FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - PED - ARTE E MUSICALIZAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO - 54_2025

Questão 1
Nenhuma formação docente verdadeira pode fazer-se alheada, de um lado, do exercício da criticidade que implica a promoção da curiosidade ingênua, e do outro lado, sem o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade, da afetividade, da intuição ou adivinhação.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Práticas Educativas. São Paulo, Paz e Terra- 1996.
Ao ler o excerto é possível compreender a importância que há na formação docente para posteriormente termos bons profissionais na formação dos discentes. Com base nesta informação analise as asserções abaixo:

I. A arte na escola sofreu por muitos anos pela falta de profissionais qualificados para exercerem a função.

PORQUE
II. Não houve por muito tempo uma preocupação em formar profissionais capacitados em atuar na educação básica na área de arte e musicalização.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2

A interseção entre arte e tecnologia tem transformado a criação artística e o ensino das artes. Como afirma Zuanon (2007, p. 31), “o fato é que a interação entre artistas e desenvolvimentos tecnocientíficos está, de fato, redefinindo as possibilidades expressivas no cenário artístico contemporâneo. O acoplamento entre humanos e máquinas está gerando novas formas de criatividade e colaboração, explorando as fronteiras entre o orgânico e o inorgânico”. No contexto educacional, a utilização dessas ferramentas amplia as possibilidades expressivas e criativas dos alunos, proporcionando novas formas de experimentação, interação e aprendizado. No entanto, o uso da tecnologia deve ser um meio e não um fim, sendo incorporado de forma equilibrada para complementar e potencializar práticas tradicionais, sem substituir completamente outras abordagens artísticas e pedagógicas.

Fonte: https://tede.pucsp.br/handle/handle/4982. Acesso em: 4 fev. 2025.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O uso de tecnologia na criação artística e seu papel no processo de ensino-aprendizagem pode ser importante na medida em que sejam considerados instrumentos de aprendizagem.

PORQUE

II. As ferramentas tecnológicas são as únicas opções de resgate e valorização da arte na escola e sua importância formativa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
Texto 1
A arte romana foi fortemente influenciada pela cultura grega, mas desenvolveu características próprias ao refletir o pragmatismo e a grandiosidade do Império Romano. Suas expressões artísticas incluíam arquitetura monumental, esculturas realistas, mosaicos detalhados e pinturas murais vibrantes. A arte romana teve grande impacto na cultura ocidental, influenciando a arte renascentista e neoclássica.
Elaborado pelo professor.
Texto 2

Fonte: https://www.wikiart.org/pt/giovanni-paolo-pannini/vista-do-coliseu-1747. Acesso em: 4 fev. 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A arte romana é uma simples cópia da arte grega, pois não agrega nenhuma inovação e proposta arquitetônica nova.

PORQUE
II. Os arcos e aquedutos são referências importantes da arte do Império Romano, o que pode ser notado facilmente na imagem que retrata o Coliseu antigamente.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Leia o excerto que discute a metodologia de ensino da educação artística na escola:
A Abordagem Triangular não serve para quem quer um manual, nem tem caráter prescritivo. Requer o espírito livre, a disciplina investigativa e a disposição corajosa para perceber o que se anuncia ao longo dos passos no caminho [...]
(Machado, Regina Stela (2010) “Sobre mapas e bússulas: apontamentos a respeito da abordagem triangular.” In: Barbosa, Ana Mae; Cunha, Fernanda Pereira da (Orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez., 2010:79).
No processo de ensino e aprendizagem é fundamental que o professor tenha claro o método que usará para atingir seus objetivos educacionais. Ao refletir sobre isso, é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:

O Método da Sugestão é caracterizado como aquele que enfatiza o processo conceitual, valorizando o intelecto em detrimento da experiência sensorial.

Alternativa 2:

O Método Triangular é aquele que valoriza o desenvolvimento da criatividade, envolvendo no contexto artístico da obra.

Alternativa 3:

O Método da Sugestão é caracterizado como aquele que é baseado nos princípios do fazer artístico, contextualização e aproximação com a obra de arte.

Alternativa 4:

O Método da Solução de problemas é aquele que enfatiza o processo conceitual, valorizando o intelecto em detrimento da experiência sensorial.

Alternativa 5:

O Método da Solução de problemas é aquele  que é baseado nos princípios do fazer artístico, contextualização e aproximação com a obra de arte.

Questão 5

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange a educação infantil, deixa claro que os eixos estruturantes das práticas pedagógicas são a interação e a brincadeira, ou seja, toda a BNCC prioriza as experiências das crianças para que por meio delas aconteça a construção de conhecimento. Segundo o documento, “a interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções”. Além dos eixos pedagógicos, a BNCC também estabelece os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil, sendo eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, e o conhecer-se.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Uma criança de 4 anos que está na educação infantil e está sendo constantemente estimulada a se expressar por meio de atividades e brincadeiras, descobrir e conhecer, mas que não costuma desenvolver atividades palpáveis, envolvendo a escrita, desta forma ela está se desenvolvendo de acordo com o que foi estabelecido pela BNCC.

PORQUE

II. A BNCC na educação infantil, favorece as vivências e experimentação das crianças em detrimento das atividades mais tangíveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6

O ensino de artes na educação básica deve incentivar a participação dos alunos, permitindo que eles experimentem, interpretem e produzam arte de forma significativa. Abordagens como a experimentação prática, a análise crítica de obras e a integração com outras linguagens artísticas favorecem o desenvolvimento da sensibilidade, da expressão e do pensamento crítico. Dessa forma, a arte na escola deixa de ser um exercício mecânico e se torna um espaço de descoberta, inovação e construção de conhecimento.

Elaborado pelo professor.

Pense na seguinte situação: um professor do Ensino Fundamental da disciplina de Arte propõe um trabalho para que os alunos decorem algumas obras, nomes dos autores e fatos importantes da vida de cada um deles.

Considerando o texto e a situação apresentada, analise as afirmativas a seguir:

I. O professor usou uma metodologia inovadora e criativa.
II. A proposta está fundada em uma prática de conhecer e vivenciar a arte.
III. A disciplina de arte foi utilizada como um instrumento de memorização, importante para a formação do aluno.
IV. A prática é antiquada e sem caráter formativo, por isso inválida para a escola do século XXI.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

Questão 7
TEXTO I
“tarefa primordial da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sociocultural de que provenha.”

MÁRSICO, L. O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982, p. 148.

TEXTO II

“A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia para banalizá-la. Tem que mostrar um amplo universo de sons para o aluno. Isso vai ajudá-lo a ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e, principalmente, a audição. Nosso propósito com essas aulas não é o de formar músicos profissionais, mas como música é cultura, ela despertará nessa pessoa também o senso crítico, fazendo com que esse indivíduo não aceite passivamente todo esse material cultural descartável.”
Lima apud LAGINSKI, F. A importância da música na educação. Disponível em: https://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/320514/, 2008.
Após ler os dois excertos e compreender a importância da música na escola para a formação do indivíduo dentro e fora da escola, nota-se que faltam propostas consistentes para incluir a música na escola. Com base nesta informação analise as asserções abaixo:


I – O Texto II contradiz o Texto I ao afirmar que a música deve ser banalizada dentro de fora da escola.

PORQUE


II – O texto I reforça a ideia de que a escola deve oferecer uma formação musical de qualidade e cultural para todos os alunos de forma a possibilitar o desenvolvimento pessoal e social do aluno.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
“Será que a arte, na vida do homem, não, é algo mais do que simples lazer? (Se bem que o lazer é importantíssimo). Será que espremida entre as disciplinas “Sérias”, as aulas de arte não estariam relegadas a segundo ou terceiro plano pelo próprio sistema educacional? Será que não haveria uma forma de a arte contribuir mais efetivamente para o nosso desenvolvimento?”
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação?. 6.ed.- Campinas, Sp: Papirus,2007, p.10.

Após ler a reflexão sobre o ensino da arte e sua importância na escola, nota-se que nem sempre há a valorização adequada. Com base nesta informação analise as asserções seguintes.
 
I – A importância da Arte para a formação do ser humano é evidente dentro e fora da escola e um dos indícios disso é a clara discussão das linguagens artísticas na BNCC.

PORQUE


II – A arte tem papel limitado e menor na formação acadêmica e isso é destacado no documento da BNCC.
 
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9

O conceito de arte tem se transformado ao longo do tempo, e na contemporaneidade, muitas discussões giram em torno da sua definição e dos limites entre tradição e inovação. Segundo Kosuth (2008 apud Acher, 2008, p. 81)  "ser um artista hoje significa um meio de questionar a natureza da arte. Se alguém questiona a natureza da pintura, não pode estar questionando a natureza da arte. Se um artista aceita a pintura (ou a escultura), está a aceitar a tradição que o acompanha. Isto deve-se ao fato de que a palavra 'arte' é geral, e a palavra 'pintura' é específica".

Fonte: ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Cortez, 2008.

Com base nessa perspectiva, como essa concepção de arte pode ser abordada no ambiente escolar?

Alternativas
Alternativa 1:

A arte na escola terá sempre um caráter ilustrativo e pouco formativo.

Alternativa 2:

A arte na escola deve servir como etapa de formação profissional e técnica.

Alternativa 3:

A arte na escola é uma ferramenta para formar pessoas dentro de um padrão único.

Alternativa 4:

A arte é um instrumento de reflexão e formação cultural dentro do ambiente escolar.

Alternativa 5:

A arte é um meio de aproximar os alunos de situações reais de entretenimento, auxiliando em uma futura profissão.

Questão 10
No século XX, o Brasil teve uma efervescência musical muito grande, com uma diversidade de estilos, compositores, cantores e músicos que influenciaram futuras gerações.

Sobre esse período, analise as afirmativas a seguir.

I. Nas décadas de 1940 e 1950 ocorre uma explosão da música regional que valorizava as tradições locais.
II. A primeira metade do século XX foi preenchida com artistas como, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Tonico e Tinoco e Luiz Gonzaga.
III. A música nordestina foi o único estilo regional que conseguiu despontar no cenário musical.
IV. A pluralidade musical foi interrompida por um movimento político instituído pelo governo Vargas que interrompeu o crescimento musical no país.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

Il e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

l, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu