FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1
A Pedagogia Histórico-Crítica é um marco no movimento educacional brasileiro, porém pouco desenvolvida no cotidiano das escolas. Esta concepção nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras; faltava-lhes a consciência dos condicionantes histórico sociais da educação (SAVIANI, 2007). Esta Pedagogia objetiva resgatar a importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade do saber escolar.
Gasparin, J. L. Petenucci, M. C. (2014). Pedagogia histórico crítica: da teoria à prática no contexto escolar. V. 2, n. 02. Disponível em: < https://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf>. Pág. 04.


A Pedagogia Histórico-Crítica tem como característica cinco passos para a sua realização, desse modo, assinale a alternativa correta a que apresenta a ordem correta desses cinco passos.

Alternativas
Alternativa 1 - Problematização; Instrumentalização; Prática social Inicial; Catarse e Pratica social final.
Alternativa 2 - Prática social Inicial; Instrumentalização; Problematização; Catarse e Pratica social final.
Alternativa 3 - Prática social Inicial; Catarse; Instrumentalização; Problematização e Pratica social final.
Alternativa 4 - Prática social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Pratica social final.
Alternativa 5 - Instrumentalização; Prática social Inicial; Catarse; Problematização e Pratica social final.
QUESTÃO 2

O Renascimento Cultural, ocorrido nos séculos XIV a XVI, alterou a compreensão do significado da existência humana. Nele, o valor estabelecido para o papel do ser humano diante da natureza se eleva, ao comprarmos com a concepção teocêntrica que dominava o pensamento europeu durante a medievalidade.

Fonte; FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021.

A chamada “Renascença” é uma ruptura com a expressão cultural, política e intelectual da Europa e foi fundamental para a construção do mundo moderno. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O Renascimento valorizou o nascimento do cristianismo e buscou estabelecer uma relação com o primitivismo cristão, criticando a reinterpretação medieval acerca dos dogmas católicos.
Alternativa 2 - Uma das principais críticas do Renascimento é o racionalismo. Para os pensadores modernos, a razão é uma negação da fé e deve ser vista como um ato profano.
Alternativa 3 - Os renascentistas foram precursores da Reforma Protestante e se opuseram à Igreja Católica, principalmente a Leonardo Da Vinci.
Alternativa 4 - O Renascimento é a busca da retomada do racionalismo grego-romano, ao mesmo tempo, uma defesa do antropocentrismo, valorizando o posicionamento do ser humano diante do Universo.
Alternativa 5 - A Renascença buscou reafirmar os dogmas católicos diante da ascensão do movimento protestante. Ligados à Ordem Jesuíta, os renascentistas foram árduos defensores da Inquisição.
QUESTÃO 3
Há uma revolução na percepção da educação em Emmanuel Kant (1724-1804). O pensador consegue unir duas concepções, os racionalistas em empiristas, na capacidade humana de aprender através da experiência e racionalidade. Contudo, com uma diferença fundamental, o foco no ser humano como condição de aprendizagem, mas não universal, e sim no potencial particular da compreensão.
O que Kant afirma, é que o ser humano é contaminado pela sua compreensão da realidade, que não é absoluta, suprema, universal. Ao mesmo tempo, o objeto, problema ou questão que se apresenta é vista pelo ser-humano de uma determinada forma particular, nunca se apresenta de maneira pura.
Logo, é impossível desassociar o ser-humano de seu objeto de aprendizado e vice-versa.
Uma educação tem na visão de Kant uma diferença significativa em relação ao que se apresenta na educação tradicional. Porém, qual é esta diferença?

Assinale a alternativa que responde a esta indagação de maneira correta levando em consideração o pensamento kantiano.

Alternativas
Alternativa 1 - Discípulo de Sócrates, Kant defendia uma capacidade de questionar o mundo e permanecer com a questão. A busca da realidade para ele é a contemplação da natureza, da vida, nada mais.
Alternativa 2 - Para Kant, o conhecimento é fruto de uma razão que considera a experiência pela reflexão. Nunca seremos capazes de reproduzir a verdade absoluta, mas devemos nos aproximar ao máximo do que ela expressa.
Alternativa 3 - O pensamento dos alunos deve ser conduzido para que ele seja considerado como uma expressão da verdade, apesar de qualquer conhecimento. Logo, o valor subjetivo, a opinião é mais importante que a razão.
Alternativa 4 - A sabedoria é fruto da reflexão pura. Logo, não se deve considerar a experiência. Nada do que vivemos tem valor. Todo o conhecimento é pura intuição. O que temos sobre o mundo é uma representação superficial da realidade.
Alternativa 5 - Vinculado a uma exigência extrema do saber, a postura kantiana sobre a educação se estabelece valorizando o conhecimento reproduzido. Não há por que questionar aquilo que se aprende, devemos apenas reproduzir, considerava Kant.
QUESTÃO 4
Michael de Montaigne (1533-1592), assim como Sócrates, usava a Maiêutica para ajudar no processo de desenvolvimento das pessoas. Além disso, o pensador dizia que os adornos da educação como a fala culta e de linguajar rebuscado eram artifícios que apagavam a verdadeira educação. Para ele, educar era formar um espírito capaz de refletir criticamente e agir com sabedoria, e não apenas acumular conhecimento enciclopédico.

Fonte: ​FREITAS, V. A. de. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2021. Reimpresso em 2024.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para o pensador, um homem de “cabeça bem-feita” era aquela que formava para o indivíduo saber julgar ou decidir sua conduta diante das adversidades sociais.

PORQUE

II. Entretanto, o filósofo criticava a educação pedante que desenvolvia homens com muito conhecimento que não era colocado em prática.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Segundo Franco Cambi (1999), o cristianismo trouxe uma revolução cultural ao propor um novo modelo de homem ideal. Além disso, a nova estrutura educativa da Igreja Católica, o mosteiro, instalou-se como um lugar de formação, que orientava a vida no sentido religioso. Por fim, submetia o processo formativo ao princípio da ascese, ou seja, o jejum, a oração e a penitência eram práticas correntes.

Fonte: CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

A partir das considerações sobre a Idade Média, o cristianismo e a Educação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A partir do século II, surge a filosofia dos Padres da Igreja, conhecida por Patrística. Os padres tinham como intenção converter os pagãos, combater os hereges e enaltecer a fé cristã. Começa uma longa aliança entre fé e razão que se estende por toda Idade Média e em que a razão é considerada auxiliar da fé e a ela subordinada. Daí a expressão agostiniana "Credo ut intelligam", que significa "Creio para que possa entender".

PORQUE

II. A escolástica é a filosofia cristã que se desenvolve desde o século IX, tem o seu apogeu no século XIII e começo do século XIV, quando entra em decadência. A partir do século XIII, Santo Tomás utiliza as traduções de Aristóteles feitas diretamente do grego e faz a síntese mais fecunda da escolástica.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Texto I

Segundo a BNCC, cabe ao professor desenvolver em suas aulas o (EI03EO05) valorizar das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 20 dez. 2021.

Texto II

Direitos Humanos. Artigo II: 1 - Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Fonte: https://nacoesuni das.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A humanidade pela percepção, imaginação, sentimentos e memória usa de sua inteligência e pensamento para que se expresse por meio da linguagem verbal, não verbal e a criação de conceitos e ideias inovadoras.

PORQUE

II. Aliás, a humanidade é a única espécie que não age somente por instintos, mas por novas combinações de ideias, com o pensamento apurado e por atos de criatividade na pós-modernidade ao imbricar as relações de classe social, grupos sociais, étnico-racial, religiosas, etárias, entre a construção de masculinidades e feminilidades.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

Quadro I

Quadro I - Comparação entre os fundamentos da Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.

Fonte: SAVIANI, D. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

Texto II

Para Paulo Freire (1921-1997), o processo histórico expressa no indivíduo suas insatisfações sociais em luta por transformações. Na sua abordagem, a Educação promove um humano crítico, capaz de realizar a leitura do mundo ao mesmo tempo em que faria a leitura da palavra. A situação é problematizada, desnaturalizada em relações dialógicas.

Fonte: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

A partir das concepções de Educação no processo histórico do Brasil nas pedagogias tradicionais, tecnicistas e críticas do quadro I e do Texto II, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O “empoderamento”, conceito desenvolvido por Paulo Freire na área da Educação, a partir do termo empowerment, na língua inglesa, refere-se a promover por si mesmo as transformações para o desenvolvimento individual e coletivo de qualquer ordem.

PORQUE

II. Na pedagogia tradicional, a escola é transmissora de conhecimentos, organizadas na forma de classes com um professor que expõe as lições e os saberes que os alunos seguem atentamente recebendo-os e memorizando-os na “educação bancária”. Depois, são aplicados os exercícios.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
“Sócrates é o primeiro grande pensador a influenciar no desenvolvimento do pensamento educacional na Antiguidade. Defende que o primeiro passo a ser dado para o conhecimento da verdade é ir em direção ao autoconhecimento, ou seja, conhecer a si próprio. De certa forma, o pensador propõe a nós humanos o “pensar por si próprio” como condição para uma verdadeira ciência, uma filosofia autêntica. Neste sentido, surgem os conhecidos ditos socráticos: “Conhece-te a ti mesmo” e “Sei que nada sei”.
FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.


Com base em seus conhecimentos sobre a filosofia de Sócrates, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:

I. O método socrático de filosofar é composto por duas etapas, a Ironia e a Maiêutica.
II. Sócrates foi muito bem aceito por todos durantes o período que viveu em Atenas. Ele foi condecorado pelas autoridades devido seu caráter questionador.
III. Por meio do diálogo, Sócrates buscava destruir o conhecimento opinativo das pessoas para que na sequência elas pudessem alcançar a verdade.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V.
Alternativa 2 - V, V, F.
Alternativa 3 - F, F, V.
Alternativa 4 - V, F, V.
Alternativa 5 - F, V, V.
QUESTÃO 9
“A primeira Escola Nova foi fundada em 1889, na Inglaterra. Nos Estados Unidos da América (EUA), as primeiras “escolas novas” surgem no início do século XX, com a ideia de renovação pedagógica. Esse movimento de renovação pedagógica recebeu diferentes denominações: Escola Nova, Educação Progressiva e Educação Ativa. O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). John Dewey, filósofo norte americano, influenciou a elite brasileira com o movimento da Escola Nova”.
FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. Pág. 160.


Com base em seus conhecimentos sobre a Nova Escola, avalie as afirmações a seguir.

I. Para John Dewey, a educação é uma necessidade que está para além dos muros da escola: ela é um fenômeno coletivo, social e democrático.
II. A Pedagogia Nova mantém o propósito de adaptar o estudante ao meio social, daí seu interesse em reproduzir no seu contexto a própria existência humana.
III. O conhecimento se resume ao que está vinculado à atuação e às descobertas dos aprendizes.
IV. O foco dessa abordagem pedagógica é o formar para “passar de ano” e “alcançar o diploma”.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
O “empoderamento”, conceito desenvolvido por Paulo Freire e Ira Shor na área da Educação, a partir do termo empowerment, na língua inglesa, refere-se a promover por si mesmo as transformações para o desenvolvimento individual e coletivo de qualquer ordem. Diferentemente, portanto, do significado em inglês que compreende uma autorização para agir, em Freire e Shor (1986), o empoderamento implica a “conquista de liberdade”, por meio de mudanças internas dos indivíduos em sua relação com a sociedade ao deixar de se submeter ao outro. Entretanto, o termo como uma forma de consumismo, como de produtos e serviços ligados à aparência foi distorcido do conceito freireano.

Fonte: SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Esse exercício de poder, ou seja, a deficiência individual e coletiva, envolve decidir livremente sobre as experiências de vida, aprender por meio de experiências e curiosidades em um aprendizado significativo.

PORQUE

II. O exercício de autonomia constitui uma condição para o sentimento de ser suficientemente capaz e livre, nos âmbitos privado e público, para determinar horizontes de vida.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu