FECHAR

ATIVIDADE 3 - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - 53_2025

 

Questão 1
Uma empresa de manufatura, especializada na produção de peças automotivas, adota um orçamento para planejar suas operações. O orçamento é baseado em um determinado nível de produção, que é definido no início do ano. A empresa projeta produzir e vender 10.000 unidades de uma peça específica ao longo do ano, com base nas expectativas de demanda e capacidade de produção. No entanto, no decorrer do ano, a empresa alcança um volume de vendas de 15.000 unidades dessa peça, o que representa um aumento significativo em relação ao que foi orçado. No entanto, de acordo com o orçamento estabelecido, os valores das peças orçamentárias não são alterados, mesmo com o aumento das vendas. Portanto, os custos e despesas variáveis associados ao maior volume de vendas, como matéria-prima, impostos e comissões de venda, não são ajustados no orçamento.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A empresa adota um orçamento estático baseado em um determinado nível de produção.

PORQUE
II. No orçamento estático, os valores das peças orçamentárias não são alterados, mesmo que o volume de vendas seja significativamente diferente do que foi orçado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

 

Questão 2
Uma empresa de cosméticos está desenvolvendo seu orçamento. A equipe de marketing solicitou um orçamento separado, argumentando que a área não deveria ser apenas um item de outras despesas, mas, sim, ter seu próprio plano de gastos para verificar a rentabilidade e a viabilidade das propostas.


Sobre o Orçamento de Marketing, analise as afirmativas a seguir:

I. O Orçamento de Marketing, com o advento de novas tecnologias e concorrência, tem ganhado destaque e se tornado uma peça orçamentária à parte. 
II. Autores, como Sarquis e Ikeda (2003), defendem que um planejamento de marketing precisa de seu próprio orçamento para verificar gastos e resultados. 
III. Gastos com publicidade, promoções de vendas e relações públicas são exemplos de itens que compõem o orçamento de marketing. 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 3
Uma empresa de médio porte do segmento de vestuário está expandindo suas operações e precisa garantir que suas vendas sejam a base de todo o planejamento orçamentário. A precisão nas estimativas de vendas é crucial, pois elas impactam diretamente todas as outras áreas da empresa, desde a produção até as despesas.


Com base nas informações sobre o orçamento de vendas, analise as afirmativas a seguir:

I. O orçamento de vendas é a peça central e o pontapé inicial para a construção das demais peças orçamentárias, sendo sua precisão fundamental para as outras estimativas. 
II. As políticas de vendas e as formas de distribuição (venda direta, atacado, varejo, internet) são informações sem importância na elaboração do orçamento de vendas. 
III. Fatores internos, como a capacidade produtiva e a gestão financeira, e fatores externos, como a competitividade e a legislação, devem ser diagnosticados ao estabelecer o orçamento de vendas. 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 4
Em um processo orçamentário, é fundamental que a organização defina o propósito básico de sua entidade, sua ideologia e sua perspectiva de futuro, que guiarão suas metas de longo prazo e criarão um senso de compromisso.


Sobre Missão e Visão, analise as afirmativas a seguir:

I. A visão compreende a ideologia da empresa e sua perspectiva de futuro, orientando a organização em uma meta de longo prazo. 
II. A missão estratégica é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio. 
III. A visão organizacional não deve ter um caráter de personalidade e identidade, para não limitar a percepção que a empresa espera ter.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 5
A Consultoria Estratégica (fictícia) está analisando a Demonstração do Resultado Projetado de um de seus clientes. Eles explicam que, ao contrário do fluxo de caixa, esse demonstrativo não se atém ao recebimento ou pagamento de valores, mas, sim, ao fato gerador que motivou direitos e obrigações, refletindo a formação do resultado econômico da empresa.


Sobre a Demonstração do Resultado Projetado, analise as afirmativas a seguir:

I. A Demonstração do Resultado Projetado permite a análise da formação do resultado econômico da empresa.
II. A Demonstração do Resultado Projetado é composta pelos mesmos itens que constam na demonstração tradicional, normatizada pelos organismos contábeis.
III. A importância da Demonstração do Resultado Projetado nas tomadas de decisão é devido ao seu caráter financeiro e seus reflexos patrimoniais, sem considerar o aspecto econômico.


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 6
No contexto do orçamento de caixa, é fundamental para a gestão financeira de curto prazo da empresa garantir a disponibilidade de recursos suficientes para suas operações.
Fonte: CASTRO. Silvio César de. Administração Orçamentária. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O orçamento de caixa permite ao administrador projetar suas necessidades de caixa a curto prazo, assegurando recursos monetários suficientes para atender às operações da empresa.

PORQUE


II. O orçamento de caixa, ao projetar as entradas e saídas de recursos, revela a posição financeira provável da empresa em um momento futuro e ajuda na tomada de decisões.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 7
Os sócios de uma empresa de confecção, embora tradicionalmente utilizassem um orçamento estático, foram levados pela dinâmica do mercado a considerar a adoção de um orçamento mais flexível. A diretoria busca entender como as variações no nível de atividade podem afetar os gastos e os resultados da empresa.


Considerando as informações sobre o orçamento flexível e o comportamento dos gastos, analise as afirmativas a seguir:

I. O orçamento flexível procura suavizar a inflexibilidade imposta pelo orçamento estático, admitindo que o volume de vendas e, consequentemente, os gastos variáveis podem sofrer variações. 
II. No orçamento flexível, os gastos fixos recebem tratamento tradicional, ou seja, são considerados inalterados, independentemente das variações no nível de atividade. 
III. O orçamento flexível exige um profundo conhecimento dos padrões de comportamento dos custos, especialmente os indiretos, para prever os gastos em diferentes níveis de atividades. 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 8
Determinada empresa de médio porte que fabrica componentes eletrônicos está elaborando seu orçamento de custos indiretos de fabricação (CIF). Ela entende que esses custos são essenciais para a operação da fábrica. A correta alocação dos CIF é um desafio.


Com base nas informações sobre os custos indiretos de fabricação, analise as afirmativas a seguir:

I. Os Custos Indiretos de Fabricação (CIF) abrangem todos os gastos de fabricação que não podem ser classificados como mão de obra direta e matéria-prima. 
II. Os CIF são gastos que podem ser identificados diretamente nos produtos ou departamentos, facilitando sua alocação e controle.
III. Para distribuir os CIF aos produtos, é necessário utilizar um processo de rateio, que aloca qualquer tipo de custos a cada unidade do produto, obedecendo a um mesmo critério de forma recorrente. 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 9
A empresa TechGadgets (fictícia) está analisando a performance de seus gestores. No cenário atual, os volumes de vendas reais frequentemente se desviam dos volumes inicialmente orçados, o que torna difícil avaliar o desempenho dos departamentos de forma justa, já que custos variáveis se alteram com o volume. Para resolver essa questão e permitir uma avaliação mais precisa, o tipo de orçamento que se ajusta às mudanças no nível de atividade real, distinguindo gastos fixos e variáveis, seria o mais indicado.


Sobre o orçamento flexível, analise as afirmativas a seguir:

I. O orçamento flexível tem como objetivo suavizar a inflexibilidade imposta pelo orçamento estático. 
II. O orçamento flexível parte do princípio de que o orçamento de vendas pode sofrer variações e, consequentemente, todas as demais peças orçamentárias que estão diretamente ligadas ao orçamento de vendas e que possuem gastos variáveis também sofram variações. 
III. A adoção do orçamento flexível é menos complicado do que os orçamentos tradicionais, o que o torna mais fácil de implementar.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 10
O uso de indicadores financeiros é uma prática essencial na análise de desempenho de uma empresa. Esses indicadores ajudam a medir a situação real contra padrões previamente estabelecidos, permitindo a avaliação do desempenho e a tomada de decisões informadas.

Fonte: CASTRO. Silvio César de. Administração Orçamentária. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A utilização de indicadores financeiros é suficiente para garantir o sucesso de uma empresa na conquista de seus objetivos e metas.

PORQUE


II. Os indicadores financeiros são ferramentas importantes para medir o desempenho real em relação aos padrões estabelecidos e para sugerir ações corretivas em tempo hábil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu