FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - SAÚDE E EDUCAÇÃO - 53_2025

QUESTÃO 1
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir:

I. O PSE são políticas de Saúde e Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública e privada, unindo-se para promover o desenvolvimento saudável dos escolares.

II.O PSE entende a escola como um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de doenças.

III. O PSE também tem como objetivo levar os profissionais da saúde até a escola para identificar doenças, as crianças que tem problemas de aprendizagem e medicá-las.

IV. O PSE deve funcionar de modo que as atividades em Saúde a serem desenvolvidas façam parte do Projeto Político Pedagógico escolar, atendendo às expectativas dos professores e, principalmente, dos educandos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e lV.
QUESTÃO 2
O convívio dos professores com crianças e adolescentes que manifestam alterações de comportamento caracterizadas por irritabilidade, oposição e agressividade, é desgastante e, muitas vezes, frustrante. Esses comportamentos, por sua vez, causam um impacto negativo tanto na vida dos escolares quanto na vida dos professores, propiciando o esgotamento profissional, desinteresse pela profissão, isolamento social, ausência na escola e perda de interesse pelo trabalho.
​MINCOFF, R. C. L. Saúde e educação. Maringá PR: UniCesumar, 2021. [Unidade IV].

Acerca dos comportamentos que indicam que o professor pode estar adoecendo, assinale a alternativa referente ao possível diagnóstico desse professor:

Alternativas
Alternativa 1 - Depressão.
Alternativa 2 - Transtorno de Conduta.
Alternativa 3 - Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Alternativa 4 - Cansaço normal da função do professor.
Alternativa 5 - Sindrome de Burnout.
QUESTÃO 3

As crianças e jovens podem desenvolver vários sofrimentos psíquicos ao longo da vida escolar, e esses problemas, caso não sejam identificados e tratados, podem acompanhar esses indivíduos por toda a vida adulta. A ansiedade é dos problemas mais comuns, para identificá-la é preciso que pais e educadores fiquem atentos aos sinais que aparecem, para que possam buscar ajuda profissional e livrar o estudante do sofrimento emocional.

 

Considerando as características presentes em alunos que apresentem problemas de saúde mental (e que devem servir de alerta para pais e educadores), analise as afirmações a seguir, considerando (V) como verdadeiras e (F) como falsas:

 

I) A criança diante do desconhecido pode apresentar resistência em ir à escola.

 

II) O estudante pode apresentar alguma dificuldade em se separar dos pais no momento em que precisa ficar na escola.

 

III) Sinais como introversão, causada por timidez excessiva, também pode ser observada.

 

IV) Reações físicas, como taquicardia, dispnéia, tensão muscular, sudorese, tremores, náuseas, vômitos, entre outros.

 

As informações I, II, III e IV são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, F, V.
Alternativa 2 - V, V, V, V.
Alternativa 3 - F, V, V, F.
Alternativa 4 - F, V, F, F.
Alternativa 5 - V, F, V, F.
QUESTÃO 4
 O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo: melhorar a qualidade da atenção à saúde, romper com o passado de descompromisso e irracionalidade técnico-administrativa e servir de norte ao trabalho do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Além disso, o SUS norteia-se baseado nos seus preceitos constitucionais e nos princípios doutrinários.

Com relação aos princípios do SUS, podemos afirmar:

I. Assegurar ações e serviços de alguns níveis, dependendo da complexidade do caso, tendo como base o respeito pelas igualdades de grupos Raciais, ou seja, o indivíduo que mantém uma vulnerabilidade maior em relação à saúde tende a ter melhor atendimento.

II. Integrar as ações e serviços, visando garantir a promoção, proteção, cura e reabilitação.

III. Oferecer acesso integral das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema.

IV. Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos em uma área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II e III, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5

Neurodiversidade no ambiente de trabalho

 

(...) A resistência às contratações de profissionais neurodivergentes se deve, principalmente, à falta de preparação das empresas para receber o grupo. Segundo Jéssica Simões, cofundadora da assessoria de marketing Aster e profissional com TDAH, a falta de conhecimento sobre neurodiversidade é uma das principais dificuldades das pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho.(...) o investimento em conscientização e acolhimento é essencial para a virada de chave sobre a neurodiversidade no mundo corporativo. O acesso a informações corretas — por meio de workshops e palestras — ajuda a quebrar estigmas sobre as pessoas neurodivergentes, além de preparar as equipes para incluir novos funcionários. Já para as lideranças, a pesquisadora recomenda treinamentos mais aprofundados, que os capacitem para compreender as características de cada funcionário e, assim, aprimorem suas habilidades na gestão de equipes. No entanto, embora essas iniciativas sejam importantes, Jéssica ressalta a importância de que “sejam complementadas por outras ações para garantir que a inclusão ocorra em todos os níveis e em todas as áreas da organização”.

 

Disponivel em: https://segurosinteligentes.com.br/portalrh/neurodiversidade-nas-empresas/. Acesso em: 15/05/2023.

 

O professor pedagogo pode atuar tanto em ambientes educacionais formais, quanto nos não-formais. O cenário empresarial é um exemplo de espaço não-formal que permite ao pedagogo desenvolver funções educativas, como treinamento e capacitação continuada dos servidores, bem como, promover mudanças comportamentais nos quadros da empresa.​

 

Com base nos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. A presença de um educador no ambiente corporativo pode trazer benefícios significativos para pessoas neurodivergentes. Através de ações de inclusão e treinamento conduzidas pelo educador, é possível superar os desafios frequentemente enfrentados por essas pessoas no local de trabalho.

 

PORQUE​

 

II. A falta de preparação das empresas para receber pessoas neurodivergentes e o estigma associado a esse grupo podem resultar na resistência das empresas em contratá-los. Pedagogos corporativos podem utilizar treinamentos, palestras e workshops para promover mudanças comportamentais e de mentalidade dentro da empresa, o que teria um impacto direto tanto nas contratações como na retenção de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 6

Um país colonizado, basicamente por degredados e aventureiros desde o descobrimento até a instalação do império, não dispunha de nenhum modelo de atenção à saúde da população e nem mesmo o interesse, por parte do governo colonizador (Portugal), em criá-lo. A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.

 

POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Cadernos do Internato Rural-Faculdade de Medicina, v. 35, p. 1-35, 2001. Disponível em: https://bityli.com/zVMC45. Acesso em: 20 set. 2021.

 

Considerando o texto e o material da disciplina, avalie as afirmativas:

 

I. Durante o período colonial a maior causa de problemas de saúde era a transmissão das doenças.

II. Doenças como varíola e febre amarela eram comuns na época, sendo assim, o governo federal nomeou o médico Oswaldo Cruz para conduzir ações de saúde pública no país.

III. No decorrer do tempo foi definida a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e a febre amarela para todos acima de seis meses, entretanto, a população se sentiu desconfortável, o que gerou a Revolta da Vacina.

IV. As epidemias de doenças infecciosas eram constantes e por isso foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de desenvolver o sanitarismo, a higiene industrial e a assistência as crianças e suas mães.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
O processo de territorialização na estratégia da saúde está relacionado no reconhecimento do território, no ato de mapear a área e de levantar os problemas de saúde de uma determinada sociedade.

 

​MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023.

 

Território é a região determinada em mapa geográfico, com a quantidade definida de população e número de famílias, que pode variar de equipe para equipe, considerando as necessidades de cada área.

 

(BRASIL, 2012b).

 

Com base nesta informação, analise as asserções abaixo a respeito de território e territorialização da Estratégia Saúde da Família (ESF):

I. O papel de mapear esse território cabe aos ACS - agentes comunitários da saúde que fazem o acompanhamento de até 750 pessoas para cada agente, e soma-se ao total de até 4.000 pessoas atendidas por equipe ESF.

 

PORQUE

 

II. A equipe da Estratégia Saúde da Família, faz o reconhecimento do território adscrito, resolve os problemas de saúde da população, elabora diagnóstico e o preescreve as ações de saúde.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

 

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em março de 1986, foi um marco para as mudanças na área da saúde que seguiram ao fim do Regime Militar no Brasil. Foi um dos fatos históricos que direcionaram a construção do SUS em nosso país.

Considerando essa temática, analise as afirmativas a seguir:

I. A 8ª Conferência Nacional de Saúde contou com a participação apenas da comunidade da saúde.
II. A 8ª conferência Nacional de Saúde foi marco importante na conquista universal ao direito à saúde e tinha como lema a democracia e a saúde.
III. O relatório final da Conferência foi a base para construção do capítulo sobre a saúde e, a partir dele, iniciaram-se as discussões sobre o sistema de saúde pública.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

 

O atendimento escolar em hospitais, centros de reabilitação ou instituições de saúde, em geral, exige as mesmas competências pedagógicas necessárias para se trabalhar com crianças e adolescentes em escolas. Apesar disso, é preciso compreender condições clínicas e lidar com limitações especiais, como dificuldades de locomoção, imobilização parcial, horários de administração de medicamentos, reações colaterais e, à vezes, indisposição.

Disponível em: <https://lunetas.com.br/educacao-hospitalar-toda-crianca-tem-o-direito-de-aprender/> Acesso em: 16 jun. 2022.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Docência hospitalar é um grande desafio, exige dos profissionais a capacidade de escutar de forma assertiva, compreender as fragilidades do educando e aprender a ensinar em um espaço escolar não formal e cheio de especificidades.

PORQUE

II. O educando precisa conviver com a fragilidade da sua doença ou limitações e ao mesmo tempo ter motivação para aprender novos saberes.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 10

Com o reinado de Dom João VI e a vinda da família real ao Brasil, o ensino se ampliou, desenvolveu a culturalidade e outros setores, como a imprensa e os jornais. Com o avançar dos anos, em 1824, a Educação passou a ser gratuita a todos os cidadãos, tendo a aprovação de uma lei imperial promulgada, em 15 de outubro de 1827, dia que ficou conhecido como “o dia dos professores”. Essa lei, posterior- mente, no Brasil (14/10/1963), foi promulgada por meio do Decreto no 52.682, e, em todos os anos, oficialmente, comemorou-se a data.

 

MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá - PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023.144 p.

 

​Considerando a situação apresentada, qual a data que faz menção ao ¨dia do Professor¨.

Alternativas
Alternativa 1 - 15 de outubro de 1827.
Alternativa 2 - 10 de maio de 1815.
Alternativa 3 - 15 de novembro de 1963.
Alternativa 4 - 10 de outubro de 1827.
Alternativa 5 - 15 de maio de 1972.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu