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ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA, COMUNICAÇÃO E NOVAS MÍDIAS - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA, COMUNICAÇÃO E NOVAS MÍDIAS - 53_2025

ATIVIDADE 2 - TEOL - TEOLOGIA, COMUNICAÇÃO E NOVAS MÍDIAS - 53_2025

Questão 1
Leonildo Silveira Campos (2004, p. 150) diz que esse surgimento das novas tecnologias – rádio e TV – nos EUA não é mera coincidência. Trata-se de uma pátria capitalista e protestante, e isso criou a necessidade de se investir em novas mídias, criando assim a pátria das novas tecnologias comunicacionais, justamente aplicadas ao esforço missionário. Segundo Campos (2004, p. 150), “seria, por isso mesmo, natural que ali se desenvolvesse um amplo uso da imprensa, rádio e televisão como formas preferenciais de pregação religiosa”.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018. p. 52
Condiderando o texto acima, avalie as afirmações a segui.

I. As novas tecnologias da área da comunicação foram aplicadas ao esforço missionário;
II. As tecnologias do rádio e da TV surgiram nos EUA simplesmente por mera coincidência;
III. Nos EUA, os protestantes não viram as novas tecnologias como algo benéfico, por ser altamente influenciado pelo capitalismo;
IV. Nos EUA foi desenvolvido um amplo uso da imprensa, rádio e televisão como formas preferenciais de pregação religiosa.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Questão 2
Um simples bom dia ao chegar ao serviço pela manhã pode ser dado e recebido de forma diferente pela mesma pessoa. Na segunda-feira estava um belo dia de sol e a pessoa não pegou trânsito para chegar ao serviço. Seu bom dia é contagiante no escritório. No dia seguinte acaba chovendo, o trânsito está complicado, a pessoa para o carro longe da entrada e esqueceu o guarda-chuva. Chegando ao escritório, a mesma mensagem do dia anterior, um simples bom dia, já não é mais contagiante; pelo contrário, é carregada de desânimo e frustração. O emissor e o conteúdo da mensagem são os mesmos, o meio é o mesmo e o receptor também, porém a mensagem é interpretada de forma diferente. Isto é, as relações sociais são afetadas pelo tipo e forma de comunicação.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando a situação apresentada, identifique nas sentenças abaixo, a mensagem, o meio e o receptor da comunicação estabelecida?
Alternativas
Alternativa 1:

mensagem: "Hoje está sol" / meio: "A internet" / receptor: "Colegas do Escritório"

Alternativa 2:

mensagem: "Está chovendo" / meio: "A fala" / receptor: "Guarda de trânsito"

Alternativa 3:

mensagem: "Bom dia" / meio: "O telefone" / receptor: "Relações Sociais"

Alternativa 4:

mensagem: "Bom dia" / meio: "A fala" / receptor: "Colegas do Escritório"

Alternativa 5:

mensagem: "Bom dia" / meio: "O automóvel" / receptor: "Comunicação"

Questão 3
A comunicação, a partir do início da civilização humana, ocorre por forma oral, ou seja, o diálogo face a face era o principal meio de comunicação. Esse modelo possui uma característica interessante: e a possibilidade não apenas da transmissão da oralidade por som, mas esse oral presencial carrega um mix de outros elementos, como gestos, expressões faciais, entonações diferentes. Essa evolução na forma de comunicação, em seu início, ocorre paralelamente à evolução da própria linguagem, criação de palavras e seus sentidos. Você já deve ter conversado com alguém ao telefone e, quando a conversa se torna difícil, você ou a outra pessoa diz: “é melhor conversar pessoalmente”.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Uma das formas de produzir conhecimento através da informação, para transformar, tem a ver com habilidade de falar ao coração das pessoas. Os discípulos no caminho e Emaús nos deixaram esse testemunho: “Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Lc. 24.32). Temos que aprender com Jesus a nos comunicar com as emoções das pessoas. Comunicação como missão, é produzir conhecimento a partir da informação, para que haja transformação!
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando que ​ a comunicação oral é marcada por algumas características que auxiliam e potencializam a oralidade, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Diferentes entonações, a própria linguagem e telefone

Alternativa 2:

Gestos, expressões faciais, e diferentes entonações

Alternativa 3:

Expressões faciais, microfones e gestos

Alternativa 4:

Microfones, televisão e rádio

Alternativa 5:

Telefone, som e linguagem

Questão 4
Com o passar de poucos anos, vão surgindo outras pesquisas e escolas teóricas. Teóricos da Escola de Frankfurt observaram a influência que os meios de comunicação exerciam sobre as pessoas e o público em geral. As referências teóricas desse grupo foram escritas por Max Horkheimer, Theodor Adorno, Walter Benjamim e Herbert Marcuse.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018. (adaptado).


Considerando a situação apresentada, a principal teoria ficou conhecida como?

Alternativas
Alternativa 1:

Indústria Pós-industrial

Alternativa 2:

Indústria Cibercultural

Alternativa 3:

Indústria Cibernética

Alternativa 4:

Indústria Eletrônica

Alternativa 5:

Indústria Cultural

Questão 5
No Brasil, temos uma particularidade em relação à chegada da televisão. Foi o quinto país do mundo a ter uma emissora de TV e, consequentemente, ter transmissões sistemáticas, antes apenas os EUA, França, Inglaterra e México, sendo que na França e Inglaterra as empresas eram estatais. Comercialmente falando, o Brasil foi o terceiro país do mundo a ter uma emissora privada: a TV Tupi. O jornalista e empresário Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários Associados, maior conglomerado de jornais até então no Brasil, teve a iniciativa de trazer a televisão para o país. Seu início é em setembro de 1950, um mês depois da primeira emissora na América Latina ter ido ao ar, no México.

FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

O Brasil foi um dos últimos países a se utilizar da tecnologia da televisão na América Latina e em todo o mundo.

Alternativa 2:

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a se utilizar da tecnologia da televisão, com a criação de emissoras nacionais.

Alternativa 3:

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a se utilizar da tecnologia da televisão, com a retransmissão de emissoras estrangeiras.

Alternativa 4:

O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a se utilizar da tecnologia da televisão, graças ao empresário estadunidense Assis Chateaubriand.

Alternativa 5:

O Brasil foi um dos últimos países a se utilizar da tecnologia da televisão na América Latina, mas um dos primeiros em todo o mundo a ter emissoras próprias.

Questão 6
A Europa estava fervilhando, naquela época, com as novas possibilidades, principalmente com a popularização do livro. (...) Nesse mesmo século XVII, por conta da prensa gráfica, ocorre, ainda, a invenção da imprensa editada em jornais. Isso também teve repercussões no mundo religioso da época.​ Por volta de 1660, sir Roger L’Estrange, censor chefe de livros na Inglaterra, lamentou questionando se “mais males que vantagens eram ocasionados no mundo cristão pela invenção da tipografia”. Pouco mais de 200 anos após a invenção da prensa, um reformador social e cultural fez a seguinte declaração em 1641: “a arte da impressão disseminará tanto conhecimento que as pessoas comuns sabedoras de seus direitos e liberdades, não serão governadas de forma opressora”.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto acima, quem foi o reformador autor da declaração de 1641?
Alternativas
Alternativa 1:

João Calvino

Alternativa 2:

Ulrico Zuínglio

Alternativa 3:

Samuel Hartlib

Alternativa 4:

Tomás Cranmer

Alternativa 5:

Johannes Gutenberg

Questão 7
Diversas igrejas estiveram no ar nas décadas de 60 e 70, com programas locais e regionais. Em sua maioria, tentavam reproduzir uma liturgia de culto na televisão, tendo o momento dos cânticos, corais, seguidos a pela pregação. Não havia um roteiro televisivo, e a linguagem televisiva não era utilizada ou dominada na época. Em meados da década de 60, o primeiro pentecostal ousou apresentar um programa de TV. Foi o bispo canadense Robert McAlister, da Igreja de Nova Vida. O primeiro programa em rede nacional e com grande duração foi do pastor batista Nilson do Amaral Fanini, com seu programa Reencontro. Tudo isto devido à implantação do Sistema de Televisão Pública/Educativa pelo governo brasileiro. A primeira transmissão da TVE Rio foi em 1975, Fanini tinha amizade com o idealizador do projeto no Rio de Janeiro e, com influência e articulação pessoal, iniciou o programa Reencontro no mesmo ano de inauguração da rede. Fanini manteve um programa evangélico em uma emissora estatal por mais de 25 anos. Mesmo com sua morte, em 2009, o programa continuou sendo apresentado por amigos até setembro de 2011, quando o Conselho Curador de emissoras estatais entendeu que programas religiosos em emissoras públicas feriam a Constituição Federal e o conceito de laicidade do Estado. Com isso, três programas são extintos da grade da emissora, dois católicos (Santa Missa e Palavras de Vida) e o programa evangélico Reencontro.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.


O primeiro programa evangélico em rede nacional de televisão ocorreu pela TVE Rio. Quem foi esse pioneiro que inseriu o programa em rede nacional?

Alternativas
Alternativa 1:

Silas Malafaia

Alternativa 2:

Nilson Fanini

Alternativa 3:

Edir Macedo

Alternativa 4:

R.R. Soares

Alternativa 5:

Caio Fabio

Questão 8
Os primeiros trabalhos e pesquisas sobre teoria da comunicação foram realizados pelo cientista político Harold Lasswell, a partir de 1922. Seus estudos orbitaram em torno de comunicação, política e psicologia aplicados à propaganda, principalmente via rádio, um meio que estava se popularizando nos EUA. Dentro dos estudos comunicacionais, essa teoria ganhou o nome de Teoria Hipodérmica ou Funcionalista. Segundo Wolf (2008, p. 9) ela nasce juntamente com a novidade da própria comunicação de massa, que estudaremos mais à frente. Alega que os indivíduos, ao serem isolados para receber determinadas mensagens, acabam agindo ou sendo sugestionados por influências da mídia direcionada. O nome sugestivo da teoria associa a injeção hipodérmica, pois os indivíduos seriam profundamente atingidos pela mensagem, sendo sugestionados por ela.

FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.

As pessoas, ao serem isoladas para receber determinadas mensagens, acabam agindo ou sendo sugestionados por influências da mídia direcionada. O nome que se dá a essa teoria é:

Alternativas
Alternativa 1:

Teoria da Fake News

Alternativa 2:

Teoria Hipodérmica

Alternativa 3:

Teoria da Comunicação

Alternativa 4:

Teoria de Lasswell

Alternativa 5:

Teoria da Novidade

Questão 9
Quando falamos em cibercultura, temos que ter em mente a origem do termo cibernético, ou ciborgue. Seria a ideia de controlar, por meio de comunicação, robôs, máquinas, animais e até seres humanos. Cientistas das áreas de biologia, engenharia mecânica, comunicação e neurociência se debruçam em laboratório para realizar experimentos. Daí é também alimentada a indústria da ficção. Mas como o uso de uma tecnologia pode mudar uma cultura? Cibercultura? Não estamos mais falando de filmes de ficção, estamos pensando, de fato, em nossa realidade. Um dos principais estudiosos e teóricos da cibercultura, o francês filósofo da informação, Pierre Lévy (1999, p. 15), afirma que “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas culturais que vieram antes dele, no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer”. Ao pensarmos a cibercultura, segundo Lévy, não podemos pensar em algo departamentalizado ou em uma disciplina isolada dentro de um curso maior. Ele afirma ser algo totalmente novo e inusitado, e que teremos que reaprender a nos posicionar diante desse novo fato. É nesse momento da história que temos duas correntes de pensamento em relação à tecnologia: o instrumentalismo e o determinismo. Como nos informa Straubhaar (2004, p. 26), a ideia do determinismo tecnológico seria de que toda mudança tecnológica tende a determinar todas as outras mudanças na sociedade, e que tudo giraria em torno da evolução tecnológica. Sendo assim, não deveríamos ver um aparelho de televisão ou um notebook como apenas aparelhos tecnológicos, mas “verdadeiros complexos arranjos de tecnologia, economia, política e forças sociais”. O mais importante, aqui, seria o contexto da tecnologia, não o aparelho tecnológico em si. Isso estaria gerando um acúmulo de novas invenções e ampliações que estariam fora do controle do ser humano; entramos na era do determinismo tecnológico. Do outro lado do debate há o instrumentalismo tecnológico, que trata do controle humano da tecnologia, que seria neutra.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018. pp. 94; 96

Com base no que o autor cita de Lévy e Straubhaar, leia com atenção as afirmações abaixo:

I.    A humanidade está aprendendo a se posicionar diante de algo totalmente novo e inusitado como a cibercultura;
II.    Todas as outras mudanças na sociedade tendem a ser influenciadas pelas mudanças tecnológicas;
III.    O ser humano continuará sendo o centro de toda revolução tecnológica;
IV.    O contexto da tecnologia é mais importante, do que os aparelhos tecnológicos desenvolvidos;
V.    Diferente das outras formas culturais que vieram antes dela, a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal.

Quais das afirmações acima estão corretas:
Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV

Alternativa 2:

II, III e V

Alternativa 3:

I, II, III, IV e V

Alternativa 4:

I, II, IV e V

Alternativa 5:

III e V

Questão 10
A primeira emissora no Brasil foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo médico e educador Edgar Roquette-Pinto. Entretanto, os evangélicos iniciaram no rádio apenas em 1938. A iniciativa foi da Confederação Evangélica do Brasil (CEB), que na cidade do Rio de Janeiro, organizou o programa A Voz Evangélica do Brasil, pela Rádio Transmissora Brasileira - PRE3, um programa semanal de 30 minutos que era irradiado todo domingo às 22:00h. A diretoria do programa era constituída por diversos pastores de diferentes igrejas como Batista, Metodista, Episcopal, Congregacional e Presbiteriana.  Cada programa dominical era de responsabilidade de uma das igrejas. O programa foi ao ar pela primeira vez em 15 de maio daquele ano e é considerado o primeiro programa evangélico em uma rádio brasileira.

FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.

Sobre a utilização da tecnologia do rádio entre os evangélicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

Os batistas foram os primeiros a utilizar a rádio, seguidos por metodistas, episcopais, congregacionais e, depois, presbiterianos, incentivados pelo médico e educador Edgar Roquette-Pinto.

Alternativa 2:

O primeiro programa evangélico em uma rádio brasileira foi realizado pela Confederação Evangélica do Brasil, e transmitido pela Rádio Transmissora Brasileira - PRE3.

Alternativa 3:

O primeiro programa evangélico em uma rádio brasileira aconteceu na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pelo médico e pastor Edgar Roquette-Pinto.

Alternativa 4:

O primeiro programa evangélico em uma rádio brasileira foi realizado pela Confederação Evangélica do Brasil, e transmitido pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Alternativa 5:

O médico e educador Edgar Roquette-Pinto, membro da igreja metodista, organizou o programa A Voz Evangélica do Brasil, pela Rádio Transmissora Brasileira - PRE3, um programa semanal de 30 minutos que era irradiado todo domingo às 22:00h.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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