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ATIVIDADE 2 - PERCEPÇÃO MUSICAL - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - PERCEPÇÃO MUSICAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PERCEPÇÃO MUSICAL - 54_2025
QUESTÃO 1
Os modos gregos, como conhecemos hoje, podem ser formados utilizando-se somente das notas naturais, por exemplo: se começarmos uma escala a partir de Dó e seguirmos passando por cada nota até a oitava Dó, teremos o primeiro modo, o Jônico. Se partirmos de Ré até sua oitava, teremos o segundo modo, o Dórico, e assim sucessivamente.
URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial–SC: Arque, 2023.


Considerando o texto apresentado, a seguir, analise as afirmativas:

I. Os intervalos de quarta e quinta justa apresentam grande papel na prática musical, essencialmente relacionados à música ocidental.

PORQUE


II. Da série harmônica, são os primeiros intervalos, o que gera uma sonoridade densa, marcada, podendo ser chamados de consonantes.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“As práticas de solfejo estão presentes em várias culturas do mundo e foram estabelecidas a partir do princípio de associação entre fonemas (sílabas, números ou letras) e alturas musicais. A metodologia de associar sons a sílabas é utilizada tanto no processo de transmissão oral quanto no ensino formal da música. O processo de decodificação das alturas sonoras transformando-as em notas musicais permite a formação de estruturas musicais, sendo que o uso de sílabas de solfejo auxilia na organização cognitiva da linguagem musical” (Freire, 2008, p. 114).

FREIRE, R. D. Sistema de solfejo fixo-ampliado: uma nota para cada sílaba e uma sílaba para cada nota. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 113-126, jun. 2008.

Considerando o texto apresentado, a seguir, analise as afirmativas:

I. Os instrumentos harmônicos que realizam acompanhamento podem enfatizar, nas levadas, a métrica da música.

II. Elementos construídos para métrica da música são, também, o ritmo harmônico, ou periodicidade com que os acordes mudam, e a estrutura rítmica das melodias.

III. Andamento, em música, é um conceito que diz respeito à velocidade da pulsação, ou seja, quanto menor o intervalo entre as batidas de uma pulsação, mais rápido será seu andamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
A origem das escalas remonta à Grécia antiga, onde, após a descoberta das séries harmônicas, foram criadas escalas cuja diferença se encontra na posição dos intervalos de semitom, um em cada tetracorde. A teoria musical grega forneceu mais tarde a base para o desenvolvimento da música no Império Bizantino e, mais tarde, na Europa Central, onde os modos foram adaptados e passaram a ser usados pela Igreja Católica desde o século IX.
URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial–SC: Arque, 2023.


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Cada escala possui características próprias e som único, e os gregos acreditavam que esta distinção continha uma característica específica que poderia influenciá-los. Portanto, o comportamento de todos é usado para funções questões sociais específicas. Os nomes das escalas musicais é consistente com a região e nação Grécia: Jônico, Dórico, Frígio, Lídio, Mesolídio, Eólio e Lócrio.
PORQUE
II. Os modos gregos que conhecemos hoje podem ser formados usando apenas notas naturais. Por exemplo, se começarmos com C e continue passando por cada nota até o oitavo Dó, obteremos o primeiro Padrão, Eólio. Se partirmos de Ré e formos até sua oitava, teremos o segundo modo, Dórico, por exemplo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
As escalas musicais podem ter diversas utilizações. Podemos entender a escala musical como uma “família” de notas. Primeiramente, percebemos que estas notas se sucedem consecutivamente de maneira ascendente (do mais grave para o mais agudo) ou descendente (do mais agudo para o mais grave). Contudo, o que diferencia uma escala de outra é a disposição de seus intervalos, que normalmente são compreendidos dentro de uma oitava. As escalas menores e maiores que utilizamos hoje têm suas origens nos modos gregos, que consistem em escalas diatônicas de sete notas constituídas por dois tetracordes superpostos, completando uma oitava.
URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial–SC: Arque, 2023 (adaptado).


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O modo Frígio apresenta a 2ª menor como a nota mais marcante.

PORQUE


II. Cria uma certa tensão entre a tônica e o segundo grau da escala, apresentando um som próximo às características da música ibérica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Muitos dos sons que ouvimos simplesmente passam pela nossa cabeça sem que façamos qualquer ponderação sobre eles, qualquer tipo de comentário ou análise. Este ouvir, que nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas, limita-se muitas vezes a um fenômeno fisiológico, porém podemos ir muito além disto quando combinamos o ouvir com nosso raciocínio, conhecimento e sensações, em uma atitude que chamaremos de escuta.

​URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Indaial, SC: Arque, 2023.

Em relação aos Fundamentos para análise de escuta, avalie as assertivas a seguir:

I. A primeira e mais importante estratégia é a de dirigir a escuta a determinados elementos.

II. Na concepção de Abromont, compositor, teórico e professor de análise, devemos lançar mão de um esquema de organização e de estratégias para sermos bemsucedidos na análise de escuta.

III. Os elementos a serem percebidos podem ser muitos, desde os instrumentos que tocam, passando pela linguagem musical e chegando a aspectos mais subjetivos como as sensações desencadeadas pela música.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, apenas.
Alternativa 5 - III, apenas.
QUESTÃO 7

Basicamente toda a terminologia musical ocidental está pautada em metáforas visuais ou táteis que utilizamos para nos reportarmos aos sons, assim como os termos grave e agudo. Uma outra metáfora visual bastante utilizada, englobando os termos grave, médio e agudo, é a ideia de alturas sonoras. [...].

URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial–SC: Arque, 2023.

Observe a imagem a seguir:

Figura 1 - Rítmicas e suas divisões, tomando, como referência, o valor da semibreve
Fonte: Uriarte (2019, p. 6).

Considerando a figura 1 apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para indicar o valor da semibreve e, consequentemente, de todas as outras figuras, utilizamos as fórmulas de compasso, que consistem em uma fração com dois números inteiros, sendo que o numerador, o que está em cima, e o denominador, o número de baixo, indicam diferentes aspectos relacionados ao ritmo.

PORQUE

II. O numerador, neste caso, indica quantos tempos cabem dentro de cada compasso, já o denominador indica, neste caso, o valor da semibreve.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Entre os ritmos mais comuns e distintivos da música brasileira, a divisão binária é mais usada. Ritmos como samba, choro, baião e xote usam o compasso de dois tempos, enquanto o compasso de quatro tempos é usado na notação do maracatu, por exemplo. As valsas usam o compasso de três tempos. Além disso, existem muitos outros ritmos que se encaixam nesses compassos e em outros, e mesmo os ritmos mencionados acima podem pertencer a uma métrica diferente.

​URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial, SC: Arque, 2023.
  

Figura 1 - Leitura ritmica.

Fonte: Uriarte, 2019, p. 11.

Após análise da figura apresentada, a seguir, analise as afirmativas:

I. A pauta rítmica indicada pelo exercício 5, apresenta uma fórmula de compasso em 2 por 4 (2/4).

II. A pauta rítmica indicada pelo exercício 5, apresenta 10 compassos. No segundo compassos podemos identificar uma figura rítmica nomeada como semínima seguida de uma figura de pausa (que representa a pausa da figura semínima).

III. A pauta rítmica indicada pelo exercício 6, apresenta uma fórmula de compasso simples composta por 12 compassos.

IV. Identificamos no exercício 6, no compasso 5, uma pausa de semínima e a figura rítmica nomeada colcheia agrupada (ou seja, a união de 2 colcheias).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O ouvido humano consegue captar frequências sonoras oscilando entre 20 a 20.000 Hertz. Quanto menor a frequência, convencionou-se dizer que o som é mais grave, e quanto maior, mais agudo. O primeiro termo, grave, é sinônimo de algo profundo, pesado, já o termo agudo designa algo pontudo, penetrante. Basicamente toda a terminologia musical ocidental está pautada em metáforas [...].
URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial–SC: Arque, 2023.

Sobre a notação tradicional, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Observando a notação tradicional, quanto maior a frequência, mais agudo o som; quanto menor, mais grave. Quanto mais grave é um som, mais abaixo ele estará posicionado no pentagrama em relação a outro mais agudo.
Alternativa 2 - Observando a notação tradicional, quanto maior a frequência, mais agudo o som; quanto menor, mais grave. Quanto mais grave é um som, mais abaixo ele estará posicionado no pentagrama em relação a outro mais agudo.
Alternativa 3 - Observando a notação tradicional, quanto maior a intensidade, mais agudo o som; quanto menor, mais grave. Quanto mais grave é um som, mais abaixo ele estará posicionado no pentagrama em relação a outro mais agudo.
Alternativa 4 - Observando a notação tradicional, quanto maior a frequência, mais agudo o som; quanto menor, mais grave. Quanto mais agudo é um som, mais abaixo ele estará posicionado no pentagrama em relação a outro mais agudo.
Alternativa 5 - Observando a notação tradicional, quanto maior a frequência, mais agudo o som; quanto menor, mais grave. Quanto mais grave é um som, mais acima ele estará posicionado no pentagrama em relação a outro mais agudo.
QUESTÃO 10
Ritmo é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo, através das figuras. Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Por meio das figuras rítmicas. Atualmente são usadas 7 figuras principais. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

​​

​URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Organizador: Ricardo Mendonça Petracca. Indaial–SC: Arque, 2023.

Sobre notação musical, a seguir, analise as afirmativas:

I. Na notação ocidental tradicional, os valores das figuras não se apresentam como absolutos, pois, a cada figura não é atribuído um único valor específico que não pode ser alterado.

II. O valor 4 para a semibreve é um recurso utilizado como referência para a notação rítmica. No entanto, em determinadas situações, a semibreve pode valer 2, 8 ou até 16 tempos.

III. Os valores de cada figura só podem ser calculados a partir de uma referência dada.

IV. Hipoteticamente, utilizando a semibreve como referência (valendo 4 tempos), os valores das próximas figuras corresponderão sempre à metade do valor da figura anterior.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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