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ATIVIDADE 2 - MKT - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - MKT - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 2 - MKT - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING - 53_2025

QUESTÃO 1
O Marketing é uma das áreas essenciais para um negócio por permitir estar em contato com o cliente e outros interessados no empreendimento. Quanto mais alinhado e próximo aos agentes, maior a chance de elaborar estratégias assertivas que possam trazer resultados positivos. O estudo de aspectos internos e externos da organização permitirá traçar um panorama da atual situação de mercado.

 

 

Fonte: ​MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

 

Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma análise interna é necessária por permitir avaliar volume de vendas, participação do mercado além dos resultados das campanhas de comunicação que já foram realizadas.

II. Analisar o tamanho do mercado e a sazonalidade permite compreender as oscilações que podem acontecer em determinado período que afetará os resultados da organização.

III. Na análise externa, será possível estudar as características dos consumidores e dos concorrentes, permitindo se posicionar de forma compatível com a situação atual do mercado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2
Abrir um negócio é uma atividade relativamente fácil, o desafio está em manter o negócio em funcionamento. Para aumentar as possibilidades de sucesso nessa jornada é recomendado elaborar o Planejamento Estratégico, sendo que é recomendado considerar cinco fases. O Planejamento é importante para direcionar tempo e recursos para criar ações organizadas para cumprir determinados objetivos.
​Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as características das fases do Planejamento Estratégico, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Seguir as cinco fases é possível para negócios de pequeno porte que estão começando as atividades de internacionalização.
Alternativa 2 - Os objetivos e as metas representam a parte mais importante sendo a segunda parte do processo de Planejamento Estratégico.
Alternativa 3 - A Missão, a Visão e os Valores são responsáveis por direcionar o dinheiro para a execução dos planos e estratégias de negócios.
Alternativa 4 - A primeira fase trata da elaboração de um Diagnóstico Estratégico que é responsável por apresentar as principais partes da área de Marketing.
Alternativa 5 - Manter um negócio é a parte mais desafiadora de um empreendimento sendo importante elaborar Planos de Ação para viabilizar a sobrevivência do negócio.
QUESTÃO 3
A compreensão da situação atual e perspectivas de futuro do mercado é essencial para os comandantes de um negócio. Para um profissional de Marketing, permite fazer análises de mercado e elaborar estratégias de Marketing. Existem diferentes ferramentas que tornam possível essa análise, sendo a Análise SWOT, que também pode ser chamada de FOFA, uma das possibilidades de aplicação. Há pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades que permitem descrever possibilidades que são percebidas como tendências para o negócio.
​Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

A partir dos pontos que podem ser analisados da Matriz SWOT, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As oportunidades representam as principais vantagens que um negócio possui em relação aos concorrentes e que devem ser exploradas.
Alternativa 2 - As análises internas e externas ao negócio são fundamentais porque permitem saber o que é necessário melhorar e o que já se faz de forma diferenciada.
Alternativa 3 - Os pontos fortes descrevem o que a empresa pode aproveitar no futuro porque há possibilidades de obter vantagens que trarão resultados positivos.
Alternativa 4 - Os pontos fracos são situações externas preocupantes do mercado que se não houver ações importantes poderá levar ao fechamento do empreendimento.
Alternativa 5 - As ameaças são desvantagens em relação aos concorrentes que levam um profissional de Marketing elaborar planos de ação para reverter o desfavorável.
QUESTÃO 4

O tráfego pago é feito por meio de anúncios e campanhas em plataformas como o Google Ads, Facebook, Instagram Ads e Twitter Ads, além de banners em diversos sites. Mas para executar campanhas de tráfego pago eficazes, a empresa precisa entender sua posição no relacionamento com seus clientes. Os autores Deiss e Henneberry (2017) propuseram a chamada temperatura do tráfego, que se refere ao ponto em que a empresa está no relacionamento com um cliente em potencial ou cliente. A temperatura do tráfego consiste em três níveis diferentes, que variam de um menor nível de relacionamento até um maior nível de relacionamento, sendo tráfego frio, morno e quente. A compreensão da temperatura do tráfego ajuda na construção de um sistema de tráfego eficaz, pois para definição da estratégia a ser empregada é necessário saber com quem se está falando, definindo o público-alvo e o estágio de seu relacionamento, para que seja possível fazer a oferta apropriada no momento certo.

DEISS, Ryan; HENNEBERRY, Russ. Marketing Digital para leigos. John Wiley & Sons, 2017 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.

I. O tráfego pago pode ser altamente eficaz na geração de leads porque ajuda a segmentar os visitantes.

II. O tráfego pago assume a forma de anúncios que promovem o conteúdo e ajudam o conteúdo a ganhar alcance ou exposição.

III. O público classificado como tráfego quente é composto por pessoas que ouviram falar da empresa ou se envolveram com sua marca, mas ainda não compraram da empresa, sendo um momento “quente” para oferecer o produto.

IV. O público classificado como tráfego frio é composto por pessoas que nunca ouviram falar da empresa, de suas marcas ou dos produtos ou serviços oferecidos, sendo necessário construir uma relação de confiança, credibilidade e autoridade com esse público.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
O princípio de um negócio que deseja se destacar no mercado que atua é conhecer o ambiente em que está atuando. É fundamental saber o que está acontecendo e as principais tendências para conseguir criar estratégias que o permita obter sucesso. Existem várias ferramentas que podem ajudar, sendo uma delas as 5 Forças de Porter. Uma das forças é a Ameaça de Novos Entrantes, que considera o grau de dificuldade que uma empresa possui de barreiras para ingressar no mercado. Há também a Rivalidade entre Concorrentes, que consiste em compreender o grau de cooperação ou competição no setor. A Ameaça de Produtos Substitutos é a possibilidade de outros produtos que solucionam os problemas dos clientes. O Poder de Negociação dos Fornecedores demonstra a capacidade de influência no mercado. O Poder de Negociação dos Clientes permite saber o quanto persuade o mercado. A Ameaça de Novos Entrantes permite saber a dificuldade de entrar num determinado mercado e concorrer por clientes.
Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021. ​

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Existem diferentes ferramentas de negócios que podem ser opções para profissionalizar a gestão de um negócio.

PORQUE

II. As 5 Forças de Porter ajudam a perceber o quanto é importante conhecer o ambiente de mercado.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A todo momento é possível observar pessoas tomando decisões nos negócios, essa dinâmica é importante e permite funcionar o negócio. Entretanto, nem sempre as ações são feitas da maneira a trazer resultados positivos para o empreendimento. É necessário que os esforços sejam coordenados e guiados por planos porque nem sempre podemos fazer o que queremos, mas o que é necessário. Um profissional de Marketing precisa intervir nos rumos do empreendimento, criando ações em cadeia que precisam estar alinhadas às estratégias da organização. Um Plano de Ação permite criar atividades delimitando pessoas, recursos, datas, observações e lugares. Por meio disso, é possível monitorar ações e fazer ações para corrigir o rumo do empreendimento. Uma vantagem do Plano de Ação é que permite definir o grau de prioridade das ações que é essencial em uma realidade com tempo e recursos limitados.

​Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O profissional de Marketing tem prioridade na elaboração de Planos de Ação, visto que é o setor que mais trará resultados em um empreendimento.

PORQUE

II. As ações podem ser planejadas visando trazer otimização para um negócio, o que justifica a elaboração de Planos de Ação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

Os grupos são uma parte onipresente da vida organizacional, são a base de grande parte do trabalho que é realizado e evoluem tanto dentro como fora dos limites estruturais normais da organização. Um grupo é definido como duas ou mais pessoas que interagem regularmente para cumprir um objetivo comum, enquanto um time é um grupo de trabalhadores que funciona como uma unidade, caracterizados pela disciplina e muitas vezes com pouca ou nenhuma supervisão para realizar tarefas, funções e atividades relacionadas ao trabalho. Alguns tipos de equipes são: equipes de solução de problemas, equipes gerenciais, equipes de trabalho, equipes virtuais, círculos de qualidade, entre outros. O objetivo de um grupo ou equipe pode variar desde a preparação de uma nova campanha publicitária até o compartilhamento informal de informações e a tomada de decisões importantes.

GRIFFIN, R. W. Fundamentals of Management. 8th, Cengage Learning, 2016 (adaptado).

 

Com base no texto e a respeito dos seus conhecimentos sobre a gestão de grupos e equipes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Entre as diferenças dos grupos e as equipes em uma organização está a possibilidade de autogerenciamento dos grupos, enquanto as equipes necessitam de gerenciamento para atingir o comprometimento mútuo e a disciplina, sendo necessário que um líder integre os membros.

PORQUE 

II. Uma equipe é constituída por um grupo de mais de duas pessoas que interagem de forma coordenada e adaptativa para atingir objetivos e metas específicas, que são compartilhadas entre os membros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
Um dos pontos de cuidado quando a cúpula organizacional elabora os planos é tornar aplicável o que foi estruturado. Muitas boas ideias falham no processo de execução por falta de métodos ou esclarecimentos à equipe. A utilização de um Plano de Ação permite, por meio de perguntas-chave, deixar a ação que precisa ser feita o mais clara possível para os membros. Com isso, será possível acompanhar e monitorar os resultados para saber as ações que foram cumpridas e os resultados atingidos.

Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Para um profissional de Marketing será possível ter vários benefícios. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - É possível definir a ação que é prioritária e a equipe que será envolvida diretamente para a resolução do problema.
Alternativa 2 - Como as ações são referentes ao nível estratégico, será possível acompanhar os resultados obtidos apenas pelas ações da cúpula organizacional.
Alternativa 3 - O profissional de Marketing consegue bons resultados quando investe em softwares e tecnologia avançada para monitorar as ações dos colaboradores.
Alternativa 4 - Com o Planejamento de Marketing se torna pouco efetivo elaborar Planos de Ação, porque um vai confundir o objetivo do outro e os resultados serão confusos.
Alternativa 5 - Para planos de longo prazo, o plano de ação tem pouca aplicabilidade por conta de que pode ser considerado apenas um aspecto por vez, com foco no curto prazo.
QUESTÃO 9
Ser assertivo na aplicação de recursos é uma necessidade dos profissionais nos dias atuais. Na área de Marketing, é importante saber explorar formas de interagir com os diferentes agentes, por conta da repercussão que uma mensagem mal formulada pode proporcionar para a imagem da organização. Com a disseminação das redes sociais e comunicadores instantâneos, a velocidade da informação atingiu proporções sequer imaginadas, por isso, comunicar de forma rápida e precisa se tornou essencial. De acordo com Kotler e Keller (2005) e Ogden (2002), podemos considerar formas de comunicação: 1) Publicidade, 2) Venda Pessoal, 3) Promoção de Vendas, 4) Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, 5) Marketing Digital e 6) Eventos e Experiências.

MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Unicesumar: Maringá, 2021.

Considerando as características de cada uma, avalie as afirmações como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.

I. A Venda Pessoal permite o contato direto com o cliente, por isso, é possível personalizar a comunicação para apresentar ou mesmo vender o produto, entretanto, é uma forma que pode exigir mais investimentos e demorar para atender a base de clientes.

II. A Promoção de Vendas tem como foco diminuir os estoques, podendo baixar o preço de forma temporária e utilizando diferentes artifícios para estimular a compra, como a oferta de cupons.

III. A Publicidade é importante de ser aplicada em casos de necessidade de melhorar a imagem da empresa, por isso, são criadas mensagens veiculadas pelos vendedores para que possam diminuir os prejuízos de propagandas mal formuladas.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V.
Alternativa 2 - V, V, F.
Alternativa 3 - V, F, F.
Alternativa 4 - F, V, V.
Alternativa 5 - F, F, V.
QUESTÃO 10
Os norteadores estratégicos são fundamentais para que um negócio possa direcionar os recursos para a obtenção de resultados almejados. Existem três partes essenciais que devem ser consideradas: Missão, Visão e Valores. Cada um é responsável por orientar os stakeholders para que possam direcionar os esforços. Os gestores, além de deixar claro para si mesmos, permitem que aqueles que vão interagir com o empreendimento também possa saber os caminhos a serem almejados e de que forma pretende alcançar.

​Fonte: MARIOTI, B. R.; LINHARES, C. F. Planejamento Estratégico de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando as características de cada um dos norteadores estratégicos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A Missão representa um norteador elaborado para os clientes saberem o preço e as condições de pagamento do negócio.
Alternativa 2 - A Visão permite traçar estratégias visando alcançar patamares preestabelecidos de referência que serão posteriormente alterados.
Alternativa 3 - Os Valores são pontos que resumem como uma empresa estabelece as estratégias de criação de produtos para os novos clientes.
Alternativa 4 - Os norteadores estratégicos são importantes, se destacando os valores e a visão porque demonstram o modo como a empresa se posicionará no mercado.
Alternativa 5 - A Missão é o indicador que demonstra que tipo de adjetivos resumem a maneira como uma empresa traça caminhos e o estilo que deseja alcançar resultados.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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