FECHAR

ATIVIDADE 3 - ADM - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ADM - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ADM - GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS - 53_2025

Questão 1

O artigo 56, I, do novo decreto deixou bastante claro o tripé que qualquer programa de compliance deve exibir, devendo prevenir (ou seja, evitar atos ilícitos), detectar (encontrar irregularidades em curso) e sanar (isto é, remediar situações de desvios ocorridos). A antiga redação do artigo 41 do Decreto nº 8.420/2015 não deixava evidente esses três verbos (faltando, inclusive, o destaque à prevenção, que é a atividade mais importante do programa).

Conjur. Atualização dos programas de compliance a partir do Decreto nº 11.129/2022 Disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-jul-24/publico-pragmatico-atualizacao-programas-compliance-partir-decreto-11129/. Acesso em: 19 maio 2024.

Qual alternativa descreve corretamente o Programa de Integridade conforme definido pelo Decreto Federal n° 11.129, de 11 de julho de 2022?


Alternativas
Alternativa 1:

Um sistema de auditoria interna e externa para monitorar as atividades da empresa.

Alternativa 2:

Um conjunto de medidas específicas para combater a corrupção dentro de uma organização.

Alternativa 3:

Um plano para promover a cultura de integridade apenas entre os colaboradores de nível gerencial.

Alternativa 4:

Um programa voltado exclusivamente para prevenir atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Alternativa 5:

Um conjunto de mecanismos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética e de conduta.

Questão 2
As formas de gerenciamento possuem aprimoramentos constantes, sempre com o objetivo de adequar-se às necessidades gerais e momentâneas, em prol de um melhor desenvolvimento dos colaboradores, associado à maximização da qualidade do ambiente interno e do clima organizacional.
Fonte: https://revista.fatecsebrae.edu.br/index.php/em_debate/article/view/36/37. Acesso em: 28 nov. 2022.
Sobre o desenvolvimento do conceito e da área de gestão de pessoas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Em busca de melhores resultados, as empresas, por meio dessa nova visão, passaram a tratar os colaboradores como seus principais parceiros no desenvolvimento dos negócios.

PORQUE
II. O comportamento humano interfere na forma como os negócios são realizados nas organizações.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Com a reforma da Lei das Sociedades Anônimas e do Código Civil, em 2002, aliada ao objetivo de orientar as questões que influenciam a relação entre administradores, conselheiros, auditores independentes, acionistas controladores e acionistas minoritários, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tomou a iniciativa de lançar uma cartilha de governança intitulada “Recomendações da CVM sobre Governança Corporativa”.

De acordo com o texto apresentado, qual é o objetivo da cartilha de governança da CVM?

Alternativas
Alternativa 1:

Diminuir o poder dos acionistas.

Alternativa 2:

Reduzir a transparência nas assembleias.

Alternativa 3:

Aumentar a carga tributária das empresas.

Alternativa 4:

Proteger apenas os acionistas controladores.

Alternativa 5:

Orientar as questões que influenciam a relação entre administradores e acionistas.

Questão 4
O Decreto n° 11.129/2022, que regulamenta a Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), estabelece em seu artigo 57, dentre os parâmetros de avaliação de um programa de integridade, a existência de “medidas disciplinares em caso de violação do programa de integridade; mecanismos destinados ao tratamento das denúncias; procedimentos que assegurem a pronta interrupção de irregularidades ou infrações detectadas.”
Fonte: BRASIL. Decreto n° 11.129/2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/d11129.htm. Acesso em: 10 out. 2023.


Sobre investigações internas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As investigações internas dentro de uma organização não devem, jamais, ser conduzida por equipe interna.

Alternativa 2:

Dentro do contexto de um sistema de compliance, as investigações internas dentro de uma organização devem, fundamentalmente, proteger a alta direção.

Alternativa 3:

 A existência de normas previamente estabelecidas sobre o procedimento de apuração das denúncias engessa a apuração e inviabiliza o alcance da verdade real.

Alternativa 4:

Dentro do contexto de um sistema de compliance é fundamental que colaboradores insatisfeitos com o trabalho não tenham oportunidade de realizar denúncias.

Alternativa 5:

Dentro do contexto de um sistema de compliance, é importante que as organizações possuam estabelecidas internamente os procedimentos a serem seguidos para recebimento e apuração de denúncias.

Questão 5
O Órgão Diretivo e a Alta Direção devem demonstrar liderança e comprometimento em relação ao sistema de gestão de compliance para assegurar que a política de compliance e os objetivos de compliance estão estabelecidos e são compatíveis com a direção estratégica da organização.
Fonte: TARGET NORMAS. ABNT NBR ISO 37.301. Disponível em: https://www.normas.com.br/visualizar/abnt-nbr-nm/13121/nbriso37301-sistemas-de-gestao-de-compliance-requisitos-com-orientacoes-para-uso. Acesso em: 10 out. 2023.


Sobre o pilar de suporte da alta direção, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A alta direção deve sempre estar ciente das ações da área de compliance, mas não precisa tomar qualquer ação específica.

Alternativa 2:

Após definido um responsável pela área de compliance, a alta direção não possui mais responsabilidade pela área de compliance.

Alternativa 3:

Após definido um responsável pela área de compliance e fixado o teto de gastos para a área, a alta direção não possui mais responsabilidade pela área de compliance.

Alternativa 4:

Um indicativo claro de que há suporte da alta direção para o sistema de compliance é a existência da contratação de uma empresa externa para realizar investigações internas.

Alternativa 5:

Um indicativo claro de que há suporte da alta direção para o sistema de compliance é a existência de um responsável pela área e de disponibilização de recursos financeiros e estruturais para o sistema.

Questão 6

Matriz de risco é o resultado da identificação de aspectos importantes para priorizar melhor orientação na auditagem de uma empresa, levando-se em conta um conjunto de variáveis ou fatores que indicam as situações de risco dela. Trata-se de uma metodologia que permite identificar áreas importantes a serem auditadas, visualizando a priorização das ações e a melhor alocação dos recursos, levando-se em conta um conjunto de variáveis que causem impacto no risco em um contexto global.

Fonte: DA SILVA, Tiago Monteiro. Matrizes de risco como mecanismo de planejamento de auditorias de tecnologia da informação e comunicação: seleção de sistemas governamentais. Revista Controle: Doutrinas e artigos, v. 17, n. 2, p. 422-444, 2019.

A matriz de risco é uma ferramenta utilizada para avaliar e priorizar riscos em uma organização, e ajuda na visualização e no monitoramento destes processos, facilitando a tomada de decisões para mitigar os efeitos adversos. Neste sentido, assinale a alternativa correta que descreve o que é e como é monitorado o grau de risco:

Alternativas
Alternativa 1:

O grau de risco é a identificação de todos os possíveis riscos e é monitorado pela verificação mensal dos relatórios financeiros.

Alternativa 2:

O grau de risco é a avaliação subjetiva dos gestores sobre os possíveis problemas e é monitorado através de reuniões semanais.

Alternativa 3:

O grau de risco é a avaliação da eficácia das políticas internas e é monitorado pela análise trimestral dos procedimentos operacionais.

Alternativa 4:

O grau de risco é uma medida qualitativa baseada em opiniões de especialistas e é monitorado pela observação das tendências do mercado.

Alternativa 5:

O grau de risco é a medida do tamanho ou relevância do risco, resultante do produto da probabilidade de ocorrência pelo impacto, e é monitorado pela classificação em uma escala de alto, médio e baixo.

Questão 7
O Código Brasileiro de Governança traz quatro princípios norteadores da boa governança, porém documentos internacionais apresentam outros preceitos, de forma a elencar dez grandes princípios globais da boa governança. Entre esses princípios, temos: cooperação entre os colaboradores e promoção do interesse coletivo da organização, equidade e promoção da participação efetiva de todos os acionistas e diversidade interna, tratamento justo dos stakeholders e ausência de políticas e práticas discriminatórias.

Considerando o texto apresentado em relação aos dez princípios também identificados como valores da Governança Corporativa, analise as afirmativas a seguir.

I. Transparência e integridade das informações prestadas.
II. Prestação de contas voluntária e responsabilização pelas decisões tomadas.
III. Tom e comportamento ético das lideranças.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
Além de ser um órgão colegiado, que estabelece a estratégia organizacional, o conselho também acompanha a execução e os resultados da cooperativa, pois “em nome de todos os associados, devem garantir que os objetivos serão cumpridos, de forma que deve dispor dos instrumentos necessários a esse exercício".
Fonte: VENTURA, E. C. F. et alGovernança Cooperativa: diretrizes e mecanismos para fortalecimento da governança em cooperativas de crédito. Brasília: BCB, 2009.​
Sobre o papel do conselho de administração na gestão da organização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os executivos devem prestar contas dos resultados financeiros e não financeiros para ao conselho de administração, de forma periódica.
PORQUE
II. O Conselho de Administração tem como responsabilidade, identificar as possibilidades de riscos na gestão e, para tanto, necessitam de informações transparentes.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
Com a reforma da Lei das Sociedades Anônimas e do Código Civil, em 2002, aliada ao objetivo de orientar as questões que influenciam a relação entre administradores, conselheiros, auditores independentes, acionistas controladores e acionistas minoritários, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tomou a iniciativa de lançar uma cartilha de governança intitulada “Recomendações da CVM sobre Governança Corporativa”. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ao implantar regras que visem a uma maior transparência e eficiência nas empresas, busca fortalecimento e valorização das empresas brasileiras, cujas ações estão no mercado de capitais.

Qual é um dos tópicos abordados na cartilha de governança da CVM?


 
 

Alternativas
Alternativa 1:

Relações públicas.

Alternativa 2:

Marketing e vendas.

Alternativa 3:

Logística e distribuição.

Alternativa 4:

Desenvolvimento de produtos.

Alternativa 5:

Estrutura e responsabilidade do conselho de administração.

Questão 10
A classificação de riscos tem um sistema que é universalmente utilizado. Essa classificação parte de quatro pilares básicos que consideram as origens das incertezas associadas a cada um deles. Podemos dizer que existem riscos de mercado, riscos operacionais, riscos de crédito e riscos legais. Marcela, a gerente de compliance de uma pequena empresa do ramo de alimentos, está avaliando um risco associado às oscilações de fatores de ganhos e perdas de taxas de juros.

​Fonte: PARDO, P.; RIGON, R. de O. A.; MORAIS, S. G. de. Governança e Gestão de Riscos. Maringá: Unicesumar, 2024.

Analisando o cenário no texto mencionado, quanto ao tipo de risco que Marcela está avaliando, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Risco de crédito.

Alternativa 2:

Risco de moeda.

Alternativa 3:

Risco de liquidez.

Alternativa 4:

Risco de mercado.

Alternativa 5:

Risco operacional.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu