
ATIVIDADE 2 - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2025
ATIVIDADE 2 - SPUB - LEGISLAÇÃO DO SUS - 53_2025
O objetivo da RAS, apresentado no anexo da Portaria de Consolidação nº 3/2017, é promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como, incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.
Fonte: BRASIL. Regulação nas redes de atenção à saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo4_regulacao_redes_atencao_saude.pdf. Acesso em: 14 jul. 2025.
Sobre os níveis de atenção à saúde no Brasil e a organização dos serviços no SUS, analise as afirmativas a seguir:
I. A Atenção Primária à Saúde (APS) é responsável por ações de promoção, prevenção e tratamento dos problemas de saúde mais comuns, sendo o primeiro contato da população com o sistema de saúde.
II. A Atenção Secundária é composta por serviços de alta complexidade, como transplantes, tratamentos oncológicos e terapias intensivas, destinados aos casos que não podem ser resolvidos na atenção primária.
III. A Atenção Terciária concentra os serviços de maior complexidade, como tratamentos de câncer, transplantes e atendimentos em unidades especializadas, sendo destinada a casos que não podem ser resolvidos na atenção secundária.
VI. Os três níveis de atenção à saúde são independentes entre si, o que garante maior autonomia dos serviços e evita que os pacientes sejam encaminhados entre diferentes níveis de complexidade.
V. A APS tem como uma de suas finalidades reduzir internações e complicações, por meio do acompanhamento contínuo da saúde da população e da atuação de equipes multiprofissionais.
É correto o que se afirma em:
