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ATIVIDADE 2 - MUSIC - INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - MUSIC - INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE - 53_2025

ATIVIDADE 2 - MUSIC - INSTRUMENTO DE FLAUTA DOCE - 53_2025

QUESTÃO 1

A família da flauta doce possui instrumentos de diferentes tamanhos, tessituras e funções musicais. Entre eles, destacam-se a flauta doce contralto e a flauta doce tenor, ambas importantes em formações camerísticas e peças de repertório barroco ou popular. A contralto, por exemplo, tem dimensões maiores que a soprano, mas compartilha com ela o mesmo formato, sendo bastante versátil. Já a flauta tenor, de maior porte e registro grave, exige maior habilidade física para a execução, sendo, por isso, pouco indicada para crianças. Para facilitar seu uso, especialmente nas notas mais graves, essa flauta pode possuir mecanismos auxiliares, como chaves.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. dos. Instrumento de flauta doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A flauta doce tenor, por possuir um registro mais grave e tamanho maior, pode apresentar chaves para facilitar a execução das notas mais baixas.

II. A flauta doce contralto é a menor da família, por isso é utilizada apenas para estudos iniciais e raramente aparece em peças musicais eruditas.

III. A flauta doce contralto possui o mesmo formato da soprano, porém com dimensões 50% maiores, sendo bastante usada em arranjos populares.

IV. A flauta doce tenor é muito comum como instrumento solista em peças barrocas devido à facilidade de manuseio e timbre agudo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 2

A flauta doce é um instrumento musical pertencente a uma família de instrumentos que compartilham características estruturais e sonoras, ainda que variem em tamanho e tessitura. Essa família possui uma organização semelhante à da voz humana, sendo classificada em diferentes registros, do mais agudo ao mais grave. Além disso, sua estrutura física permite desmontagem em partes que colaboram tanto para a produção do som quanto para ajustes finos de afinação.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. dos. Instrumento de flauta doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. dos. Instrumento de flauta doce. Florianópolis: Arqué, 2024. p. 54.

​Com base nessas informações e na figura apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A flauta doce possui três partes principais – cabeça, corpo e pé – que podem ser desmontadas, o que auxilia na afinação e manutenção do instrumento.

II. A classificação das flautas doces em sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo é baseada em sua forma de construção e não tem relação com a tessitura.

III. A estrutura da cabeça da flauta doce, com bico e janela de saída de ar, é semelhante à de um apito, e é fundamental para a produção sonora.

IV. A flauta doce é considerada um instrumento de difícil classificação, pois não possui uma correspondência direta com os registros vocais humanos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 3

A flauta doce soprano e a flauta doce sopranino pertencem à família das flautas doces e são conhecidas por suas sonoridades mais agudas. Embora compartilhem algumas semelhanças, como a escrita da partitura em oitava inferior ao som real, diferenciam-se em aspectos como tamanho, função e nota mais grave. A flauta doce soprano, além de ser amplamente utilizada na musicalização por seu baixo custo e praticidade, tem sua sonoridade influenciada pelo material de fabricação. Já a flauta sopranino, menor e mais aguda, é usada de forma mais específica, em peças que exigem sons bastante agudos.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. dos. Instrumento de flauta doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A flauta doce sopranino é a menor da família e possui como nota mais grave o Fá 4.

II. A flauta doce soprano mede aproximadamente 25 cm e é pouco utilizada em atividades de musicalização por seu som muito agudo.

III. A escrita das partituras para as flautas doce, soprano e sopranino ocorre uma oitava abaixo do som real produzido.

IV. A flauta doce soprano, quando feita de plástico ou resina, apresenta qualidade sonora superior à de madeira, mas é menos acessível financeiramente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
"No Brasil, a partir dos anos 60, vários pioneiros iniciaram o ensino da flauta doce nas escolas, ou particularmente formando grupos de onde saíram flautistas que, por sua vez, formaram novos grupos. Um dos nomes mais importantes para o ensino da flauta doce no país é Helle Tirler que formou uma geração de flautistas no Rio de Janeiro" (Paoliello, 2007, p. 2-3).

Fonte: https://www.domain.adm.br/dem/ licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

Sobre as melodias da cultura popular brasileira, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A cultura brasileira popular traz uma bagagem de canções populares muito ricas, com variedade de autores, transmitidas por gerações. Essas melodias são muito utilizadas para ludicidade com jogos e brincadeiras, letras simples e repetições para memorização de palavras. Identificamos essas canções na utilização do aprendizado prático de flauta doce, como cantigas de rodas ou cirandas.
Alternativa 2 - A cultura brasileira popular traz uma bagagem de canções populares muito ricas, com variedade de autores, transmitidas por gerações. Essas melodias são muito utilizadas para ludicidade com jogos e brincadeiras, letras simples e repetições para memorização de palavras. Identificamos essas canções na utilização do aprendizado prático de flauta doce, como sambas.
Alternativa 3 - A cultura brasileira popular traz uma bagagem de canções populares muito ricas, com variedade de autores, transmitidas por gerações. Essas melodias são muito utilizadas para ludicidade com jogos e brincadeiras, letras simples e repetições para memorização de palavras. Porém, não identificamos essas canções na utilização do aprendizado prático de flauta doce, como cantigas de rodas ou cirandas.
Alternativa 4 - A cultura brasileira popular traz uma bagagem de canções populares pouco ricas, sem variedade de autores, transmitidas por gerações. Essas melodias são muito utilizadas para ludicidade com jogos e brincadeiras, letras simples e repetições para memorização de palavras. Identificamos essas canções na utilização do aprendizado prático de flauta doce, como cantigas de rodas ou cirandas.
Alternativa 5 - A cultura brasileira popular traz uma bagagem de canções populares muito ricas, com variedade de autores, mas não transmitidas por gerações. Essas melodias são muito utilizadas para ludicidade com jogos e brincadeiras, letras simples e repetições para memorização de palavras. Identificamos essas canções na utilização do aprendizado prático de flauta doce, como cantigas de rodas ou cirandas.
QUESTÃO 5

A família da flauta doce é composta por instrumentos de diferentes tamanhos e tessituras, e cada tipo é responsável por uma faixa específica de alturas sonoras, que pode ir dos sons mais agudos aos mais graves. Essa diferenciação está diretamente relacionada à função de cada flauta em formações musicais. Além disso, a afinação das flautas doces passou por transformações históricas, sendo distinta entre os períodos antigo e moderno, principalmente por limitações timbrísticas e falta de recursos tecnológicos nas versões mais antigas.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. dos. Instrumento de flauta doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A flauta baixo é responsável por emitir os sons mais agudos dentro da família da flauta doce, devido ao seu comprimento mais reduzido.

II. A flauta sopranino é a que possui o som mais agudo dentre os modelos citados, sendo adequada para melodias extremamente agudas.

III. A flauta tenor é caracterizada por sua tessitura que abrange sons médios e graves, servindo como base harmônica em muitos conjuntos.

IV. As flautas doces antigas apresentavam limitações timbrísticas devido ao uso de materiais modernos e excesso de recursos de fabricação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
"(...) o ressurgimento da flauta doce teve origem no fim do século XIX, em exposições de instrumentos antigos como o Iternational Inventions Exhibition, em 1885 na Europa, quando alguns modelos originais do instrumento foram descobertos. Através das atividades dos antiquários e colecionadores começou a se criar um interesse pelos instrumentos antigos" (Paoliello, 2007, p. 1).
Fonte: https://www.domain.adm.br/dem/ licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

Sobre o instrumento flauta doce, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Na Renascença e no Barroco, a flauta doce foi desenvolvida e utilizada amplamente em finalidades religiosas, danças, festas e eventos políticos, por exemplo. A partir de 1750, outros instrumentos com mais recursos sonoros e ressonância começaram a ser explorados, e dessa forma, a flauta doce foi ganhando mais espaço.
Alternativa 2 - Na Renascença e no Barroco, a flauta doce foi desenvolvida e utilizada amplamente em finalidades religiosas, danças, festas e eventos políticos, por exemplo. Porém, a partir de 1750, outros instrumentos com mais recursos sonoros e ressonância começaram a ser explorados. Dessa forma, a flauta doce foi perdendo o seu uso habitual.
Alternativa 3 - Na Renascença e na Idade Média, a flauta doce foi desenvolvida e utilizada amplamente em finalidades religiosas, danças, festas e eventos políticos, por exemplo. Porém, a partir de 1750, outros instrumentos com mais recursos sonoros e ressonância começaram a ser explorados. Dessa forma, a flauta doce foi perdendo o seu uso habitual.
Alternativa 4 - Na Renascença e no período clássico, a flauta doce foi desenvolvida e utilizada amplamente em finalidades religiosas, danças, festas e eventos políticos, por exemplo. Porém, a partir de 1750, outros instrumentos com mais recursos sonoros e ressonância começaram a ser explorados. Dessa forma, a flauta doce foi ganhando mais notoriedade.
Alternativa 5 - Na Renascença e no Barroco, a flauta doce foi desenvolvida e utilizada amplamente em finalidades religiosas, danças, festas e eventos políticos, por exemplo. Porém, a partir de 1750, outros instrumentos com mais recursos sonoros e ressonância começaram a ser explorados. Dessa forma, a flauta doce foi caindo em desuso e, após 100 (cem) anos, ela reaparece no âmbito musical.
QUESTÃO 7

Para uma execução eficiente e saudável da flauta doce, diversos aspectos técnicos precisam ser aprendidos e aplicados com atenção. A postura correta, seja sentado ou em pé, proporciona conforto, segurança e melhora a qualidade sonora. A embocadura deve ser suave, com a posição correta dos lábios e sem o contato dos dentes com o bocal. Outro ponto importante é a articulação da língua, que, além de dividir as notas como se fossem sílabas, permite variações sonoras significativas. A consciência da respiração e do controle do ar também é fundamental, sendo recomendável, inclusive, praticar exercícios com a cabeça da flauta separada para focar na emissão adequada do som.

Fonte: NUNES, P. L.; SANTOS, W. T. dos. Instrumento de flauta doce. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. A postura correta na flauta doce evita lesões, melhora a digitação e permite uma sonoridade mais eficiente durante a execução do instrumento.

II. A embocadura ideal exige que o músico encaixe o bocal profundamente na boca, pressionando os dentes contra a flauta para maior estabilidade.

III. A articulação da língua permite que se articulem sílabas e consoantes ao tocar, o que contribui para a divisão e clareza das notas na flauta doce.

IV. A respiração deve ser forte, como se fosse estourar uma bolha de sabão, garantindo projeção sonora em todos os registros do instrumento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
"Percebemos que a flauta doce atinge seu apogeu como instrumento solista no século XVIII, com função unicamente artística, passando a ser utilizada como instrumento de musicalização nas escolas somente após seu ressurgimento, ganhando assim uma segunda função além da performática. A partir de então surgem algumas questões, razões pelas quais se torna necessário situar o instrumento em duas funções distintas: a flauta doce passa a ser mais conhecida como instrumento de musicalização e pouco lembrada como instrumento artístico" (Paoliello, 2007, p. 1).
Fonte: ​PAOLIELLO, N. de O. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 2007. Monografia (Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.domain.adm.br/dem/ licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

Considerando o texto apresentado e a historicidade da flauta doce, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Foram encontrados fragmentos de quatro tipos de flautas no sítio arqueológico de Swabia na Alemanha, a cerca de 42 mil anos, produzidas pelos materiais: ossos de mamutes.
Alternativa 2 - Foram encontrados fragmentos de quatro tipos de flautas no sítio arqueológico de Swabia na Alemanha, a cerca de 42 mil anos, produzidas pelos materiais: ossos de aves, apenas.
Alternativa 3 - Foram encontrados fragmentos de quatro tipos de flautas no sítio arqueológico de Swabia na Alemanha, a cerca de 42 mil anos, produzidas pelos materiais: ossos de aves e pelos de mamutes.
Alternativa 4 - Foram encontrados fragmentos de quatro tipos de flautas no sítio arqueológico de Swabia na Alemanha, a cerca de 42 mil anos, produzidas pelos materiais: penas de aves e presas de mamutes.
Alternativa 5 - Foram encontrados fragmentos de quatro tipos de flautas no sítio arqueológico de Swabia na Alemanha, a cerca de 42 mil anos, produzidas pelos materiais: ossos de aves e presas de mamutes.
QUESTÃO 9
"A flauta doce possui uma dinâmica delicada, não podemos apenas variar na intensidade do sopro, pois corremos o risco de desafinar meio tom acima ou abaixo, é necessário saber aliar sopro e dedilhados alternativos. A qualidade do instrumento também irá interferir muito nas possibilidades de dinâmica. O instrumento brilhou muito popular até imediatamente antes de ser substituída pela flauta transversa e chegou a conviver com ela por algum tempo até ser de fato substituída pela flauta transversa por cerca de um século e meio" (Paoliello, 2007, p. 16-17).

Fonte:  https://www.domain.adm.br/dem/ licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As aulas de flauta doce possibilitam várias descobertas para os alunos, desde o primeiro contato com o instrumento, por meio de atividades sonoras mais livres, até tocarem as primeiras melodias utilizando o cancioneiro popular brasileiro ou outros estilos.

PORQUE

II. Em atividades de exploração sonora livre, diversas sonoridades descobertas são muito comuns na música erudita contemporânea para flauta doce.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
"As flautas de seis furos eram comuns nos séculos XII e XIII. Considera-se o aparecimento da flauta doce tal como ela é conhecida atualmente, com oito orifícios, no início do século XV, aproximadamente, juntamente com seu nome. Para tanto, levam-se em conta aspectos como as flautas mais antigas disponíveis em museus da Europa  – que datam desse século" (Paoliello, 2007, p. 6).
​​​
Fonte: https://www.domain.adm.br/dem/ licenciatura/monografia/noarapaoliello.pdf . Acesso em: 2 jul. 2024.

​Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Todas as crianças, jovens ou adultos, sem exceção, se incentivados e influenciados positivamente, podem desenvolver excelentes habilidades musicais.

PORQUE

II. O processo deve ser flexível o suficiente para garantir um ambiente propício ao aprendizado significativo de flauta doce. O planejamento das atividades não pode ser engessado, todavia, aberto às mudanças e adequações durante o percurso.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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