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ATIVIDADE 2 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

Questão 1
A garantia do brincar depende também de se considerar as características particulares de cada grupo que se trata. Não existe apenas uma forma e expectativa a respeito da efetivação deste direito.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
Considere a afirmação acima sobre o brincar, a seguir analise as afirmações:

I. Quando debatemos sobre o direito ao brincar, não podemos considerá-lo como uma coisa única e igual para todas as crianças.
II. A efetivação deste direito deve estar profundamente relacionada às características, diversidade, expectativas e necessidades do brincar das diferentes crianças e grupos sociais.
III. No ambiente escolar, também existem aspectos que buscam garantir o conteúdo jogos, brinquedos e brincadeiras. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados no Brasil em 1997, estes conteúdos estão presentes e garantidos de diferentes formas dentro do ambiente escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
O brincar se tratando de garantia da criança e do adolescente, aborda também a dimensão legal no direito, contudo, é necessário legislar sobre o brincar? Compreendemos que sim, pois se entendemos que a brincadeira é parte constituinte da vida humana, ela precisa ser assegurada como nas legislações o direito à saúde, à educação, à moradia, à liberdade, à dignidade, entre outros.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir, e a relação proposta entre elas.

I- A criança é sujeito de direitos e que a cultura que a criança produz é a cultura lúdica, esta precisa ser assegurada nesta esfera.

PORQUE

II. Esta concepção orientou diversas legislações no mundo que tem a infância como elemento central, sendo assim, se existem leis que tratam de infância, elas também devem garantir o brincar e o jogar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 3
Vygotsky (1991) nos apresenta a brincadeira como uma possibilidade de compreender e assimilar o mundo pela criança brincante. Na brincadeira, a criança enfrenta desafios e conflitos e, nestas situações, desenvolve a capacidade de aprender e assimilar as normas da sociedade.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as asserções abaixo.

I. A brincadeira contribui como mediadora do processo de desenvolvimento infantil.
II. Na brincadeira a criança experimenta, imita e aprende sobre situações que vão além do seu cotidiano.
III. Na brincadeira a criança cria papéis e formula estratégias de como lidar com as situações geradas por aquela atividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Questão 4
No desenvolvimento do brincar e jogar na escola, como em outros conteúdos, estão envolvidos diversos processos, conceitos e significados que dão sentido e ressignificam a prática educativa e a compreensão da realidade em que se vive.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
Considerando o texto acima e a importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da Educação Física, avalie as afirmações abaixo.

I. Podemos afirmar que “[...] cabe à escola promover a apreensão da prática social. Portanto, os conteúdos devem ser buscados dentro dela”.
II. A escola precisa acessar os conteúdos na realidade dada, que é um local de aprendizagem que está em interação e é composto pelos acontecimentos, características e anseios da sociedade.
III. O conteúdo a ser trabalhado junto aos alunos – no nosso caso, temos foco nos jogos, brinquedos e brincadeiras – está inserido e é produzido na sociedade e compõe os conteúdos da Educação Física.
IV. Os temas da cultura corporal, tratados na escola, expressam um sentido significado onde se interpenetram, dialeticamente, a intencionalidade/ objetivos do homem e as intenções, objetivos da sociedade

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV apenas.

Alternativa 4:

III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
O conceito de "lúdico" precisa ser adequadamento ensinado durante as aulas na Educação Física escolar.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de "lúdico".
Alternativas
Alternativa 1:

Expressão humana de significados da/na cultura referenciada no brincar consigo, com o outro e com o contexto. Por essa razão, reflete as tradições, os valores, os costumes e as contradições presentes em nossa sociedade.

Alternativa 2:

Trabalho desenvolvido com os alunos e com a comunidade escolar sobre o lazer, que acontece no bairro da escola.

Alternativa 3:

Podemos determinar o lúdico como sinônimo de alguma atividade, como a brincadeira, e conferir-lhe o sentido amplo que tem a ludicidade, pois esta é composta de inúmeras manifestações culturais, portanto, toda atividade é lúdica.

Alternativa 4:

O lúdico apresenta-se como um sinônimo exato para diversão, jogos, brincadeiras e brinquedos que são característicos da infância.

Alternativa 5:

Qualquer atividade que acontece nas aulas de Educação Física.

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
“O hábito entra na vida como brincadeira, e nele, mesmo em suas formas mais enrijecidas, sobrevive até o final um restinho da brincadeira” (BENJAMIN, 2002, p. 102).
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
A partir do exposto, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. Mesmos os adultos mais enrijecidos pela vida tiveram a constituição de sua subjetividade na brincadeira.

PORQUE

II. Os adultos são incapazes de resgatar a memória lúdica da infância.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Na Educação Básica brasileira, a Educação Física é considerada uma disciplina que tem como objeto de conhecimento a cultura corporal. Dentre a imensa gama de conteúdos estão os esportes, jogos e brincadeiras, lutas, danças e ginásticas.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. O conteúdo de jogos e brincadeiras está relacionado aos outros conteúdos da Educação Física e ao perfil da escola.
II. O conteúdo de lutas não está relacionado aos outros conteúdos da Educação Física e ao perfil da escola.
III. O conteúdo de dança é obrigatório nas aulas de Educação Física escolar.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

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