FECHAR

ATIVIDADE 2 - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - MUSIC - METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA - 53_2025

QUESTÃO 1

 

“[...] a escuta exige atenção e concentração, é uma força estranha que através de vibrações audíveis e inaudíveis, de vozes e silêncios, convoca o corpo, conecta o inconsciente” (Favaretto, 2012, p. 48).

 

Fonte: FAVARETTO, C. Música na escola: por que estudar música? In: JORDÃO, G. et al. (coord.). A música na escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012. p. 46-48. Disponível em: https://www.amusicanaescola.com.br/pdf/AMUSICANAESCOLA.pdf. Acesso em: 16 jun. 2025.

A música na educação tem como função promover o desenvolvimento da sensibilidade em articulação com o conhecimento inteligível, o que significa que tanto a cognição como a sensibilidade devem ser acionadas, para que os processos de aprendizagem e a experiência com música aconteçam de forma mais ampliada e consistente.

 

 

Fonte: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

 

Considerando os textos apresentados e sobre o conceito de escuta ativa no processo de ensino-aprendizagem musical, analise as afirmativas a seguir:

I. A escuta demanda uma audição minuciosa e concentrada, o que implica na necessidade de se estabelecer um ambiente propício que favoreça a prática de uma escuta adequada e eficaz.

II. É essencial reconhecer a importância do resultado das atividades musicais, como um indicador do desenvolvimento da escuta do aluno, uma vez que esse produto reflete a consolidação dos processos perceptivos e cognitivos envolvidos.

III. A audição deve ser compreendida como um processo ativo e dinâmico de escuta, que requer a valorização e o estímulo constante dessa prática para promover uma experiência musical mais profunda e significativa.

IV. A organização das aulas deve ser planejada com ênfase na criação artística e na fruição estética, priorizando a experiência criativa e o envolvimento sensorial dos alunos no processo educacional.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Com o intuito de promover uma compreensão mais aprofundada acerca das possibilidades de uma educação musical, é possível identificar quatro modalidades distintas de inserção, cada uma favorecendo formas específicas de engajamento com a experiência musical: a execução, a apreciação, a descrição e a criação. Tais dimensões constituem caminhos complementares para o desenvolvimento de competências musicais e para a ampliação da sensibilidade estética no contexto educativo.

Fonte: URIARTE, L. Z. Metodologia do ensino de música. Florianópolis: Arqué, 2025.

No contexto da execução musical nas escolas, sobre a prática que se destaca como a mais recorrente dentre as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A utilização de instrumentos de percussão, devido à sua acessibilidade e presença em grande parte das instituições escolares.
Alternativa 2 - A atividade de descrição sonora, por contribuir para o refinamento da escuta e a representação simbólica dos sons interiorizados.
Alternativa 3 - A improvisação musical, em razão de seu potencial para estimular a espontaneidade e a expressão individual no ambiente escolar.
Alternativa 4 - A escuta analítica (apreciação musical), por propiciar experiências auditivas diversas e promover o desenvolvimento da percepção sonora.
Alternativa 5 - O canto, por sua consolidação histórica no contexto escolar e pela ampla utilização como recurso pedagógico por diversos profissionais da educação.
QUESTÃO 3
Segundo Schafer (2012, p. 13 apud Uriarte, 2025), “não possuímos pálpebras auditivas”, ou seja, nossa audição está sempre alerta e aberta para as sonoridades internas do nosso corpo, assim como para todas as sonoridades externas, sejam elas naturais, produzidas pela natureza, por outros seres humanos ou ainda por utensílios e tecnologia.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

A educação sonora propõe uma escuta ativa e consciente do ambiente. Sobre a relação entre paisagem sonora, educação dos sentidos e experiência coletiva, analise as afirmativas a seguir:

I. Um processo voltado unicamente ao treinamento técnico da audição musical, no qual sons cotidianos são considerados ruídos indesejáveis e devem ser evitados em contextos pedagógicos.

II. Uma abordagem centrada na memorização de sons e ruídos urbanos, com o objetivo de criar uma tipologia universal das paisagens sonoras presentes nos espaços escolares.

III. Uma prática educativa que reconhece a importância de escutar ativamente os sons do ambiente, promovendo a consciência crítica da poluição sonora e valorizando os aspectos técnicos, simbólicos, sensíveis e coletivos das experiências auditivas.

IV. Uma proposta de ensino que valoriza a escuta como habilidade essencial, incentivando os alunos a perceberem e interpretarem os sons do cotidiano como elementos significativos na construção do conhecimento e na vivência estética.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
Um dos pontos fortes até o momento tem sido o estudo da trajetória da música ao longo da história em diferentes culturas, com destaque para a importância de compreender a história da música brasileira. Esse conhecimento é essencial para valorizar nossa identidade cultural e enriquecer a prática pedagógica. Além disso, entender a evolução da legislação vigente e refletir sobre o papel do educador musical na educação básica são aspectos fundamentais na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

Francisco Manuel da Silva (1795-1865) teve papel fundamental na história da música brasileira no século XIX. Sobre sua vida e legado, analise as afirmativas a seguir:

I. Francisco Manuel da Silva foi responsável pela fundação do Conservatório de Música do Rio de Janeiro, em 1841, que se tornou referência para o ensino musical no Brasil.

II. Ele foi o autor da música do Hino Nacional Brasileiro, obra que reforça sua importância no repertório cívico do país.

III. Sua produção musical restringiu-se à música sacra, e ele evitava o ensino formal de música por considerá-lo elitista.

IV. Embora influente, Francisco Manuel da Silva nunca estudou instrumentos musicais, dedicando-se apenas à regência e à composição.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 5
A música indígena está integrada aos rituais religiosos, de passagem e à dança. A contação de histórias possui uma musicalidade única, quase como um canto, com diferentes timbres e pausas expressivas. Os instrumentos são feitos com materiais da floresta, como sementes, madeira e ossos, para reproduzir sons mágicos da natureza. Para os indígenas, música, dança e poesia estão presentes em todos os momentos da vida, desde o nascimento até a morte, passando por festas, guerras, caça e amor, sempre em harmonia com a natureza.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

A música indígena exerce influência significativa na formação da música tradicional brasileira. Considerando suas características, assinale a alternativa correta que melhor representa essa contribuição:

Alternativas
Alternativa 1 - O uso predominante de instrumentos de sopro, como flautas e zunidores, é uma das principais marcas da música indígena que se mantém em várias manifestações da música brasileira, especialmente no samba.
Alternativa 2 - O timbre anasalado, presente na música indígena, influenciou o jeito de cantar em algumas regiões do Brasil, sendo uma característica que também aparece na música brasileira de forma geral.
Alternativa 3 - A música indígena influenciou pouco a música brasileira, pois sua riqueza sonora é restrita a poucos instrumentos e não se manifesta em danças ou ritmos brasileiros tradicionais.
Alternativa 4 - A dança catira, típica do sul do Brasil, tem seus movimentos marcados pelo uso exclusivo de instrumentos de corda, mostrando pouca conexão com as tradições indígenas.
Alternativa 5 - O som dos tambores indígenas foi incorporado exclusivamente no rock brasileiro, sem interferência significativa em outros gêneros musicais tradicionais.
QUESTÃO 6
A educação musical é o processo de ensinar e aprender música por meio da prática, escuta e reflexão. Ela reconhece a música como uma linguagem própria, cheia de significados simbólicos e sociais. Parte do princípio de que só se aprende música fazendo música. Por isso, valoriza a vivência musical e a escuta consciente. O papel do professor é orientar os alunos na compreensão do discurso musical, indo além do uso da música como simples apoio pedagógico.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

A compreensão adequada de educação musical é fundamental para o bom exercício pedagógico. Assinale a alternativa correta que expressa coerentemente a ideia supracitada:

Alternativas
Alternativa 1 - Um modelo tradicional que privilegia a teoria musical e a leitura de partituras como base para o desenvolvimento de competência musical.
Alternativa 2 - Uma perspectiva tecnicista, na qual a prática instrumental é valorizada exclusivamente como forma de alcançar a excelência performática.
Alternativa 3 - Uma abordagem centrada na escuta passiva e na utilização da música como elemento lúdico para facilitar a assimilação de conteúdos não musicais.
Alternativa 4 - Um enfoque interdisciplinar que considera a música apenas como um recurso pedagógico complementar a outras áreas do conhecimento.
Alternativa 5 - Uma concepção experiencial e reflexiva, que reconhece a música como linguagem simbólica e social, priorizando a vivência musical e a escuta ativa orientada pelo professor.
QUESTÃO 7
A música desempenha um papel fundamental na escola, pois, ao estimular diversas capacidades como raciocínio lógico, memória, percepção, coordenação, concentração, socialização, emoção, autoestima, imaginação e criatividade, ela se configura como uma poderosa ferramenta pedagógica. Por isso, diferentes autores destacam múltiplas formas de uso e funções da música no contexto escolar, que merecem ser exploradas.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

Sobre a função da música no contexto escolar que melhor representa a afirmação "a música, assumindo um papel secundário, manifesta-se em eventos cívicos, nos ensaios da banda marcial e como elemento de ambientação sonora para atenuar as tensões dos estudantes", assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Função Utilitarista.
Alternativa 2 - Função Periférica.
Alternativa 3 - Função de Controle.
Alternativa 4 - Função de Autoexpressão.
Alternativa 5 - Função de Orientação Social.
QUESTÃO 8
A linguagem musical é composta por elementos fundamentais que constituem a base da comunicação musical. Tais componentes são amplamente investigados e integrados nas metodologias de ensino da música, uma vez que cada um exerce uma função específica e indispensável na estruturação da obra musical. Conjuntamente, esses elementos conferem à música sua expressividade e singularidade, possibilitando a comunicação de emoções e conceitos de maneira universal.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

Sobre os elementos musicais, analise as afirmativas a seguir:

I. O timbre é responsável pela diferenciação entre sons de instrumentos distintos, mesmo que toquem a mesma nota na mesma altura.

II. A altura do som define o volume com que ele é percebido, sendo responsável pela emoção transmitida na música.

III. A intensidade do som está relacionada à variação de volume, influenciando a dinâmica e a expressividade musical.

IV. A melodia é formada pela repetição de acordes que criam uma base harmônica para a música.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
A formação e a compreensão das estruturas musicais – que é o processo de crescimento – ocorre por meio da diferenciação e integração. Podemos imaginar um grupo de crianças aprendendo a cantar uma canção através da escuta e da imitação. Elas ouvem o professor cantar, captam a intenção expressiva da música e, ao reproduzi-la, conseguem projetar e imaginar as imagens evocadas por ela. Nesse estágio inicial, os alunos vivenciam a música como um meio de expressão, ainda sem uma forma definida ou precisão técnica.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A fase de diferenciação terá início no momento em que os alunos passarem a perceber os movimentos ascendentes e descendentes da canção, bem como a dinâmica que ela expressa.

PORQUE

II. As crianças terão observado um detalhe significante em um todo vagamente apreendido, isso permitirá uma projeção mais satisfatória da canção, desde que tal detalhe seja devidamente considerado.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Carl Orff, compositor e educador musical alemão, é conhecido por desenvolver uma metodologia educativa fundamentada em práticas lúdicas, tais como o canto, a recitação de rimas, o uso de palmas rítmicas, dança e exploração sonora por meio de objetos diversos. Além disso, atribuía-se especial importância ao movimento corporal, considerando-se o ritmo como elemento estruturante da melodia.

Fonte: adaptado de: URIARTE, L. Z. Metodologia do Ensino de Música. Florianópolis: Arqué, 2025.

Sobre os princípios fundamentais do método Orff, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Um dos elementos centrais desse método é a euritmia, que integra exercícios corporais conscientes e inconscientes com improvisação.
Alternativa 2 - A improvisação era trabalhada desde o início da educação musical, de forma orientada, com base em experiências prévias com linguagem oral, canto, gestos e instrumentos.
Alternativa 3 - A partir da década de 1930, essa perspectiva começou a destacar o canto coral como o principal recurso para a educação musical, valorizando o canto em grupo em detrimento da prática instrumental.
Alternativa 4 - O ensino inicia-se pelo solfejo, priorizando o trabalho com as alturas sonoras antes da introdução das letras. Nesse processo, o educador atua como modelo musical, guiando os alunos por meio da imitação.
Alternativa 5 - Antes de solicitar que os alunos cantem os exercícios dos livros, o professor deve sempre cantar as alturas a serem utilizadas. O professor é o modelo musical para os alunos, que participam das atividades imitando-o.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu