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ATIVIDADE 2 - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - SER - CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL - 54_2025

QUESTÃO 1

"Trata-se de uma provocação acerca do egoísmo: eu não vou me salvar sozinho de nada, estamos todos enrascados. E, quando percebo que sozinho não faço a diferença, me abro para outras perspectivas. É dessa afetação pelos outros que pode sair uma outra compreensão sobre a vida na Terra. Se você ainda vive a cultura de um povo que não perdeu a memória de fazer parte da natureza, você é herdeiro disso, não precisa resgatá-la, mas se você passou por essa experiência urbana intensa, de virar um consumidor do planeta, a dificuldade de fazer o caminho de volta deve ser muito maior. Por isso acho que seria irresponsável ficar dizendo para as pessoas que, se economizarmos água, ou só comermos orgânico e andarmos de bicicleta, vamos diminuir a velocidade com que estamos comendo o mundo — isso é uma mentira bem embalada" (Krenak, 2020, p 25).

Fonte: KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020, p. 25.

A partir do texto apresentado e do conteúdo da disciplina de Ética Profissional, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A ofensiva predatória do capitalismo pode ser freada por ações individuais que diminuam o consumismo.
Alternativa 2 - A salvação do planeta contra o caráter predatório do atual estágio do capitalismo é dever dos povos indígenas e do Sul Global.
Alternativa 3 - Há muito alarmismo em torno da mudança do clima global. A ciência é capaz de conter a destruição do planeta, pois tudo é reversível.
Alternativa 4 - A construção de um novo projeto societário como alternativa para a barbárie somente pode ocorrer se houver adesão coletiva. Ações individuais e pontuais, embora sejam importantes, não promovem ações macrossocietárias.
Alternativa 5 - A individualidade é sempre a chave para as respostas dos problemas sociais. Portanto, separar o lixo, não comer carne e nem consumir gasolina são alguns dos muitos exemplos das ações que podem conter a destruição do planeta.
QUESTÃO 2
O princípio da cidadania, como todos os outros, carrega em si interesses de classe e disputa entre Projetos Societários antagônicos. Assim, a defesa da cidadania em uma realidade capitalista não é a mesma cidadania defendida pela classe trabalhadora. Sabemos que do ponto de vista jurídico formal, a cidadania envolve os direitos civis, políticos e sociais, e todo sujeito é considerado cidadão – perante a lei – porque tem direito a esses direitos. No entanto, o Projeto Societário burguês reconhece esses direitos na medida em que os cidadãos tenham capacidade e liberdade para reivindicá-los, o que não oferece a possibilidade real e efetiva de torná-los plenos. Esses direitos só serão plenos quando todos os cidadãos tiverem a possibilidade de praticá-los plenamente.
 Fonte: SIKORSKI, D.; BERNARDO, R. C. Ética Profissional. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o trecho apresentado, sobre o princípio da cidadania, analise as afirmativas a seguir:

I. A categoria profissional de assistentes sociais defende a universalidade dos direitos sociais.

II. A concepção liberal de cidadania não é a mesma defendida pela categoria profissional de assistentes sociais.

III. Em tempos de precarização das políticas sociais, a ampliação da cidadania se coloca como um desafio para a categoria profissional de assistentes sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 3
A defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo segue o mesmo direcionamento ético, político e teórico-metodológico do princípio da liberdade, ou seja, para que o respeito às liberdades individuais seja garantido, é preciso que a liberdade coletiva seja uma realidade a ser alcançada. Nesse sentido, todos os cidadãos, independente de raça, etnia, gênero, orientação sexual e classe social, possuem dignidade que deve ser respeitada em todas as suas circunstâncias.

Fonte: SIKORSKI, D.; BERNARDO, R. C. Ética Profissional. Maringá: UniCesumar, 2018.

O trecho apresentado se refere ao segundo princípio fundamental do Código de Ética Profissional das/os Assistentes Sociais. Sobre a concepção de direitos humanos defendidos no Código de Ética, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Todos os cidadãos do mundo estão amparados pelos direitos humanos. O problema da falta de acesso a esses direitos está ligado a uma prática falha do Serviço Social.
Alternativa 2 - A Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado de 1918 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 não se relacionam com o capitalismo: são declarações atemporais.
Alternativa 3 - Os direitos humanos não são importantes, pois foram criados pelos liberais como forma de acalmar a classe trabalhadora em um momento de disputas políticas entre capitalismo e socialismo.
Alternativa 4 - A Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado de 1918 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 garantem a todas as pessoas do mundo o tratamento digno e igual, assim como podemos ver na realidade.
Alternativa 5 - A categoria profissional reconhece que há limites dos direitos humanos na sociedade capitalista, uma vez que os documentos que amparam esses direitos (a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado de 1918 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos) representam uma defesa jurídica formal de que todos são iguais perante a lei.
QUESTÃO 4

A ética profissional é essencial no exercício de qualquer profissão, pois interliga o "fazer" (competência técnica) ao "agir" (conduta moral). Essa interligação é fundamental para assegurar que o profissional não apenas execute suas funções com eficiência, mas também mantenha uma conduta moralmente correta. Por isso, a ética profissional é composta por características como competência técnica, respeito às pessoas, confidencialidade e responsabilidade.

 

Adaptado de: SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir:

 

I.A ética profissional é importante porque combina o "fazer" e o "agir" no exercício da profissão.

 

PORQUE

 

II. O "fazer" está relacionado à competência técnica, enquanto o "agir" está relacionado à conduta ética do profissional.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

 

 

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

A ética profissional é uma objetivação particular da vida ética que se desenvolve na relação entre as necessidades históricas que legitimam a profissão na divisão sociotécnica do trabalho e suas respostas específicas. Essas necessidades e respostas articulam-se com as expectativas sociais e culturais, criando uma base para a construção do ethos profissional, que reflete a diversidade e mutabilidade da ética profissional no contexto social.

 

Adaptado de: SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Com base na natureza da ética profissional, qual das alternativas abaixo melhor descreve o conceito de ethos profissional?

Alternativas
Alternativa 1 - Um conjunto de regras imutáveis e permanentes que governam a prática profissional.
Alternativa 2 - Um modo de ser fixo da profissão, determinado exclusivamente pelo Código de Ética.
Alternativa 3 - Uma construção complexa e dinâmica baseada em necessidades sociais e respostas ético-morais.
Alternativa 4 - Uma abordagem que rejeita qualquer influência de valores culturais e sociais.
Alternativa 5 - Um código de conduta para evitar conflitos dentro da prática profissional.
QUESTÃO 6
O princípio IV do Código de Ética Profissional de assistentes sociais determina a “defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida” (CFESS, 1993, p. 12).

Fonte: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 29 ago. 2025.

Sobre o princípio IV, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprofundamento da democracia envolve apenas a ampliação do direito ao voto e à livre expressão.

II. O aprofundamento da democracia, para o Serviço Social, inclui o acesso igualitário a bens e serviços sociais.

III. O projeto ético-político do Serviço Social defende formas ampliadas e participativas de democracia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7

Os Códigos de Ética do Assistente Social no Brasil refletem o posicionamento ético e moral da profissão em diferentes contextos históricos. O primeiro Código de Ética, aprovado em 1947, estava fortemente influenciado pelos princípios éticos religiosos da Igreja Católica e pelo positivismo. Esse código apresentava uma base ideológica que considerava a moral e a ética como indissociáveis e direcionadas ao aspecto comportamental.

 

Adaptado de: SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Considerando o contexto histórico e os princípios que embasaram o primeiro Código de Ética do Assistente Social de 1947, identifique a principal característica que diferenciava esse código de versões posteriores.

Alternativas
Alternativa 1 - Enfoque na justiça social e nos direitos humanos.
Alternativa 2 - Orientação profissional baseada em princípios éticos laicos.
Alternativa 3 - Exclusão de elementos religiosos e positivistas.
Alternativa 4 - Ênfase em princípios éticos religiosos e no comportamento moral.
Alternativa 5 - Inclusão de direitos e deveres dos assistentes sociais.
QUESTÃO 8
“Sabemos que o modo de produção capitalista se desenvolve pelo processo de exploração de uma classe sobre a outra, dos que detêm os meios de produção e dos sujeitos que vendem a sua mercadoria – a força de trabalho. Assim, o capitalista acumula riqueza e expropria do trabalhador a sua força de trabalho. Entretanto, nesse processo, não é apenas a força de trabalho dos trabalhadores que é explorada, mas tudo que é construído na relação do sujeito com o seu trabalho, pois o trabalho é coletivo, portanto, social” (Sikorski; Bernardo, 2018, p. 35).

Fonte: SIKORSKI, D.; BERNARDO, R. C. Ética Profissional. Maringá: UniCesumar, 2018, p. 35.

Considerando o trecho apresentado, sobre o capitalismo, analise as afirmativas a seguir:

I. No capitalismo, o trabalho é coletivo, mas a riqueza socialmente produzida é apropriada de forma privada pelos donos dos meios de produção.

II. O trecho apresentado dialoga com o princípio fundamental do Código de Ética Profissional das/os Assistentes Sociais: Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

III. No processo de apropriação privada do que é socialmente produzido, também são apropriados a educação, a cultura, a arte, o lazer e tantos outros elementos que deveriam ser comuns a todos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

Os onze princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 foram desenvolvidos para assegurar que a prática profissional esteja alinhada com valores éticos, como liberdade, igualdade, justiça social, e respeito aos direitos humanos. Esses princípios combatem práticas preconceituosas e promovem o pluralismo, a qualidade dos serviços prestados e a eliminação de todas as formas de discriminação no exercício profissional.

 

Adaptado de: SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

 

 

 

Qual dos princípios do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 enfatiza a articulação com movimentos de outras categorias profissionais que compartilham os mesmos valores éticos?

Alternativas
Alternativa 1 - Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e o aprimoramento intelectual.
Alternativa 2 - Garantia do pluralismo, por meio do respeito às correntes profissionais democráticas.
Alternativa 3 - Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais e com a luta geral dos trabalhadores.
Alternativa 4 - Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar.
QUESTÃO 10

O primeiro Código de Ética do Assistente Social de 1947 apresentava uma visão moralista, fortemente influenciada pela doutrina da Igreja Católica, que via os problemas sociais como falta de moral dos sujeitos. Em contraste, a profissão passou por transformações significativas ao longo das décadas seguintes, adaptando-se a novas demandas sociais, políticas e econômicas, culminando em códigos que refletem uma abordagem mais ampla e inclusiva.

 

Adapatado de: SIKORSKI, Daniela; BERNARDO, Rafaela Cristina. Ética Profissional. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir:

O Código de Ética de 1947 dos assistentes sociais no Brasil refletia uma base ideológica de influência religiosa e moralista.

PORQUE

A Igreja Católica considerava os problemas sociais como resultado da falta de princípios morais, e o Código de Ética de 1947 refletia essa concepção.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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