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ATIVIDADE 2 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025

Questão 1
A Resenha

"Machado (2003; 2005) descreve a resenha acadêmica com base em um modelo de análise das operações de linguagem. Para Machado (2003; 2005), a produção textual compreende operações de ação, discursivas e linguístico-discursivas.
As operações de ação estão relacionadas às representações do meio físico, dos participantes que interagem na situação comunicativa, da instituição onde o texto é produzido, dos objetivos e do conhecimento de mundo que pode de ser mobilizado para a produção textual.
Quanto à situação de produção e mobilização de conteúdos, a leitura, interpretação e sumarização antecedem a produção da resenha, a qual apresenta as informações centrais do texto-fonte. Logo, resumir com eficácia um texto é condição essencial para resenhá-lo (MACHADO, 2003; 2005).
Ao mobilizar operações de ação na produção de resenha, o produtor pode mobilizar conteúdos de outros textos, a fim de comparar e avaliar o texto-fonte.
Os leitores da resenha poderão concordar ou não com o resenhador. Portanto, a resenha deve conter argumentos convincentes, elaborados a partir de conteúdos adequados para a argumentação no contexto acadêmico (MACHADO, 2003; 2005). Desse modo, no processo de ensino-aprendizagem da resenha é essencial instrumentalizar o estudante para que ele desenvolva sua competência argumentativa.
Quanto às operações discursivas, elas dizem respeito à planificação textual, à organização sequencial e sua articulação, à escolha e elaboração dos conteúdos. Na resenha acadêmica, a apresentação do texto fonte se dá pela predominância de sequências descritivas (MOTTA-ROTH, 1996) que orientam o leitor quanto à organização e tratamento dos conteúdos nesse texto, seguindo a ordem de ocorrência dos conteúdos do texto-fonte."

Fonte: https://noctuam.files.wordpress.com/2018/05/producao_de_resenhas_academicas.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A produção de resenha pode possibilitar que os alunos mobilizem uma série de operações cognitivas, discursivas e linguístico-discursivas.
II. Ao longo da elaboração da resenha, o produtor do texto deve explicitar o que foi articulador pelo autor do texto-fonte e o que está sendo dito pelo resenhador.
III. Os leitores podem discordar da opinião do resenhador. Nessa perspectiva, a produção do gênero resenha pode fornecer aos alunos habilidades voltadas ao processo argumentativo.

É correto  o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
Sobre os conhecimentos de fatores internos e externos necessários para conhecer um texto, considere os textos a seguir.

TEXTO 1

Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/foto/grande-fogueira-%C3%A0-noite-gm1026986822-275369269. Acesso em: 18 nov. 2021.


​TEXTO 2
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís de Camões)
Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/ga_lvc.htm. Acesso em: 18 nov. 2021.
Para compreender bem um texto é necessário conhecer seus fatores internos, tais como coesão e coerência textual, como também externos, os quais estão relacionados com a vivência de mundo do leitor, seus conhecimentos prévios, o contexto situacional em que ele está inserido, entre outros. Pensando nisso, com base nos textos apresentados, analise as afirmações a seguir


I.   Há uma relação intertextual entre o texto I e o texto II, os quais exploram o tema “fogo”.
II.  A intertextualidade não ocorre entre produções verbais e não verbais. Sendo assim, não é possível estabelecer uma relação intertextual entre os texto I e II.
III. Em “É ferida que dói e não se sente”, o conectivo “e” poderia ser substituído por “mas” sem atrapalhar a coerência do texto II.
IV. O fator de situacionalidade auxilia em muito para que se alcance e complete a interpretação coerente do texto I.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apénas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
    

Texto 1
Os gêneros caracterizam-se, sobretudo, por apresentarem tema (o que é ou pode tornar-se dizível por meio do gênero), construção composicional (estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero) e estilo (configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor). Esses três elementos estão indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e são igualmente determinados pela especificidade de um determinado campo da comunicação (Bakhtin, 2006).
Assim, os gêneros discursivos são os “textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica” (Marcuschi, 2002, p. 22-23). O autor ainda afirma que, quando dominamos um gênero, não dominamos uma forma linguística, mas uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares (Marcuschi, 2002).

Fonte: https://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/4191/1/000188742.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os gêneros discursivos são artefatos culturais construídos historicamente pelo homem. Na perspectiva de Marcuschi (2002), não devemos concebê-los de forma estanque e limitada, ou seja, com certas propriedades que sejam necessárias e suficientes.

PORQUE
II. Um determinado gênero discursivo pode não ter determinada característica estável e, mesmo assim, continuar sendo aquele gênero.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Para Sant’Anna (2008, p. 17), com base no dicionário de Beckson e Ganz, a paráfrase “é a reafirmação em palavras diferentes, do mesmo sentido de uma obra escrita. Uma paráfrase pode ser uma afirmação geral da ideia de uma obra como esclarecimento de uma passagem difícil. Em geral, ela se aproxima do original e extensão”.

Fonte: SOUZA, G. M.; MACEIS, V. A.; PRETTI, T. Produção Textual I: estratégias de produção. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base nas informações presentes no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A paráfrase e a paródia são modos de intertextualidade.

PORQUE

II. Os conceitos de paráfrase e de paródia são distintos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 5
O ato de transportar para o papel o trabalho feito no computador é para todo usuário uma atividade que produz certo grau de ansiedade, seja esse trabalho um complexo e dispendioso projeto mecânico ou de arquitetura, ou simplesmente uma carta comercial. Por mais que no computador tudo possa parecer em ordem, até a cópia impressa o comprova, o usuário não se sentirá seguro da informação que foi gerada. Além disso, os sistemas de impressão costumam apresentar sempre algum imprevisto. Essa necessidade de o usuário ver e sentir materialmente o resultado de seu trabalho criou um paradoxo no mundo da informática.
Com a popularização dos computadores e da tecnologia de transmissão de informações, muitas empresas já entregaram seus trabalhos sobre algum tipo de suporte digital, desde disquetes até CDs-ROM. Para aqueles que trabalham a distância, o uso da Internet se transformou em uma ferramenta de comunicação fundamental. Na América Latina já existem escritórios de arquitetura que se comunicam pela internet com seus clientes locais tão distantes como o Japão. Essas novas tecnologias não só reduzem custos de papel, impressão e correio, como também eliminam a necessidade de manipulação física dos documentos. O mesmo ocorre com as maquetes tradicionais, substituídas, aos poucos, por modelos de computadores em três dimensões.
Entretanto, apesar do desenvolvimento de tantas novas tecnologias, nada indica que a impressão em papel tão cedo deixará de existir, particularmente no que se refere aos usuários de sistema CAD (Desenho Assistido por Computador). Prova disso é que a tecnologia de equipamentos de impressão (impressoras, plotters, papéis especiais, tintas) se desenvolve com a mesma velocidade que os meios eletrônicos. Hoje em dia, é possível encontrar no mercado equipamentos para as mais diversas finalidades, desde o mais simples jato de tinta de U$ 300 até uma sofisticada plotter de tinta sólida com preço em torno de U$ 100 mil. Mais ainda, as tecnologias de comunicação de dados estão se integrando às tecnologias de impressão para permitir que documentos sejam produzidos e impressos em qualquer lugar do mundo.
​BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: 5ª a 8ª. série. Brasília: SEF, 1998.
​De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a leitura é um processo de interação ativa entre autor-leitor mediado pelo texto, no qual o leitor, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor e sobre a linguagem, realiza um trabalho de compreensão e interpretação do texto. Além disso, ler não é apenas extrair informação, decodificando letra por letra ou palavra por palavra, mas uma atividade que implica estratégias que o leitor aciona para a compreensão e interpretação de um texto.

Após a leitura do texto, considere as assertivas e, na sequência, assinale a alternativa correta.
I.  O paradoxo a que se refere o texto constitui-se na existência de maquetes tradicionais ao lado de modelos computadorizados em três dimensões.
II. Compreende-se que ao usar a expressão “mais ainda”, no último parágrafo do texto, o autor apresenta um novo argumento para defender a ideia de que a impressão em papel não é algo em extinção.
III. No primeiro parágrafo, em “Por mais que no computador tudo possa parecer em ordem, o usuário costuma sentir certa insegurança”, é possível trocar o elemento coesivo “por mais que” por “a não ser que” sem alterar a coerência do texto.
IV. Baseando-se neste texto, o professor pode, por exemplo, trabalhar com a organização do léxico e a exploração do vocabulário em sala de aula.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 6
A complexidade do desenvolvimento humano nos impõe a reflexão e a condição da análise multifatorial de todo e qualquer aspecto que surja no desenvolvimento humano. Entretanto, apesar de todo o avanço da ciência, ainda encontramos discursos nas mais diversas áreas do conhecimento propondo uma visão fragmentada do desenvolvimento humano. Isso pode ser identificado no campo da educação quando analisamos as correntes teóricas que embasam a compreensão acerca das dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. O reconhecimento da influência dos fatores intrínsecos, como alterações neurológicas, falhas no processamento de informação ou imaturidade no desenvolvimento, decorreu dos estudos de educadores e cientistas sociais.
II. Compreender o fracasso escolar como sendo de ordem exclusivamente biológica, tem sua ancoragem no discurso médico, o qual indica os transtornos de aprendizagem como sendo decorrentes de fatores extrínsecos.
III. A perspectiva biopsicossocial do desenvolvimento humano promove a leitura integral do indivíduo, contemplando os diferentes fatores de forma interativa que podem impactar no pleno desenvolvimento das competências acadêmicas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
Leia os textos a seguir:

Texto 1
Distinção entre relato e fábula
O gênero relato tem como função fazer um registro de acontecimentos que são reais ou possíveis. Pode-se dizer que é próprio da linguagem jornalística, de depoimentos pessoais etc., diferentemente do gênero fábula, que é um texto narrativo de tendências didáticas, empregando-se para o ensino de valores éticos e morais. No período contemporâneo, a crônica é abordada nas escolas, principalmente nos anos iniciais.

Fonte: adaptado de: https://imaginariodeprofessora.blogspot.com/2011/04/relatar-e-narrar-tem-diferenca.html. Acesso em: 31 jan. 2024.
 
Texto 2
O glamour de Nova Iorque
Finalmente, o dia que eu tanto esperava chegou, o dia que eu conheceria a cidade que mais sonhava visitar, Nova Iorque. Era só alegria, os dois últimos dias tinham passado de maneira tão ligeira que nem pude acreditar. Eu já tinha o roteiro em mente, os oito dias cronometrados, afinal, não poderia perder nenhum segundo lá.
Então, tudo idealizado, eu amaria cada segundo. Enfim, partimos para o aeroporto, estava com o coração na mão, morrendo de medo de algo dar errado. No fim deu tudo certo, depois de exaustivas 10 horas de viagem, eu estava lá.
Foi tudo perfeito, a Times Square brilhava para mim, o Soho exaltava o seu clima saudosista, Broklin o seu clássico, eu estava completamente apaixonada por aquela cidade.
Em um piscar de olhos, eu estava no aeroporto de Nova Iorque, com a mala cheia de compras, presentes e, principalmente, memórias inesquecíveis. Pensei tanto em ir viajar, que acabei não pensando o que eu sentiria na volta. Lágrimas rolaram, porém eu me sentia de certa forma completa e, sem olhar para trás, embarquei para continuar com a viagem de sempre, a vida, sempre com a bagagem mais e mais pesada.

Fonte: https://cps.uepg.br/vestibular/documentos/2015_Arquitetura%20da%20redacao_completa.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.

Texto 3
A formiga e a pomba
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que subiu nela e flutuou até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
— Obrigada, querida amiga.
Moral da história: UMA BOA AÇÃO SE PAGA COM OUTRA

Fonte: https://www.turminha.com.br/blog/fabula-formiga-e-pomba. Acesso em: 31 jan. 2024.

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto O glamour de Nova Iorque se trata de uma narrativa, na qual um personagem conta sobre a sua viagem a Nova Iorque, apresentando aos leitores as sensações vivenciadas.
II. O texto O glamour de Nova Iorque é constituído por elementos que fazem parte da tipologia narrativa, como: personagem, tempo, espaço e narrador. Com relação a esse último elemento, há um narrador de primeira pessoa do discurso.
III. O texto O glamour de Nova Iorque se trata de um relato autobiográfico, considerando que a organização textual é projetada para atender à estrutura desse gênero, por exemplo, a apresentação de uma viagem (a Nova York) pela perspectiva do narrador em primeira pessoa.
IV. O texto A formiga e a pomba é uma crônica, considerando que os fatos narrados são vivenciados por animais que possuem características humanas. Cabe destacar que esses animais podem reproduzir sentimentos como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, entre outros.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Com atenção ao que os Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, 5ª a 8ª séries (1998) afirmam sobre a leitura, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. (BRASIL, 1998, p.69).

PORQUE

II. Para atender a concepção da leitura como processo de interação leitor-texto-autor, a escola tem sempre promovido a leitura do tipo “fruição do texto”.

A respeito das asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9
A noção de parágrafo está ligada a sua ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal. Cada parágrafo deve desenvolver-se em torno de uma ideia central para ter unidade. O parágrafo é a unidade mínima do texto e deve conter uma frase contendo sua ideia principal e uma ou mais frases que explicitem tal ideia. Em torno dessa composição básica, temos, porém, várias formas de estruturar o parágrafo.
Considerando o exposto, leia os parágrafos que seguem, retirados do livro A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção (2004), de Antônio Suárez Abreu.
“Tudo aquilo que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constroem enquanto seres psicossociais. Na sociedade em que vivemos, somos moldados por uma infinidade de discursos: discurso científico, discurso jurídico, discurso político, discurso religioso, discurso do senso comum etc. Paramos o automóvel diante de um sinal vermelho, porque essa atitude foi estabelecida pelo discurso jurídico das leis de trânsito. Votamos em tal candidato de tal partido, porque esse tipo de voto foi conquistado pelo discurso político desse candidato.
(1) Entre todos os discursos que nos governam, o mais significativo deles é o discurso do senso comum. (2) Trata-se de um discurso que permeia todas as classes sociais, formando a chamada opinião pública. Tanto uma pessoa humilde ou iletrada quanto um executivo de alto nível, com curso universitário completo, costumam dizer que políticos são, em geral, corruptos ou que o brasileiro é relaxado e preguiçoso. (3) Na verdade, o discurso do senso comum não é um discurso articulado; é formado por fragmentos de discursos articulados. Uma fonte desse discurso são os ditos populares, como Devagar se vai ao longe, Água mole em pedra dura tanto bate até que fura etc. Esse discurso tem um poder enorme de dar sentido à vida cotidiana e manter o status quo vigente, mas tende a ser, ao mesmo tempo, retrógrado e maniqueísta. Podemos até mesmo dizer que os momentos das grandes descobertas, das grandes invenções, foram também momentos em que as pessoas foram capazes de opor-se ao discurso do senso comum. Geralmente, essas pessoas, em um primeiro instante, se tornam alvo da incompreensão da massa que defende o senso comum. (4) Foi o que aconteceu com a chamada Revolta da Vacina, uma rebelião popular ocorrida no Rio de Janeiro, de 12 a 15 de novembro de 1904, quando Oswaldo Cruz, diretor-geral da Saúde Pública do governo Rodrigues Alves, quis vacinar a população da cidade contra a febre amarela. A opinião geral era de que se tratava de inocular a doença nas pessoas. Dizem que até mesmo Rui Barbosa posicionou-se contra a medida, alegando o constrangimento das senhoras em expor o braço nu para tomar a vacina. Os cariocas, inflamados, levantaram barricadas, quebraram lampiões de iluminação pública e incendiaram alguns bondes da cidade”. (ABREU, 2004, p.30-31).
​ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. – 8. ed. Ateliê Editorial: São Paulo, 2009.
Acerca das explicações sobre paragrafação e a partir da leitura dos excertos indicados, analise as afirmações a seguir:
I. Devido às características explicadas no livro sobre paragrafação, o segundo parágrafo é do tipo chamado definição, em que: o excerto 1 é o tópico frasal; o 2 é o de definição; o 3 traz uma descrição e o 4, um exemplo.
II. Devido às características explicadas no livro sobre paragrafação, o segundo parágrafo é do tipo causa e efeito, em que o excerto 1 é uma introdução do parágrafo; o 2 é o tópico frasal; o 3 traz uma descrição e o 4, um exemplo.
III. Ambos os parágrafos lidos têm como foco principal o discurso do senso comum.
IV. O trecho indicado pelo número 4 é um exemplo sobre a incompreensão da massa que defende o senso comum, em relação às pessoas capazes de oporem-se a esse discurso.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
Texto I
Em “Vidas secas”, obra literária do modernista Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação degradante marcada pela miséria. Na trama, os filhos do protagonista não recebem nomes, sendo chamados apenas como o “mais velho” e o “mais novo”, recurso usado pelo autor para evidenciar a desumanização do indivíduo. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil. A partir desse contexto, não se pode hesitar – é imprescindível compreender os impactos gerados pela falta de identificação oficial da população.
Com efeito, é nítido que o deficitário registro civil repercute, sem dúvida, na persistente falta de pertencimento como cidadão brasileiro. Isso acontece, porque, como já estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania completa no Brasil é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é garantido – em outras palavras, a não efetivação do direito devido à falta do registro em cartório –, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na sociedade. Dessa forma, da mesma maneira que o “mais novo” e o “mais velho” de Graciliano Ramos, quase 3 milhões de brasileiros continuam por ser invisibilizados: sem nome oficial, sem reconhecimento pelo Estado e, por fim, sem a dignidade de um cidadão.
Além disso, a falta do sentimento de cidadania na população não registrada reflete, também, na manutenção de uma sociedade historicamente excludente. Tal questão ocorre, pois, de acordo com a análise da antropóloga brasileira Lilia Schwarcz, desde a Independência do Brasil, não há a formação de um ideal de coletividade – ou seja, de uma “Nação” ao invés de, meramente, um “Estado”. Com isso, o caráter de desigualdade social e exclusão do diferente se mantém, sobretudo, no que diz respeito às pessoas que não tiveram acesso ao registro oficial, as quais, frequentemente, são obrigadas a lidar com situações humilhantes por parte do restante da sociedade: das mais diversas discriminações até o fato de não poderem ter qualquer outro documento se, antes, não tiverem sua identificação oficial.
Portanto, ao entender que a falta de cidadania gerada pela invisibilidade do não registro está diretamente ligada à exclusão social, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ampliar o acesso aos cartórios de registro civil. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação de um Projeto Nacional de Incentivo à Identidade Civil, o qual irá articular, junto aos gestores dos municípios brasileiros, campanhas, divulgadas pela mídia socialmente engajada, que expliquem sobre a importância do registro oficial para garantia da cidadania, além de instruções para realizar o processo, a fim de mitigar as desigualdades geradas pela falta dessa documentação. Afinal, assim como os meninos em “Vidas secas”, toda a população merece ter a garantia e o reconhecimento do seu nome e identidade.
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/enem/2021/noticia/2022/04/11/leia-redacoes-nota-mil-do-enem-2021.ghtml. Acesso em: 22 jul. de 2022.
Considerando que o texto I foi produzido no Enem 2021 e aborda o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, bem como as teorias que perpassam o estudo das tipologias textuais e dos gêneros, avalie as afirmações a seguir.
I. O título do texto dissertativo argumentativo do Enem é facultativo.
II. A proposta de solução deve se materializar no último parágrafo. Cabe ao produtor textual apresentar uma solução de resolução do problema, demonstrando como realizá-lo na prática.
III. No texto dissertativo, o produtor deverá expor a tema e a tese no primeiro parágrafo do texto. O organizador/produtor não pode parafrasear as palavras que são empregadas no comando da redação.
IV. O texto dissertativo argumentativo deve ser organizado em, no mínimo, três parágrafos, considerando a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. No último parágrafo, o produtor textual deverá trazer a proposta de solução ao problema.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III apenas.

Alternativa 4:

III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

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