
ATIVIDADE 2 - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025
ATIVIDADE 2 - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025
A música na educação tem como função promover o desenvolvimento da sensibilidade em articulação com o conhecimento inteligível, o que significa que tanto a cognição como a sensibilidade devem ser acionadas, para que os processos de aprendizagem e a experiência com música aconteçam de forma mais ampliada e consistente.
Considerando os textos apresentados e sobre o conceito de escuta ativa no processo de ensino-aprendizagem musical, analise as afirmativas a seguir:
I. A escuta demanda uma audição minuciosa e concentrada, o que implica na necessidade de se estabelecer um ambiente propício que favoreça a prática de uma escuta adequada e eficaz.
II. É essencial reconhecer a importância do resultado das atividades musicais, como um indicador do desenvolvimento da escuta do aluno, uma vez que esse produto reflete a consolidação dos processos perceptivos e cognitivos envolvidos.
III. A audição deve ser compreendida como um processo ativo e dinâmico de escuta, que requer a valorização e o estímulo constante dessa prática para promover uma experiência musical mais profunda e significativa.
IV. A organização das aulas deve ser planejada com ênfase na criação artística e na fruição estética, priorizando a experiência criativa e o envolvimento sensorial dos alunos no processo educacional.
É correto o que se afirma em:
