FECHAR

ATIVIDADE 2 - SECR - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - SECR - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - 53_2025

ATIVIDADE 2 - SECR - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS - 53_2025

Questão 1

A função primordial da etiqueta é facilitar o convívio entre as pessoas, de modo a tornar a convivência mais harmoniosa, procurando atenuar desconfortos que possam surgir em decorrência de diferentes percepções e modos de vida. Enquanto no âmbito do cerimonial e do protocolo as regras tendem a ser mais rígidas e bastante claras, no plano da etiqueta, as orientações destinadas a facilitar e organizar o convívio entre as pessoas são mais sutis e menos estritas. Dependem de uma dose generosa de boa educação, empatia, percepção e, principalmente, respeito ao outro. Nem sempre haverá "certo" ou "errado" absoluto e definitivo. Os comportamentos recomendados e considerados adequados podem variar no tempo e no espaço.

Fonte: LEMOS, B. R. A. et al. Produção de Eventos. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. Unidade 1.​

Quais dos seguintes conceitos são mencionados como interligados na organização, planejamento e execução de eventos?

Alternativas
Alternativa 1:

Protocolo, etiqueta e branding.

Alternativa 2:

Cerimonial, protocolo e etiqueta.

Alternativa 3:

Cerimonial, protocolo e marketing.

Alternativa 4:

Protocolo, etiqueta e relações públicas.

Alternativa 5:

Cerimonial, etiqueta e marketing direto.

Questão 2

Gianni Infantino prometeu investigar as violações de protocolo da Copa do Mundo causadas por um chef famoso ao segurar o troféu de ouro no campo. Em declaração, o presidente da Fifa explicou que a entidade está tomando "ações internas apropriadas" sobre o caso. O chef, que é conhecido como "Salt Bae" e é visto regularmente na companhia do próprio presidente da Fifa, se misturou aos jogadores da Argentina e posou para fotos após a vitória contra França no épico jogo de domingo no Catar.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fifa-promete-investigar-quebra-de-protocolo-da-copa-do-mundo-pelo-chef-salt-bae-1.3315700. Acesso em: 20 abr. 2024.

O conjunto de formalidades de um evento está definido pelo seu cerimonial, protocolo e etiqueta, que, quando seguidos, garantem bons resultados. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. O cerimonial e o protocolo são dispensáveis para a condução de um evento.
II. O cerimonial e o protocolo descrevem os padrões e formalidades a serem seguidos no evento.
III. As cerimônias oficiais seguem as regras de protocolo previstas em lei.
IV. O cerimonial pode ser considerado como uma técnica de conduzir o acesso a um evento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
Para além de comemorações e reuniões, os eventos são fortes ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas na promoção e reconstrução de uma imagem corporativa. Também são utilizados na prospecção de leads, promoção de vendas, divulgação de produtos, aumento dos lucros, promoção do relacionamento, aumento da credibilidade de um nome ou marca, dentre diversas outras possibilidades.
Fonte: adaptado de: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: UniCesumar, 2016.
Sobre o planejamento de eventos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os eventos podem ser realizados conforme a necessidade e demanda, podendo ser pequenos encontros ou reuniões até grandes congressos internacionais e feiras.
II. Os eventos também podem atuar como estratégias de marketing, por meio da promoção de um produto ou marca, buscando a satisfação do cliente e oferecendo experiências de valor.
III. Leilões, noites beneficentes, vendas de livros e jantares, são exemplos de eventos que podem ser realizados para promover o levantamento de fundos para organizações beneficentes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4
Você acredita que a visão de marketing muda quando estamos trabalhando com serviços? Se sim, como isso impactaria nas estratégias de eventos? Veja um trecho de um artigo do Sebrae sobre marketing de serviço:

Podemos, então, definir que serviços são ações e resultados produzidos por uma entidade ou pessoa para outra entidade ou pessoa, na intenção de gerar valor, ou benefício, para quem o recebe, evidenciando sua condição de ser produzido e consumido concomitantemente, tornando o prestador de serviço e o consumidor coprodutores dos resultados obtidos, sejam bons ou ruins.

Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/marketing-de-servicos-uma-visao-baseada-nos-8-ps,a799a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 10 jun. 2024.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os serviços são atividades sem relação com o consumidor, uma vez que eles são produzidos e aguardam para serem consumidos na hora da venda.

PORQUE

II. Já o marketing de serviços difere significativamente do marketing de produtos, pois os produtos são intangíveis e inseparáveis da sua produção e consumo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
A qualidade em eventos é um conceito complexo que abrange diversos aspectos, desde o planejamento inicial até a avaliação pós-evento. Para garantir um evento de qualidade, é crucial focar na experiência do participante, na inovação, no design e na produção visual, além de realizar um acompanhamento pós-evento para avaliar o sucesso e aprimorar futuras iniciativas.

Fonte: www.whido.com.br/qualidade-nos-eventos-o-que-sua-empresa-esta-oferecendo-para-garantir-eventos-de-qualidade/. Acesso em: 04 jul. 2025.

Considerando o exposto, assinale a alternativa correta que representa uma prática essencial para garantir a qualidade de um evento e aprimorar futuras edições:

Alternativas
Alternativa 1:

Focar apenas na inovação tecnológica, desconsiderando a opinião do público sobre o evento.

Alternativa 2:

Confiar apenas na experiência da equipe organizadora, sem a necessidade de avaliação pós-evento.

Alternativa 3:

Priorizar exclusivamente a redução de custos, mesmo que isso comprometa a experiência do participante.

Alternativa 4:

Utilizar o design visual como único critério de qualidade, pois é o aspecto mais valorizado pelos participantes.

Alternativa 5:

Realizar uma avaliação pós-evento para identificar lacunas entre o serviço prestado e o esperado pelos participantes.

Questão 6

Um evento pode acontecer de diversas maneiras. Não é algo engessado, e não existe fórmula mágica para tal. Cada evento é uma demanda, um checklist, e, ao longo dos anos, vimos uma mudança em sua definição. Ao olhar para a literatura, percebem-se conceitos abordados pelos autores.

Fonte: adaptado de: MORAIS, S. G. de. Planejamento e organização de eventos. Maringá: UniCesumar, 2016.

Com base no estudo sobre a definição de eventos, analise as afirmativas a seguir:

I. Lançamento de um produto, comemoração, implementação de um projeto, com o objetivo de atingir resultados, podem ser considerados eventos.
II. Um evento pode ser utilizado como ferramenta estratégica para promover a imagem de uma empresa e aumentar sua credibilidade.
III. Ao longo da história, os eventos são largamente utilizados para promover interações sociais e fortalecer relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.
IV. Não existe relação entre ações de marketing e a organização de eventos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
Observe a imagem a seguir:


Fonte: www.unirio.br/news/evento-solene-comemora-os-40-anos-da-unirio. Acesso em: 20 fev. 2025.

Considerando o convite apresentado de um evento solene, caracterizado como uma cerimônia ou celebração formal, com rituais, protocolos e formalidades que conferem um ar de importância e seriedade, analise as alternativas a seguir:

I. A abertura de um evento solene deve considerar o seu tipo e objetivo, podendo variar em formalidade conforme o contexto.
II. Todos os eventos, independentemente de sua natureza, devem seguir o mesmo padrão de solenidade e protocolo na abertura.
III. A sessão de abertura é fundamental para estabelecer o tom do evento e impactar positivamente os participantes desde o início.
IV. Existe um roteiro básico comum a diferentes tipos de eventos, mesmo que cada um possua características específicas.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
É importante sabermos que os profissionais de eventos são essenciais para o sucesso de um evento. Como em qualquer comércio, o atendimento em eventos também é essencial para que seus visitantes sejam encantados. Alguns pontos em profissionais de eventos fazem toda a diferença para que isso aconteça; esses são: simpatia, educação, boa postura, comunicação clara e dedicação.

Fonte: adaptado de: https://mytribe.com.br/profissionais-de-eventos-entenda-sua-importancia/. Acesso em: 4 jul. 2025.

Considerando os princípios básicos para a organização de um evento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Um evento depende apenas da contratação de prestadores de serviços com certificações trabalhistas, não sendo necessário avaliar outras condições como segurança ou bem-estar.

PORQUE

II. Os participantes dos eventos prezam pela qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de eventos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
No universo de eventos, o planejamento é ferramenta essencial para os profissionais envolvidos na organização. Um bom planejamento permite que os organizadores tomem decisões estratégicas e tenham o controle de todas as ações que envolvem as etapas do evento (pré, trans e pós-evento). Portanto, para entregar um evento bem-sucedido, é necessário um planejamento sólido e pessoas preparadas com conhecimento e experiência.
Fonte: MORAIS, S. G. de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando a apresentação da questão e os conteúdos estudados sobre planejamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Improviso e flexibilidade são ótimas alternativas ao planejamento na realização de eventos.
II. Um bom planejamento é útil, mas não é essencial em todas as etapas de um evento.
III. O planejamento pode ser uma etapa demorada, pois envolve pesquisa, organização, controle e implantação do projeto.
IV. É perfeitamente aceitável começar qualquer evento sem planejamento e durante sua execução, se necessário, parar para planejar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
A comunicação é crucial na organização de eventos, pois não só informa o público-alvo sobre o evento, mas também posiciona o produto, serviço ou marca de forma estratégica. No marketing atual, o sucesso vai além de criar produtos atraentes e oferecer preços competitivos; é necessária uma abordagem cuidadosa na comunicação com os consumidores para entender suas necessidades e desejos.

Fonte: MORAIS, Silvia Giacomassi de. Planejamento e Organização de Eventos. Maringá: UniCesumar, 2016.

Sobre a importância da comunicação eficaz em eventos e suas estratégias, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma comunicação eficaz com o mercado-alvo é vital para que os clientes compreendam o produto e reconheçam suas necessidades, resultando no sucesso do posicionamento do evento.

PORQUE

II. O marketing contemporâneo demanda apenas um produto de qualidade a um preço competitivo, sem levar em conta a importância da comunicação com os consumidores.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu