
ATIVIDADE 2 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025
ATIVIDADE 2 - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO - 53_2025
"Machado (2003; 2005) descreve a resenha acadêmica com base em um modelo de análise das operações de linguagem. Para Machado (2003; 2005), a produção textual compreende operações de ação, discursivas e linguístico-discursivas.
As operações de ação estão relacionadas às representações do meio físico, dos participantes que interagem na situação comunicativa, da instituição onde o texto é produzido, dos objetivos e do conhecimento de mundo que pode de ser mobilizado para a produção textual.
Quanto à situação de produção e mobilização de conteúdos, a leitura, interpretação e sumarização antecedem a produção da resenha, a qual apresenta as informações centrais do texto-fonte. Logo, resumir com eficácia um texto é condição essencial para resenhá-lo (MACHADO, 2003; 2005).
Ao mobilizar operações de ação na produção de resenha, o produtor pode mobilizar conteúdos de outros textos, a fim de comparar e avaliar o texto-fonte.
Os leitores da resenha poderão concordar ou não com o resenhador. Portanto, a resenha deve conter argumentos convincentes, elaborados a partir de conteúdos adequados para a argumentação no contexto acadêmico (MACHADO, 2003; 2005). Desse modo, no processo de ensino-aprendizagem da resenha é essencial instrumentalizar o estudante para que ele desenvolva sua competência argumentativa.
Quanto às operações discursivas, elas dizem respeito à planificação textual, à organização sequencial e sua articulação, à escolha e elaboração dos conteúdos. Na resenha acadêmica, a apresentação do texto fonte se dá pela predominância de sequências descritivas (MOTTA-ROTH, 1996) que orientam o leitor quanto à organização e tratamento dos conteúdos nesse texto, seguindo a ordem de ocorrência dos conteúdos do texto-fonte."
Fonte: https://noctuam.files.wordpress.com/2018/05/producao_de_resenhas_academicas.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:
I. A produção de resenha pode possibilitar que os alunos mobilizem uma série de operações cognitivas, discursivas e linguístico-discursivas.
II. Ao longo da elaboração da resenha, o produtor do texto deve explicitar o que foi articulador pelo autor do texto-fonte e o que está sendo dito pelo resenhador.
III. Os leitores podem discordar da opinião do resenhador. Nessa perspectiva, a produção do gênero resenha pode fornecer aos alunos habilidades voltadas ao processo argumentativo.
É correto o que se afirma em:
