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ATIVIDADE 2 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 53_2025

ATIVIDADE 2 - LET - LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA I - 53_2025

QUESTÃO 1

TEXTO 1

 

Pelo espaço que abrange no orbe humano

 

Nove vezes o dia e nove a noite,

 

Ele com sua multidão horrenda,

 

A cair estiveram derrotados

 

Apesar de imortais, e confundidos

 

Rolaram nos cachões de um mar de fogo.

 

Fonte: MILTON, John. Paraíso Perdido. Rio de Janeiro: W. W. Jackson, 1949.

 

 

 

TEXTO 2

 

Milton viveu em uma época de exacerbado racionalismo e foi ele próprio um ilustre representante do espírito dessa época. No entanto, ele viu o que não viram seus contemporâneos: ele viu que a razão ao se afirmar produzia consequências essencialmente ligadas à questão da liberdade humana. O conhecimento de que o homem era capaz não era um conhecimento neutro; era algo que tinha a ver com a questão do bem e do mal.

 

Fonte: MELLO, Mario Vieira de. O humanista: a ordem na alma do indivíduo e na sociedade. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

 

 

 

Sobre Paradise Lost, obra máxima de John Milton, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Milton não instaurou em seu poema uma reflexão relativa à atitude da escolha de Lúcifer.

II. Paradise Lost, ao pôr no centro de seu drama também os personagens de Adão e Eva, constrói, por extensão, uma concepção de toda a humanidade a partir de elementos morais e metafísicos.

III. É nítido, no poema de Milton, o enfoque dado a uma das características humanas mais potentes: a complexa relação com a liberdade.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I, apenas.
Alternativa 3 - II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - III, apenas.
QUESTÃO 2

The withdrawal of the Roman legions during the fifth century in a vain attempt to protect Rome itself from the threat of Germanic conquest left the island vulnerable to seafaring Germanic invaders. These belonged primarily to three related tribes, the Angles, the Saxons, and the Jutes. The name English derives from de Angles […].

Fonte: DONALDSON, D. Middle Ages. In: ABRAMS, M. H. The Norton anthology of English literature.Nova York: Norton, 1993.

Acerca da gênese da formação civilizacional e literária da Inglaterra, analise as afirmativas a seguir:

I. A confluência dos diversos povos que ocuparam o território imprimiu na língua inglesa inúmeras marcas de outros idiomas.

II. Algumas das mais importantes obras literárias do período foram escritas após a cristianização da ilha, a exemplo de Beowulf Caedmon’s Hymn.

III. Não se pode afirmar que a variedade cultural ocorrida graças aos vários povos que formaram a Inglaterra tenha exercido influência nas obras literárias.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, apenas.
Alternativa 4 - II, apenas.
Alternativa 5 - III, apenas.
QUESTÃO 3
Influenciada por outros autores da época, como Kyd e Marlowe, a vasta obra teatral de William Shakespeare pode ser dividida em alguns subgêneros, dentre eles, peças: históricas, comédias, tragicomédias e tragédias, de acordo com suas peculiaridades.

Sobre isso, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas.

I. Romeu e Julieta é uma das tragédias mais famosas escritas por Shakespeare, embora a peça também possua momentos cômicos.

II. As tragédias shakespearianas podem ser classificadas em subgêneros como tragédias de vingança e tragédias domésticas.

III. Sonho de uma Noite de Verão é uma comédia, enquanto O Mercador de Veneza é uma tragicomédia.

IV. Rei Lear é uma tragicomédia, visto que em sua estrutura há o uso excessivo do recurso conhecimento como alívio cômico.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente

Alternativas
Alternativa 1 - F, F, V, V.
Alternativa 2 - F, V, V, V.
Alternativa 3 - V, F, V, V.
Alternativa 4 - F, F, V, F.
Alternativa 5 - V, V, V, F.
QUESTÃO 4

A imagem de Jane Austen dentro do contexto da produção literária inglesa foi se estabelecendo como algo que parece extrapolar a simples silhueta de uma escritora. Gozando de respeito e admiração por diferentes tipos de público, a criadora de Pride and Prejudice é frequentemente celebrada pela elaboração de narrativas fluidas, carregadas de diálogos que ajudam a compor personagens tidos entre os mais marcantes da literatura universal.

Tomando por base seus conhecimentos, que permitem a devida consideração do estabelecimento da obra de Jane Austen e seu quinhão na realidade literária da Inglaterra, assinale a alternativa correta que traz uma informação verdadeira:

Alternativas
Alternativa 1 - A obra de Jane Austen, gestada em boa medida em razão de seus interesses pessoais, é marcada por vivo interesse nas questões metafísicas de seu tempo.
Alternativa 2 - Interessou à autora de Sense and Sensibility descortinar, não sem aguda percepção e frequente crítica, muitas das condutas de seu tempo, sobretudo as relacionadas à figura feminina.
Alternativa 3 - Nos romances de Jane Austen, percebe-se, com notável frequência, a manifestação de valores flagrantemente revolucionários.
Alternativa 4 - A razão pela qual os romances de Jane Austen ganharam com frequência adaptações cinematográficas reside no fato de que o principal assunto neles encontrado é a mecânica da paixão romântica.
Alternativa 5 - Pode-se afirmar que o tempo de vida relativamente curto que coube à escritora foi um evento decisivo para o forte pessimismo que grassa por sua obra.
QUESTÃO 5
As tragédias de William Shakespeare são obras imortais que exploram os aspectos mais sombrios da condição humana, mergulhando em temas como amor impossível, ambição desmedida, traição, vingança e destino inexorável. Com uma habilidade magistral, Shakespeare constrói narrativas complexas e personagens profundamente cativantes, cujas tragédias ressoam através dos séculos.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Shakespeare não alcançou sucesso e reconhecimento em vida.

PORQUE

II. Em peças como "Romeu e Julieta", "Hamlet", "Macbeth" e "Otelo", Shakespeare examina as consequências devastadoras das paixões desenfreadas e das decisões precipitadas. Em "Romeu e Julieta", o amor proibido entre os jovens amantes de famílias rivais leva a uma série de eventos trágicos que culminam em suas mortes prematuras. Em "Hamlet", o príncipe atormentado pela indecisão e pelo luto é consumido pelo desejo de vingança, que eventualmente resulta em uma carnificina devastadora.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 6
O teatro elizabetano, que floresceu durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra (1558-1603), foi um período de grande efervescência cultural e criativa na história britânica. Caracterizado por uma rica diversidade de gêneros, estilos e temas, o teatro elizabetano foi uma parte crucial do renascimento cultural que marcou o período elisabetano.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I.  Uma das características mais marcantes do teatro elizabetano foi a ascensão dos teatros públicos, que proporcionaram entretenimento acessível para diferentes classes sociais.

II. Os teatros, como o famoso Globe Theatre em Londres, tornaram-se locais vibrantes de expressão artística, onde multidões se reuniam para assistir a uma ampla variedade de peças.

III. O teatro elizabetano também foi um período de grande experimentação e inovação. Autores como Christopher Marlowe e William Shakespeare produziram uma série de obras que desafiaram as convenções e exploraram novas formas de expressão dramática.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
Texto I


Carta de Lord Byron a seu editor John Murray. 1819.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Byron_letter.JPG. Acesso em: 10 jul. 2025.

Texto II

Damætas

In law an infant, and in years a boy,

In mind a slave to every vicious joy;

From every sense of shame and virtue wean'd,

In lies an adept, in deceit a fiend;

Vers'd in hypocrisy, while yet a child;

Fickle as wind, of inclinations wild;

Woman his dupe, his heedless friend a tool;

Old in the world, though scarcely broke from school;

Damætas ran through all the maze of sin,

And found the goal, when others just begin:

Ev'n still conflicting passions shake his soul,

And bid him drain the dregs of Pleasure's bowl;

But, pall'd with vice, he breaks his former chain,

And what was once his bliss appears his bane.

Fonte: BYRON, George Gordon, Lord. Damætas. InThe Works of Lord Byron. Poetry. [S. l.]: Projeto Gutenberg, 2005. 1 v. Disponível em: https://www.gutenberg.org/ebooks/8861. Acesso em: 1 jun. 2025.

Sobre a literatura inglesa e o lugar que a poesia de Lord Byron ocupa nesse cenário, analise as afirmativas a seguir:

I. A obra de Byron procura tecer louvores, através de obras épicas, a valores tradicionais estabelecidos, a exemplo do herói clássico imbuído de virtudes morais e culturais britânicas emolduradas pela ética cristã.

II. O chamado "herói byroniano" porta características nada heroicas, como a introspecção, a rebeldia, o frenesi das paixões e a persistente tendência à melancolia.

III. O impacto de Byron na formação subsequente de artistas literários foi largamente verificado em vários autores de países diferentes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 8

Texto I

It was on a dreary night of November that I beheld the accomplishment of my toils. With an anxiety that almost amounted to agony, I collected the instruments of life around me, that I might infuse a spark of being into the lifeless thing that lay at my feet. It was already one in the morning; the rain pattered dismally against the panes, and my candle was nearly burnt out, when, by the glimmer of the half-extinguished light, I saw the dull yellow eye of the creature open; it breathed hard, and a convulsive motion agitated its limbs.

Fonte: SHELLEY, Mary. Frankenstein; or, the Modern Prometheus. [S. l.]: Projeto Gutenberg, 1993.

Fonte: https://www.gutenberg.org/ebooks/84. Acesso em: 1 jun. 2025.

Texto II

O célebre romance de Mary Shelley consagrou-se ao longo dos anos não apenas por sua narrativa atraente e sem entraves estilísticos, mas por portar inúmeras características que extrapolam o que é imediatamente literário.

Baseando-se em seus conhecimentos, sobre Frankenstein, analise as afirmativas a seguir:

I. A obra exalta o uso ilimitado da razão e da ciência sem consequências morais.

II. Entre os fatos que permitem enquadrar Frankenstein no rol de obras românticas, estão a reverência ao mundo natural, o apelo emotivo e o herói dotado de tragicidade.

III. É possível perceber que a autora iguala a atitude científica como fatal e necessariamente desprovida de limites morais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9
A frase “Tupi or not tupi, that is the question” faz parte do Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade. O Manifesto propunha a deglutição da cultura e das técnicas importadas no intento de provocar sua reelaboração com autonomia, transformando o produto importado em exportável. A citação de Oswald faz alusão a uma famosa frase de um personagem criado por aquele que é considerado o grande dramaturgo do período elisabetano.
Com base nisso, leita as assertivas a seguir e assinale quem é o personagem, a peça e o autor respectivamente.
Alternativas
Alternativa 1 - Dante, da peça "Divina Comédia", de Dante Alighieri.
Alternativa 2 - Fausto, da peça "A História Trágica do Doutor Fausto", de Christopher Marlowe.
Alternativa 3 - Macbeth, da peça "Macbeth", de William Shakespeare.
Alternativa 4 - Eduardo II, da peça "Eduardo II", de Christopher Marlowe.
Alternativa 5 - Hamlet, da peça "Hamlet", de William Shakespeare.
QUESTÃO 10
"Se te comparo a um dia de verão

És por certo mais belo e mais ameno

O vento espalha as folhas pelo chão

E o tempo do verão é bem pequeno.

Às vezes brilha o Sol em demasia

Outras vezes desmaia com frieza;

O que é belo declina num só dia,

Na eterna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,

E a beleza que tens não perderás;

Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.

E enquanto nesta terra houver um ser,

Meus versos vivos te farão viver".

Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemas-shakespeare/. Acesso em: 27 fev. 2023.

O soneto anterior, um dos mais famosos de William Shakespeare, revela a habilidade do reconhecido dramaturgo para a escrita de obras poéticas.

Sobre o exposto, classifique (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

I. A produção poética de Shakespeare inclui os chamados Long Poems, ou seja, longos poemas ou narrativas poéticas.

II. O soneto inglês, utilizado por Shakespeare, possui uma estrutura diferente da que é utilizada pelos autores que optam pelo soneto italiano.

III. Alguns poemas de Shakespeare são endereçados ao “fair youth”, ou seja, um jovem rapaz.

As afirmações I, II e III são, respectivamente

Alternativas
Alternativa 1 - V, V, V.
Alternativa 2 - V, V, F.
Alternativa 3 - F, V, V.
Alternativa 4 - F, F, V.
Alternativa 5 - F, V, F.
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