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ATIVIDADE 2 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025

QUESTÃO 1

No Renascimento, o homem passou a apresentar-se em um novo lugar dentro do universo. Superando o paradigma cristão, alterou sua função e preocupou-se em organizar sua existência, libertando-se do controle da igreja. Nesse mesmo momento, o movimento humanista do qual Erasmo de Roterdã fazia parte, divulgava ideias de liberdade e de autonomia, postulando aos homens sua ação transformadora da sociedade, bem como uma educação como saber e como práxis (DANELON; OLIVEIRA; RICHTE, 2012).

 

Fonte: DANELON, Márcio; OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; RICHTE, Solange. Infância e educação em De Pueris de Erasmo de Rotterdan. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 157-165, 2012. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/download/3359/3010. Acesso em: 31 jan. 2024.

 

Com base no exposto e considerando nosso estudo na disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. É no Renascimento que foram realizadas as primeiras reflexões humanistas sobre a infância e a educação da criança. Isso quer dizer que as primeiras preocupações sistematizadas com a infância ocorreram no período da Idade Média.

 

PORQUE 

 

II. O contexto da sociedade moderna postulou a necessidade de educar a criança e os jovens e adultos que não receberam educação na idade apropriada, com o objetivo de moldá-los às exigências da sociedade e avanços tecnológicos, como a mídia digital.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Jan Amos Comenius (1592-1670) foi filósofo, educador e pastor. Ele é considerado o “pai da didática" e desenvolveu sua filosofia didática relacionando a educação à religião, a qual em sua perspectiva, deveria ser mais tolerante. Em sua obra “Didática Magna” traz a ideia de uma "educação para todos".

Fonte: ALVES NETO, A. B. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá: Unicesumar, 2019.

Sobre as ideias de Comenius, analise as afirmativas a seguir:

I. Um importante elemento da didática é o exemplo do professor. Além disso, o docente deve estar em constante formação.
II. O planejamento é fundamental para que os alunos se interessem pela aula, uma vez que percebem que houve uma organização prévia.
III. O indivíduo deve ser formado na primeira infância.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4

Para falarmos de organização da Educação Infantil, precisamos lembrar que não é correto privilegiar os conteúdos do Ensino Fundamental na tentativa de “adiantar” o aluno, a turma ou fazer parecer que a escola é “eficiente” por já ter ensinado seus alunos a ler ainda no início do Infantil V.

​Neto, Antônio Batista Alves. Fundamentos e Metodologias para a Educação Infantil. Florianópolis, SC: Arqué, 2025. 224 p.

Considerando a afirmativa acerca da Organização da Educação Infantil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.  Privilegiar os conteúdos da próxima etapa é prejudicial ao desenvolvimento dos indivíduos.

PORQUE

II.  Em cada momento, a escola deve proporcionar um conjunto de habilidades muito peculiares e importantes aos seus alunos, e as habilidades do Ensino Fundamental não são mais importantes do que as da Educação Infantil.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposicões verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

A tipografia transformou profundamente as formas de comunicação, criando um novo paradigma que exigia um conjunto de habilidades que, em sua maioria, eram atribuídas aos adultos. Essa mudança estabeleceu uma linha divisória entre o mundo adulto e a infância, marcada pelo domínio do letramento e da alfabetização. Historicamente, a infância foi vista como um período de preparação para a vida adulta, onde o acesso ao conhecimento e à linguagem escrita era considerado um privilégio dos mais velhos. No entanto, é importante reconhecer que a infância não é apenas um estágio de transição, mas uma fase rica em aprendizado e desenvolvimento.

Ao longo da história, diferentes culturas têm valorizado a infância de maneiras diversas, refletindo suas próprias necessidades sociais e educacionais. Por exemplo, em sociedades orais, o aprendizado se dava por meio da tradição e da narrativa, permitindo que as crianças participassem ativamente da transmissão de saberes. Com a ascensão da tipografia e da educação formal, a infância passou a ser vista como um período que requer instrução sistemática, onde o acesso à leitura e à escrita se tornou um fator crucial para a inclusão social e a participação cidadã. Essa nova perspectiva trouxe à tona a importância de métodos pedagógicos que respeitem a curiosidade natural das crianças e promovam um ambiente de aprendizado colaborativo. Assim, ao refletirmos sobre a infância em um contexto histórico mais amplo, percebemos que o letramento não deve ser visto apenas como uma habilidade a ser dominada, mas como uma ferramenta que pode empoderar as crianças, permitindo-lhes expressar suas vozes e participar ativamente na sociedade.

A educação deve, portanto, ser um espaço onde a infância é valorizada, e onde as crianças são incentivadas a explorar, questionar e criar, contribuindo para um futuro mais inclusivo e equitativo. Postman (2012, p. 50) diz que, “um ambiente simbólico inteiramente novo tinha sido criado”. Trata-se do já citado ambiente “letrado”, que encheu esse mundo de novas e diversas informações e experiências abstratas.

​Neto, Antônio Batista Alves. Fundamentos e Metodologias para a Educação Infantil. Florianópolis, SC: Arqué, 2025. 224 p

 

Considerando a situação apresentada, qual a data que o autor faz menção a esta informação:

Alternativas
Alternativa 1 - Entre o século XIV e XV.
Alternativa 2 - Entre os séculos XVI e XVII.
Alternativa 3 - Ente o século XIII e XIV.
Alternativa 4 - Entre o século XIX e XX.
Alternativa 5 - Entre o século XVII e XVIII.
QUESTÃO 6
Ao realizar o plano de aula, o professor deve considerar o tempo para que consiga organizar de forma a executar a rotina estabelecida. Além disso, é prudente compreender que imprevistos podem acontecer.

 

Fonte: A importância do Plano de Aula. Canal do Educador. Disponível em:

 

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.

 

Sobre o tempo na Educação Infantil, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - O planejamento de todo o ano deve ser feito no início do ano letivo.
Alternativa 2 - Quando há o plano de aula, o professor deve seguir exatamente da forma que planejou, não havendo outra alternativa no momento da aula.
Alternativa 3 - O tempo para organização e limpeza da sala de aula não é necessário.
Alternativa 4 - O professor deve pensar em alternativas, caso tenha proposto um espaço que possa não ser viabilizado, por exemplo o espaço aberto em dia chuvoso.
Alternativa 5 - Não é necessário pensar em aulas com focos, recursos e ambientes diferentes.
QUESTÃO 7

O ano de 2024 é o último de vigência do Plano Nacional de Educação do decênio 2014/2024. O plano foi instituído pela Lei nº 13.005/2014, que determina diretrizes, metas e estratégias para guiar a educação no período de 2014 a 2024. A meta 1 diz respeito à Educação Infantil:

 

“Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE” (Brasil, 2014).

Fonte: BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 26 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 5 jan. 2024.

Sobre as estratégias que foram estipuladas para alcançar a meta 1 do PNE, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Planejar a oferta antes mesmo de realizar o levantamento da demanda por creche, para a população de até 3 anos.
Alternativa 2 - Fortalecer o acompanhamento e monitoramento do acesso, sem priorizar a permanência das crianças na Educação Infantil.
Alternativa 3 - Avaliar a Educação Infantil, utilizando padrões de qualidade nacional, para implementar infraestrutura, gestão e recursos pedagógicos.
Alternativa 4 - Não permitir que as crianças estudem em tempo integral, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Alternativa 5 - Promover a formação inicial dos professores da Educação Infantil, para que, na formação continuada, aprimorem os conhecimentos sobre o Ensino Fundamental e implementem na sua prática.
QUESTÃO 8

A  infância é um dos momentos cruciais da vida humana, podendo ser entendida como um divisor de águas em seu desenvolvimento. É nessa fase que a criança passa, mais do que nunca, a internalizar o mundo que a rodeia. Em seus estudos, Vygotsky nos ensinou sobre o processo de interação e sua relevância para o desenvolvimento da criança que, fora de casa, passa a relacionar-se com outras pessoas e a ter acesso a diferentes costumes, lugares, regras etc. De acordo com o autor, o processo de mediação é indispensável nesse momento em que as crianças vivenciam novas experiências a todo instante (ALVES NETO, 2019).

Fonte: ALVES NETO, A. B. Teoria e Prática na Educação Infantil. Maringá: Unicesumar, 2019.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao interagir com seus pares, a criança se reconhece ou se diferencia do outro.

II.  É por meio do convívio social que os indivíduos se frustram, o que contribui no processo de amadurecimento do sujeito.

III. No contexto escolar, a mediação deve ocorrer em todas as situações que envolvem interação. O professor deve, portanto, mediar as situações em sala de aula, no parquinho, na hora do lanche, na hora da saída e da entrada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9
“[...] Amar a música é sentir-se responsável pela sua vida, através de um trabalho incessante de nossas próprias capacidades técnicas sempre tão frágeis e tão facilmente comprometedoras, e isso ligado a um sentimento de humildade, de força, de afeto, sem os quais todo o esforço se esteriliza.

DECKERT, M. Educação musical da teoria à prática na sala de aula. São Paulo: Moderna, 2012.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil estabelece que “a música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio”.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Aces-
so em: 09 abr. 2019.

É olhando para estas afirmativas de que a música é uma linguagem, que acreditamos na necessidade da aplicabilidade dela em sala de aula. Pautando-se nas afirmações, analise as assertivas a seguir que correspondem à importância da linguagem musical no desenvolvimento da criança de 5 a 6 anos.

I. Desenvolve as estruturas do pensamento, tornam-se cada vez mais aptas a perceber os parâmetros do som.
II. A música é assimilada por imagens, depois por imagens-símbolos, seguida da representação.
III. Senso de tonalidade apresenta instabilidade, tornando-se no início da etapa.
IV. Consegue cantar, de maneira cuidadosa, a maioria das canções apreendidas.
V. Resposta mais comum ao ritmo: palmas e movimentos curtos são mais fáceis de controlar.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 - I, III, e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 3 - I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, III e V, apenas.
QUESTÃO 10

Rousseau (1712-1778), considerado “o pai da pedagogia contemporânea”, influenciou o iluminismo e defendia a tese de que o homem nasce bom, a sociedade que o corrompe. Em sua obra Da Educação, o autor apresenta sua perspectiva sobre a aprendizagem. Ele divide as etapas do desenvolvimento em: “idade da necessidade”, “idade da natureza", “idade da força”, “idade da razão” e “idade da sabedoria e do casamento”. Sobre as ideias de Rousseau, analise as afirmativas a seguir:

 

I. A  “idade da necessidade” é a menos importante de todas por ser a primeira.

II. Tudo o que é necessário para viver na primeira infância e na fase adulta é dado pela educação.

III. Os aprendizados dependem de fatores externos e internos que fazem parte da formação da criança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
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