FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA INFANTIL - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA INFANTIL - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA INFANTIL - 53_2025

QUESTÃO 1

A leitura está diretamente associada a habilidade de escrita, pois é um processo interativo que fundamenta para o aluno uma base de pensamento, conceitos e substrato linguístico que pode possibilitar uma boa produção de texto, segundo os PCNs (BRASIL, 1998, p. 69).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Assim, com base nesta informação dos PCNs sobre o ato da leitura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A leitura é uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.

PORQUE

II. Proporcionar aos alunos uma boa experiência de leitura que os possibilite se tornarem bons leitores é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de produção de texto e análise linguística.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2

A coerência e coesão textual são elementos fundamentais para a escrita de qualquer gênero, pois eles referem-se a uma adequação de sentido e de estruturas internas, respectivamente, no texto. Diante disso, analise o exemplo a seguir.

Um aluno disse para sua professora:

— “Professora, ganhei dois presentes de aniversário: um boné ou uma camiseta de animais”.

Considerando a coesão e a coerência analise as afirmativas:

I – Não há problemas de coesão e coerência na fala do aluno.

II – Há um sério problema de coesão no uso da conjunção OU.

III – O problema de coesão afeta diretamente a coerência do texto.

IV – Se fosse trocada a conjunção OU pela E, o problema estaria resolvido.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - I e II apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV apenas.
QUESTÃO 3

“As línguas, esse é o objeto concreto que se oferece, na superfície do globo, ao linguista. A língua, esse é o título que se pode dar ao que o linguista souber tirar de suas observações sobre o conjunto das línguas, através do tempo e através do espaço” (Saussure, 1910-1911, p. 56).

Fonte: SAUSSURE, F. Notes pour le cour III. InPapiers Ferdinand de Saussure, 3951 – 22. Biblioteque de Genève, 1910-1911.

A ciência da linguística entende que, dentro da Língua, há os conceitos de Signo e Significante. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Signo e Significante são coisas distintas e não complementares.
Alternativa 2 - Signo se refere ao sentido que as palavras assumem no uso.
Alternativa 3 - Significante se refere ao símbolo que identifica a palavra.
Alternativa 4 - Os conceitos de Signo e Significante são complementares dentro da Linguística.
Alternativa 5 - Só existe Signo se existir Significante, o inverso não é verdadeiro.
QUESTÃO 4
“[...] a verdadeira substância da língua não é constituída por um sistema abstrato de formas linguísticas, nem pela enunciação monológica isolada, nem pelo ato psicofisiológico de sua produção, mas pelo fenômeno social da interação verbal, realizada através da enunciação ou das enunciações. A interação verbal constitui assim a realidade fundamental da língua” (Bakhtin/Volochínov, 2006, p. 127).

Fonte: BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

A visão sobre como a língua/linguagem se constitui gerou diversos debates ao longo de décadas. Sobre o que os autores do excerto indicam, analise as afirmativas a seguir:

I. A língua/linguagem é um produto isolado e diferenciado das demais funções e ações humanas.

II. A língua/linguagem é resultado das interações humanas, por isso um produto dinâmico.

III. A língua/linguagem é um resultado social, interativo e em constante transformação.

IV. A língua/linguagem é um processo que se constitui, fundamentalmente, por meio de interações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
Ao lado da descrição da norma ou variedade culta da língua (análise de estruturas, uma classificação de formas morfológicas e léxicas), a gramática normativa apresenta e dita normas de bem falar e escrever, normas para a correta utilização oral e escrita do idioma, prescreve o que se deve e o que não se deve usar na língua. Essa gramática considera apenas uma variedade da língua como válida, como sendo a língua verdadeira

Fonte: TRAVAGLIA, L. C. Para que ensinar teoria gramatical. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 135-231, 2001.

Após ler o excerto e compreender o conceito da norma culta sobre a linguagem, é compreensível discutir se isso basta. Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A escola deve proporcionar somente o ensino da norma culta, uma vez que é ela que ensina o que é certo ou errado sobre o uso da língua

PORQUE

II. O uso da língua não pode se restringir só à norma, uma vez que há diversas possibilidades de compreender a língua e usá-la dependendo do contexto.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

O professor que faz uma graduação de licenciatura é necessariamente um educador, ou seja, não é um mero transmissor de conhecimentos. Por isso a necessidade de que todos na escola se empenhem em corrigir eventuais erros de escrita. Sobre a revisão textual, assinale V  para  verdadeira e F para falsa.

I. Verificar se o texto está adequado ao tema proposto.

II. Independente do tema, o importante é o conteúdo.

III. Adequação linguística é outro ponto importante para uma boa produção.

IV. A coerência e coesão textual são fundamentais para qualquer texto.

As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V,V,V, F.
Alternativa 2 - V,F,F,V.
Alternativa 3 - V,V,F,V.
Alternativa 4 - F,V,F,F.
Alternativa 5 - V, F,V,V.
QUESTÃO 7
Refletindo sobre a ação docente no ensino de língua portuguesa, entende-se que as práticas de leitura são fundamentais. A partir disso, usar a leitura como um momento ocasional na sala de aula, indicar leitura somente para cobrar na prova, não discutir textos literários e não-literários é algo que ainda ocorre na educação brasileira.

Forte: FURTADO, J. C. D. Língua portuguesa: leitura, produção de texto e literatura infantil.Maringá: UniCesumar, 2018.

Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As práticas descritas indicam um descaso docente com a leitura, assim como mostram a falta de valorização e compreensão da importância da formação de novos e bons leitores.

PORQUE

II. A leitura deve ser uma prática secundária na escola, por isso o exemplo apresentado no enunciado é adequado para a realidade educacional de qualidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Gabarito Oficial)
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

A escola deve formar o aluno para a sua atuação na realidade concreta que extrapola os muros escolares. Para isso, algumas práticas devem alinhar-se com a realidade do momento e um bom exemplo disso são as práticas de escrita que, necessariamente, devem atentar-se ao contexto social e produtivo do qual os alunos fazem parte. Sobre essse contexto analise as afirmativas a seguir:

I. A escrita na internet é uma das práticas que a escola deve enfatizar.

II. O internetês nem deve ser discutido na sala de aula.

III. A língua culta ainda deve ser trabalhada na escola.

IV. Não há espaço na escola para as regras da norma padrão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 9

“Ser leitor é querer saber o que se passa na cabeça de outro, para compreender melhor o que se passa na nossa. Essa atitude, no entanto, implica a possibilidade de distanciar-se do fato, para ter dele uma visão de cima, evidenciando um aumento do poder sobre o mundo e sobre si por meio desse esforço teórico.  Ao mesmo tempo, implica o sentimento de pertencer a uma comunidade de preocupações que, mais que um destinatário, nos faz textos, seja um manual de instruções, seja um romance, um texto teórico ou um poema.” (FOUCAMBERT, 1994, p.30)

FOUCAMBERT, Jean.  A leitura em questão.  Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 30

Refletindo sobre a leitura e a produção de texto, analise as afirmativas:

I. Habilidades de leitura e escrita são valores históricos e culturais que formam o indivíduo.

II. O ato da escrita é uma habilidade adquirida somente a partir do entendimento das regras gramaticais.

III. Escrever, além de ser um processo físico, é um ato cultural que mostra a integração com a sociedade e seus costumes.

IV. Práticas de leitura e escrita são fundamentais para a formação completa de um aluno na educação básica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 10

“A organização [...] da mensagem da propaganda, seja qual for o veículo que a estruture – televisão, revista, outdoor, rádio –, imporá um perfil conativo a essa linguagem” (Chalhub, 2002, p. 7).

Fonte: CHALHUB, S. Funções da linguagem. 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.

Dentro da teoria da comunicação de Jakobson há a função conativa. Sobre essa função, analise as afirmativas a seguir:

I. Recursos linguísticos que têm a função de convencer.

II. Recursos linguísticos que têm a função de promover uma linguagem poética.

III. Um dos ambientes em que se encontra a função conativa é o meio midiático, como aparece no excerto.

IV. Um dos ambientes em que se encontra a função conativa é o meio literário, como aparece no excerto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu