FECHAR

ATIVIDADE 2 - PSICO - FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PSICO - FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PSICO - FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA - 53_2025

QUESTÃO 1

Analise o texto a seguir:

É um neurotransmissor encontrado no tronco encefálico e medula espinal, ele representa cerca de 50% das sinapses medulares.

 

Fonte: ​PELOI, Karen Elaine. Farmacologia Aplicada à Psicopedagogia. Maringá: UniCesumar, 2021.

A respeito do texto, assinale a alternativa que descreve corretamente o neurotransmissor citado:

Alternativas
Alternativa 1 - Glutamato.
Alternativa 2 - Serotonina.
Alternativa 3 - Gabaérgico.
Alternativa 4 - Noradrenalina.
Alternativa 5 - Glicina.
QUESTÃO 2
A epilepsia é uma condição médica em que, por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro. Essa condição é reversível e, após alguns períodos, a pessoa volta ao seu estado normal.
​SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Porto Alegre: Artmed 2017.

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguintes referente a epilepsia.

I- A crise epilética generalizada envolve áreas localizadas do sistema nervoso e pode ser subdividida em mioclônica e tônica.

II- A crise de epilepsia focaltem início localmente, podendo se espalhar para outras regiões; sua incidência e aumentada com a idade; quando envolve o nível de consciência, pode ainda ser subclassificada em focal de consciência retida (percepção de si e do ambiente durante a crise) ou focal de consciência prejudicada.

III- Os fármacos antiepiléticos aumentam a despolarização neuronal por meio do aumento do GABA, aumento fluxo canais potássio e sódio.

IV- O déficit cerebral em uma criança pode ser relacionado as crises epilépticas que são passíveis de causarem lesões cerebrais, a distúrbios cerebrais anteriores, ou ainda ao próprio uso de medicamentos para suprir as crises.

V- A carbamazepina é amplamente utilizada e pode ser associada aos antidepressivos tricíclicos. Os seus efeitos adversos mais comum são sonolências, retenção hídrica e alterações motoras.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e V, apenas.
Alternativa 4 - IV e V, apenas.
Alternativa 5 - II, IV e V, apenas.
QUESTÃO 3

"Quando comparados com os medicamentos, apresentam uma definição mais abrangente. Inclui a ideia de cuidados e recursos terapêuticos com a finalidade de curar ou aliviar sintomas, desconforto e mal-estar. Não necessariamente tem que ter passado por controle de qualidade, segurança e eficácia, podendo ser, inclusive, caseiro. Alguns exemplos são: banho para diminuir o mal-estar causado pela febre; compressa quente ou fria; chá caseiro para aliviar a dor de garganta; repouso; hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física regular; medicamentos, entre outros".

Fonte: https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/28/05/2024/medicamento-ou-remedio. Acesso em: 04 jul. 2025.

Considerando as informações do texto, assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito apresentado:

Alternativas
Alternativa 1 - Drogas lícitas.
Alternativa 2 - Drogas ilícitas.
Alternativa 3 - Remédios.
Alternativa 4 - Fármacos.
Alternativa 5 - Enzimas.
QUESTÃO 4
"De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são um 'produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico'. Logo, possuem função de prevenir, curar, diagnosticar ou aliviar os sintomas de uma determinada doença e devem atender às especificações técnicas e legais da legislação brasileira de vigilância sanitária. Além do princípio ativo, também contêm outras substâncias, chamadas excipientes, que auxiliam na sua formulação e eficácia".

Fonte: https://site.cff.org.br/noticia/Noticias-gerais/28/05/2024/medicamento-ou-remedio-. Acesso em: 04 jul. 2025.

Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta que corresponde ao conceito exposto:

Alternativas
Alternativa 1 - Medicamentos.
Alternativa 2 - Remédios.
Alternativa 3 - Fármacos.
Alternativa 4 - Enzimas.
Alternativa 5 - Drogas.
QUESTÃO 5
A criança vem perdendo o espaço de ser e viver a infância. Desde muito cedo, o indivíduo tem recebido diagnósticos e algumas pílulas para encaixar-se no modelo estabelecido de comportamento “adequado” pela sociedade.

Fonte: ​PASSARELLI, F. A. V. Medicalização na infância: silenciar a criança e/ou tratar o fracasso escolar? Considerações psicopedagógicas. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 4, p. 960-975, 2024.

Considerando as aplicações da farmacologia no contexto da prática psicopedagógica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. Para compreender os impactos da medicalização da aprendizagem, é fundamental que o psicopedagogo conheça os fundamentos básicos da farmacologia.

PORQUE

​II. A farmacologia é uma ciência que estuda como os fármacos interagem com o organismo, abrangendo desde suas ações terapêuticas até seus efeitos colaterais.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A farmacologia é ferramenta indispensável para os profissionais da área de saúde que lidam direta e indiretamente com a prescrição médica. O conhecimento dela, alicerçado em diversos conceitos, possibilita o entendimento desta ciência. Dessa forma, é necessário compreender como o fármaco age no organismo e, ao mesmo tempo, o que o organismo faz com ele.
Fonte: WHALEN, K.; PANAVELIL, T. A.; FINKEL, R. Farmacologia Ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Sobre a parte introdutória da farmacologia, analise as afirmativas a seguir:

I. ​A capacidade do fármaco em ligar-se a um receptor denomina-se bioequivalência, este deve ocorrer para que inicie o efeito desejado do fármaco.

II. O conceito de antagonismo está diretamente relacionado ao bloqueio ou dificuldade do agonista em ativar e provocar um efeito no receptor.

III. A fase de absorção é definida como a passagem do fármaco da via de administração para circulação sistêmica, em que a absorção pela via oral normalmente possui 75% de taxa de absorção.

IV. O efeito de primeira passagem ocorre após o fármaco ser absorvido, ele pretende aumentar a concentração sistêmica do fármaco com as reservas hepáticas.

V. A depuração renal do fármaco é um processo imprescindível na eliminação do composto do organismo, contudo, não consegue ser quantificada.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e V, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 7
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não é causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos.

Fonte: SADOCK, BJ. Compêndio de Psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017.

Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:

I- A investigação clínica da etiologia da epilepsia do paciente é crucial, por existirem diferentes causas e, assim, uma variedade de implicações para se considerar no tratamento.

PORQUE

II- O tratamento ocorre pelo uso dos anticonvulsivantes, estes atuam em estruturas relacionadas a aprendizado, memória e comportamentos por meio de modulações dos canais iônicos e neurotransmissores.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Fonte: BEAR, M F; Connors, BW; Paradiso, MA. Neurociências - Desvendando o Sistema Nervoso. 4ª Edição, Artmed, 2017.

O tratamento deste tipo de condição é fundamental para melhora na qualidade de vida do indivíduo, deste modo, assinale qual alternativa corresponde a principal indicação farmacológica para este tipo de condição:
Alternativas
Alternativa 1 - Inibidores canais de Cálcio como Valproato.
Alternativa 2 - Antidepressivos Tricíclicos como Metilfenidato.
Alternativa 3 - Estimulantes do canal de sódio como Olanzapina.
Alternativa 4 - Estimulantes do Canal de potássio como Carbamazepina.
Alternativa 5 - Estimulantes do Sistema Nervoso Central como Metilfenidato.
QUESTÃO 9
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Fonte: WHALEN, K.; PANAVELIL, T. A.; FINKEL, R. Farmacologia Ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Desse modo, analise as afirmativas a seguir:

I. O uso da farmacoterapia em crianças e jovens apresenta-se bem estabelecido e com resultados significativos a longo prazo na modulação do sistema nervoso.

II. A dose prescrita em pacientes infantojuvenis deve ser baixa e ajustada em caso de necessidade. Já em pacientes adultos a dose orienta-se pelo peso.

III. A anfetamina é classificada como um estimulante do sistema nervoso central, este composto é comumente utilizado no tratamento do TDAH.

IV. Os psicoestimulantes que atuam no sistema nervoso central para tratamento do TDAH devem possuir receptores principalmente no tronco encefálico.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10

O sistema nervoso central (SNC) é formado por vários tipos de células e tecidos: neurônios. Os neurônios são as células mais importantes no cérebro. Eles são responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio interno e externo, possibilitando ao organismo a execução de ações e respostas adequadas.

Fonte: MACHADO, A.B.M. Neuroanatomia Funcional. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

Analisando a complexidade do sistema nervoso e sua comunicação, analise as alternativas a seguir.

I- Na condução do potencial de ação dois canais são imprescindíveis: canais iônicos quimiodependentes e canais permeáveis ao sódio voltagem dependente.

II - A medula espinal constitui o nível hierárquico funcional de maior complexidade no sistema nervoso central; nele constitui o controle do pensamento e cognição.

III- O neurônio é unidade básica do sistema nervoso seu corpo celular é constituído de prolongamentos que formam uma rede responsável pela transmissão dos impulsos nervosos.

IV- As células da Glia atuam liberando substancias químicas na circulação sanguínea.

V- As sinapses elétricas representam a condução do impulso nervoso no sistema nervoso e ocorre por mediação de neurotransmissores.

Está correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas
Alternativa 2 - I e IV apenas
Alternativa 3 - I, II e III apenas.
Alternativa 4 - I, IV e V apenas.
Alternativa 5 - II e IV apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu