
ATIVIDADE 3 - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025
ATIVIDADE 3 - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025
Questão 1
Uma empresa de manufatura, especializada na produção de peças automotivas, adota um orçamento para planejar suas operações. O orçamento é baseado em um determinado nível de produção, que é definido no início do ano. A empresa projeta produzir e vender 10.000 unidades de uma peça específica ao longo do ano, com base nas expectativas de demanda e capacidade de produção. No entanto, no decorrer do ano, a empresa alcança um volume de vendas de 15.000 unidades dessa peça, o que representa um aumento significativo em relação ao que foi orçado. No entanto, de acordo com o orçamento estabelecido, os valores das peças orçamentárias não são alterados, mesmo com o aumento das vendas. Portanto, os custos e despesas variáveis associados ao maior volume de vendas, como matéria-prima, impostos e comissões de venda, não são ajustados no orçamento.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A empresa adota um orçamento estático baseado em um determinado nível de produção.
PORQUE
II. No orçamento estático, os valores das peças orçamentárias não são alterados, mesmo que o volume de vendas seja significativamente diferente do que foi orçado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Questão 2
Uma empresa de cosméticos está desenvolvendo seu orçamento. A equipe de marketing solicitou um orçamento separado, argumentando que a área não deveria ser apenas um item de outras despesas, mas, sim, ter seu próprio plano de gastos para verificar a rentabilidade e a viabilidade das propostas.
Sobre o Orçamento de Marketing, analise as afirmativas a seguir:
I. O Orçamento de Marketing, com o advento de novas tecnologias e concorrência, tem ganhado destaque e se tornado uma peça orçamentária à parte.
II. Autores, como Sarquis e Ikeda (2003), defendem que um planejamento de marketing precisa de seu próprio orçamento para verificar gastos e resultados.
III. Gastos com publicidade, promoções de vendas e relações públicas são exemplos de itens que compõem o orçamento de marketing.
É correto o que se afirma em:

Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp