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ATIVIDADE 2 - TAUT - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMPORTAMENTAL PARA O TEA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - TAUT - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMPORTAMENTAL PARA O TEA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - TAUT - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMPORTAMENTAL PARA O TEA - 53_2025

Questão 1

O desenvolvimento e a análise de planos de gerenciamento comportamental são fundamentais na atuação profissional com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tais planos de gerenciamento têm como objetivo não apenas reduzir comportamentos desafiadores, mas também ensinar e fortalecer comportamentos socialmente adequados. A correta elaboração e monitoramento desses planos são essenciais para garantir eficácia nas intervenções e promover avanços reais no repertório comportamental da pessoa com TEA.

Fonte: tradução nossa de: MATSON, J. L.; COX, J. Assessing repetitive behaviors in children with autism spectrum disorders: The Repetitive Behavior Scale-Revised. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 36, n. 6, p. 869-875, 2006.

Considerando a necessidade de planos de gerenciamento comportamental para pessoas com TEA e os procedimentos corretos para a construção do plano, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um plano de gerenciamento comportamental deve identificar, de maneira específica, os comportamentos-alvo a serem aumentados e reduzidos.

PORQUE

II. As estratégias de ensino, como reforço positivo, modelagem e ensino direto, serão definidas posteriormente pelo aplicador do plano, a depender dos comportamentos-alvo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 2
A motivação é um processo psicológico que orienta e mantém o comportamento humano em direção a um objetivo, sendo muito pesquisada, principalmente, na psicologia, e de extrema relevância para compreender por que as pessoas se envolvem em certas atividades e persistem nelas. Segundo a Teoria da Autodeterminação (Deci; Ryan, 2000), a motivação pode ser intrínseca ou extrínseca.

Fonte: tradução nossa de: DECI, E. L.; RYAN, R. M. The "what" and "why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, New York, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.

Sobre as noções de motivação discutidas por Deci e Ryan (2000), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A motivação extrínseca compreende a participação em atividades por interesse pessoal e, também, pelo prazer obtido na execução da própria tarefa.

Alternativa 2:

A motivação intrínseca compreende a realização de uma atividade por pressão social, o que não contribui para o desenvolvimento de habilidades novas.

Alternativa 3:

A motivação extrínseca diz respeito ao interesse em participar de uma atividade por vontade própria, com objetivo de satisfazer interesse individual.

Alternativa 4:

No caso da motivação intrínseca, as ações desempenhadas estão relacionadas à satisfação de curiosidades pessoais e ao aprimoramento de habilidades por interesse do próprio sujeito.

Alternativa 5:

De maneira geral, a motivação é um processo individual, que parte do próprio sujeito e, por isso, estratégias de motivação por meio de satisfação de curiosidade, recompensas arbitrárias ou pressão social são ineficazes.

Questão 3

As dificuldades na comunicação não verbal enfrentadas por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são reconhecidas como um dos principais desafios no desenvolvimento socioemocional dessas pessoas. A comunicação não verbal inclui gestos, expressões faciais, contato visual, postura e entonação vocal, elementos fundamentais para a interação social. No contexto do TEA, esses aspectos são frequentemente prejudicados, o que, muitas vezes, limita a capacidade de estabelecer vínculos e compreender as intenções dos outros.

Fonte: tradução nossa de: BARON-COHEN, S. Mindblindness: an essay on autism and theory of mind. Cambridge: MIT Press, 1995.

Sobre as dificuldades apresentadas por pessoas com TEA acerca da comunicação não verbal, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O uso de suportes visuais, como imagens, símbolos e fotos, trata-se de uma estratégia de comunicação alternativa, bem como de ensino de repertórios de identificação de emoções e expressões faciais nas pessoas com quem o indivíduo com TEA se relaciona.

Alternativa 2:

As dificuldades de comunicação não verbal exigem intervenções especializadas não apenas para o desenvolvimento de habilidades emocionais, considerando que é necessário ensinar o sujeito a lidar com a frustração devido às restrições para se comunicar em situações sociais.

Alternativa 3:

No geral, as dificuldades em comunicação não verbal por parte das pessoas com TEA compreendem não apenas os prejuízos na interpretação da linguagem corporal de outras pessoas, mas também, consequentemente, no ajuste do próprio comportamento em conformidade com padrões e regras sociais.

Alternativa 4:

O contato visual, muitas vezes evitado por indivíduos com TEA, pode ser utilizado para decodificar expressões faciais e auxilia no reconhecimento preciso de emoções. Frequentemente, a ausência desse contato é interpretada incorretamente como desinteresse, por parte do sujeito, em engajar-se em situações sociais.

Alternativa 5:

O uso de Prompts e o Treino por Tentativas Discretas (DTT) compreendem metodologias eficazes para intervenção nas dificuldades de comunicação não verbal. Para tanto, utiliza-se o sistema de troca de figuras que representam objetos, ações e emoções para que o sujeito consiga se comunicar mesmo sem emitir comportamentos vocais.

Questão 4
A interdisciplinaridade no atendimento ao TEA vai além da simples reunião de profissionais de diferentes áreas. Trata-se de uma troca constante de conhecimentos, que coloca o indivíduo no centro do cuidado. Essa articulação entre saberes e recursos comunitários, embora desafiadora, é essencial para oferecer um atendimento mais humano, integrado e eficaz. Ao reconhecer a complexidade e as múltiplas demandas das pessoas com TEA, a interdisciplinaridade possibilita intervenções que consideram todos os aspectos do desenvolvimento, promovendo melhores resultados.

Fonte: SILVA, A. L.; SOUZA, R. M. A interdisciplinaridade no atendimento a crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 29, e2, 2018.

Sobre a interdisciplinaridade no atendimento ao TEA, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A intervenção em aspectos de comunicação, como o aprimoramento de competências linguísticas e aspectos pragmáticos da comunicação, deve ser orientada pelos profissionais da educação.

Alternativa 2:

Pela expertise de cada profissional, objetivos em comum podem ser trabalhados em diferentes esferas de cuidado, proporcionando avanços que, possivelmente, não seriam alcançados com a atuação isolada.

Alternativa 3:

O acompanhamento contínuo e a adaptação com base nas necessidades do paciente não representam aspectos fundamentais para o modelo interdisciplinar, pois não há correlação direta com o bem-estar geral e a qualidade de vida do paciente.

Alternativa 4:

O desenvolvimento de autonomia nas Atividades de Vida Diária (AVD) fica a critério apenas dos terapeutas ocupacionais, por terem foco na adaptação dessas atividades e desempenharem papel fundamental no desenvolvimento de habilidades motoras e modulação sensorial.

Alternativa 5:

Para que o trabalho interdisciplinar seja eficaz, é necessário que todos os profissionais utilizem da mesma abordagem no acompanhamento do sujeito. Em função da eficácia comprovada da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), indica-se que essa seja a abordagem adotada por todos os profissionais.

Questão 5
Segundo o DSM, os quadros do Transtorno do Espectro Autista (TEA) são caracterizados por padrões de comportamento repetitivos e prejuízos na comunicação e interação social. No que diz respeito às restrições de comunicação e interação social, frequentemente podem ser observados prejuízos na aquisição de habilidades de comunicação, que resultam diretamente em dificuldades no desenvolvimento de habilidades sociais.

Fonte: adaptado de: GRANDIN, T.; PANEK, R. O cérebro autista: pensando através do espectro. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.

Com base nas informações apresentadas, avalie a asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. ​Indivíduos com TEA apresentam restrição em estabelecer contato visual.

PORQUE


II. Indivíduos com TEA enfrentam desafios no desenvolvimento de habilidades de comunicação que impactam diretamente no desenvolvimento de habilidades sociais.  

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 6

O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizagem pelo qual as crianças passam para adquirir e melhorar diferentes habilidades. Os domínios do desenvolvimento infantil abrangem quatro áreas principais: socioemocional, cognitiva, linguagem e motora.

Fonte: SANTOS, A. M. et alDesenvolvimento da criança: aspectos cognitivos, sociais e motores. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Sobre a descrição dos domínios que envolvem o desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir:

I. Aspecto socioemocional: habilidades que envolvem emoções, relacionamentos e comportamento social.
II. Aspecto cognitivo: habilidades relacionadas ao pensamento, aprendizagem e solução de problemas.
III. Aspecto de linguagem: habilidades que envolvem exclusivamente a fala.
IV. Motora: habilidades que envolvem movimento e coordenação física.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
As habilidades sociais são comportamentos que possibilitam interações eficazes e socialmente adequadas com outras pessoas, e envolvem não só comportamentos simples, como cumprimentar uma pessoa, mas também habilidades mais complexas, como o trabalho em grupo. Esse conjunto de comportamentos favorece a convivência, a comunicação eficaz e a resolução de situações sociais do cotidiano.

Fonte: DELPRETTE, Z. A. P.; DELPRETTE, A. Habilidades sociais e competência social: desenvolvimento, avaliação e educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2021.

Sobre as competências sociais, analise as afirmativas a seguir:

I. Diálogo, empatia e resolução de problemas.
II. Expressar sentimentos, pedir ajuda e manter conversas.
III. Inteligência (QI), Criatividade e Extroversão.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
Os comportamentos desafiadores podem interferir significativamente nos processos de aprendizagem e socialização, além de afetar diretamente a integridade física do próprio sujeito e de outras pessoas. No contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ocorrência de comportamentos desafiadores pode ser observada pela auto e heteroagressividade, fugas de demanda e, também, na resistência a seguir instruções. Esses comportamentos não se tratam meramente de problemas de conduta, mas sim de expressões complexas da dificuldade de comunicação, regulação emocional e/ou sensorial (Cooper; Heron; Heward, 2007). Para o caso dessas classes de comportamento, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Teoria da Aprendizagem Social oferecem estratégias fundamentadas em evidências para o manejo adequado.

Fontes: BANDURA, A. Social learning theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1977.
BECK, J. S. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2013.
COOPER, J. O.; HERON, T. E.; HEWARD, W. L. Applied behavior analysis. 2. ed. Upper Saddle River: Pearson Merrill Prentice Hall, 2007.

Sobre o gerenciamento de comportamentos desafiadores, com base nessas abordagens, analise as afirmativas a seguir:
 
I. As estratégias propostas pela Terapia ABA são funcionais para a intervenção em comportamentos desafiadores, posto que auxiliam na identificação de pensamentos negativos e na modificação de crenças.
II. A Teoria da Aprendizagem Social propõe a observação e a imitação como ferramentas de ensino de comportamentos desejáveis.
III. A Terapia Cognitivo-Comportamental utiliza técnicas de enfrentamento como estratégias para o desenvolvimento da regulação emocional.
IV. A Terapia ABA tem como método de ensino a modificação direta de comportamentos para a reestruturação cognitiva.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 9
As interações sociais requerem habilidades cognitivas e emocionais complexas. Duas habilidades que pertencem a essa categoria – a Teoria da Mente (capacidade de atribuir estados mentais) e Empatia (capacidade de compreender e compartilhar sentimentos) – frequentemente estão comprometidas nos casos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fonte: tradução nossa de: BARON-COHEN, S. Mindblindness: An Essay on Autism and Theory of Mind. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.

Sobre as características da Teoria da Mente e Empatia, analise as afirmativas a seguir:

I. A Teoria da Mente e Empatia visa compreender a capacidade sociocognitiva de atribuir sentimentos, intenções e desejos a outras pessoas.
II. A Teoria da Mente e Empatia falha em fornecer subsídio para explicar e prever o comportamento das pessoas com quem interagimos diariamente.
III. A Teoria da Mente e Empatia envolve a habilidade de compreender sentimentos e emoções que o outro está vivenciando, de maneira a permitir que nos coloquemos no lugar da outra pessoa.
IV. Segundo a Teoria da Mente e Empatia, crianças e adultos com TEA possuem dificuldade em atribuir sentimentos, intenções e vontades a pessoas próximas.
V. A Teoria da Mente e Empatia não é uma ferramenta que auxilia na compreensão de dificuldades em estabelecer amizades e se adaptar ao convívio social.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

II e IV, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, IV e V, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.

Questão 10
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente apresentam dificuldades no contexto de interações sociais. Essas dificuldades são atribuídas à limitação na compreensão de normas implícitas, à interpretação de pistas sociais e à previsibilidade dos comportamentos esperados nas interações sociais. Para intervir no desenvolvimento de habilidades, são recomendadas estratégias estruturadas que forneçam previsibilidade, segurança e incentivem a autonomia nas interações. Uma dessas estratégias é o uso de scripts sociais, que consistem em descrições curtas e objetivas de situações sociais comuns, com orientações claras sobre os comportamentos esperados.


Fonte: tradução nossa de: GRAY, C. The New Social Story Book: Illustrated Edition. Arlington, TX: Future Horizons, 2000.

Com base no uso e na aplicação técnica dos Scripts Socais, analise as afirmativas a seguir:

I. A técnica de scripts sociais tem o objetivo de estruturar de maneira clara possibilidades de interações, fornecendo previsibilidade e contexto para o desenvolvimento de comportamentos adaptativos e socialmente apropriados.
II. Os scripts sociais são ferramentas desenvolvidas de forma geral, que podem ser utilizadas por todos os indivíduos de igual maneira, não sendo necessária a adaptação para particularidades de cada caso.
III. O uso dos scripts sociais é desaconselhado em casos de indivíduos com ansiedade social ou dificuldades de processamento sensorial, pois não inclui estratégias para autogerenciamento e automonitoramento, que podem incapacitar o sujeito de os utilizar com sucesso.
IV. A eficácia do uso dos scripts sociais depende do nível de suporte que o indivíduo demanda, o que implica na necessidade de personalização para atender às necessidades específicas de cada sujeito.


​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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