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ATIVIDADE 2 - LOGÍSTICA APLICADA AO AGRONEGÓCIO - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - LOGÍSTICA APLICADA AO AGRONEGÓCIO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - LOGÍSTICA APLICADA AO AGRONEGÓCIO - 53_2025

QUESTÃO 1
A escolha dos modais de transporte, embora pareça simples, é envolvida por uma série de variáveis ligadas aos indicadores de desempenho logístico. Os gestores sempre buscam, em suas análises, estabelecer o melhor custo-benefício para o processo, embora isto possa envolver a escolha de uma combinação de modais. Tal escolha ainda é influenciada pela Matriz de Transportes existente no país.
Elaborado pelo professor, 2019.

Sobre este assunto, analise as afirmações:

I. O Brasil possui uma matriz de transportes preponderantemente embasada no transporte rodoviário.

II. Os Estados Unidos da América possuem uma matriz mais heterogênea, com maior participação do transporte ferroviário frente aos demais modais.

III. A China, outro importante player do Agronegócio internacional, segue o exemplo norte-americano, tendo sua matriz de transportes mais heterogênea, embasada preponderantemente no transporte ferroviário.

Mediante o exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2

Imagine que você possui um pequeno negócio voltado a nutrição animal, mais especificamente ao mercado de pets. Para alavancar suas vendas, você resolve vender pela Internet, o famoso e-commerce. Para sua surpresa, a maior parte dos pedidos vem da região nordeste do país e você está localizado na região sudeste. Pensando que a quantidade de produtos que você tem para despachar é relativamente pequena e o valor dos pedidos é em média abaixo de R$ 500,00,

Elaborado pelo professor, 2023.

Analisando este caso, qual a escolha mais racional do meio ou modal de transporte a ser utilizado? Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Aéreo.
Alternativa 2 - Aquaviário.
Alternativa 3 - Rodoviário.
Alternativa 4 - Ferroviário.
Alternativa 5 - Dutoviário.
QUESTÃO 3
A Zona Franca de Manaus constitui-se como um polo industrial construído por meio do Decreto-Lei 288/1967. Este polo teve como base a isenção fiscal para a atração de empresas, no sentido de impulsionar o desenvolvimento da região de Manaus, no Amazonas, por meio da geração de empregos e renda. Na época de sua criação, não houve uma preocupação com a logística desse polo, a não ser pela construção da rodovia transamazônica, que ainda hoje se encontra inacabada. Logicamente que nos dias atuais, Manaus e região possuem maior comunicabilidade com o restante do país, por meio de rodovias, aeroporto e hidrovias, o que ampliou seu dinamismo e representatividade na economia regional.

Elaborado pelo professor, 2017.

Sobre este assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome correto do corredor de transportes que atende à região discutida neste enunciado.

Alternativas
Alternativa 1 - Corredor Nordeste.
Alternativa 2 - Corredor Norte-Sul.
Alternativa 3 - Corredor Centro-Leste.
Alternativa 4 - Corredor Tietê-Paraná.
Alternativa 5 - Corredor Cuiabá-Santarém.
QUESTÃO 4
Os indicadores de desempenho logístico – KPIs são métricas utilizadas para se avaliar as rotinas relacionadas à logística como um todo, desde os procedimentos de transportes e entregas até os procedimentos de estocagem. Um dos indicadores relacionados à estocagem é chamado de "Utilização da Capacidade de Estocagem/Estoragem".
Elaborado pelo professor, 2022.

Sobre este indicador, analise as asserções:

I. O referido indicador mensura a utilização volumétrica de um armazém, podendo ser utilizado também para avaliar o número de posições disponíveis para estocagem em um armazém.

II. Este indicador pode ser mensurado de forma absoluta, para cargas a granel (ocupação média em metros cúbicos em função da capacidade total do armazém) ou, ainda, na forma de porcentagem.
III. O desejável é que este indicador sempre esteja próximo dos 100% ou mesmo o supere, levando-se em consideração o atendimento à máxima demanda de consumo possível.

Mediante o exposto, assinale a alternativa que apresenta somente as asserções corretas:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
Um operador logístico integrado é o profissional responsável por cuidar de toda a logística de transportes e de toda a documentação pertinente ao trânsito das mais diversas cargas, desde seu ponto de origem ao seu ponto de destino. Especialmente, nos transportes internacionais, este operador logístico deve ser o responsável pela escolha dos modais, considerando seus custos, sua intermodalidade e ainda, a eficiência no processo.

Estes operadores podem ser contratados, especificamente, por um grupo agropecuário, atendendo suas necessidades logísticas de escoamento de suas cargas até seus clientes finais. Em um determinado caso, um grande grupo agropecuário produtor de etanol e de grãos fechou um contrato de fornecimento de seus produtos para um grande consumidor holandês. Deste modo, além de se pensar nos modais terrestres, há a necessidade de se pensar no modal marítimo mais adequado, isto em termos de configuração do navio.

Elaborado pelo professor, 2021.

​Sobre este assunto e, considerando que a escolha do navío deve levar em conta o fornecimento de etanol e grãos, qual seria o tipo de navio mais indicado para a escolha de um operador logístico integrado? Assinale a resposta correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Navio Misto (Ore-Bulk-Oil).
Alternativa 2 - Navios Roll-On, Roll-Off.
Alternativa 3 - General Cargo Ships.
Alternativa 4 - Full Container Ship.
Alternativa 5 - Navio Tanker.
QUESTÃO 6
As cadeias produtivas do agronegócio são formadas pelas relações existentes entre os diferentes elos de produção de matérias-primas e de sua transformação para produtos processados, de modo a servirem aos mais diferentes propósitos frente ao mercado consumidor.

Elaborado pelo professor, 2018.

Sobre este assunto e considerando o exemplo de uma indústria de fabricação de fécula de mandioca (macaxeira e aipim), a qual processa as raízes tuberosas vindas do campo, estariamos falando de que tipo de componente da cadeia de produção? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - Se trata do componente Agricultores.
Alternativa 2 - Se trata do componente Comerciantes.
Alternativa 3 - Se trata do componente Processadores, Unidade de Beneficiamento.
Alternativa 4 - Se trata do componente Processadores, Unidade de Pré-Beneficiamento.
Alternativa 5 - Se trata do componente Processadores, Unidade de Transformação.
QUESTÃO 7
Segundo Portogente (2019), um Centro de Distribuição (CD) é um armazém cuja missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e cujas atividades englobam manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações e, em alguns casos, colocação de embalagem e rótulos, processamento de pedidos e emissão de nota fiscal. Pode-se dizer que um CD é um dos entes das cadeias de distribuição responsável por estabelecer a distribuição de produtos fabricados pela indústria em uma dada região de cobertura.

​PORTOGENTE. Centro de Distribuição. 2019. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/75150-centro-de-distribuicao. Acesso: 20/09/2019.
Considerando que um tecnólogo em Agronegócios está trabalhando em um CD ligado a uma indústria de móveis de madeira e que ele recebe a Ordem de Serviço de preparar para a expedição o lote P2B, essa codificação de lote é inerente a qual sistema de gerenciamento de produtos em armazéns? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 - Warehouse Management System.
Alternativa 2 - Radio Frequency Identification.
Alternativa 3 - Drive In and Drive Thru.
Alternativa 4 - Push Back.
Alternativa 5 - Silos.
QUESTÃO 8
A armazenagem de grãos no Brasil evoluiu ao longo das últimas décadas, especialmente com o aumento no número de silos e armazéns próprios e pelo investimento de grandes cerealistas e cooperativas, no sentido de ampliarem sua capacidade de armazenagem. ​No entanto, a estrutura de armazenagem brasileira, bem como sua infraestrutura de escoamento, ainda carecem de investimentos e de evoluções, que permitam ampliar a competitividade de nossa produção de grãos, de modo significativo.

Elaborado pelo professor (2022)
Mediante o exposto, assinale a alternativa correta sobre armazenagem:
Alternativas
Alternativa 1 - A presença de um armazém ou silo dentro de uma propriedade rural permite ao produtor colher seus grãos mais secos, o que reduz o percentual de perdas na colheita.
Alternativa 2 - O fato de um produtor rural possuir silos ou armazéns em sua propriedade o obriga a comercializar sua safra imediatamente.
Alternativa 3 - A vantagem de possuir uma estrutura de armazenagem dentro de uma propriedade rural é proceder a secagem e a manutenção da aeração dos grãos de forma mais ágil, evitando os processos fermentativos e a degradação dos grãos no pós-colheita.
Alternativa 4 - As perdas de colheita independem do número de estruturas iniciais e intermediárias de armazenagem, sendo também para os casos que dispõem e que não dispõem de armazéns internos às propriedades rurais.
Alternativa 5 - Na atualidade, o Brasil já superou o déficit de armazenagem internamente às propriedades rurais, considerando que mais de 90% das unidades de produção contam com estruturas próprias de armazenagem.
QUESTÃO 9
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT, 2018), a matriz de transportes brasileira pouco evoluiu, considerando o princípio desta década (2010-2018). No ano analisado (2018), o modal mais utilizado ainda era o rodoviário, com 62,8% de representatividade, seguido do modal ferroviário, que apresentou discreta evolução (21%). Em terceiro lugar aparece o modal aquaviário, que reúne o modal de cabotagem e o marítimo (este último bem mais representativo), com 12,6%. Na quarta posição aparece o transporte dutoviário, com 3,6% de representatividade e, por fim, temos o transporte aéreo, representando menos de 0,5%. Se trata de uma matriz altamente concentrada apenas em dois modais, o que revela a fragilidade de nossa matriz frente a matrizes mais diversificadas, como a dos Estados Unidos ou China.

CNT. Confederação Nacional dos Transportes. O Transporte move o Brasil, 2018. Disponível em: <​https://is.gd/ZYbLQU>Acesso: 20/09/2019.

​Considerando os modais expostos, assinale a alternativa que apresenta exemplos de produtos que podem ser transportados por meio do transporte dutoviário.
Alternativas
Alternativa 1 - Soja e Petróleo.
Alternativa 2 - Milho e Etileno.
Alternativa 3 - Etanol e Açúcar.
Alternativa 4 - Etanol e Petróleo.
Alternativa 5 - Carnes e Hortaliças.
QUESTÃO 10
A evolução da logística envolveu fases que são identificadas por diversos autores. A logística chegou a ser uma área dentro do marketing, porém, com o tempo, recebeu o reconhecimento que faz por merecer.
PARDO, Paulo. Logística Aplicada ao Agronegócio. Maringá: UniCesumar, 2023.
Sobre as fases de evolução da logística, leia as afirmações a seguir:

I. A necessidade de escoamento de produção agrícola foi uma das preocupações logísticas que marcaram a fase compreendida entre o início do século XX até os anos 1940.

II. O foco no cliente só recebeu atenção mais intensa entre os anos 1970 e 1980, quando a logística foi incluída no ensino dos cursos de Administração.

III. A era das funções fragmentadas, com grande influência militar, marcou a logística entre os anos de 1960 até meados de 1970, com preocupação na movimentação de materiais.

IV. Atualmente se reconhece a logística como fator diferenciador, por conta da globalização, da tecnologia da informação, da responsabilidade social e ecologia.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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