FECHAR

ATIVIDADE 2 - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2025

Questão 1

De acordo com Louzá e Cordás (2020), os transtornos de personalidade são categorizados em três grupos no DSM-5: Grupo A, Grupo B e Grupo C. Cada grupo possui características distintas que ajudam na identificação e tratamento dos transtornos.

OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Qual dos seguintes transtornos pertence ao Grupo C, conforme descrito no DSM-5?

Alternativas
Alternativa 1:

Transtorno da personalidade paranóide.

Alternativa 2:

Transtorno da personalidade borderline.

Alternativa 3:

Transtorno da personalidade histriônica.

Alternativa 4:

Transtorno da personalidade esquizóide.

Alternativa 5:

Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva

Questão 2

A compreensão das diferenças entre dificuldade de aprendizagem e transtorno específico da aprendizagem (TEsA) é fundamental para a correta intervenção pedagógica. Dificuldades de aprendizagem podem surgir por diversas razões, como problemas pedagógicos ou emocionais, e não têm uma causa evidente clara. Já os transtornos específicos de aprendizagem são mais graves e persistem por um longo tempo, afetando várias áreas do conhecimento.

OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Considerando isso, qual das seguintes afirmações distingue corretamente entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem?

Alternativas
Alternativa 1:

Transtornos de aprendizagem são sempre causados por deficiências intelectuais.

Alternativa 2:

Dificuldades de aprendizagem são frequentemente causadas por problemas neurológicos.

Alternativa 3:

A dificuldade de aprendizagem é um termo técnico para distúrbios graves na aprendizagem.

Alternativa 4:

Transtornos específicos de aprendizagem são geralmente resolvidos com mudanças pedagógicas simples.

Alternativa 5:

Dificuldades de aprendizagem não têm causas evidentes, enquanto transtornos específicos têm uma base neurológica clara.

Questão 3

A habituação e a sensibilização são processos que descrevem como a resposta de um organismo a um estímulo pode mudar com o tempo. A habituação ocorre quando a resposta a um estímulo diminui após exposições repetidas, indicando uma adaptação à presença constante do estímulo. Por outro lado, a sensibilização ocorre quando a resposta aumenta após exposições repetidas, geralmente em resposta a estímulos intensos ou nocivos. Esses processos são fundamentais para entender como os organismos se adaptam a seu ambiente e como isso influência o comportamento, permitindo uma melhor compreensão das interações entre estímulos ambientais e respostas comportamentais.

Adaptado de OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Com base nessas informações, identifique, a seguir, um exemplo de habituação.

Alternativas
Alternativa 1:

Desenvolver uma fobia após uma experiência traumática.

Alternativa 2:

Reagir com mais intensidade a um choque elétrico repetido.

Alternativa 3:

Aumentar a produção de suor após exercícios físicos repetidos.

Alternativa 4:

Sentir-se mais assustado a cada vez que um som alto é repetido.

Alternativa 5:

Deixar de notar o som do ventilador após estar exposto a ele por um tempo.

Questão 4
O estigma associado aos transtornos mentais ainda representa um dos principais obstáculos para o acesso das pessoas em sofrimento psíquico aos serviços de saúde. Muitas vezes, o preconceito social e institucional provoca isolamento, reduz a adesão ao tratamento e limita as oportunidades de inclusão social. O livro Saúde Mental e Comportamento Humano destaca que o enfrentamento do estigma requer estratégias de informação, acolhimento e valorização do sujeito em sua singularidade.

​Fonte: OLIVEIRA, C.; LEITE, G. Saúde mental e comportamento humano. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que melhor representa uma estratégia eficaz para a redução do estigma em saúde mental.
Alternativas
Alternativa 1:

Adotar uma postura neutra, sem questionar os estereótipos presentes na sociedade.

Alternativa 2:

Reforçar a ideia de incapacidade permanente para garantir maior proteção e benefícios sociais.

Alternativa 3:

Incentivar a pessoa a esconder seu diagnóstico para evitar discriminação em ambientes profissionais e escolares.

Alternativa 4:

Afastar a pessoa em sofrimento psíquico das interações sociais, preservando-a de novas situações de preconceito.

Alternativa 5:

Valorizar a autonomia e a participação social da pessoa em sofrimento psíquico por meio de práticas de cuidado inclusivas.

Questão 5

O Transtorno da Linguagem (TL) é uma condição persistente que afeta a capacidade de uma pessoa em utilizar a linguagem de forma adequada. De acordo com o que foi estudado, o TL pode se manifestar em diversas formas e impactar diferentes aspectos da comunicação.

​OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Figura 1 – Esquema descritivo dos transtornos da comunicação, segundo o DSM-5, 2014.

Fonte: OLIVEIRA (2024)

Com base nas informações apresentadas anteriormente, identifique a seguir as características típicas do Transtorno da Linguagem.

Alternativas
Alternativa 1:

Alterações na fluência da fala e no ritmo.

Alternativa 2:

Alterações na dicção de algumas palavras.

Alternativa 3:

Dificuldades na produção de sons e articulação vocal.

Alternativa 4:

Problemas na capacidade de manter a atenção e foco.

Alternativa 5:

Problemas na compreensão e produção da linguagem, incluindo fala e escrita.

Questão 6

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode envolver dificuldades na comunicação e interação social e a presença de comportamentos repetitivos ou interesses restritos. A intensidade e a combinação dos sintomas variam em cada pessoa, tornando o espectro heterogêneo. O apoio familiar, escolar e comunitário desempenha papel essencial para ampliar as oportunidades de aprendizagem, inclusão e participação social.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que representa uma estratégia adequada de apoio à pessoa com TEA.

Alternativas
Alternativa 1:

Restringir a participação em ambientes comunitários para prevenir conflitos sociais.

Alternativa 2:

Reduzir as interações sociais para evitar situações de estresse, incentivando o isolamento protetor.

Alternativa 3:

Minimizar as dificuldades de comunicação, partindo do pressuposto de que serão superadas espontaneamente.

Alternativa 4:

Valorizar os interesses restritos como forma de promover aprendizado e engajamento em atividades significativas.

Alternativa 5:

Uniformizar as práticas de ensino, aplicando as mesmas estratégias para todos os estudantes, independentemente das diferenças individuais.

Questão 7
Os transtornos da comunicação podem envolver dificuldades na fala, na linguagem ou na fluência verbal, interferindo na forma como o indivíduo interage socialmente. O livro Saúde Mental e Comportamento Humano explica que essas dificuldades podem gerar impactos significativos na vida escolar, profissional e afetiva, exigindo intervenções adequadas para favorecer a expressão e a compreensão da linguagem.

Fonte: OLIVEIRA, C.; LEITE, G. Saúde mental e comportamento humano. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os transtornos da comunicação afetam apenas a capacidade de fala do indivíduo, não interferindo em outros aspectos de sua vida social.

PORQUE

II. As dificuldades na comunicação podem comprometer o desempenho escolar, a inserção profissional e as relações interpessoais.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 8

Ao transitar de um ambiente claro para um escuro, ou vice-versa, o corpo humano experimenta um período de adaptação visual conhecido como aclimatação. Esse processo envolve a dilatação e contração das pupilas, ajustando-se à quantidade de luz disponível para otimizar a visão. Em ambientes claros, as pupilas se contraem para limitar a entrada de luz excessiva, protegendo a retina de possíveis danos. Em contrapartida, em ambientes escuros, as pupilas se dilatam para maximizar acaptura de luz, melhorando a visibilidade. Esse fenômeno é um exemplo notável de como o corpo humano responde a estímulos ambientais, ilustrando a interdependência entre o organismo e o ambiente. Além disso, esse ajuste não é apenas instantâneo; envolve também a adaptação dos fotorreceptores na retina, os cones e bastonetes, que se recalibram para as novas condições de luminosidade, garantindo uma percepção visual adequada em diferentes contextos.

Adaptado de OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento HumanoFlorianópolis, SC: Arqué, 2024.

​Considerando os princípios da Análise do Comportamento, qual fenômeno representa essa relação entre o estímulo e a resposta?

Alternativas
Alternativa 1:

Reflexo inato.

Alternativa 2:

Reflexo aprendido.

Alternativa 3:

Reflexo condicionado.

Alternativa 4:

Comportamento adquirido.

Alternativa 5:

Comportamento voluntário.

Questão 9
A depressão é um transtorno mental comum que pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero ou condição social. Seus sintomas incluem humor deprimido, perda de interesse em atividades antes prazerosas, alterações no sono e no apetite, além de dificuldades de concentração. O livro Saúde Mental e Comportamento Humano ressalta que, além dos fatores biológicos e psicológicos, os aspectos sociais — como o apoio familiar, as condições de trabalho e a inserção comunitária — exercem grande influência tanto na manifestação do transtorno mental quanto na recuperação da pessoa em sofrimento psíquico.

​​Fonte: OLIVEIRA, C.; LEITE, G. Saúde mental e comportamento humano. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Considerando o texto apresentado, qual alternativa reflete uma estratégia sociocultural que pode auxiliar no enfrentamento da depressão?

Alternativas
Alternativa 1:

Estimular a participação em grupos comunitários e fortalecer vínculos sociais de apoio.

Alternativa 2:

Incentivar a pessoa a lidar sozinha com seus sintomas, fortalecendo sua independência.

Alternativa 3:

Priorizar apenas a abordagem farmacológica, desconsiderando os fatores sociais e relacionais.

Alternativa 4:

Minimizar os sintomas relatados, mostrando que fazem parte da vida cotidiana e não exigem atenção.

Alternativa 5:

Proporcionar isolamento temporário, evitando o contato da pessoa com ambientes sociais estressantes.

Questão 10

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, impulsividade e hiperatividade que afetam o desempenho acadêmico, profissional e social. Embora esteja frequentemente associado ao contexto escolar, seus efeitos se estendem para a vida adulta, interferindo na organização, na manutenção do foco e nas relações interpessoais.

Com base no texto apresentado, o que pode ser considerado como uma manifestação do TDAH?

Alternativas
Alternativa 1:

Dificuldades passageiras de atenção, sem impacto significativo no cotidiano.

Alternativa 2:

Déficits cognitivos globais, invariavelmente acompanhados de atraso intelectual.

Alternativa 3:

Alterações ocasionais no humor, como tristeza ou irritabilidade diante de frustrações.

Alternativa 4:

Problemas exclusivos da infância, que desaparecem espontaneamente na adolescência.

Alternativa 5:

Padrões persistentes de desatenção e impulsividade, que comprometem o desempenho escolar e social.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu