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ATIVIDADE 3 - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

QUESTÃO 1
Muitas vezes, a ética é cobrada pelos consumidores apenas das empresas, mas é preciso entender que o consumidor também possui responsabilidades. Afinal, existe uma relação de troca entre o indivíduo e a organização. E, nessas relações de troca, a ética deve existir, pois, assim como a empresa ou o consumidor não cumprirem sua parte no processo, comportamentos antiéticos serão gerados.

 

Elaborado pela professora.

 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um dos pontos a serem discutidos, em termos éticos, envolve o consumo viciante, que está relacionado aos vícios adquiridos pelos indivíduos, sendo esses, em sua maioria, prejudiciais à saúde.

PORQUE

II. A falta de ética, praticada tanto pelo consumidor quanto pela organização, deve ser punida e coibida, afinal, a organização é considerada o lado mais frágil dessa relação e quem mais sofre as consequências da falta de ética nas ações de consumo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Analise o caso hipotético a seguir:

Nathalia é arquiteta e está realizando uma pós-graduação em busca de melhorar sua qualificação profissional e, tanto em seu dia a dia de trabalho quanto no seu estudo, utiliza-se de alguns materiais, sendo um deles seu computador, que usa com muita frequência. Contudo, nos últimos dias de trabalho e estudos, ela reconheceu uma necessidade de compra, pois seu computador já não está mais funcionando como o esperado e vem apresentando diversos problemas, afinal, já o vem usando há vários anos. Com essa necessidade reconhecida e definida, Nathalia passou a buscar informações que considera necessárias para resolver seu problema, ou seja, comprar um novo computador que atenda tanto suas necessidades de trabalho quanto de estudo. Para isso, sua busca de informações pode ser realizada de maneira interna e externa.

Elaborado pelo professor.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As pesquisas realizadas pelos consumidores, utilizando-se de propagandas, vendedores e até observações, são realizadas por meio da Busca de Informações Internas.

PORQUE

II. Na Busca de Informações Externas, o consumidor buscará em sua memória informações sobre o produto, verificando as alternativas existentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Durante o Estágio de Decisão, que ocorre dentro do processo de decisão de compra, o consumidor vivencia um momento no qual deve decidir se adquirirá ou não determinado produto e/ou serviço. Nesse momento, são avaliadas diversas variáveis, como marca, forma de pagamento, entre outras. Além disso, a importância da compra para o consumidor será determinante no momento de decisão de sua compra. Para isso, durante esse momento, o consumidor pode realizar as seguintes ações: (1) tomada de decisão rotineira, (2) tomada de decisão limitada e (3) tomada de decisão extensiva.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor.Maringá: UniCesumar, 2021.

Referente aos três tipos de tomadas de decisão apresentadas anteriormente, analise as afirmativas a seguir:

I. Os produtos adquiridos no cotidiano pelo consumidor, como aqueles considerados triviais e simples, fazem parte da Tomada de Decisão Rotineira.

II. A Tomada de Decisão Limitada apresenta produtos que já demandam uma certa pesquisa pelo consumidor, exigindo uma atenção especial em sua escolha.

III. Produtos considerados caros e complexos fazem parte da Tomada de Decisão Extensiva, pois necessitam de atenção especial e mais dedicação em sua escolha.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
Toda decisão de compra do consumidor enfrenta uma análise do risco que o produto e/ou serviço pode oferecer, buscando compreender o que pode “prejudicar” ou “atrapalhar” suas escolhas e compras. Os riscos podem ocorrer de diversas maneiras, sendo importante que as organizações compreendam qual ou quais riscos são enfrentados pelos consumidores frente ao produto e/ou serviço que estão vendendo. Normalmente, devido à sua intangibilidade, os serviços acabam por oferecer e apresentar mais riscos aos consumidores, como a compra de uma viagem que acontecerá somente daqui a seis meses.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Ao temer que o produto e/ou serviço não seja capaz de atender às suas expectativas, o consumidor está enfrentando o Risco de Desempenho.

PORQUE

II. O receio de que o produto e/ou serviço seja capaz de diminuir sua imagem ou até ferir seu ego envolve o Risco Social ao consumidor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

Vivemos em um mercado dinâmico, e que leva as organizações a se atualizarem constantemente. Além disso, tanto produtos quanto serviços contam com um grande número de concorrentes, e que buscam seu espaço no mercado, bem como conquistar consumidores. Para isso, as empresas contam com diversas teorias que auxiliam no entendimento do comportamento de seus consumidores, para que com isso tracem suas ações e estratégias de mercado. Uma dessas teorias é a Teoria Econômica.

Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando a Teoria Econômica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Teoria Econômica avalia a taxa de utilidade marginal de um determinado produto.

PORQUE

II. É o momento em que o consumidor está adquirindo o produto pela primeira vez, o que não permite à empresa realizar comparações e ter opiniões de seus públicos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Os avanços tecnológicos e a evolução da sociedade moldam o contexto atual onde as pessoas estão inseridas e trabalham, tem acesso a conteúdos digitais e possibilidades que não seriam possíveis nem mesmo de serem imaginadas há algum tempo. Assim, o processo de compra do consumidor segue essa tendência, em que a tecnologia veio para ficar. Algumas perguntas surgem neste contexto, tais como, como acontece o processo de compra on-line e como o consumidor se comporta nesse momento?
Fonte: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Unicesumar: Maringá, 2021.

O excerto apresentado destaca o papel dos avanços tecnológicos como um enfoque que permite modelar o comportamento de consumo. Desta forma, em relação à expertise do consumidor em relação ao ambiente on-line, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A expertise do consumidor com o uso da internet pode impactar positivamente suas compras on-line, pois aqueles com mais experiência tendem a se sentir mais confiantes ao realizar transações digitais.

PORQUE

II. A preferência pela compra on-line ocorre porque a internet é vista como uma ferramenta eficaz para consumidores que buscam rapidez nas aquisições.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Vivemos em sociedade, na qual, os indivíduos apresentam a necessidade de se inserirem e pertencerem a determinados grupos com os quais possuem identificação e compartilhem necessidades ou objetivos em comum. E, um dos grupos refere-se ao grupo de referência que inclui indivíduos ou instituições que a pessoa recorre para orientar seu comportamento, podendo afetá-lo de maneira positiva ou não. Assim, os grupos de referências podem ser divididos em primário e secundário, devendo esses serem conhecidos e analisados pelas organizações, para que possam compreender as influências que seus consumidores estão expostos em suas decisões (Francisco; Coutinho; Domingues, 2021).
Fonte: ​FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O grupo de referência Primário envolve a família e amigos, sendo esse o que exerce a menor influência nos comportamentos e nas escolhas dos indivíduos.

PORQUE

II. O grupo de referência Secundário envolve as relações mais formais e impessoais dos indivíduos, fazendo parte desse, por exemplo, os grupos religiosos e as associações profissionais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Conhecer o perfil do consumidor auxilia as organizações, além de criarem produtos direcionados a um determinado público, na elaboração de ações e estratégias de mercado. Já a compreensão do Comportamento do Consumidor, leva as empresas a entenderem a forma como indivíduos realizam suas escolhas, decisões, escolhas e compras, dentro de um determinado contexto, dos produtos e/ou serviços, além da compreensão de suas preferências e influências. Assim, faz-se necessário compreender os diferentes tipos de entidade consumidora existentes, sendo estes: (1) consumidor pessoal e (2) consumidor organizacional.
Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do Consumidor.Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Consumidor Pessoal é aquele que adquire produtos e/ou serviços para uso próprio ou para outros indivíduos, sendo esses denominados de usuários finais.

PORQUE

II. O Consumidor Organizacional envolve as empresas, órgãos governamentais, entre outros, e que compram produtos para seu uso ou para a produção de produtos e/ou serviços que serão ofertados e vendidos a seus públicos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Diversas teorias são usadas e analisadas para a compreensão e o entendimento do comportamento do consumidor, sendo uma dessas a Teoria Racional, que surgiu no final do século XIX e realizou seus estudos juntamente com a teoria econômica. Compreender se o consumidor de uma determinada organização atua ou não de forma racional auxilia não apenas a traçar o perfil do público, mas também a definir as estratégias de comunicação e marketing que serão usadas na venda e divulgação de um produto, serviço ou marca no mercado.

Elaborado pela professora.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O consumidor, na Teoria Racional, realiza uma análise do produto e/ou serviço a ser comprado, com base em seu custo x benefício.

PORQUE

II. Ao analisar as informações sobre o produto e/ou serviço que está comprando, busca satisfazer suas necessidades de consumo com base no melhor custo-benefício.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Leia o caso a seguir:

Ana, de 28 anos, reservou um hotel por meio de uma agência online, encantada pela boa localização e preço acessível. No check-out, porém, foi surpreendida por uma cobrança extra referente a serviços adicionais, que não haviam sido informados na reserva. Insatisfeita, ela pagou a taxa para evitar confusões, mas decidiu não usar a agência novamente. Após a experiência, Ana pesquisou uma nova empresa, priorizando transparência e boas avaliações, e ajustou seus critérios para futuras reservas.

Fonte: Elaborado pela professora.

O excerto apresenta um caso concreto e fictício com elementos individuais e experiências que podem moldar o comportamento do consumidor e serem utilizados para estabelecer estratégias de marketing. Desta forma, em relação a esse exemplo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Este é um típico caso que demonstra o processo de aprendizagem do consumidor com ajustes em seu comportamento a medida que aprende com as experiências de consumo.

PORQUE

II. A motivação de status fez com que Ana procurasse o lugar mais luxuoso para postar nas redes sociais e aprendeu que isso gera engajamento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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