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ATIVIDADE 2 - TOC - TERAPIA OCUPACIONAL NAS DISFUNÇÕES FÍSICAS DO ADULTO E DO IDOSO - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - TOC - TERAPIA OCUPACIONAL NAS DISFUNÇÕES FÍSICAS DO ADULTO E DO IDOSO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - TOC - TERAPIA OCUPACIONAL NAS DISFUNÇÕES FÍSICAS DO ADULTO E DO IDOSO - 54_2025

Questão 1
A Terapia Ocupacional não se limita ao trabalho individual com o paciente, mas também abrange a esfera familiar, social e da saúde. A participação da família é essencial para o processo de reabilitação, pois favorece o apoio emocional e a continuidade das estratégias em casa. No âmbito social, o terapeuta busca promover inclusão, participação comunitária e fortalecimento de vínculos. Já na esfera da saúde, atua de forma interdisciplinar, colaborando com outros profissionais para ampliar os resultados.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base nesse entendimento, qual alternativa expressa corretamente a intervenção da Terapia Ocupacional nessas esferas?

Alternativas
Alternativa 1:

Focar exclusivamente no paciente, sem envolver familiares ou comunidade.

Alternativa 2:

Limitar-se à reabilitação motora, desconsiderando aspectos emocionais e sociais.

Alternativa 3:

Excluir a família do processo terapêutico para garantir independência do paciente.

Alternativa 4:

Atuar apenas em ambiente hospitalar, sem considerar o contexto social do indivíduo.

Alternativa 5:

Promover inclusão social, fortalecer vínculos familiares e atuar em equipe multiprofissional.

Questão 2
A avaliação ocupacional é um processo essencial na prática da Terapia Ocupacional, pois permite identificar as capacidades, limitações e necessidades do paciente. A partir dela, o terapeuta constrói um plano de intervenção individualizado, considerando aspectos motores, cognitivos, emocionais e contextuais. Além disso, a avaliação contribui para monitorar a evolução do paciente ao longo do tratamento. Dessa forma, a avaliação não é um evento isolado, mas parte contínua do processo terapêutico.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do IdosoFlorianópolis: Arqué, 2025.

Com base nesse entendimento, qual das alternativas reflete corretamente a importância da avaliação ocupacional?

Alternativas
Alternativa 1:

Serve apenas para preencher protocolos e documentos clínicos.

Alternativa 2:

É utilizada unicamente para avaliar o ambiente físico do paciente.

Alternativa 3:

Tem como objetivo exclusivo verificar a força muscular do paciente.

Alternativa 4:

É realizada somente no início do tratamento, sem necessidade de revisão.

Alternativa 5:

Permite compreender o desempenho ocupacional e orientar o plano terapêutico.

Questão 3

Na prática da Terapia Ocupacional com famílias, o terapeuta ocupacional precisa compreender que cada núcleo familiar apresenta demandas, potencialidades e desafios distintos. É essencial planejar intervenções que respeitem a singularidade de cada grupo, considerando aspectos emocionais, sociais, culturais e ambientais. Além disso, o profissional deve avaliar as restrições existentes e propor estratégias que possibilitem a superação de barreiras e a melhoria da qualidade de vida.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do IdosoFlorianópolis: Arqué, 2025.

Considerando as informações, assinale a alternativa que representa corretamente uma estratégia de intervenção familiar. 


Alternativas
Alternativa 1:

Priorizar apenas a intervenção escolar das crianças, sem envolver outros membros da família.

Alternativa 2:

Desenvolver atividades de lazer individuais sem interação social, para evitar conflitos familiares.

Alternativa 3:

Aplicar técnicas de reabilitação física individualizada, ignorando o contexto familiar e comunitário.

Alternativa 4:

Criar grupos de apoio que favoreçam a troca de experiências, fortalecendo vínculos familiares e redes de suporte.

Alternativa 5:

Direcionar todas as famílias exclusivamente para programas de saúde, sem considerar aspectos sociais ou emocionais.

Questão 4
As disfunções neurológicas como Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença de Parkinson e Esclerose Múltipla representam condições que impactam diretamente a funcionalidade e a qualidade de vida dos indivíduos. Cada uma apresenta sintomas específicos, que podem comprometer desde a mobilidade até aspectos cognitivos e emocionais. A Terapia Ocupacional, nesse contexto, busca promover a independência e a autonomia, por meio de estratégias adaptadas às necessidades de cada paciente. O conhecimento sobre essas condições é essencial para direcionar avaliações e intervenções adequadas.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.


Com base nos conteúdos estudados, qual alternativa descreve corretamente as características do AVC?

Alternativas
Alternativa 1:

O AVC manifesta-se inicialmente com tremores de repouso e instabilidade postural.

Alternativa 2:

O AVC é uma doença inflamatória caracterizada por fadiga crônica e fraqueza muscular.

Alternativa 3:

O AVC ocorre devido a falhas autoimunes que afetam a mielina do sistema nervoso central.

Alternativa 4:

O AVC é uma condição degenerativa que reduz progressivamente a produção de dopamina.

Alternativa 5:

O AVC resulta da interrupção ou redução do fluxo sanguíneo cerebral, podendo causar paralisia, déficits cognitivos e de fala.

Questão 5
Um terapeuta ocupacional atende quatro pacientes com disfunções ortopédicas e neurológicas (A, B, C e D). Para cada um, será aplicada uma estratégia: exercícios de mobilidade (M), treino de AVD (T), uso de órtese (O) e avaliação cognitiva (C).

As regras são:

- O paciente A não pode realizar treino de AVD.
- O paciente B precisa obrigatoriamente realizar uso de órtese.
- O paciente C realizará avaliação cognitiva.
- O paciente D deve ficar com a estratégia que sobrar.​


CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.

Diante dessas condições, qual a distribuição correta?

Alternativas
Alternativa 1:

A-M, B-O, C-C, D-T.

Alternativa 2:

A-T, B-O, C-M, D-C.

Alternativa 3:

A-O, B-M, C-C, D-T.

Alternativa 4:

A-C, B-T, C-O, D-M.

Alternativa 5:

A-M, B-C, C-T, D-O.

Questão 6
Na Terapia Ocupacional, as estratégias de intervenção são fundamentais para possibilitar ao paciente maior autonomia e participação social. Essas estratégias podem envolver treino de atividades de vida diária, adaptações ambientais, uso de órteses e recursos tecnológicos, além de técnicas de conservação de energia. A escolha adequada depende das necessidades, metas e contexto de cada paciente. Dessa forma, o terapeuta garante que a intervenção seja centrada na pessoa e efetiva no cotidiano.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base nesse contexto, qual alternativa apresenta corretamente uma estratégia de intervenção em Terapia Ocupacional?

Alternativas
Alternativa 1:

Restringir o tratamento ao ambiente hospitalar.

Alternativa 2:

Avaliar a força muscular sem intervir no cotidiano.

Alternativa 3:

Prescrever medicamentos para controle da dor crônica.

Alternativa 4:

Propor adaptações ambientais para facilitar o desempenho ocupacional.

Alternativa 5:

Realizar unicamente exercícios de fortalecimento sem relação com atividades do dia a dia.

Questão 7
Uma terapeuta ocupacional atende quatro pacientes com necessidades diferentes. No mesmo dia, a terapeuta só possui tempo para atender dois pacientes simultaneamente, e deve organizar a agenda respeitando segurança, bem-estar e eficácia do atendimento:

Paciente A: Idoso com mobilidade limitada, depende de supervisão constante.
Paciente B: Criança com paralisia cerebral, que responde melhor a sessões curtas e frequentes.
Paciente C: Adolescente com transtorno de ansiedade, que recusa atividades em grupo.
Paciente D: Adulto com acidente vascular cerebral recente, com alto risco de quedas.

Considerando a lógica das prioridades éticas e de segurança, qual combinação de pacientes seria a mais adequada para a sessão conjunta?

Alternativas
Alternativa 1:

Paciente C e Paciente A - atendimento rápido para os dois.

Alternativa 2:

Paciente A e Paciente D - ambos precisam de supervisão intensa e individual suficiente.

Alternativa 3:

Paciente A e Paciente C - o idoso precisa de supervisão constante, e o adolescente não gosta de grupo.

Alternativa 4:

Paciente B e Paciente D - a criança precisa de sessões curtas, e o adulto com risco de quedas precisa de supervisão individual.

Alternativa 5:

Paciente B e Paciente C - atendendo juntos, a criança e o adolescente podem se beneficiar da interação em grupo, mesmo com necessidades distintas.

Questão 8
Pacientes com limitações cardiopulmonares podem apresentar fadiga intensa, dispneia e dificuldade de manter o ritmo em tarefas diárias. A Terapia Ocupacional, nesse cenário, utiliza estratégias como divisão de tarefas, pausas programadas, técnicas de respiração e orientação postural. Tais recursos visam possibilitar que o paciente desempenhe suas atividades com menor desgaste físico e maior autonomia.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base na interpretação do texto, qual estratégia pode ser utilizada pelo terapeuta ocupacional nesse contexto?

Alternativas
Alternativa 1:

Focar apenas em exercícios de força para membros superiores.

Alternativa 2:

Manter todas as atividades em ambientes frios, sem adaptação.

Alternativa 3:

Incentivar o paciente a realizar todas as tarefas de uma só vez, sem intervalos.

Alternativa 4:

Ignorar os sintomas de dispneia, pois não interferem no desempenho ocupacional.

Alternativa 5:

Utilizar técnicas de conservação de energia, como pausas programadas durante as atividades.

Questão 9
Na prática da Terapia Ocupacional, diferentes modelos teóricos oferecem bases sólidas para a avaliação e intervenção clínica, funcionando como guias que ajudam o profissional a estruturar sua atuação. Esses modelos permitem que o terapeuta compreenda de maneira mais profunda a interação entre a pessoa, suas ocupações e o contexto em que está inserida, garantindo uma prática centrada no indivíduo e nas suas reais necessidades. Além disso, eles auxiliam na definição de objetivos terapêuticos claros e na escolha de estratégias mais adequadas para promover autonomia, qualidade de vida e participação social.


CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.

​Sobre os modelos mais utilizados, assinale a alternativa que descreve corretamente a ênfase do Modelo de Ocupação Humana (MOH).

Alternativas
Alternativa 1:

Enfatiza a relação entre saúde, funcionalidade e contexto.

Alternativa 2:

Valoriza hábitos, motivação e papéis sociais do indivíduo.

Alternativa 3:

Centraliza-se exclusivamente na funcionalidade e desempenho ocupacional.

Alternativa 4:

Foca apenas na adaptação do ambiente físico, sem considerar fatores pessoais.

Alternativa 5:

Integra pessoa, ambiente e ocupação, promovendo uma visão holística da atuação do terapeuta ocupacional.

Questão 10
O Modelo Funcional Ocupacional (MFO) é uma estrutura teórica fundamental na Terapia Ocupacional, pois amplia a compreensão da ocupação humana e de sua relevância para a saúde e o bem-estar. Diferente de abordagens que se limitam a analisar déficits motores ou cognitivos, o MFO integra as dimensões individuais com os fatores ambientais, sociais e culturais. Essa perspectiva possibilita a elaboração de intervenções terapêuticas mais inclusivas e eficazes, que favorecem a autonomia e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, o modelo pode ser aplicado em contextos diversos, como saúde, educação e reabilitação.

CAMPELO, Gabriela da Cruz. Terapia Ocupacional nas Disfunções Físicas do Adulto e do Idoso. Florianópolis: Arqué, 2025.

O Modelo Funcional Ocupacional (MFO) é destacado como uma estrutura essencial para compreender a ocupação humana na prática da Terapia Ocupacional.

Qual das alternativas melhor reflete a proposta central do MFO?

Alternativas
Alternativa 1:

O MFO considera apenas as limitações motoras e cognitivas do indivíduo, sem incluir fatores contextuais.

Alternativa 2:

O MFO tem como foco exclusivo a utilização de tecnologias assistivas, desconsiderando o papel do ambiente físico e social.

Alternativa 3:

O MFO avalia apenas o desempenho ocupacional em tarefas instrumentais, sem analisar as atividades básicas da vida diária.

Alternativa 4:

O MFO aplica-se unicamente em contextos hospitalares, restringindo sua utilização em outros campos como educação e reabilitação.

Alternativa 5:

O MFO compreende a ocupação humana como central para a saúde e o bem-estar, considerando habilidades individuais e também o ambiente físico, social e cultural.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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