FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

Questão 1
Na interação do indivíduo com o outro ocorre mediação de novos significados. As representações elaboradas pela mídia podem ser articuladas às demais representações sociais e artefatos culturais na escola (Franco, 2022).
Fonte: FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola. Representações sociais sobre as feminilidades na série Coisa mais Linda: entre estereótipos e resistências. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.
​Douglas e Isherwood (2004) afirmam que os bens são materiais mediadores no processo de comunicação. Um dos exemplos trazidos pelos autores são a comida, a hospitalidade, as flores e o vestuário, que sinalizam alegrias; ou, em outras vezes, as vestes de luto podem significar o compartilhar da tristeza nas relações sociais. Isso porque eles são artefatos culturais que podem estabelecer pontes ou cercas entre os indivíduos.
Fonte: DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

Sobre a mediação dos objetos do nosso cotidiano escolar e social sob a perspectiva Antropologia, assinale a alternativa correta:


Alternativas
Alternativa 1:

Nossos objetos comunicam constantemente quem somos, os grupos aos quais pertencemos ou desejamos pertencer, por isso, a atenção especial para os materiais básicos do estagiário na sala de aula e atenção para a cultura material dos alunos.

Alternativa 2:

Os pertences de uma pessoa pouco contribuem para contar ao outro quem ela é. A falta de asseio e de materiais pedagógicos na sala de aula contribui para a hora da soneca da turma.

Alternativa 3:

Os alimentos que ingerimos estão deslocados dos fatores culturais, visto que nos alimentamos para nossa sobrevivência. Assim, a BNCC não valoriza a diversidade cultural do Brasil ao padronizar a merenda escolar.

Alternativa 4:

Na cultura nacional, as flores simbolizam ora amor, ora perdão, principalmente entre os namorados, e não são utilizadas em funerais. Assim, a cultura é um significado fixo transmitido pelos valores dos professores.

Alternativa 5:

Os bens possuem significados fixos dentro de cada cultura. Uma roupa preta sempre comunica que a pessoa está em luto. Por isso, não se deve ir com essa cor no estágio na escola, mas vestir cores alegres para contagiar a turma.

Questão 2

O materialismo histórico e dialético é uma abordagem teórica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, que influenciou profundamente as ciências sociais e a política no século XIX e além. A influência do Socialismo Científico, postura política e ideológica derivada do materialismo histórico, se extende a diversos movimentos sociais, defesas políticas educacionais. O materialismo histórico vive hoje críticas, mas é, sem dúvida, uma das bases mais importantes e clássicas da Sociologia.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

No que se refere aos conceitos de componente central do materialismo histórico e dialético de Marx e Engels, analise as seguintes afirmações:

I. A luta de classes como motor da história.
II. A ideia de que a sociedade é condicionada pela lei natural do mercado.
III. A teoria da mais-valia para explicar a exploração no capitalismo.
IV. A tese de que a sociedade civil é a condição de igualdade absoluta da sociedade. ​

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3

Fonte: Tarsila do Amaral, Trabalhadores, 1938, técnica: óleo sobre tela, 81 x 100 cm, Comodato MASP Banco Central.
Disponível em: https://www.masp.org.br/acervo/obra/trabalhadores. Acesso em: 10 jun. 2025.


A partir da imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 

I. De acordo com Karl Marx (1818-1883), as sociedades dividem-se em classes que possuem recursos de forma desigual, como é possível observar na obra, Trabalhadores de Tarsila do Amaral. Diante disso, surgem divisões de interesses que também estão presentes no âmbito social.


PORQUE

II. Karl Marx (1818-1883) nasceu na Alemanha e, entre suas teorias, destaca-se o materialismo histórico, considerado a corrente mais revolucionária do pensamento e da prática social.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4

O positivismo é uma corrente filosófica e metodológica que teve um impacto significativo no desenvolvimento das ciências sociais, incluindo a Sociologia. Fundado por Augusto Comte, a intenção do pensador francês era contruir um método de análise eficiente para compreender a vida social. Os fatos sociais, que segundo Comte, se sucederam na história humana desde a pré-história, ou "sociedades primitivas", como ele chamava, até os dias atuais. Para ele, Comte, uma ciência que trata-se da vida social deveria ter as mesmas bases e eficiência das ciências naturais, aquela que ele chamava de "positivas".

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

Mediante isso, qual é a base central do método positivista?

Alternativas
Alternativa 1:

A especulação teórica e a dedução silogística.

Alternativa 2:

A análise crítica e a desconstrução da linguagem.

Alternativa 3:

A intuição e a revelação divina como fontes de conhecimento.

Alternativa 4:

A fenomenologia e a descrição detalhada das experiências vividas.

Alternativa 5:

Uma observação e a experimentação para coleta de dados empíricos.

Questão 5
A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996), estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispõe, em seu artigo 1º, que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Fonte: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 jun. 2025.


Após a leitura desse excerto sobre a educação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A educação é uma obrigação única do Estado em oferecer escola pública, gratuita, laica.

Alternativa 2:

A educação ocorre nas relações com os pais, responsáveis, no ambiente educativo e em todas as interações sociais.

Alternativa 3:

A educação não é de responsabilidade de toda a sociedade, somente dos grupos sociais que o indivíduo faz parte.

Alternativa 4:

A educação vem principalmente da escola, pois os pais trabalham fora e acabam deixando os filhos o que acarreta mais tempo também com as mídias.

Alternativa 5:

A educação é uma obrigação da família e do Estado. Os professores garantem cumprimentos de metas de conteúdo.

Questão 6
Segundo Geertz (1989), a cultura deveria ser compreendida não como ciência em busca de leis gerais, mas sim como uma ciência interpretativa à procura de significados. Mediante a todas essas informações, para o antropólogo brasileiro Roberto Cardoso de Oliveira (1996), o trabalho do antropólogo na interpertação da cultura consiste em três etapas: olhar, ouvir e escrever.
Fonte: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 13-37, 1996.


Após essa leitura e ao relacionar o trabalho do antropólogo na Educação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Após ver e ouvir, caberá ao pesquisador ser capaz de passar para o papel tudo o que compreendeu sobre o seu objeto de pesquisa. Essa etapa deve ser realizada dentro do meio pesquisado.
II. Olhar, ouvir e escrever faz com que cada cultura pesquisada sirva para comparar as culturas primitivas com os modelos de cultura superior, como a dos países de primeiro mundo, desenvolvidos e com um processo histórico evolutivo.
III. Estas etapas, olhar, ouvir e escrever, são responsáveis pela compreensão dos fenômenos sociais, culturais, questionando-os como algo merecedor de nossa interpretação e reflexão no exercício da pesquisa e da produção do conhecimento.
IV. Destacamos que o antropólogo tem a possibilidade de interpretar as culturas com um olhar devidamente sensibilizado e pronto para a investigação. A Observação dá conta de vislumbrar todos os sentidos de uma cultura.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
Ao lado de Émile Durkheim e Karl Marx, Max Weber é considerado um dos principais autores clássicos da sociologia, principalmente, no desenvolvimento da teoria social. Suas obras são vastas e densas, abordando tanto a estrutura agrária do Império Romano, na obra História Agrária do Império Romano (1891), até o protestantismo, com Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905).
​Elaborado pelo professor, 2021.
Sobre a teoria social de Weber, avalie as alternativas abaixo:
I. Uma das principais ideias de Weber é a de fatos sociais
II. O autor era adepto do método compreensivo
III. Apontava que as ações individuais, levando em conta os demais membros, é que movem a sociedade
IV. Weber levava em conta os sentidos dados às ações humanas, por isso, não falava em racionalidade, mas sim em emotividade.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

III e IV, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 8
A cultura, na atualidade, é flexível e permeável em todas as interações humanas, como nas relações familiares, educacionais. No entanto, as desigualdades sociais também se acentuam à medida que a sociedade tende a condenar o ser humano, sem permitir o seu aprimoramento ou voz.

Fonte: SILVA, A. A. da. et al. A importância de educar na pluralidade multicultural – desconstruindo preconceitos. 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1430_05092019181604.pdf. Acesso em: 9 jul. 2025.

Ao considerar essas influências culturais na educação dos mais jovens, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Apenas o professor é o responsável por ensinar os valores éticos e culturais aos alunos nas suas aulas contra o preconceito.

Alternativa 2:

Pais, professores, amigos e sociedade são os responsáveis por ensinar e respeitar os valores e a diversidade cultural do próximo.

Alternativa 3:

O aluno aprende a ser moral apenas pelo exemplo dos mais velhos, com os pais, e o professor ensina conteúdos e não comportamentos.

Alternativa 4:

Os valores morais são inatos dos indivíduos, veiculados pela natureza humana. Se a pessoa nasceu preconceituosa, ela falecerá dessa forma.

Alternativa 5:

Os valores morais são imutáveis, de acordo com a cultura de cada sociedade, transmitidos geneticamente aos mais jovens da geração seguinte.

Questão 9
Na observação e compreensão das manifestações culturais de povos, nações, sociedades e grupos humanos, desfazemos o preconceito e começamos a respeitar a diversidade (Franco, 2022).

Fonte: FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola. Representações sociais sobre as feminilidades na série Coisa mais Linda: entre estereótipos e resistências. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

Derivado de stereós (que significa sólido) e de týpos (associado a molde ou marca), os estereótipos referem-se aos tipos móveis que grafam letras ou vocábulos nas máquinas impressoras e que eram marcados em alto relevo em chapas de metal e usados para imprimir textos e gravuras com a reprodução fiel do molde. Partindo desse conceito inicial de algo copiado de um original, esses moldes também servem para explicar os estereótipos construídos socialmente.

Fonte: GONÇALVES, L. A. O. Preconceitos, estereótipos e resistências do dia-a-dia. In: GARCIA, R. L; ZACCUR, E. (org.). Cotidiano e diferentes saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 131-150.

Sobre cultura, diversidade e estereótipo, analise as afirmativas a seguir:

​I. Os estereótipos culturais surgem como formas simplificadas e generalizadas de representar determinados grupos sociais, dificultando o reconhecimento da diversidade existente dentro de cada cultura.
II. A convivência com diferentes expressões culturais pode contribuir para reduzir preconceitos, pois amplia nossa percepção sobre as múltiplas formas de viver, sentir e se expressar no mundo.
III. O conceito de estereótipo, que inicialmente estava relacionado a um molde fixo de impressão, passou a ser usado na sociedade para descrever ideias rígidas e pré-concebidas sobre determinados grupos ou indivíduos.
IV. O contato com manifestações culturais distintas reforça estereótipos e deve ser evitado para proteger a identidade cultural de um povo.

É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10

Max Weber, ao desenvolver sua teoria sobre a Sociologia, estabeleceu quatro tipos de modelos ideais de ação social, que são fundamentais para entender a conduta humana dentro de um contexto social. A construção destes modelos ideais permitem a classificação das ações analisadas e orientam a busca de definir os valores que dão sentido as relações sociais. Weber, contudo, lembra que nenhum destes modelos ideiais se dá de forma pura.

Fonte: Elaborada pelo professor (2024).

Sobre os modelos de ação social de Weber, analise as afirmações a seguir:

I. Ação racional com relação aos fins, definida pela escolha racional de meios para atingir determinados objetivos.
II. Ação racional com relação aos valores, onde os indivíduos agem com base em suas próprias convicções sobre o que é certo ou errado, independentemente das consequências.
III. Ação afetiva, que é impulsionada por emoções e sentimentos pessoais, sem consideração pela racionalidade ou consequências.
IV. Ação escravista, que é motivada pela devoção a um líder ou a uma causa, caracterizando-se pela entrega e submissão a uma autoridade considerada superior ou divina.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu