A proposta inclusiva pressupõe que o planejamento do ensino considere a diversidade dos estudantes, promovendo o acesso ao currículo por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas, acessibilidade e participação ativa de todos. Segundo Carvalho (2021), o ensino deve ser planejado para todos, com base na equidade, e não somente adaptado após a constatação de dificuldades. A antecipação das necessidades dos estudantes é fundamental para evitar exclusões e fracassos escolares.
CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Prática Psicopedagógica. Maringá, PR: UniCesumar, 2021.
Com base no excerto sobre o planejamento do ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O planejamento pedagógico deve seguir um modelo único para garantir a uniformidade do ensino, sendo adaptado somente para os alunos com laudo médico.
PORQUE
II. A inclusão escolar só se efetiva quando os alunos com deficiência são retirados das salas comuns e encaminhados para salas de recursos, onde recebem instrução especializada e separada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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