mas apenas dizendo que a variável pes agora aponta para o mesmo local de memória que pes2. Dessa forma, qualquer modificação em um será refletida no outro, pois ambos apontam para o mesmo objeto.

Fonte: JUNIOR, E. A. O.; PEREIRA, R. de L. Programação avançada. Maringá, PR, 2016. Reimpresso em 2023. 184 p.

Considere o seguinte trecho de código:

Pessoa pes1 = new Pessoa("Bruce", "(11)1111-1111", 20);

Pessoa pes2 = pes1;

pes2.nome = "Clark";

Após a execução do código, assinale a alternativa correta com o valor do atributo nome do objeto referenciado por pes1:

Alternativas
Alternativa 1 - O nome será null, já que pes2 foi criado sem inicialização explícita.
Alternativa 2 - O nome permanecerá "Bruce", pois pes1 e pes2 são objetos diferentes.
Alternativa 3 - O nome será "Clark", pois pes2 modificou o mesmo objeto que pes1 referencia.
Alternativa 4 - Um erro de compilação ocorrerá por tentar acessar um atributo privado diretamente.
Alternativa 5 - O valor do nome dependerá da JVM usada, pois objetos são tratados de forma não padronizada.
QUESTÃO 4
Como toda linguagem de programação, o Java também possui variáveis. Porém, por ser uma linguagem orientada a objetos, temos variáveis de tipos complexos (classes) e tipos primitivos (int, boolean etc.). Observe o trecho de código abaixo:

Considerando o código exposto, realize o teste de mesa e indique a alternativa que indica corretamente o que será impresso quando a aplicação for executada.
Alternativas
Alternativa 1 - 2 e 1980.
Alternativa 2 - 2 e 2016.
Alternativa 3 - 2001 e 15.
Alternativa 4 - Não será impresso nada.
Alternativa 5 - Dará um erro em tempo de compilação.
QUESTÃO 5
O JSP auxilia bastante o programador ao permitir a criação de páginas dinâmicas, onde podemos escrever códigos Java junto com código HTML. Observe o trecho de código abaixo:

Considerando o código exposto, realize o teste de mesa e indique qual alternativa demonstra o que será impresso na tela.

Alternativas
Alternativa 1 - Será impresso: "3"
Alternativa 2 - Será impresso: "2"
Alternativa 3 - Será impresso: "12"
Alternativa 4 - Não será impresso nada
Alternativa 5 - O sistema não vai executar pois ocorrerá um erro.
QUESTÃO 6
Dentro dos métodos de uma classe, o desenvolvedor deve colocar as operações que o método deve realizar. Além das operações, o desenvolvedor também precisa se preocupar, para não deixar o objeto ficar em um estado inválido. Um estado inválido não é um erro de compilação ou execução. Um estado inválido de um objeto pode ser quando algum valor de um atributo guarda um valor que não é adequado à lógica do seu programa. Observe o código abaixo.

  1 public class CaixaEletronico {

2     double dinheiro;

3

4     public void depositar(double dinheiro) {

5         this.dinheiro += dinheiro;

6         System.out.println("Depósito realizado com sucesso");

7     }

8     public void sacar(double dinheiro) {

9         if (dinheiro > this.dinheiro) {

10             System.out.println("O caixa não possui essa quantia");

11         } else {

12             this.dinheiro -= dinheiro;

13             System.out.println("Saque realizado com sucesso");

14

15         }

16     }

17

18     public static void main(String[] args) {

19         CaixaEletronico caixa = new CaixaEletronico();

20         caixa.depositar((double) 150);

21         caixa.depositar ((double) 250);

22         caixa.sacar((double) 300);

23         caixa.sacar((double) 300);

24     }

25 }

Considerando o texto e o código acima, avalie as afirmações abaixo.

I – Não há necessidade de converter explicitamente os valores inteiros para "double" do jeito que está no método "main", pois o tipo "double" é maior que o tipo inteiro e ambos são números.

II – O método "depositar" poderia ter uma verificação para a quantidade de dinheiro no caixa não ser maior que um milhão, supondo que não caberia mais dinheiro na máquina.

III – A verificação no método "sacar" é necessária, pois ela não deixa o objeto ficar em um estado inválido, que seria uma quantidade de dinheiro negativa.

IV – O código mostrado força o caixa a sempre ter dinheiro, não deixando que tudo seja sacado. Se alguém tentar sacar todo o dinheiro, a mensagem "O caixa não possui essa quantia" é exibida.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
A linguagem Java possui regras específicas. Por exemplo, não podemos declarar uma variável iniciando seu nome com um número. Essa e outras regras precisam ser seguidas para que o código não gere problemas. Desta forma, observe o trecho de código abaixo:

Analisando o código acima, a alternativa que informa o motivo pelo qual o código não vai rodar, pois gerará um erro em tempo de compilação é:
Alternativas
Alternativa 1 - Uma variável booleana não pode ser iniciada em sua declaração.
Alternativa 2 - Para o Java, no exemplo em questão, a variável "nome222" não existe.
Alternativa 3 - A variável "_verdadeiro" foi declarada como "boolean" e deveria ser "bool".
Alternativa 4 - A variável "Nome222" não poderia ser declarada com números no nome, pois o Java não permite.
Alternativa 5 - No Java, não se pode declarar uma variável que tenha seu nome iniciado com o caractere "_" (underline).
QUESTÃO 8
Variáveis estáticas não pertencem a um objeto, mas sim a uma classe. Uma variável estática é compartilhada entre todas as instâncias da classe. Assim, todas as instâncias vão acessar à mesma variável. Um exemplo de utilização de variável estática é para contar o número de vezes que uma classe é instanciada.

Observe o código a seguir.

  1 public class ObjetoCriador {

2     private static int contador = 0;

3

4     public ObjetoCriador(int n) {

5         contador++;

6         for (int i = 0; i<n; i++)="" {<br="">
7             new ObjetoCriador(n-1);

8         }

9     }

10     public static void main(String[] args) {

11         new ObjetoCriador(3);

12         System.out.println(contador);

13     }

14 }</n;>

De acordo com o código acima, analise as afirmativas a seguir:

I.    Será impresso na tela o número 3.

II.   O programa entrará em um loop infinito, pois sempre que um ObjetoCriador é criado, novos objetos são criados. Assim, o programa dá um erro.

III.  O método “main” pode acessar à variável “contador”, mesmo ela sendo privada.

IV. Já que os objetos criados não são atribuídos a uma variável, não terá como acessá-los depois.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
Em uma classe Java, é possível definir vários construtores para permitir a criação de objetos com diferentes formas de inicialização. Para evitar repetição de código, é prática comum delegar a execução dos construtores mais simples para um construtor principal, utilizando a palavra-chave this(). Essa prática melhora a organização e reutilização de código.

Fonte: JUNIOR, E. A. O.; PEREIRA, R. de L. Programação avançada. Maringá, PR, 2016.

Considere a classe Pessoa com três construtores: um sem parâmetros, um que recebe um objeto da mesma classe, e outro que recebe nome, telefone e idade. Para evitar repetição de código, assinale qual das alternativas descreve corretamente como os construtores podem ser organizados:

Alternativas
Alternativa 1 - Não se deve usar this() entre construtores, pois isso dificulta a leitura do código.
Alternativa 2 - O construtor que recebe o objeto deve inicializar os atributos diretamente, sem chamar métodos.
Alternativa 3 - O construtor sem parâmetros deve ser o principal e chamado pelos outros para reduzir a complexidade.
Alternativa 4 - Todos os construtores devem repetir a lógica de inicialização, pois this() só pode ser usado dentro de métodos set.
Alternativa 5 - O construtor mais completo (com todos os parâmetros) deve ser utilizado como base, sendo chamado pelos demais através de this(...).
QUESTÃO 10
A ideia de um Servlet é que ele seja tratado como um pequeno servidor, por isso o nome “servlet”, que significa servidorzinho em inglês, capaz de atender a requisições por meio de um protocolo HTTP, por exemplo, GET e POST, e processar estas requisições e, em seguida, devolver uma resposta por meio de um conteúdo dinâmico que será apresentado ao cliente. Para ficar mais claro, entenda que um Servlet seria responsável por uma página HTML coletando informações da requisição do cliente e respondendo com outras informações como outra página em HTML.

JUNIOR, E. A. O.; PEREIRA, R. L. Programação Avançada. Maringá: Unicesumar, 2016.

Considerando o exposto acima, analise as afirmativas a seguir.

I.   Os servlets rodam no lado do servidor e respondem ao navegador, sendo acessados a partir do caminho raiz (/) da URL.

II.  Os servlets são mapeados no arquivo web.xml em que fica indicado qual classe responderá às requisições.

III. A URL de acesso ao servlet pode ser personalizada pelo arquivo web.xml.

IV. Os servlets são pequenas entradas de código que podem ser embutidas junto com o HTML para processarem informações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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