FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2025

Questão 1
[...] são vários os recursos digitais existentes na contemporaneidade capazes de auxiliar os professores em sala de aula, e, dentre eles, podemos citar alguns aplicativos gratuitos que podem ser usados para esse propósito, como, por exemplo: o Google Forms. Esse aplicativo foi idealizado para realizar pesquisas e coletar informações, bem como para aplicação de questionários com a finalidade de obter dados e/ou resultados sobre determinado assunto. Tal ferramenta pode ser utilizada em diversas situações do cotidiano, inclusive, em sala de aula. Embora sua idealização não tenha sido direcionada exclusivamente para o cenário educacional, professores e alunos podem explorar esse aplicativo nas situações avaliativas, já que as suas funcionalidades proporcionam um resultado semelhante à aplicação dos habituais questionários escritos e impressos. Com a intenção de abordar o uso dessa ferramenta na sala de aula, temos como objetivo, neste artigo, apresentar as contribuições do aplicativo Google Forms para aplicação de avaliações formativas na prática dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Justificamos o interesse nesta investigação por compreender que alguns recursos digitais, como aplicativos disponíveis gratuitamente na web, quando bem utilizados, podem auxiliar o trabalho dos professores na preparação e execução de suas aulas, facilitando o ofício da sua docência em vários aspectos, seja dentro ou fora do espaço escolar.
RODRIGUES, Jacinta Antonia Duarte Ribeiro; ARANHA, Simone Dália de Gusmão; DE FREITAS, Fabiana Martins. A FERRAMENTA GOOGLE FORMS EM AVALIAÇÕES FORMATIVAS: A EFICÁCIA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Leia Escola, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 74-88, dez. 2020. ISSN 2358-5870. Disponível em: <https://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1967>. Acesso em: 20 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i3.1967.
Tendo como base o excerto acima e as discussões da disciplina, analise as seguintes afirmações acerca do Google Forms:

I. Os questionários do Google Forms possibilita obter as respostas simultaneamente, seguindo uma tendencia na agilidade da informação.
II. A escola precisa manter o foco no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando a visão do aluno unilateral por meio da utilização dos recursos tecnológicos, proporcionando uma visão mais crítica e problematizadora.
III. A falta de recursos básicos como energia e internet é um empecilho na utilização de tecnologias de informação e comunicação.
IV. A utilização de formulários online, impossibilita respostas imediatas, proporcionando ao aluno desinteresse por tecnologia.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

Questão 2
“A internet, os softwares de busca, as redes sociais possibilitam a todos mergulhar num oceano de dados e informações nunca disponíveis. Como uma commodity, a internet passou a fazer parte da rotina de todos.”
FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 33.
São exemplos de softwares navegadores:
Alternativas
Alternativa 1:

WhatsApp, Mozilla Firefox e Bing.

Alternativa 2:

Facebook, Instagram e WhatsApp.

Alternativa 3:

Internet Explorer, Ópera e Instagram.

Alternativa 4:

Google Chrome, Internet Explorer e WhatsApp.

Alternativa 5:

Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox.

Questão 3
"Pacotes de utilitários ou suítes são programas de computador apresentados em conjunto, que possuem diversas funções e facilidades diferentes, disponibilizados aos usuários. Geralmente, esses pacotes incluem um editor de texto, uma planilha de cálculos, um gerenciador de correio eletrônico, um gerenciador de banco de dados e um aplicativo para efetuar apresentações gráficas".
IDANKAS, Rodney. Informática para concursos. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009, p. 141.
Com base nos estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir e considere V para Verdadeiras e F para Falsas:

I. O WORD é um editor de textos que faz parte do pacote MS OFFICE.
II. O IMPRESS e o POWERPOINT são programas para apresentação gráfica.
III. As suítes de aplicativos MS OFFICE e LibreOFFICE apresentam programas semelhantes.
IV. O CALC é um programa de planilha eletrônica produzido pela Microsoft.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F, V, V, V.

Alternativa 2:

F, F, V, V.

Alternativa 3:

F, V, F, V.

Alternativa 4:

V, V, V, F.

Alternativa 5:

V, F, V, V.

Questão 4
O Sistema Operacional (SO) é responsável por fazer a leitura dos hardware para que o dispositivo eletrônico possa funcionar em perfeito estado. Para que um smartphone funcione é necessário além dos dispositivos de um sistema operacional, dentre os mais utilizados são Android e iOS. No computador e notebook não é diferente, além de hardwares é necessário o SO para fazer a leitura e o usuário conseguir utilizá-lo.

Sobre esse assunto, avalie as seguintes afirmações:
 
I. Windows 7 é considerado Sistema Operacional.
II. Windows 10 é considerado Sistema Operacional.
III. Ubuntu não é considerado Sistema Operacional.
IV. Chrome OS não é considerado Sistema Operacional.
 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Como abordagem completa, o design thinking é composto de um processo, um modo de pensar, métodos e estratégias. A articulação desses aspectos visa colocar as pessoas e suas necessidades no centro do desenvolvimento de um projeto, de forma que usem a criatividade para gerar soluções e empreguem a razão para analisa-las e adaptá-las ao contexto real.
​[...] a influência do DT tem crescido entre diversas disciplinas na atualidade, como forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação, a fim de elevar o nível de inovação.
CAVALCANTI, Carolina C.; FILATRO, Andrea C. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2016.
​Considerando as informações acima e o material didático, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. O design thinking (DT), por meio do seu processo, modo de pensar, métodos e estratégias, propõe a criação de soluções inovadoras para problemas reais, por meio do trabalho de equipes multidisciplinares.

PORQUE

II. Ao colocar os indivíduos como figura central e entender, de forma mais profunda, as causas dos seus problemas, é possível criar soluções mais assertivas, inovadoras e criativas, e que efetivamente auxiliem na resolução dos problemas.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
[...] em uma perspectiva mais superficial, o conceito de tecnologia pode ser aplicado a tudo aquilo que, não existindo na natureza, o ser humano inventa para expandir seus poderes, superar suas limitações físicas, tornar seu trabalho mais fácil e a sua vida mais agradável. Além disso, a tecnologia não é apenas instrumento, ferramenta ou equipamento tangível. Ela pode constituir-se por elementos intangíveis, como procedimentos, métodos, técnicas, etc.
VELOSO, R. Tecnologias da informação e da comunicação: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011.
Considerando o fragmento de texto acima e o material da disciplina, avalie os itens a seguir quanto a serem ou não considerados tecnologia e coloque V para Verdadeiro e F para Falso:

​a) caneta.
b) cometa.
c) design thinking.
d) agricultura.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F, V, V, V.

Alternativa 2:

F, F, V, V.

Alternativa 3:

F, V, F, V.

Alternativa 4:

V, V, F, V.

Alternativa 5:

V, F, V, V.

Questão 7
Joana, professora de Língua Portuguesa, em uma escola pública estadual, antenada com as últimas novidades tecnológicas disponíveis, resolveu criar um Blog para a sua disciplina. No entanto, a escola em que ela leciona é considerada bastante tradicional e com um modelo de aula centrado na transmissão do conhecimento pelo professor. As postagens de Joana motivaram os alunos, pois ela inseria vídeos, imagens e textos relacionados ao conteúdo previsto no plano de ensino em seu Blog. No entanto, apesar da inovação, a professora não obteve autorização da escola e dos pais para que os alunos participassem de forma mais efetiva, fazendo comentários ou efetuando postagens, assim, todo o trabalho ficou a cargo da professora e os alunos apenas acessavam para a leitura.

Considerando a proposta pedagógica do Blog, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Sem autorização para participação dos alunos, o Blog de Joana pode ser caracterizado como Blog do professor.

PORQUE

II. Nesta forma de utilização do Blog, como um recurso pedagógico, os alunos assumem o papel de espectadores.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
A plataforma Facebook é uma rede de relacionamentos sociais de interface simples e funcional que abriga perfis de pessoas físicas e jurídicas de forma gratuita. Cada perfil criado passa a integrar uma rede interligada que formam a rede social em si. A plataforma recebe uma gama enorme de usuários todos os dias. O educador tem a possibilidade de optar por uma rede de relacionamentos livre ou formar uma rede mais restrita, como suas turmas de ensino em espaço formal utilizando a plataforma como canal para disseminar informações complementares ao currículo tradicional ou buscar aprofundamento em temas discutidos em sala de aula.
FUMIAN, Amélia Milagres; RODRIGUES, D. C. G. A. O facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 173-182, 2013.
Sobre Redes Sociais, leia as assertivas a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso:

I. O professor pode utilizar o facebook para tirar dúvida de alunos por meio do chat, considerando que muitos alunos estão conectados nesta plataforma.
II. Por meio dos compartilhamentos é possível difundir informações e conhecimentos para os alunos, podendo ser feito em uma página do professor ou da disciplina ou até mesmo em um grupo da sala.
III. Após montar o grupo da sala e postar os conteúdos da disciplina, o professor pode divulgar as datas das avaliações por meio da ferramenta: Eventos do Facebook.
IV. A enquete do Facebook é um ótimo recurso para os professores e alunos debaterem sobre um determinado tema, tendo em vista, que na enquete os alunos podem postar comentários, fotos e compartilhar vídeos sobre os assuntos das aulas.

As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

F, V, V, F.

Alternativa 2:

V, V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, F, F.

Alternativa 4:

V, V, F, F.

Alternativa 5:

V, F, V, V.

Questão 9
“A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelas tecnologias digitais, que vem promovendo novas possibilidades de socialização e aprendizagem mediadas pelo ciberespaço”.
VELOSO, R. Tecnologia da informação e comunicação: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 44.
Acerca da cibercultura é correto afirmar:
Alternativas
Alternativa 1:

A exclusão digital possibilita ao indivíduo a participação na cibercultura.

Alternativa 2:

A cibercultura é marcada pelo distanciamento do indivíduo em relação ao ciberespaço.

Alternativa 3:

O indivíduo que não faz uso de tecnologias digitais está fortemente inserido na cibercultura.

Alternativa 4:

A cibercultura aumenta na mesma proporção em que percebemos a diminuição do ciberespaço.

Alternativa 5:

A constante utilização dos meios informáticos nas diferentes ações do cotidiano insere o indivíduo na cibercultura.

Questão 10
Para implementar uma aprendizagem adaptativa, independentemente do modelo de caracterização individual adotado, deve-se, inicialmente, empregar um instrumento de avaliação para o reconhecimento do estilo do aprendiz. O ambiente de aprendizagem poderá, a partir dos resultados deste levantamento inicial, ser adaptado às necessidades de cada usuário.
BECHARA, J. J. B.; HAGUENAUER, C. J.. Por uma aprendizagem adaptativa baseada na plataforma Moodle. EducaOnline, UFRJ, v. 4, n. 1, 2010.Disponível em: https://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=95. Acesso em: 15 de jun. 2020.
Analise as alternativas a seguir e verifique qual delas corresponde a uma Plataforma Adaptativa:
Alternativas
Alternativa 1:

Khan Academy

Alternativa 2:

Blackboard

Alternativa 3:

Studeo

Alternativa 4:

Proinfo

Alternativa 5:

Udemy

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu