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ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE - 53_2025

ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA E PÓS MODERNIDADE - 53_2025

Questão 1
A modernidade possui tantos sentidos quantos forem os pensadores ou jornalistas. Ainda assim, todas as definições apontam, de uma forma ou de outra, para a passagem do tempo. Através do adjetivo moderno, assinalamos um novo regime, uma aceleração, uma ruptura, uma revolução do tempo. Quando as palavras "moderno", "modernização" e "modernidade" aparecem, definimos, por contraste, um passado arcaico e estável. É comum associar o surgimento do mundo moderno com a Revolução Industrial e o surgimento de um Capitalismo econômico. A partir de então, tudo é moderno, inclusive qualquer forma de vida individual e social.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Ensaios de Antropologia Simétrica. Rio de Janeiro,1994 (adaptado).

“O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos não perguntam nada.”

DE ANDRADE, Carlos Drummond. Poemas de Sete Faces. Em: Alguma Poesia. São Paulo: Cia das Letras, 2013.


Considerando a situação apresentada, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

I. De acordo com o enunciado, o mundo moderno é caracterizado pela aceleração da vida, desse modo que não mais há lugar para Deus e a Religião.
II. Segundo Troeltsch, o mundo moderno gerou uma nova civilização cultural que, por sua vez, produziu novas condições de vida religiosa.
III. Conforme Marx, o Capitalismo moderno gera sua contraparte: o proletariado moderno, criando o sujeito coletivo capaz de fazer a revolução visando a sua emancipação econômica.
IV. De acordo com Weber, o mundo moderno está construído sobre a mística espiritualista que preenche o sentido do mundo e da vida com encanto e magia.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V e F.

Alternativa 2:

F, V, F e V.

Alternativa 3:

F, V, V e F.

Alternativa 4:

V, V, F e V.

Alternativa 5:

F, F, V e V.

Questão 2

A teologia não pode se esquivar do debate com os elementos teóricos do relativismo, ora absorvendo esses elementos em muitos de seus pressupostos pós-modernos, ora questionando a forma como eles são colocados, especialmente quando se relacionam com a “ditadura” dos absolutos. A teologia só tem a ganhar com esse debate e essa interação, ao contrário daqueles que veem nessa relação uma contaminação da fé pura (Gini, 2017).

Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Considerando a citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina sobre a tese do ‘Deus limitado’, analise as sentenças a seguir:

I. Deus é afetado pelas ações que ocorrem no universo.
II. Deus é idêntico ao universo, mas não está incluso nele.
III. Deus é uma entidade que está em constante processo e mudança.
IV. Deus é uma entidade, não um evento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3

É o presente que sustenta a compreensão do mundo do sujeito hipermoderno. Por isso, a profusão de postagens, likes e visualizações nas redes sociais consagrou o gênero discursivo da publicização da vida. Ao relatar ou postar os acontecimentos da atualidade para um presente compartilhado por todos, ao torná-los públicos, ao devolver uma certa ordem discursiva à pluralidade de eventos que ocorre em todos os momentos, a publicização da vida responde à necessidade hipermoderna de estruturação de um presente (Gini, 2017).

Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, assinale a opção correta: ​

Alternativas
Alternativa 1:

O presente é o fim da sociedade. Nele está o princípio que começa na celebração do olhar para o passado para mudar o futuro.

Alternativa 2:

O passado sustenta a compreensão do mundo do sujeito hipermoderno, é que deprimido por arrependimentos anteriores.

Alternativa 3:

As publicações nas redes sociais não relativizam passado e futuro a um presente momentâneo e independente

Alternativa 4:

Para o indivíduo hipermoderno o futuro é tem seu tempo certo e o presente é vivido da forma como deve ser.

Alternativa 5:

A constante publicação de fatos da vida em redes sociais, responde à necessidade de estruturar o presente.

Questão 4
Em geral, as posições irracionalistas não rejeitam por completo a razão, rejeitam-na apenas em relação a uma área específica. Um exemplo é o fideísmo. Segundo esta posição, as questões religiosas são primariamente questões de fé. Neste caso, os irracionalistas podem, sem contradição, defender que a fé é superior à razão em questões religiosas. Sendo um dos pressupostos do pensamento pós-moderno, o irracionalismo não admite que hajam ou devam existir critérios racionais de prova de algo, bastando a experiência individual a respeito.
Fonte: Disponível em: https://criticanarede.com/i.html Acesso em 09 de jul de 2023 (adaptado).

​Com relação ao pensamento irracionalista​, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Os seres humanos somente conseguem formular verdades a partir da experiência assimilada pelos sentidos.

Alternativa 2:

Os seres humanos só podem pensar sobre o mundo à luz da Revelação divina traduzidas em afirmações de fé.

Alternativa 3:

No bojo da discussão irracionalista, a crença em Deus é semelhante à crença no Papai Noel ou no Saci Pererê.

Alternativa 4:

A partir desse enunciado geral, assinale qual afirmação abaixo está de acordo com o pensamento irracionalista.

Alternativa 5:

Os seres humanos são capazes de formular uma série de verdades universais por intermédio do uso devido e correto de sua capacidade natural de raciocínio.

Questão 5
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A Revolução Industrial, fundadora do mundo moderno, só foi possível com o método científico e sua ênfase na natureza como um artefato mecânico. Esse posicionamento mudou o modo de ser e de existir do ser humano. Suas origens, entretanto, estão mais atrás, no Iluminismo.
KANT, Immanuel. O que é o Esclarecimento? Em: Textos Seletos. Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).

​Considerando a orientação antropológica do Iluminismo, avalie as afirmações a seguir.

I. O ser humano deve agir de modo autônomo, guiado exclusivamente pela razão, à parte de qualquer tutela ou sujeição, mesmo a religiosa ou teológica.
II. O ser humano deve desvencilhar-se da tutela da Religião e se submeter ao do Estado, seguindo suas orientações como o melhor para a sociedade.
III. Todo ser humano é dotado de razão, portanto, todos são igualmente livres e emancipados, devendo participar de modo igual na vida em sociedade.
IV. O ser humano deve rejeitar a preguiça e a covardia, bem como o sentimento de insegurança, que o faz depositar sua confiança na verdade de outro.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Questão 6

Por sua vez, Max Weber analisa o desenvolvimento das sociedades ocidentais e o surgimento do moderno capitalismo industrial como um imenso processo de racionalização da vida e de desencantamento do mundo. E a origem desse processo de racionalização do capitalismo moderno está no puritanismo, motivado pela ação racional com relação a valores e, no caso do trabalho, com relação a fins. Ferreira (2010, p. 27 apud GINI, 2017) explica que, para Weber, “o trabalho feito como vocação in majorem Dei gloriam tornou-se uma ação racional com relação a fins – a busca da riqueza como um esporte”. O processo de racionalização da vida, no entanto, se expande além do controle dos próprios valores religiosos.

Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, assinale a opção correta: ​

Alternativas
Alternativa 1:

Para Weber, a religião diz respeito apenas à esfera transcendente, desse modo, é algo que está ligado ao irracional e não é passível de uma análise sistematizada.

Alternativa 2:

O capitalismo se desenvolveu como um processo de racionalização da vida e que teve influência do pensamento protestante, especialmente sobre encarar o trabalho como bênção de Deus.

Alternativa 3:

Para Weber a religião desenvolvia outras aptidões mentais até então nunca vistas na história da humanidade, por isso mesmo a modernidade dependeu do fenômeno religioso para se desenvolver.

Alternativa 4:

A máxima do método weberiano foi exemplificada na "Moral", obra em que Weber estabelece uma relação entre o modo de pensar católico, notadamente, quanto ao aspecto ascético, e o espírito do capitalismo.

Alternativa 5:

Weber consolidou a relação entre sociologia do conhecimento e sociologia filosófica, uma vez que, para ele, toda ação social pode ser compreendida dentro de uma análise filosófica e a religião e a filosofia são fenômenos similares.

Questão 7
Segundo Gini (2017), a teologia da libertação nasceu na América Latina, onde teólogos católicos e protestantes começaram a refletir sobre as condições de miséria e injustiças sociais em meados dos anos 1950. Leia as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta sobre o que defende a Teologia da Libertação.
Alternativas
Alternativa 1:

Deus age em função das necessidades físicas, emocionais e espirituais do indivíduo, libertando-o das amarras que o impedem de exercer livremente a sua fé.

Alternativa 2:

Deus exerce o seu poder em favor do indivíduo, atuando em áreas onde este não possui condições espirituais de se libertar sozinho dos seus paradigmas teológicos.

Alternativa 3:

Deus exerce uma posição preferencial em relação às classes sociais, ao mesmo tempo em que as classes sociais se acham em condições de exigir isso dele.

Alternativa 4:

Deus tem uma opção preferencial pelos pobres e os pobres têm uma compreensão especial da vontade de Deus.

Alternativa 5:

Deus tem uma posição neutra em relação às classes sociais e as classes sociais não podem exigir isso de Deus.

Questão 8

A história da igreja católica nos séculos XIX e XX se caracteriza por uma luta constante no relacionamento entre o mundo moderno e a conservação da tradição. A chamada “controvérsia do modernismo” marcou os pontificados de Leão XIII (1878-1903) e de Pio X (1903-1914), com a retomada da tradição escolástica de Tomás de Aquino, a chamada neoescolástica. É uma época de isolamento, cheia de tensões e de atitudes negativas frente a tudo o que é moderno. Para muitos teólogos e para a igreja católica, "a fidelidade ao pensamento tradicional é o critério seguro da verdade" (Gini, 2017, p.).

Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Com base na citação apresentada e tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, avalie as asserções a seguir e relação proposta entre elas:

I. Em 1910, Pio X escreveu o Sacrorum Antistitum em que repetia as medidas já ordenadas e apresentava um juramento antimodernista que deveria ser assinado por todos os professores, cônegos, párocos, padres e também funcionários da cúria episcopal.

PORQUE

II. Para a Igreja Católica, dogma é uma verdade de fé revelada por Deus. Logo, um dogma é imutável e definitivo; não pode ser mudado nem revogado.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
Se a estrutura de pensamento pós-moderno obrigou a teologia a dialogar com a micro-história do individuo, a linguagem utilizada para essa comunicação, fluida, diluída e instável, e o pós-estruturalismo. Nesse processo, surgem novas maneiras de se interpretar a relação do ser humano com o sagrado e, no caso do cristianismo, novas maneiras de se interpretar o texto bíblico.
O desconstrucionismo afirma que não há como encontrar um sentido fixo em um determinado texto.
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-modernidade. Maringá: Unicesumar, 2017.


Sobre o desconstrucionismo, avalie as asserções:
 
I. Todas interpretações, para o desconstrucionismo, podem ser igualmente válidas ou destituídas de significado.
 
PORQUE
 
II. Os dois princípios que regem a interpretação textual no desconstrucionismo são: que tudo o que for escrito irá transmitir significados que o autor não havia intecionado e que o autor não consegue expressar em palavras tudo que a princípio quis dizer.
 
A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

A modernidade não apenas cunhou o conceito atual de religião, mas também foi o nascedouro de sua crítica. Aliás, o conceito e crítica da religião não apenas se constituem como tais na modernidade, mas estão diretamente relacionados: a crítica só pôde ser feita porque, por meio da formulação conceitual, a religião foi reificada, ou seja, ao ser objetivada ela se tornou passível de análise e crítica (Gini, 2017).

Fonte: GINI, S. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.

Tendo em mente o conteúdo tratado nos materiais da disciplina, analise as sentenças a seguir:

I. O Iluminismo marcou o início de um processo de emancipação destes dois tipos de sistema religioso: emancipação intelectual da tutela da autoridade e da tradição e emancipação econômica, transformando os bens da igreja em bens civis.
II. A Reforma protestante inaugurou o paradigma moderno, trazendo transformações substanciais no panorama político-religioso e nas consciências dos indivíduos.
III. O Iluminismo pode ser compreendido com um movimento que acelerou o colapso da visão teocêntrica e reconfigurou a ordem do mundo sem a presença da religião.
IV. A crítica da religião constitui uma das características da filosofia iluminista ocidental, pois crítica da religião, crítica das Igrejas e crítica da teologia são elementos imprescindíveis da orientação moderna.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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