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ATIVIDADE 2 - SEG - ESTATÍSTICA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - SEG - ESTATÍSTICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - SEG - ESTATÍSTICA - 53_2025

Questão 1

A regressão linear é uma técnica estatística utilizada para modelar a relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes, assumindo que essa relação seja linear. O objetivo principal é encontrar uma equação linear que melhor descreva como a variável dependente varia em função das independentes, permitindo previsões e inferências sobre os dados.

Fonte: https://statorials.org/pt/exemplos-reais-de-regressao-linear/?utm. Acesso em: 21 mar. 2025.

Um gestor fez um estudo de correlação e regressão linear para saber a relação entre o custo da matéria-prima e o produto vendido, e chegou à conclusão que o Coeficiente de Correlação de Pearson é de 0,85. Em seguida, ele determinou a equação de regressão linear que é de: y = 0,42x + 4,9.

Com base nessas informações, se o custo da matéria-prima for de R$ 6,00 desse produto, o valor de vendas será de:

Alternativas
Alternativa 1:

7,02

Alternativa 2:

7,34

Alternativa 3:

7,42

Alternativa 4:

7,67

Alternativa 5:

7,87

Questão 2
Um pesquisador está interessado em realizar um estudo sobre a eficiência de diferentes métodos de ensino de Matemática em escolas públicas. Para isso, ele pretende comparar o desempenho dos alunos expostos a diversas abordagens pedagógicas, como o ensino tradicional, métodos baseados em tecnologia e ensino colaborativo.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, quais são as fases do método estatístico que ele deve seguir para garantir a validade e confiabilidade dos resultados? Assinale a alternativa correta que abrange todas as fases.
Alternativas
Alternativa 1:

Definição do problema; coleta de dados; crítica; apresentação dos dados; análise.

Alternativa 2:

Definição do problema; planejamento; sumarização; apresentação dos dados; análise.

Alternativa 3:

Planejamento; coleta de dados; sumarização e apresentação dos dados; interpretação.

Alternativa 4:

Planejamento; definição do problema; organização; apresentação dos dados; e interpretação.

Alternativa 5:

Definição do problema; planejamento; coleta de dados; organização; apresentação dos dados; análise e interpretação.

Questão 3
A arrecadação total das Receitas Federais atingiu, em julho de 2022, o valor de R$ 202.5 bilhões, registrando acréscimo real (IPCA) de 7,47% em relação a julho de 2021. No período acumulado de janeiro a julho de 2022, a arrecadação alcançou o valor de R$ 1.3 trilhão, representando um acréscimo de 10,44%. Importante observar que se trata do melhor desempenho arrecadatório desde 2000, tanto para o mês de julho quanto para o período acumulado.
Fonte: Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias. Acesso em: jan. 2023. (Adaptado).
Sobre arrecadação e valores de produtos, observe o gráfico a seguir.

No gráfico tem-se a arrecadação na venda de um produto em função do desconto que é dado no preço do produto. Com base no gráfico, analise as alternativas a seguir, e assinale a que estiver correta.


Alternativas
Alternativa 1:

No intervalo de desconto entre 7 e 9, a arrecadação é mínima.

Alternativa 2:

Quanto maior é o desconto dado no produto, maior é a arrecadação.

Alternativa 3:

O desconto máximo dado no produto, faz com que a arrecadação seja máxima.

Alternativa 4:

Para qualquer desconto que é dado no produto, a arrecadação sempre aumenta.

Alternativa 5:

Não dando desconto no preço do produto, tem-se uma arrecadação maior, do que dando o maior desconto no preço do produto.

Questão 4

O coeficiente de variação é uma medida relativa, e não absoluta, que nos trazem interpretação dos dados. A partir dele, podemos verificar, por exemplo, se o conjunto de dados é homogêneo.

Diante disso, analise a situação: em uma empresa, o salário médio dos homens é de R$ 4.000, com desvio padrão de R$ 1.500, e o salário médio das mulheres é de R$ 3.000, com desvio padrão de R$ 1.200. No que apresenta o coeficiente de variação (C.V.%) do salário médio das mulheres, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

25%.

Alternativa 2:

30%.

Alternativa 3:

35%.

Alternativa 4:

40%.

Alternativa 5:

45%.

Questão 5
Em um estudo sobre o desempenho dos alunos em uma escola, as seguintes informações foram coletadas: idade dos alunos, altura dos alunos, número de irmãos que têm, notas em Matemática e classificação socioeconômica.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, qual das seguintes variáveis é classificada como qualitativa? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Altura dos alunos.

Alternativa 2:

Idade dos alunos.

Alternativa 3:

Notas em Matemática.

Alternativa 4:

Número de irmãos que têm.

Alternativa 5:

Classificação socioeconômica.

Questão 6
O trabalho com vendas é muito importante para área de gestão, monitorar os dados, a quantidade de vendas, são informações importantes na formação do preço, nas comissões, entre outras decisões administrativas. Diante disso, um grupo de vendedores contabilizou as vendas realizadas em um dia de trabalho. Os dados foram tabulados da seguinte maneira:
Quantidade de vendas em um dia de trabalho {4, 1, 8, 0, 11, 10, 7, 8, 6, 2, 9, 12}

Analisando o fragmento de texto exposto acima, o primeiro quartil para a distribuição apresentada é igual a:

Alternativas
Alternativa 1:

1,25.

Alternativa 2:

2,5.

Alternativa 3:

3,25.

Alternativa 4:

4,5.

Alternativa 5:

7,25.

Questão 7
Um pesquisador está analisando a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados por uma empresa de telecomunicações. Ele decide usar uma técnica de amostragem onde cada elemento da população tem a mesma probabilidade de ser selecionado.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, qual técnica de amostragem ele está utilizando? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Amostragem por cotas.

Alternativa 2:

Amostragem sistemática.

Alternativa 3:

Amostragem estratificada.

Alternativa 4:

Amostragem casual simples.

Alternativa 5:

Amostragem por conglomerado.

Questão 8

A distribuição normal é uma das distribuições de probabilidade mais importantes e amplamente utilizadas na estatística. Ela descreve uma variável aleatória contínua cujos valores tendem a se concentrar em torno de uma média, com uma queda suave para os valores mais distantes. A forma da distribuição normal é simétrica e tem a aparência de um sino, sendo conhecida também como curva gaussiana.

Fonte: MARTINS, E.; SANTOS, M. Probabilidade e estatística: teoria e aplicações. São Paulo: Atlas, 2021.

Considere a  tabela de distribuição normal reduzida a seguir:


Fonte: OLIVEIRA, I. G. de; CHATALOV, R. C. de S. Estatística. Maringá: UniCesumar, 2024. p. 146.

Considerando o contexto da distribuição normal de probabilidade, analise a situação a seguir:

O salário médio semanal dos colaboradores de uma indústria metalúrgica é de R$ 850,00, com um desvio padrão de R$ 40,00, obedecendo a uma distribuição normal.

A probabilidade de um colaborador nessa indústria ganhar menos do que R$ 900,00 é de:

Alternativas
Alternativa 1:

77,53%.

Alternativa 2:

79,58%.

Alternativa 3:

85,79%.

Alternativa 4:

89,44%.

Alternativa 5:

91,42%.

Questão 9

A probabilidade é amplamente usada em experimentos científicos para modelar fenômenos que envolvem incerteza. Na engenharia, por exemplo, ela é utilizada para avaliar a confiabilidade de sistemas complexos, como circuitos elétricos, pontes e máquinas. A probabilidade também é usada para prever falhas em equipamentos e calcular a vida útil de produtos com base em dados de falhas. No campo econômico, a probabilidade é essencial para modelar e prever variáveis como taxas de juros, crescimento econômico e inflação. Em finanças, a probabilidade é aplicada em modelos de precificação de ativos financeiros, como no cálculo de riscos associados a investimentos. A teoria de probabilidades também é usada na avaliação de opções e derivativos, além de ajudar na determinação de portfólios de investimentos.

Fonte: BERNSTEIN, P. L. Against the Gods: The Remarkable Story of Risk. Wiley. 2020.

Um estudante de um curso de graduação tem 90% de chances de ser aprovado na disciplina de Estatística, assim como tem 70% de chances de ser aprovado na disciplina de Matemática Financeira.  A probabilidade de esse aluno ser aprovado em ambas as disciplinas é de:

Alternativas
Alternativa 1:

52%.

Alternativa 2:

63%.

Alternativa 3:

74%.

Alternativa 4:

85%.

Alternativa 5:

96%.

Questão 10
A média aritmética é a mais comum e a mais intuitiva das medidas de posição. Tem uso generalizado, ou seja, se aplica a muitas situações práticas.
Elaborado pelo professor.
​Diante desse contexto, analise o conjunto de dados a seguir:
5, 1, 6, 5, 4, 3, 8, 9 e 5.

Assinale a alternativa que contenha a média aritmética aproximada desse conjunto de dados:

Alternativas
Alternativa 1:

2.

Alternativa 2:

3.

Alternativa 3:

4.

Alternativa 4:

5.

Alternativa 5:

6.

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