FECHAR

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

ATIVIDADE 2 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

 

QUESTÃO 1
O predicativo é o termo da oração que caracteriza, qualifica ou desqualifica, atribuindo um estado ou propriedade ao sujeito ou ao objeto. Diante disso, leia o trecho da notíca a seguir:

 

As buscas às vítimas do acidente aéreo foram incessantes. Após dois dias, os bombeiros encontraram dois homens, uma mulher e uma criança desidratados, próximos a uma caverna.

Todos foram encaminhados ao hospital, onde passam por tratamento.

Fonte: a autora

 

De acordo com o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O predicativo do sujeito “incessantes” se refere ao núcleo do sujeito, ou seja, ao termo “às vítimas”.

II. A primeira oração é formada por um predicado nominal, no qual o termo “incessantes” funciona como um predicativo do sujeito e núcleo do predicado.

III. O termo “desidratados” se refere ao objeto direto “dois homens, uma mulher e uma criança”.

IV. O termo “desidratados” funciona como predicativo do sujeito “os bombeiros” e núcleo do predicado verbo-nominal.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - III, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2

O texto a seguir é um trecho do livro Iracema, de José de Alencar, no qual o autor descreve a protagonista da história. Analise as escolhas morfossintáticas feitas por Alencar:

[...]

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

[...]

Fonte: ALENCAR, J. de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1991, p.

Com base nas construções linguísticas no trecho de Iracema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As escolhas dos adjuntos adnominais que fazem partes dos sujeitos e/ou predicados foram feitas intencionalmente pelo autor, de modo a colaborar com a construção de sentidos pretendidos.

PORQUE 

II. Reforçam o imaginário do leitor quanto à personagem descrita, de certa forma, “desenhando” Iracema por meio de comparações entre suas características e de outros elementos, como nas construções “O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Os verbos transitivos têm seu sentido integrado por meio dos complementos verbais, enquanto os intransitivos não necessitam desses termos integrantes, pois já possuem sentido completo em si mesmos. Nesse sentido, leia o poema a seguir:

José

E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

você que é sem nome,

que zomba dos outros,

você que faz versos,

que ama, protesta?

e agora, José?

[...]

Com a chave na mão

quer abrir a porta,

não existe porta;

quer morrer no mar,

mas o mar secou;

quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora?

Se você gritasse,

se você gemesse,

se você tocasse

a valsa vienense,

se você dormisse,

se você cansasse,

se você morresse...

Mas você não morre,

você é duro, José!

[...]

ANDRADE, Carlos Drummond de. José. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2018.

Com base no poema apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Os verbos “zombar” e “fazer”, na primeira estrofe, para terem sentido completo, precisam de complementos, no entanto eles se classificam de modo diferente, pois o primeiro é transitivo indireto e o segundo direto.

II. Nos seis primeiros versos, predominam os verbos intransitivos, o que faz com que tenhamos a ideia de algo dinâmico, uma sequência de ações que transcorrem instantaneamente.

III. No trecho “se você tocasse/a valsa vienense”, o verbo “tocar” é transitivo direto, mas ele também pode funcionar como transitivo indireto, como em “Ela tocou em sua avó com delicadeza”.

IV. O verbo “morrer” é usado duas vezes, mas, na segunda estrofe, ele se classifica como transitivo, pois há o complemento verbal “no mar”; já, na terceira estrofe, funciona como intransitivo.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Conforme o Mini dicionário Houaiss (2009, p. 381), “gramática” é um “conjunto de regras que determinam o uso correto de uma língua”. Considere esse conceito e assinale a alternativa que destaca a análise correta de tal afirmação.
Alternativas
Alternativa 1 - O conceito de gramática destacado pelo autor se relaciona à gramática internalizada, uma vez que considera a competência natural dos falantes quanto ao uso da língua.
Alternativa 2 - O conceito de gramática destacado pelo autor se relaciona à gramática descritiva, tendo em vista que o conjunto de regras é construído com base no uso dos falantes.
Alternativa 3 - O conceito de gramática destacado pelo autor se relaciona à gramática descritiva, uma vez que se considera apenas uma forma de uso da língua, com base em regras estabelecidas.
Alternativa 4 - O conceito de gramática destacado pelo autor se relaciona à gramática normativa, porque é levado em consideração a construção histórica da língua e sua variação ao longo do tempo.
Alternativa 5 - O conceito de gramática destacado pelo autor se relaciona à gramática normativa, pois se considera apenas uma variedade como adequada, estabelecida por um conjunto de regras a serem seguidas.
QUESTÃO 5
Os sinais de pontuação são usados, na língua escrita, para marcar o ritmo e a melodia comuns à fala, além das diferentes entonações. Assim, eles contribuem à construção de sentidos do texto.

Diante disso, analise o texto publicitário a seguir e, na sequência, assinale a alternativa correta.



Disponível em: <https://www.facebook.com/UniCesumar/photos/a.147498298616479/2805405716159044/?type=3&theater>. Acesso em: 14 dez. 2019.

Alternativas
Alternativa 1 - A vírgula, neste caso, poderia ser substituída por dois pontos, uma vez que é utilizada após um aposto.
Alternativa 2 - A vírgula após a palavra "professor" foi utilizada de modo correto para isolar o aposto do restante do enunciado.
Alternativa 3 - A vírgula após a palavra "professor" foi utilizada de modo correto para separar o vocativo do restante do enunciado. Alternativa 4 - O ponto de exclamação, no canto inferior direito, faz parte do enunciado e, junto ao ponto de interrogação, destaca um questionamento.
Alternativa 5 - A vírgula após a palavra "professor" foi utilizada de modo equivocado, pois, conforme a norma culta, não devemos separar o sujeito do predicado.
QUESTÃO 6
Conforme as regras gramaticais, sujeito é o termo sintático sobre o qual se declara algo por meio do predicado, já este corresponde à declaração feita acerca do sujeito. Tendo em vista tal afirmação, assinale a alternativa que contem a classificação correta do termo em destaque.
Naquela tarde ensolarada, debruçavam-se, no beiral da janela, as donzelas, para assistirem ao cortejo.
Alternativas
Alternativa 1 - Aposto.
Alternativa 2 - Sujeito simples.
Alternativa 3 - Sujeito composto.
Alternativa 4 - Predicado verbal.
Alternativa 5 - Predicado nominal.
QUESTÃO 7

Considere que, na propaganda a seguir, o texto não esteja separado com as informações indicadas (por meio de flechas) a partir do mapa do Brasil, ou seja, que ele inicie em “Essas 128 Unidades” e termine, de forma direta, em “23 UCs no litoral do sul do país”. Tendo em vista essa construção, analise a propaganda.

Disponível em: https://www.facebook.com/SOSMataAtlantica/photos/4913978791998746. Acesso em: 14 fev. 2022.

Com base na propaganda apresentada, analise as afirmações a seguir.

I. Os adjuntos adverbiais de modo, elencados ao final do texto, “28 UCs no litoral [...] 23 UCs no litoral do sul do país” marcam o estado atual das unidades de conservação.

II. Os termos “28 UCs no litoral do nordeste, 77 UCs no litoral do sudeste e 23 UCs no litoral do sul do país” são apostos, pois aparecem após os dois pontos.

III. O enunciado “28 UCs no litoral do Nordeste”, assim como os demais que o seguem, constitui-se como oração, uma vez que apresenta informações completas acerca das unidades de conservação.

IV. “23 UCs no litoral do sul do país” classifica-se como adjunto adverbial de lugar, tendo em vista que representa a localização de parte das unidades de conservação.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - IV, apenas.
Alternativa 5 - III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Analise os termos sintáticos que formam a propaganda a seguir, tendo em vista, sobretudo, o segundo quadro.

​Disponível em: https://www.esagkids.com.br/downloads/download_1351.pdf. Acesso em: 14 fev. 2022.

Com base no texto anterior, analise as assertivas a seguir e a proposição entre elas.

I. Os elementos “resfriado, indisposição, nariz escorrendo, dor de garganta e dor de cabeça”, embora sejam considerados um termo sintático acessório, ou seja, aposto, são essenciais neste caso.

PORQUE

II. Tais elementos especificam uma palavra anterior e orientam o leitor quanto à sua postura frente à pandemia.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
O texto a seguir destaca o resultado de uma votação realizada pela Câmara dos Deputados, acerca da maior liberação do uso de alguns produtos químicos na agricultura.

Leia-o, considerando a construção sintática:

Na última semana, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, por dezoito votos a nove, o PL 6.299/2002”.

[...]

Texto, com alterações, disponível em: https://bit.ly/2zy6Gkb. Acesso em: 04/12/2018.

Com base no texto apresentado, avalie as afimações a seguir.

I. A oração encontra-se na voz ativa, focalizando o agente da ação, ou seja, a comissão formada pelos deputados.

II. Na voz passiva analítica, a oração se apresentaria da seguinte forma: “O PL 6.299/2002 foi aprovado, na última semana, por dezoito a nove, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados”.

III. Se a oração fosse passada para a voz passiva analítica, o sujeito  “a Comissão Especial da Câmara dos Deputados” passaria a funcionar como agente da passiva.

IV. Se a oração estivesse na voz passiva sintética não haveria um agente da passiva, pois seria formada somente pelo verbo (Aprovaram) + o pronome apassivador (se) + o sujeito paciente (O PL 6.299/2002).

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV
QUESTÃO 10
Todos enunciados construídos por meio de recursos linguísticos, imagéticos etc. que fazem sentido completo, estabelecendo a comunicação são chamados de frases.

Nesse sentido, considere essas características e as demais relativas a esse tema, analise o enunciado a seguir e assinale a alternativa correta.

Alerta!

Perigo de desmoronamento.

Turista, tenha cuidado!

Alternativas
Alternativa 1 - O texto completo é formado por quatro frases, uma vez que há duas finalizadas pelo ponto de exclamação, uma por meio da vírgula e outra pelo ponto final.
Alternativa 2 - O texto completo é formado por três frases nominais e uma verbal, tendo em vista que apenas a última apresenta um verbo.
Alternativa 3 - A última frase classifica-se como verbal e imperativa, pois apresenta um verbo no infinitivo que indica uma afirmação.
Alternativa 4 - O primeiro enunciado não se constitui uma frase, uma vez que não faz sentido fora de um contexto específico.
Alternativa 5 - O texto completo constrói-se por meio de três frases, sendo as duas primeiras nominais e a última verbal.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu