FECHAR

ATIVIDADE 2 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - TOC - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TERAPIA OCUPACIONAL - 54_2025

Questão 1

Categorizar as Tecnologias Assistivas é importante para organizar a utilização, a prescrição, os estudos e a pesquisa de recursos e serviços ligados às TAs. Várias classificações de TA foram desenvolvidas para finalidades distintas, cada uma delas vem acompanhada de definições diferentes e se adequa à realidade dos diferentes países de onde se originou. As principais categorizações que influenciaram a classificação brasileira são: a classificação HEART, apresentada de forma adaptada no documento EUSTAT e idealizada por um grupo de pesquisadores de vários países da União Europeia; a ADA – Americans with Disabilities Act; e a ISO-999. A partir desses e de outros referenciais, o CAT – Comitê de Ajudas Técnicas Brasileiro aprovou, em 2012, o conceito brasileiro de Tecnologia Assistiva na publicação da Portaria Interministerial n.º 362, que trata da linha de crédito subsidiado para aquisição de bens e serviços de Tecnologia Assistiva destinados às pessoas com deficiência e do rol de bens e serviços.

​BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2017.

Sobre o tema abordado, avalie as afirmações a seguir.

I. Existe um consenso internacional sobre as terminologias, conceito e categorização único de TA.
II. O CAT concluiu que não existe uma única forma de classificar Tecnologia Assistiva, e as várias classificações existentes são aplicadas de acordo com os objetivos de catalogação de recursos, ensino, trocas de informação, organização de serviços de aconselhamento e concessão.
III. O importante é ter claro o conceito de TA e os objetivos para os quais as classificações foram criadas.
IV. Auxílios para a vida diária e vida prática fazem parte das categorias de TA Brasileira.

​​​​​​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2

“O serviço de Tecnologia Assistiva atuará realizando a avaliação, a seleção do recurso mais apropriado para cada caso, o ensino ao usuário sobre a utilização de seu recurso, o acompanhamento durante a implementação da TA no contexto de vida real, além das reavaliações e dos ajustes necessários ao processo. Também é atribuição do prestador de serviço de TA conhecer e orientar o usuário quanto ao acesso, público ou particular, aos recursos de TA.” Dependendo da área de funcionalidade afetada no sujeito, um tipo diferente de recurso pode ser mais apropriado para ampliar sua funcionalidade, o que pode exigir conhecimentos de diferentes profissionais, o que descreve uma característica peculiar da Tecnologia Assistiva.​

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2017. pág. 13. 

Considerando o texto apresentado, qual seria essa característica?
Alternativas
Alternativa 1:

Incrivelmente individualizada.

Alternativa 2:

Interdisciplinar e Multiprofissional.

Alternativa 3:

Interdisciplinar porem exclusiva da TO.

Alternativa 4:

Exclusivamente indicada para a Terapia Ocupacional.

Alternativa 5:

Definitivamente abrangente de conhecimentos, que exige só do TO múltiplas habilidades.

Questão 3
A Tecnologia Assistiva consiste em recursos, métodos, estratégias e serviços que favorecem a autonomia e a inclusão de idosos e de pessoas com deficiência. A incapacidade não é um atributo da pessoa, mas sim um conjunto complexo de condições que resulta da interação entre a pessoa e o meio, onde surgem barreiras devido a perdas funcionais e, nesse contexto, a incapacidade para realizar determinadas atividades. Nesse sentido, a Tecnologia Assistiva vem evoluindo em sua concepção, estando hoje diretamente relacionada à melhora da funcionalidade humana e à inclusão, não se restringindo apenas aos recursos da área da saúde ou a uma prescrição médica.


HOGETOP, Luisa; SANTAROSA, Lucila. Tecnologias assistivas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2002.​

 
Considerando as informações, avalie as afirmações a seguir.​​​​

I. A prescrição dos recursos de Tecnologia Assistiva deve ser realizada exclusivamente pelo médico.
II. É somente considerada tecnologia Assistiva de alta complexidade as próteses mioelétrica indicadas pela saúde.
III. A adequação postural é um aspecto fundamental da Terapia Ocupacional e da Tecnologia Assistiva que visa promover o conforto, a segurança e a funcionalidade das pessoas em suas atividades diárias.
IV. As tecnologias para educação e trabalho são projetadas para ajudar pessoas com deficiência a participarem de atividades educacionais e profissionais. Isso pode incluir softwares educacionais adaptados, como programas de leitura.

​​​​​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

Quando as limitações do sujeito ou as barreiras por ele encontradas dificultam a realização das atividades básicas, materiais e produtos que favorecem o desempenho autônomo e independente em tarefas rotineiras, ou que facilitam o cuidado de pessoas em situação de dependência, passam a ter um papel fundamental na manutenção da independência. Isso se aplica a atividades como alimentar-se, cozinhar, vestir-se, tomar banho e atender às necessidades pessoais.“Todas as pessoas precisam ser competentes ou capacitadas para se envolver em ocupações de acordo com suas necessidades e escolhas, para crescer por meio do que fazem e para vivenciar a independência ou interdependência, igualdade, participação, segurança, saúde e bem-estar.”

ESTRUTURA DA PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL: domínio e processo. 2. ed. Tradução de Daniel Gustavo de Sousa Carleto; Alessandra Cavalcanti A. Souza; Marcelo Silva; Daniel Marinho Cezar da Cruz; Valéria Sousa de Andrade. Revista Triângulo: Ensino, Pesquisa e Extensão, Uberaba, v. 3, n. 2, p. 57-147, jul./dez. 2010. p. 198​.

A partir das colocações, avalie as afirmações a seguir.

I. São exemplos de recursos de TA na categoria de AVDs, os talheres modificados, suportes para utensílios domésticos, roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir, abotoadores, velcro, recursos para transferência e barras de apoio no banheiro.
​II. O treinamento de uso de recursos que facilitam o sujeito na realização de uma atividade de vida diária e a criação de uma estratégia diferenciada para que a atividade seja realizada também é considerada Tecnologia Assistiva.
​III. Dentre a categoria de AVD Também estão incluídos os equipamentos que promovem a independência das pessoas com deficiência visual na realização de tarefas como: consultar o relógio, usar calculadora.
​IV. Conjunto de hardware e software especialmente idealizado para tornar o computador acessível a pessoas com privações sensoriais (visuais e auditivas), intelectuais e motoras são recursos que estão contemplados na categoria de AVDs.
V. Projetos arquitetônicos de acessibilidade são exemplos de TA em AVDs.

​​​​​É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II e V, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

Questão 5
Um dos objetivos fundamentais da Terapia Ocupacional, é o de procurar maximizar as oportunidades para os seus clientes no âmbito da performance do seu potencial funcional em todas as áreas de sua vida, incluindo a do trabalho, as atividades de recreação e lazer e sobretudo as atividades em casa. Considerando a premissa da garantia da funcionalidade ou da ampliação da mesma, o Terapeuta Ocupacional considera a abordagem de estratégias diferenciadas e adaptações de ferramentas, materiais ou equipamentos utilizados na realização de uma atividade. Hoje a Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de julho de 2015, traz a definição mais apropriada para o termo Tecnologia Assistiva, sendo a mesma o mais abrangente possível tão utilizado pela TO em suas dinâmicas de trabalho.

Qual a definição da TA esta descrita na legislação de 2015?

Alternativas
Alternativa 1:

Tecnologia Assistiva inclui apenas serviços que auxiliam diretamente um indivíduo com deficiência na seleção, aquisição ou uso de um dispositivo.

Alternativa 2:

Um recurso proposto de modo adequado, escolhido com sabedoria e utilizado em sua potencialidade plena, facilita a recuperação de um novo equilíbrio relacional e funcional.

Alternativa 3:

Tecnologia Assistiva corresponde exclusivamente a tecnologias de alta complexidade e alto custo voltadas à reabilitação física, excluindo metodologias, estratégias e serviços.

Alternativa 4:

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias e estratégias que visam promover a funcionalidade.

Alternativa 5:

Tecnologia assistiva é definida como produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tenham como objetivo promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Questão 6
Os terapeutas ocupacionais, em suas intervenções, utilizam os recursos alternativos de comunicação levando em consideração as demandas dos usuários que deles necessitam, bem como as condições presentes nos contextos de desenvolvimento em que se inserem.

MANZINI, Eduardo José; et al. Terapia ocupacional e comunicação alternativa: intervenção colaborativa com os parceiros de comunicação de uma criança com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 29, e2057, 2021.​

Para utilizar esses recursos, o terapeuta ocupacional deverá avaliar o usuário em várias áreas do desenvolvimento, como aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais, a fim de selecionar o material mais propício para o usuário.

MANZINI, M. G.; ASSIS, C. P.; MARTINEZ, C. M. S. Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 59-73, 2013.​

​No trabalho do TO, o mesmo deve considerar as habilidades cognitivas da criança de dar significado aos símbolos da CAA utilizado e qual a melhor estratégia de seleção da imagem que para garantir e efetividade do sistema de comunicação alternativa.

A partir das colocações, avalie as afirmações a seguir.​

I. A comunicação é compreendida como uma habilidade de performance processual.
II. As dificuldades surgem na interação da pessoa com o ambiente e na sua troca de informações com outras pessoas.
III. Entre os considerados com incapacidade comunicativa estão crianças com dificuldades motoras, deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento da linguagem, autismo e outras deficiências de linguagem adquiridas ou decorrentes do próprio desenvolvimento.
IV. A Terapia Ocupacional não se restringe apenas à implementação de recursos; o profissional da área presta serviços em CAS, de forma a avaliar o sujeito considerando suas habilidades físicas, cognitivas, sensoriais e emocionais; traçar o perfil ocupacional do paciente; e identificar as ocupações e atividades necessárias.
V. O TO acompanha o desenvolvimento do processo com constantes reavaliações.

​​​​​​É correto o que se afirma em:​

Alternativas
Alternativa 1:

III e IV, apenas.

Alternativa 2:

IV e V, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II, III e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 7

“A TA deve ser entendida como um recurso do usuário e não como um recurso do profissional. Isso se justifica pelo fato de que ela atende à pessoa com deficiência, que necessita desempenhar funções do cotidiano de forma independente.” Por princípio, o recurso de TA acompanha naturalmente o usuário em diferentes espaços de sua vida cotidiana, diferentemente das tecnologias aplicadas na área médica e de reabilitação, que têm como objetivo facilitar e qualificar a atividade dos profissionais em procedimentos de avaliação e intervenção terapêutica em saúde.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia AssistivaPorto Alegre: Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil, 2017.p 11.

A partir das colocações, avalie as afirmações a seguir.

I. É considerado um recurso de TA a bengala utilizada pela pessoa cega ou por aquela que precisa de apoio para a locomoção.
II. A cadeira de rodas de quem possui uma deficiência física e, com esse recurso, consegue chegar aos lugares de que necessita, é um recurso de TA.
III. O TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) amplamente usado na fisioterapia para aliviar a dor, atuando através da aplicação de impulsos elétricos na pele é um ótimo recurso de TA.
IV. O tablet com sistema Android, utilizado pelo aluno XXX com aplicativo de Comunicação Alternativa, é um recurso de TA.
V. Painéis de imagens selecionadas para serem usados como forma de comunicação​.

​​​​​É correto o que se afirma em:​


Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

IV e V, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 8
Um sistema de comunicação alternativa é um grupo integrado de componentes que inclui os símbolos (representações visuais, auditivas ou táteis de um conceito), os recursos (objetos ou equipamentos para transmitir as mensagens), as estratégias (modo como os recursos são utilizados) e as técnicas (forma pela qual o usuário escolhe os símbolos no seu recurso de comunicação) utilizados pelo indivíduo para auxiliar no desenvolvimento do processo comunicativo. Para compreender por que a CSA é uma das especialidades da Terapia Ocupacional é necessário entender a ocupação como foco central do trabalho do terapeuta ocupacional. As atividades que o sujeito realiza são fundamentais na construção de sua identidade, assim a ocupação é o meio de reconhecimento social da pessoa. Qualquer alteração nesse desempenho ocupacional interfere no processo saúde-doença.
MANZINI, M. G.; ASSIS, C. P.; MARTINEZ, C. M. S. Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 1, 2013.​
.
A partir das colocações, avalie as afirmações a seguir.

I. Comprometimentos na comunicação ocasionam dificuldades de a pessoa realizar várias áreas de seu desempenho ocupacional como educar-se, trabalhar, brincar e participar socialmente.​
II. No caso de comprometimentos na comunicação, dificuldades surgem na interação da pessoa com o ambiente.
III. O trabalho do terapeuta ocupacional na comunicação alternativa pode ser realizado em diversos contextos como, nas escolas, nos hospitais, dentro das Unidades de Terapia Intensiva e no processo de reabilitação profissional​.
IV. As dificuldades na comunicação causam problemas no desempenho ocupacional.
V. É impreterível que no trabalho de CAA o fonoaudiólogo venha a direcionar as atividades​.

​​​​​É correto o que se afirma em:
​​

Alternativas
Alternativa 1:

I e V, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e V, apenas.

Alternativa 4:

I, II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 9
Conforme a classificação HEART, os recursos de tecnologia assistiva podem ser organizados a partir de sua funcionalidade em relação ao usuário, contemplando cinco principais domínios: habilitação, reabilitação, prevenção, compensação e superação de barreiras. Outra forma de classificar as TAs esta no nível de complexidade tecnológica do recurso. Categorizar as TAs é importante para organizar a utilização, a prescrição, os estudos e a pesquisa de recursos e serviços ligados às TAs.


​MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.​

​Considerando as categorias das Tecnologias Assistivas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Flexibilidade; Integração; Multiplicação e Autonomia.

Alternativa 2:

Recursos e dispositivos de baixa complexidade tecnológica.

Alternativa 3:

Inovação; Desempenho; Aplicabilidade; Modernização e Conectividade.

Alternativa 4:

A categorização da Tecnologia Assistiva é irrelevante devido às dificuldades enfrentadas nas políticas públicas para disponibilização de recursos.

Alternativa 5:

Dispositivos de auxílio de mobilidade; Dispositivos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA); Auxílios para Atividades de Vida Diária (AVDs) e Vida Prática.

Questão 10
A Tecnologia Assistiva (TA) engloba quaisquer recursos, equipamentos, produtos ou sistemas que auxiliem, mantenham ou aprimorem as capacidades funcionais de pessoas com deficiência, com o intuito de favorecer sua autonomia e participação em atividades diárias. Esses recursos podem variar desde soluções simples, como utensílios adaptados, até tecnologias mais complexas, como sistemas controlados por voz​. Sabemos que duas pessoas com o mesmo diagnóstico têm medidas de funcionalidade diferentes de acordo com o contexto do meio ambiente físico e social, cultural e atitudinal em que está inserido.

MIRANDA, Kleverson Gomes de. Inovação tecnológica em terapia ocupacional. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.​​​

Considerando as informações, avalie as afirmações a seguir.​​​

I. Podemos afirmar que é na interação com o meio que a pessoa com deficiência encontra as barreiras que a impedem de participar plenamente da sociedade, em igualdade de condições e com funcionalidade.
II. O recurso de Tecnologia Assistiva não deve ser indicado pela patologia do sujeito, e sim pela forma como ele realiza as suas atividades.
III. Pessoas com perdas funcionais que são auxiliadas por meio de recursos de TA podem ganhar autonomia e independência, mesmo com suas limitações física.
IV. O sujeito usuário de qualquer recurso de Tecnologia Assistiva deve receber as mesmas oportunidades no seu meio, com a Inclusão social.​

​​​​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu