FECHAR

ATIVIDADE 2 - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO - 53_2025

QUESTÃO 1
Considere o seguinte argumento de Veiga (1998) sobre Projeto Político Pedagógico (PPP):

“[...] O projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade” (VEIGA, 1998, p. 11-2).

 

​VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.

 

As palavras da autora nos convidam a refletir sobre o significado que o PPP assume no contexto da escola. Avalie qual das alternativas a seguir é a correta no tocante a esse significado:

Alternativas
Alternativa 1 - O termo "Político" se refere ao compromisso moral que a escola assume. "Pedagógico" se refere ao cumprimento de tarefas burocráticas preconizadas pela LDB quanto à alfabetização.
Alternativa 2 - O termo "Político" se refere à filiação partidária que a escola e seus gestores assumem. "Pedagógico" se refere ao como os atos políticos adentram na escola para influenciar os estudantes.
Alternativa 3 - O termo "Político" se refere ao compromisso socioeducacional que a escola assume. "Pedagógico" se refere a reunião de todos os planejamentos em um único documento para enviar aos órgãos fiscais.
Alternativa 4 - O termo "Político" se refere à filiação partidária que a escola e seus gestores assumem. "Pedagógico" se refere às ações teóricas e concretas para promoção da educação, via esse compromisso de politizar.
Alternativa 5 - O termo "Político" se refere ao compromisso social que a escola assume e que precisa estar descrito nesse documento. "Pedagógico" se refere às ações teóricas e concretas para promoção da educação.
QUESTÃO 2

Embora as escolas estejam circunscritas num amplo sistema organizado por documentos e diretrizes macro, os princípios da gestão democrática lhes asseguram autonomia em processos decisórios dentro de suas peculiaridades.

A educação no Brasil é estruturada e organizada por documentos norteadores, a saber, o principal deles é a Lei de Diretrizes e Bases da educação. Nessa organização, a educação se divide e as responsabilidades administrativas de cada ente federado também fica estabelecida. A partir dessa percepção nota-se que:

I. As etapas da Educação correspondem à Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Superior.

II. Educação Especial é uma modalidade da educação.

III. A educação se divide em nível da Educação Básica e nível da Educação Superior.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - II e III, apenas.
QUESTÃO 3
A Lei 9394/96, institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que, baseada na Constituição Federal estabelece uma organização e estrutura para todo o sistema educacional brasileiro. Considerando que, o futuro professor deve conhecer tal organização, avalie qual das alternativas a seguir evidencia a organização da Educação brasileira segundo essa legislação.
Alternativas
Alternativa 1 - Em relação aos níveis, divide-se em Educação Básica e Educação Superior. A Educação Superior constitui-se por Especialização, Mestrado e Doutorado.
Alternativa 2 - Em relação aos níveis, divide-se em Educação Básica e Educação Superior. Na Educação Básica há as etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional.
Alternativa 3 - Em relação aos níveis, divide-se em Educação Básica e Educação Superior. Na Educação Básica há as etapas Educação Profissional, Educação Especial e Educação do Campo.
Alternativa 4 - Em relação aos níveis, divide-se em Educação Básica e Educação Superior. Na Educação Básica há as modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Alternativa 5 - Em relação aos níveis, divide-se em Educação Básica e Educação Superior. Na Educação Superior há as etapas Normal Superior, Graduação e a Pós-graduação.
QUESTÃO 4
A educação no contexto escolar é uma importante parte da formação e do processo de desenvolvimento humano. Para que haja êxito nesse processo, entendemos que a prática docente é primordial e, por isso, a formação do professor que promova o reconhecimento da importância da própria prática é fundamental. Sobre esse assunto, considere a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - É papel do professor criar condições para que o ensino se realize e a aprendizagem do aluno aconteça.
Alternativa 2 - A prática do professor não determina a formação dos alunos e tampouco é importante na promoção de ações pautadas na autonomia destes últimos.
Alternativa 3 - A formação do professor não precisa, necessariamente, se basear em princípios que promovam também nele condições de aprendizagem.
Alternativa 4 - O professor não é sujeito de sua ação, ele apenas deve buscar transferir os conhecimentos que possui para que os alunos aprendam.
Alternativa 5 - A formação docente é algo que não muda: uma vez que se tornou professor não há mais o que aprender.
QUESTÃO 5

No processo de organização e funcionamento de uma instituição escolar, existem muitos aspectos que precisam ser considerados. Além de existirem documentos normativos que direcionam a maneira como a escola organizará seu trabalho pedagógico, é preciso também ponderar outros elementos. Sobre esses elementos, é correto afirmar:

Alternativas
Alternativa 1 - As demandas da comunidade são parte das informações que deverão organizar o plano de trabalho da escola e o estabelecimento de metas da instituição.
Alternativa 2 - O trabalho pedagógico realizado pela escola deve estar pautado somente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pois é algo pronto que deve apenas ser cumprido pela escola.
Alternativa 3 - A escola é formada por professores e alunos, sendo que somente eles devem ser responsáveis pela organização da rotina da escola, pois são os sujeitos que estarão lá no dia a dia.
Alternativa 4 - A equipe pedagógica deve definir todo trabalho que ocorrerá na escola, pois é necessário haver somente uma pessoa que seja gestora e solucione todos os problemas da escola.
Alternativa 5 - A comunidade é responsável por todos os processos decisórios da escola e, a partir dela, a equipe pedagógica determinará como o professor deve agir em sala de aula.
QUESTÃO 6

Analise o seguinte excerto:

“[…] é um importante elemento na busca por proporcionar uma formação que atenda às necessidades culturais e sociais que a sociedade demanda e o faz com maestria na medida em que tem como finalidade consolidar a educação formal (por meio da escolarização) formando pessoas para que essas sejam capazes de transformar informação em conhecimento que se materializa por meio da prática social.” (ROCHA, 2022, p. 83)

A partir da leitura do excerto acima, considere a alternativa que indica o documento ao qual o texto se refere:

Alternativas
Alternativa 1 - Plano de Ensino.
Alternativa 2 - Referencial Curricular.
Alternativa 3 - Projeto Político Pedagógico.
Alternativa 4 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Alternativa 5 - Base Nacional Comum Curricular.
QUESTÃO 7

Considere a seguinte imagem:

ROCHA, A. R. A. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR.: Unicesumar, 2022. 168 p.

Essa imagem, evidencia uma hierarquia que organiza o trabalho pedagógico na escola. Sobre essa hierarquia, analise as afirmativas a seguir:

I. O ponto de partida é trabalho do docente que desconsidera aquilo que evidencia no Projeto Político Pedagógico, tanto que um está em uma extremidade inferior e outro na superior. Assim, a centralidade fica na proposta pedagógica curricular, evidenciando os conteúdos disciplinares que o professor deve promover como ações no contexto educacional.

II. O ponto de partida são os marcos, situacional, conceitual e operacional se fundamentam na proposta pedagógica curricular e que, por sua vez, incide nos planos de trabalho dos docentes. Nesse sentido, é possível identificar nas práticas cotidianas escolares evidências de elementos que estruturam o Projeto Político Pedagógico da escola.

III. O ponto de partida como sendo a realidade educacional desconsidera que Projeto Político Pedagógico, proposta pedagógica e plano de trabalho docente sejam relevantes à prática materializada em ações. Nesse sentido, a figura apenas evidencia uma organização meramente burocrática que, em geral, tem com pouca efetividade.

IV. O ponto de partida é o PPP, porque contempla os aspectos que estruturam, particularmente, a instituição, evidenciando a filosofia da escola, a sua realidade e aspectos que indiquem como transformá-la. Os elementos necessários para que o professor seja capaz de estruturar seu fazer cotidiano, alinhando suas propostas em sala de aula.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - IV, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
De acordo com Paulo Freire, o ato de ensinar está relacionado a uma série de aspectos que o delineiam, para ele “quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais se constrói e desenvolve o que venho chamando “curiosidade epistemológica”, sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto.” (FREIRE, 1996, p. 13).

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

 

Sobre o pensamento de Paulo Freire, analise as afirmativas a seguir:

I. Freire salienta a importância de compreender o sujeito que aprende para além de alguém que apenas recebe depósitos de informações.

II. A educação libertadora proposta por Freire pressupõe uma postura libertadora por parte de quem ensina, para que aquele que aprende possa também aprender a se libertar dos contextos e condições nas quais está inserido.

III. O professor precisa refletir permanentemente sobre sua ação, para que possa, por meio de suas práticas, proporcionar ao educando um processo de ensino e aprendizagem que seja emancipatório.

IV. Para Freire o aluno é considerado um cofre vazio, onde o professor deve acrescentar fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
Analise criticamente a imagem:

Agora, à luz da imagem e sobre o papel da escola, avalie as afirmativas a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. A charge critica o papel da escola, pois pela fisionomia dos personagens, a escola pareceu não considerar a realidade de quem são os atores envolvidos no processo de aprendizagem e como eles utilizam dos recursos de que dispõem para colocar em prática algumas ações.
II. A charge critica a postura da escola porque propor práticas que sejam diferentes e que tenham como objetivo a reinvenção requer o conhecimento e consideração de aspectos da realidade dos sujeitos que compõem a comunidade escolar nas atuações e propostas.
III. A charge mostra a possibilidade de mudança social que a família terá com a chegada do novo objeto tecnológico, pois sugere a transformação da realidade por meio da educação já que com a tecnologia todos os membros da família terão novas condições de trabalho.
IV. A charge evidencia a possibilidade de a família conhecer e manipular o objeto tecnológico, pois pela fisionomia dos personagens, eles estão impressionados com a oportunidade de ter em mãos um aparelho de valor, que vão tirá-los, aparentemente, da miséria.

As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V, F.
Alternativa 2 - F, V, V, V.
Alternativa 3 - F, F, V, V.
Alternativa 4 - V, V, F, F.
Alternativa 5 - V, F, V, F.
QUESTÃO 10

Segundo pesquisadores da Educação, o currículo é um importante instrumento que regula as práticas desenvolvidas. Segundo Silva (1999, p. 15), “nas teorias do currículo, a pergunta ‘o quê?’ nunca está separada de uma outra pergunta importante: ‘o que eles ou elas devem ser?’, ou melhor, ‘o que eles ou elas devem se tornar?’. Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão seguir aquele currículo”. Essa reflexão se articula às compreensões de currículo situadas em alguns paradigmas.

SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Sobre essas concepções de currículos articuladas às respectivas teorias é possível afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1 - O currículo concebido no paradigma das teorias críticas visa a reprodução de processos e conceitos, restringindo-se à aceitação, ajuste e adaptação àquilo que é dominante no contexto vigente.
Alternativa 2 - O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas defende a pluralidade cultural e a diversidade humana considerando, nas vivências, elementos como, identidade, alteridade e diferença.
Alternativa 3 - O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas não problematiza as instituições de ensino, tampouco os processos de configuração da vida social na sua relação com o ensino-aprendizagem.
Alternativa 4 - O currículo concebido no paradigma das teorias tradicionais visa o desenvolvimento de competências e habilidades a serem desenvolvidas para a promoção do sujeito enquanto ser humano, crítico e criativo.
Alternativa 5 - O currículo concebido no paradigma das teorias tradicionais visa um aprofundamento de questões relacionadas à desigualdade social, feminismos, gênero, entre outros, como temas que perpassam a realidade escolar.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu