FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 53_2025

Questão 1
Antônio tem 2 anos e é tido como uma criança tranquila, com funções biológicas regulares e que se adapta bem a novas situações. Quem convive com ele afirma que esse padrão de comportamento ocorre porque seus pais são sujeitos harmoniosos, que evitam conflitos desnecessários e buscam conviver em comunidade de forma cooperativa.
"O termo temperamento refere-se a características individuais que supostamente têm base biológica ou genética, e que determinam as reações afetivas, motoras e de atenção em variadas situações. Por exemplo, o temperamento pode afetar o humor e as emoções de crianças pequenas, a forma com que abordam e reagem a situações, seu nível de medo, frustração, tristeza, desconforto etc. Essas respostas exercem também um papel nas interações sociais subsequentes e no funcionamento social. Uma tendência do temperamento refere-se a um perfil específico de sentimentos e comportamentos que se originam na biologia da criança, e aparecem no início do desenvolvimento" (CEECD, 2011, p. 5).

Fonte: https://www.enciclopedia-crianca.com/pdf/complet/temperamento. Acesso em: 18 jun. 2024.

Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A compreensão de que Antônio é uma criança tranquila em razão dos pais é coerente se analisarmos a afirmação sob a perspectiva da herdabilidade do temperamento.

PORQUE

II. O temperamento remete às características individuais que possuem base biológica ou genética, e que determinam as reações afetivas, motoras e de atenção em situações diversas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
A Psicologia do Desenvolvimento estuda e busca compreender as mudanças intrínsecas em relação às transformações dos indivíduos, levando em consideração diversas variáveis psicológicas como, por exemplo, as mudanças psíquicas e orgânicas presentes no decorrer do desenvolvimento que são amplamente estudadas, descritas e analisadas, abordando a pertinência de cada período da vida e a sua ordem cronológica.
​ALENCAR, J. S.A.  Psicologia do desenvolvimento da criança. Maringá: Unicesumar, 2023.( Adaptado)
A esse respeito, considere as variáveis que influenciam o desenvolvimento humano e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Para a Psicologia do Desenvolvimento, o tempo cronológico não é uma variável psicológica em si mesmo.

Alternativa 2:

Para a Psicologia do Desenvolvimento, as transformações mais relevantes ocorrem apenas na idade adulta.

Alternativa 3:

Para a Psicologia do Desenvolvimento, o foco dos estudos deve ser as variáveis psicológicas, não as orgânicas.

Alternativa 4:

Para a Psicologia do Desenvolvimento, entende-se como "variável psicológica" somente a dimensão sociocultural dos indivíduos.

Alternativa 5:

Para a Psicologia do Desenvolvimento, estudar e compreender as mudanças do indivíduo são importantes, porém descrevê-las, não.

Questão 3
A aquisição de comportamentos e valores morais desperta interesse dos filósofos, sociólogos e psicólogos. Freud, Durkheim, Mead, Parsons e outros tomaram como necessário o conceito de atitude moral ao estudo das teorias psicológicas. A moralidade ou consciência é compreendida pelos psicólogos como o conjunto de regras culturais que foram internalizadas pelo indivíduo.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Perópolis: Vozes, 2003.
Em nossos estudos optamos por apresentar a você a concepção de moralidade de Kolberg. Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as afirmativas no que se refere a esta concepção.
I. Na concepção de Kolberg temos cinco estágios de desenvolvimento da moral da criança que estão essencialmente relacionados com o aparato biológico do indivíduo.
II. O Nível I é denominado Pré-convencional ou pré-moral. A criança responde a regras culturais sob rótulo, certo ou errado, contudo, sua interpretação está relacionada às consequências físicas ou hedonistas.
III. No Nível II, intitulado Convencional, as crianças compreendem como valioso em si mesmo manter as expectativas da família, do grupo ou da nação, sem levar em consideração outras consequências imediatas.
IV. O Nível III, Pós-convencional ou moralidade de princípios morais aceitos conscientemente, compreende o esforço nítido para que, independente da autoridade, o jovem possa definir valores morais e princípios que tenham validade e aplicação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

I e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4
Erik Erikson foi o percussor dos estudos do desenvolvimento psicossocial. Quando rompeu com a psicanálise freudiana, afirmou que o desenvolvimento do ego se estenderia por toda a vida do sujeito, levando-o a ser considerado o primeiro psicanalista a defender a concepção de ciclo da vida.


Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/homem-homem-de-negocios-6874913/. Acesso em: 18 jun. 2024.

Considerando os pressupostos da teoria do desenvolvimento psicossocial e a imagem apresentada, analise as afirmativas a seguir:

I. A teoria do desenvolvimento psicossocial sistematiza oito estágios marcados por conflitos específicos, os quais a resolução promove o desenvolvimento da personalidade dos sujeitos.
II. A imagem apresenta um homem com aproximadamente 40 anos, em um ambiente de escritório trabalhado. Podemos inferir que a imagem sugere um sujeito vivenciando a fase da produtividade X estagnação, na qual o conflito é a necessidade de estabilidade emocional e financeira.
III. O reconhecimento de si e da comunidade é fundamental neste estágio do desenvolvimento, pois se não ocorrer os sentimentos de fracasso e estagnação se fazem presentes comprometendo o bem estar do indivíduo.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 5
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico psiquiatra austríaco que fundou a ciência intitulada psicanálise. Freud é respeitado mundialmente devido as contribuições que realizou para a área da compreensão do psiquismo humano, em específico naquilo que tange o desenvolvimento psicossexual.
GALLO, A. E.; ALENCAR, J. S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Quanto à relevância da obra deste pesquisador, analise as afirmativas seguintes.

I. ​Sigmund Freud é um estudioso mundialmente conhecido como o “pai” da Psicanálise, uma corrente de estudos da Psicologia.

II. Sigmund Freud escreveu, dentre variados temas, sobre as forças que atuam na estrutura do inconsciente.

III. Autor de diversas obras, Sigmund Freud foi um dos estudiosos que mais influenciou o pensamento contemporâneo.

IV. Sigmund Freud foi um dos primeiros pesquisadores que ousou verbalizar conteúdos acerca da sexualidade infantil.

V. Sigmund Freud não tem mais seus estudos referenciados atualmente, haja vista que suas colocações estão ultrapassadas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II, III e V, apenas.

Alternativa 4:

I, II, III e IV, , apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 6
Uma conversa na sala do café em seu ambiente de trabalho chama a sua atenção.
A leitura da seguinte matéria esta acontecendo:

Quando seu bebê chega às 28 semanas de gestação, ele consegue ouvir os batimentos cardíacos, sentir o calor do líquido amniótico e até perceber sabores, mas como ele percebe o mundo por meio de cada sentido depois de nascer?Após o nascimento, seu bebê começa a perceber o mundo e seu sistema nervoso recebe tantas informações que ele se cansa rapidamente, o que lhe dá sono. Enquanto dorme, seu cérebro processa todas as novas informações e é por isto que os recém-nascidos adoram dormir o tempo todo!

Fonte: Como o mundo é percebido: os 5 sentidos do seu bebê. MAIS ABRAÇOS. 03 set. 2020. Disponível em: https://www.maisabracos.com.br/bebe/recem-nascido/como-o-mundo-e-percebido-com-cada-sentido.html. Acesso em 12 mai. 2023

Na sequência outra pessoa se manifesta afirmando:

A crença de que o recém-nascido não sente dor como os adultos foi desmistificada a partir de estudos realizados pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em abril de 2015. Foram realizadas ressonâncias magnéticas em bebês e adultos sendo expostos a um estímulo doloroso equivalente a espetar o dedo em um lápis bem apontado. Neste estudo comprovou-se que as mesmas áreas cerebrais acionadas no adulto o são nos bebês.

Fonte: BEBÊS sentem dores como os adultos. Revista Veja, 25 abr. 2015. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/bebes-sentem-dores-como-os-adultos/. Acesso em: 12 mai. 2023

Atenta a conversa, por avaliar como importante o tema, você percebeu que ao explanarem sobre as condições perceptivas do bebê ao nascer somente uma das afirmações estava correta.  Assim sendo, assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento sensorial do bebê.

Alternativas
Alternativa 1:

O tato é aperfeiçoado conforme o contato que a criança tem com seus cuidadores.

Alternativa 2:

O paladar só será desenvolvido quando for iniciada a introdução alimentar do bebê por volta dos 6 meses de idade.

Alternativa 3:

A audição do recém-nascido é perfeita ao nascimento. Ao nascer, o bebê é, inclusive, capaz de reconhecera voz da mãe.

Alternativa 4:

O olfato é pouco desenvolvido ao nascer e é construído a partir das experiências olfativas que são disponibilizadas ao bebê.

Alternativa 5:

A visão é o sentido mais desenvolvido ao nascer, sendo o bebê humano capaz de reconhecer cores e objetos de forma nítida.

Questão 7
Já se pegou refletindo sobre o porque sonhamos, aprendemos, amamos, temos reações fisiológicas diferentes de acordo com os sentimentos que estamos experenciando? A natureza dos fenômenos tipicamente humanos fomenta a curiosidade dos indivíduos desde o início da sua história, mas os primeiros registros acerca desses fenômenos datam da Grécia Antiga.
Ao longo dos séculos, filósofos debruçaram-se acerca dos comportamentos tipicamente humanos buscando explicações sobre eles até que a Psicologia tivesse um arcabouço técnico científico capaz de conferir-lhe o status de ciência independente.
Todavia, a influência dos filósofos pode ser identificada ao analisarmos os fundamentos básicos tomados pelos diferentes teóricos que versaram sobre o desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando as matrizes filosóficas que influenciam as diferentes linhas teorias psicológicas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O modelo mecanicista preconiza que o comportamento humano deve ser avaliado por meio de métodos experimentais e quantitativos, ou seja, a observação e a experimentação científica, além de considerar a previsibilidade e a determinação do comportamento humano frente a estímulos específicos. Tais apontamentos evidenciam que esta compreensão de homem pauta-se nos preceitos de Jonh Locke.

PORQUE
II. Segundo o filósofo Jonh Locke, o homem nascia sem quaisquer predisposições a condutas apresentadas ao longo da vida, pois as mesmas eram forjadas e moldadas de acordo com o interesse e valores vigentes no momento histórico do nascimento dos indivíduos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
A Epistemologia Genética, cunhada pelo pesquisador suíço Jean Piaget (1896-1980), traz em seu bojo a noção do processo de desenvolvimento infantil em períodos, os quais estão atrelados diretamente à idade apresentada pela criança. Nesse sentido, podemos afirmar que há uma variável central na obra de Jean Piaget, é em torno dela que ele constrói toda a sua teoria.

GALLO, A. E.; ALENCAR, J. S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Tendo essa variável como objeto de estudo, podemos afirmar que a mesma auxilia na compreensão quanto:
Alternativas
Alternativa 1:

O processo de construção da linguagem, unicamente.

Alternativa 2:

A construção das sensações humanas, de maneira única.

Alternativa 3:

O processo de construção da inteligência do ser humano.

Alternativa 4:

O processo de construção do pensamento lógico, de forma singular.

Alternativa 5:

Somente o processo da organização da percepção e do pensamento.

Questão 9
Na atualidade há o aumento progressivo de queixas relacionadas sobre alterações de atenção concentrada em crianças por parte da comunidade escolar. Neste sentido, cientistas tem se debruçado sobre o tema realizando pesquisas buscando entender o que tem motivado esse quadro. Segue um viés a ser analisado.
As crianças compõem um dos maiores grupos de consumidores de tecnologia. Um estudo recente do Massachusetts Aggression Reduction Center descobriu que, na quinta série, 40% das crianças têm telefones celulares. Os pais relataram que a finalidade de um telefone nessa idade é por motivos de segurança ou para manter contato com a família, mas muitos pais dão aos filhos um telefone para manter contato com amigos da escola.

O recente surgimento de brinquedos eletrônicos e tablets para crianças oferece novas oportunidades de aprendizagem, mas também pode ter consequências inesperadas no desenvolvimento motor, atividade, atenção e sono. Algumas dessas implicações para a saúde podem não se manifestar até o final da adolescência ou na idade adulta. De fato, vários estudos identificaram repercussões na saúde associadas ao aumento do uso de tecnologia em adolescentes em idade universitária, incluindo diminuição da qualidade do sono, aumento da desatenção e aumento do índice de massa corporal (IMC). (FULLER, C., et al. (2017).
Excerto disponível em: <https://scioeducation.com/artigos/o-impacto-da-tecnologia-no-sono-das-criancas/>.


Considerando o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - O cansaço, o estresse e a falta de uma boa noite de sono interfere na qualidade da atenção, consequentemente na aprendizagem.

PORQUE

II - O sono apresenta diferentes níveis durante a noite e caso o indivíduo não alcance os níveis de sono profundo, o organismo não se recupera do cansaço e do estresse do cotidiano. Assim, não consegue manter níveis de atenção em concentração pertinentes a uma boa aprendizagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Questão 10
Ao se propor auxiliar na potencialização ou tratamento de uma criança com problemas na aprendizagem é fundamental dominar a teoria do desenvolvimento de modo a saber avaliar se de fato há ou não algo em desacordo com a aprendizagem da criança. Por isso, a observação do cotidiano de crianças é uma ferramenta indispensável para o profissional da psicopedagogia. Uma das atribuições do professor da Educação Infantil é a produção da avaliação relatorial do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo de seus alunos. Para tanto, é necessário que o docente ao observar as situações cotidianas ou as direcionadas saiba analisar quais habilidades são necessárias para a realização da ação observada.
Elaborado pelo professor, 2022.



Considerando a teoria piagetina e o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - A criança ao conseguir distinguir que a quantidade de líquido e massa não se alteram em decorrência da sua apresentação visual indica que a mesma alcançou o estágio operatório concreto.

PORQUE

II - No estágio operatório concreto a criança estabelece o pensamento intuitivo e representacional, pois adquiriu a função simbólica pela aquisição da linguagem.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu