FECHAR

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUÍSTICA II - 54_2025

Questão 1
Para a sociolinguística, a língua é heterogênea e isso se comprova pelas diferentes pronúncias da consoante “r”, que varia conforme a região. O “r” retroflexo, ou seja, o famoso “errão” caipira considerado feio e pronunciado por gente analfabeta, para os brasileiros sem conhecimento linguístico é o mesmo “r” elegante, considerado por nós, quando relacionado à língua inglesa. Nosso famoso “r” caipira é, segundo Bagno (2012), característico da região paulista, mas hoje é uma especificidade de uma ampla área do centro-sul do Brasil e, apesar de ser considerado restrito às variedades rurais, já se expandiu para as zonas urbanas.
 BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012.
Observe o mapa a seguir:
Disponível em: < http://www.culturacaipira.com/2014/08/12/sotaques-brasil-jornal-hoje-o-r-caipira/>. Disponível em: 24 mar. 2021.
A professora Amanda pediu para você fazer uma pesquisa sobre o predomínio do “R” retroflexo entre os falantes brasileiros a partir do mapa apresentado anteriormente. A partir disso, avalie as afirmativas a seguir
I) O “R” retroflexo assinalado no mapa em vermelho é originário da região paulista (caipira paulista), mas se expandiu para outras regiões do centro sul do Brasil, graças aos tropeiros (comerciantes) que circularam por essas regiões e disseminaram a variação pelas regiões do Brasil.
II) A disseminação do “R” retroflexo, assinalado no mapa em vermelho, predomina entre os Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte de Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Norte, comprovando o uso dessa variação em várias regiões do Brasil.
III) O “R” retroflexo, apesar de ser popularmente denominado como caipira paulista, se expandiu para outras regiões do centro sul do Brasil, graças à ação linguística predominante dos Bandeirantes e, em menor atuação, dos tropeiros que circularam por essas regiões.
IV) O “R” retroflexo é uma variação linguística característica da região centro sul do Brasil que, originariamente, é pertencente aos paulistas, mas se disseminou e hoje faz parte dos falantes rurais, urbanos letrados ou iletrados, que interagem verbalmente, nas diversas situações de uso da língua.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 2

Imagine que você é professor(a) do Ensino Médio e deseja ensinar aos seus alunos como a linguagem utilizada em diferentes contextos sociais e históricos pode influenciar a interpretação dos textos. Para isso, você seleciona cuidadosamente textos para leitura e, a partir deles, revela aos alunos a análise sob a perspectiva da teoria da Análise do Discurso (AD). Em uma das aulas, você entrega aos alunos uma reportagem de jornal sobre um evento político recente e orienta-os a analisarem a reportagem considerando as contribuições da AD.

Elaborado pela professora, 2024.

Com base nos estudos realizados, IDENTIFIQUE qual das seguintes estratégias de ensino seria a mais adequada para ajudar os alunos a entenderem como analisar a reportagem de acordo com os princípios da Análise do Discurso.

Alternativas
Alternativa 1:

Pedir aos alunos que identifiquem todas as orações complexas na reportagem e expliquem seu significado.

Alternativa 2:

Solicitar que os alunos discutam como a escolha das palavras na reportagem pode refletir as intenções do autor e o contexto social do evento.

Alternativa 3:

Pedir aos alunos que contem o número de vezes que certas palavras são repetidas na reportagem.

Alternativa 4:

Solicitar que os alunos façam uma lista dos principais fatos apresentados na reportagem.

Alternativa 5:

Pedir aos alunos que resumam a reportagem em uma frase para capturar sua mensagem principal.

Questão 3

Noam Chomsky desenvolveu a teoria gerativista, que se destaca por contestar os pressupostos do behaviorismo em relação à aquisição da linguagem. Enquanto o behaviorismo, representado por autores como John B. Watson e B.F. Skinner, defendia que a linguagem era adquirida por meio de estímulo-resposta-reforço, Chomsky propôs que a linguagem é uma capacidade inata do ser humano, não sendo totalmente explicável por imitação e condicionamento.

Elaborado pela professora, 2024.

De acordo com a teoria gerativista de Noam Chomsky, IDENTIFIQUE a principal crítica ao modelo behaviorista de aquisição da linguagem:

Alternativas
Alternativa 1:

A aquisição da linguagem se dá por meio de estímulos fisiológicos observáveis e condicionamentos, negligenciando o papel crucial das estruturas mentais inatas que possibilitam a compreensão e produção da linguagem complexa.

Alternativa 2:

A linguagem é uma capacidade inata e não pode ser totalmente explicada por imitação e reforço, pois as crianças demonstram uma habilidade natural para gerar frases novas e complexas que nunca foram explicitamente ensinadas, indicando a presença de uma gramática universal interna.

Alternativa 3:

As crianças aprendem a linguagem exclusivamente a partir da correção dos adultos, o que implica que a interação social é o único fator determinante na aquisição da linguagem, sem considerar os processos cognitivos internos.

Alternativa 4:

A aquisição da linguagem depende apenas da repetição e do treinamento intensivo, ignorando o fato de que crianças em diferentes culturas e contextos linguísticos conseguem aprender suas línguas nativas de maneira rápida e eficiente, independentemente das variações nos métodos de ensino.

Alternativa 5:

O comportamento linguístico é determinado por respostas fisiológicas automáticas que não levam em conta a complexidade da sintaxe e da semântica da língua, resultando em uma visão simplista da comunicação humana.

Questão 4

Segundo Silva (2020), a semântica é mais um campo de saber da linguística, que se ocupa dos estudos acerca do significado das palavras.

SILVA, Vera Lúcia da. Linguística II. Maringá – PR.: Unicesumar, 2020. Unidade III. Adaptado.

Sobre o termo semântica, avalie as afirmações:

 I. O termo semântica foi utilizado pela primeira vez pelo linguista Michel Bréal.

II. A palavra semântica veio do grego semantiké, e significa a arte do significado.

III. O termo semântica apareceu pela primeira vez em um artigo sobre linguagem, publicado em uma revista de estudo neoclássico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 5

Durante o início do século XX, pairava nos círculos científicos uma resistência a teorias que não pudessem ser observadas ou mensuradas. O Behaviorismo veio então como um meio de trazer mais cientificidade para os estudos da Psicologia, de forma que os dados pudessem ser observados e mensurados através do comportamento. John Watson, ao traçar as concepções dessa teoria, propôs que a personalidade dos indivíduos seria definida por um condicionamento natural resultado de estímulos recebidos de forma também natural, mas que poderiam ainda ser direcionados e controlados – assim, qualquer ser humano poderia ser condicionado a ter um certo comportamento.

GUIMARÃES, Telma de Carvalho. Gerativismo: noções básicas. In: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho (Org.). Linguística II. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014, p. 1-37 (Série Bibliografia Universitária Pearson) (adaptado).

Considerando as Teorias Behavioristas Clássica de Watson e Radical de Skinner, avalie as afirmações a seguir:

I. O Behaviorismo Radical de Skinner apresentava o aprendizado como resultado da tríade estímulo - resposta - reforço (negativo ou positivo).
II. O Gerativismo opunha-se ao Behaviorismo na medida em que buscava uma compreensão da linguagem como natural ou inata ao ser humano.
III. A Teoria Behaviorista utilizava de estudos da consciência e da personalidade, da emoção e do sentimento, além de informações fisiológicas mensuráveis advindas dos estudos comportamentais de Pavlov.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
Segundo Guimarães, 2014, a essência do behaviorismo define que qualquer ser humano, mesmo sendo considerado uma tábua rasa e de mente vazia, poderia ser ensinado a ter comportamento determinado, mediante a construção de sua personalidade e inteligência, ou seja, de acordo com a teoria de Watson, qualquer criança poderia ser treinada e transformada em médico, artista, ladrão ou mendigo.
SILVA, Vera Lucia da. Linguística II. Maringá - PR.: Unicesumar, 2020. Adaptado.
Considerando o enunciado, avalie as afirmações que definem o behaviorismo:

I. Os seres humanos, quando ensinados, são capazes de  tornarem-se grandes profissionais.
II. Todos os seres humanos são capazes de tornar-se médicos sem a necessidade de serem ensinados.
III. O comportamento determinado pode transformar um indivíduo segundo a construção da sua personalidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
Segundo a Teoria Inatista de Noam Chomsky, a aquisição da linguagem é um processo complexo e interativo, no qual a criança possui uma capacidade inata para aprender a linguagem, chamada de "dispositivo de aquisição de linguagem" (LAD). Além de assimilar as regras gramaticais, a criança também aprende as nuances sociais e pragmáticas do uso da língua.

​CHOMSKY, N. Linguagem e pensamento. Tradução de Francisco M. Guimarães. 2. ed. Petrópolis: Vozes., 1971.

Com base na teoria supracitada, identifique a alternativa que melhor explica como a aquisição da linguagem ocorre em um ambiente bilíngue:


Alternativas
Alternativa 1:

A exposição a duas línguas diferentes desde cedo causa confusão na criança, resultando em um atraso no desenvolvimento linguístico.

Alternativa 2:

O desenvolvimento bilíngue permite que a criança desenvolva uma maior flexibilidade cognitiva e uma compreensão mais profunda das regras gramaticais de ambas as línguas.

Alternativa 3:

A criança bilíngue tem dificuldades em separar as duas línguas, resultando em um uso misto e confuso dessas línguas, fato que compromete seu desenvolvimento linguístico.

Alternativa 4:

O ambiente bilíngue não influencia significativamente o desenvolvimento linguístico, uma vez que as capacidades linguísticas são inatas e não dependem do ambiente.

Alternativa 5:

A criança bilíngue desenvolve habilidades linguísticas avançadas em uma das línguas, enquanto a outra é aprendida de forma rudimentar e limitada.

Questão 8

TEXTO 1

Na perspectiva de Bagno, o preconceito linguístico não se limita ao julgamento do 'certo' e 'errado' em termos de gramática, mas se estende à avaliação social dos falantes, impactando suas oportunidades educacionais e profissionais.

Fonte: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

TEXTO 2

Fonte: a autora.

Com base nos conteúdos estudados sobre variação e preconceito linguístico, analise as afirmativas a seguir:

I. Um dos fatores do preconceito linguístico é o desconhecimento sobre a diversidade das variações linguísticas e do papel social da língua.
II. Todas as variantes linguísticas são igualmente válidas e desempenham as mesmas funções sociais e culturais em qualquer contexto.
III. O preconceito linguístico está associado à hierarquização social e à desvalorização de determinados grupos falantes.
IV. A língua padrão é a única variante considerada correta e socialmente aceita em todas as situações formais e informais.
V. A educação sobre variação linguística pode ajudar a combater o preconceito linguístico e promover a inclusão social.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, IV e V, apenas.

Alternativa 4:

III, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, III e  V, apenas.

Questão 9
A sociolinguística é uma teoria que define a língua como “[...] intrinsecamente heterogênea, múltipla, variável, instável e está sempre em desconstrução e em reconstrução. Ao contrário de um produto pronto e acabado, de um monumento histórico e feito de pedra e cimento, a língua é um processo, um fazer-se permanente e nunca concluído”. (BAGNO, 2007, p. 36).
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

Fonte: Idioma Brasil (2015, on-line).
IDIOMA BRASIL. Regionalismos - Pipa. Blog Idioma Brasil, 26 jun. 2015. ​Disponível em: https://idiomabrasil.com/category/regionalismos/. Acesso em: 28 abr. 2020.
​Considerando a concepção de língua para a sociolinguística, analise as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.

I) A Sociolinguística pensa a língua como algo que extrapola as fronteiras da homogeneidade solidificada em regras fixas e com pouca possibilidade de avaliação contextual, considerando sempre a dinâmica relacional das pessoas em sociedade.

 PORQUE
 II) A diversidade social também se estende à língua que, por conta da sua condição heterogênea e de processo inacabado, proporciona uma infinidade de possibilidades de nomeação dos objetos que fazem parte do cotidiano humano.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10
Texto 1
Leia a definição e seus exemplos dos conceitos de hiperonímia e hiponímia:
 
a) Hiperonímia: palavras que possuem significados genéricos. Exemplo: flor é hiperônimo de orquídea.
b) Hiponímia: palavras que possuem significados específicos. Exemplo: jatobá é hipônimo de árvore.
 
Texto 2
Estudo de caso: professor Silvio ministra aula de Língua Portuguesa para alunos do ensino médio e, na aula de semântica, levou os alunos até o centro esportivo da escola. Após jogar algumas partidas rápidas de volêi, basquete, futebol e handebol, apresentou a explicação dos dois conceitos.

​Fonte: SILVA, V. L. da. Linguística II. Maringá: UniCesumar, 2020. 
 
Com base na explicação do professor Silvio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. As modalidades esportivas praticadas pelos alunos, em sua totalidade, são consideradas como um conjunto de atividade pertencente à categoria de esporte que, para a semântica, se define como hiperonímia.
 
PORQUE
 
II. As partes da categoria esportiva se definem como um fenômeno semântico denominado hiponímia exemplificada por várias espécies do reino vegetal como, por exemplo, rosa, orquídea, jasmin e samambaia.
 
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu