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ATIVIDADE 2 - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025

Questão 1
Considere o excerto a seguir:

É essencial, todavia, compreender as implicações das invenções agrícolas e pastoris, assim como do cultivo de plantas e domesticação de animais. O homem passou da apropriação de alimentos (coleta, caça) à produção (cultivo, criação). Desse modo, progressiva e parcialmente, o homem se liberou das imposições dos ecossistemas a que pertencia e onde, até o surgimento da agricultura e da criação, levava uma vida “biocenótica” como os outros organismos, sujeitos ao curso normal dos processos da natureza (Ki-zerbo, 2010, p. 783).

Fonte: KI-ZERBO, J. (Ed.) História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010, p. 783.

Com base nessas informações e no que estudamos no livro da disciplina acerca da Revolução Agrícola, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:

Tornou possível o desenvolvimento de uma vida sedentária.

Alternativa 2:

Ocorreu em África no início do período conhecido como Paleolítico.

Alternativa 3:

Não acarretou grandes transformações na vida dos grupos humanos que fizeram parte dela.

Alternativa 4:

Todos os grupos humanos existentes no continente africano se tornaram sedentários ainda no período Neolítico.

Alternativa 5:

Apesar do desenvolvimento da agricultura, os grupos humanos continuaram completamente dependentes dos recursos naturais e, conseqüentemente, nômades.

Questão 2

África é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista principalmente no fim do século XIX e início do século XX. Este processo de intervenção interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas e sociais da população africana, que afetam até os dias atuais.

"A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflitos, foram colocadas num único território, enquanto grupos da mesma etnia foram separados.

Com o término da Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países".

Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2142/2163. Acesso em: 9 jun. 2023.

Com base nas informações acerca da divisão do continente africano, analise as afirmativas a seguir:

I. A partilha da África, ocorrida durante a Conferência de Berlim, entre 1884 e 1885, baseou-se, predominantemente, nas características étnicas do continente e de sua população.

II. A divisão territorial do continente africano foi realizada de modo arbitrário, fundamentando-se unicamente nos interesses comerciais dos países colonizadores europeus.

III. A manutenção da divisão territorial europeia sobre a África, por parte dos países africanos independentes, demonstra os efeitos positivos da intervenção ocidental no continente.

IV. Os atuais conflitos geopolíticos na África encontram raízes na ocupação europeia do território, representada, principalmente, pela produção de fronteiras artificiais.

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
Considere o excerto abaixo:

“Na década de setenta, no auge  do fenômeno soul, [...] críticos começaram a argumentar que o mito nacionalista de um Brasil  racial  e  culturalmente  harmonioso  ofuscava  uma  realidade subjacente  que  era  muito  mais  semelhante  ao  estilo  do  racismo  dos Estados Unidos do que a maioria dos brasileiros gostaria de admitir. Desde  então,  muitos  acadêmicos  têm  argumentado que  a  natureza enganadora   do   racismo   brasileiro   talvez   tenha   sido   ainda   mais perniciosa  do  que  o  racismo  no  estilo  americano,  pois  neutralizou possibilidades de “consciência racial” e política racial ao estilo do Movimento por Direitos Civis nos Estados Unidos, e até hoje dificulta a  realização  de  programas  de  ação  afirmativa  nos  moldes  daquele país. Para   muitos   estudiosos   engajados   na   crítica   ao   racismo brasileiro,  o Black Rio,  com  suas  referências  raciais  ao  estilo  norte-americano,  foi  um  tônico  para  o mal-estar  racial  no  Brasil.  As identidades  negras  contestatórias  que  emergiram  dos  bailes soul representaram  um  breve  momento  de  consciência  racial — uma consciência longamente prejudicada por mitos da democracia racial e fracos movimentos raciais no Brasil.”

Fonte: A LBERTO, P. L. Quando o Rio era black: Soul music no Brasil dos anos 70. História: Questões & Debates, Curitiba, volume 63, n.2, jul./dez. 2015, Editora UFPR, p. 46.
Sobre a importância da Soul music no Brasil e do movimento Black Rio, é correto afirmarmos que:
Alternativas
Alternativa 1:

O soul no Brasil esteve restrito a diversão não ganhando conotações políticas e identitárias entre a população afrodescendente por aqui.

Alternativa 2:

O soul era um estilo musical e, portanto, a serviço de entretenimento, não sendo aderido por movimentos políticos como o Movimento Negro no Brasil.

Alternativa 3:

Aqui no Brasil a moda não aderiu, como nos EUA, as características próprias que serviam para identificar os integrantes de movimentos negros, como o Black Rio por exemplo.

Alternativa 4:

O soul perdeu suas características de diversão no Brasil, passando a se fazer só em músicas que defendessem a causa política do movimento negro, ou Movimento Black Rio.

Alternativa 5:

O Soul no Brasil por meio do Black Rio uniu diversão e conscientização, passando a ser um meio importante para a superação do racismo no país, em que a união de uma estética identitária do negro dava tons políticos a uma luta pela causa black e o orgulho negro.

Questão 4
O início da história humana se deu no continente africano:

“O homem nasceu na África porque o continente oferecia (e continua oferecendo) uma diversidade de ambientes propícios para a sobrevivência de primatas. Ao contrário de outras regiões do planeta, onde o clima passou por eras glaciais que dificultaram a vida, as oscilações climáticas da África não foram tão radicais. O continente tem paisagens de todo tipo: planícies, florestas, savanas, montanhas, desertos, lagos, rios e praias, uma exuberância de ecossistemas que fez florescer uma biodiversidade impressionante.

Fonte: https://super.abril.com.br/historia/por-que-a-africa-foi-o-continente-ideal-para-gerar-a-humanidade/. Acesso em 18/06/2021.
A esse respeito, analise e analise as asserções a seguir:

Constituindo-se na porção de terra mais antiga do nosso planeta, o continente africano é também o berço da humanidade.

PORQUE
Em seu território desenvolveram-se primeiro as condições necessárias para o desenvolvimento da vida, incluindo a humana.

A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As duas asserções são proposições falsas.

Questão 5
Considere o mapa a seguir:



Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-da-africa.htm>. Acesso em: 16 mai. 2022.

O mapa apresenta a subdivisão do continente africano em macrorregiões. Com base nessas informações e no que estudamos no livro da disciplina, assinale a alternativa correta acerca do motivo dessa divisão.
Alternativas
Alternativa 1:

Nível de desenvolvimento econômico dos países.

Alternativa 2:

A religiosidade compartilhada pelos povos agregados em uma mesma região.

Alternativa 3:

Características linguísticas, uma vez que em cada região é falado apenas um dialeto.

Alternativa 4:

Forma de organização política, compartilhada por todos os países de uma mesma região.

Alternativa 5:

A grandiosidade do continente, que resulta em grande diversidade de climas, relevos, vegetação e faunas de cada uma delas.

Questão 6
Analise a imagem a seguir:


Figura - Os compartimentos de um navio negreiro (Gravura publicada em 1830 no livro Notices of Brazil in 1828 and 1829, de R. Washl).
Fonte:
Acerca do tráfico atlântico de escravos, analise as afirmativas a seguir:

I- Foi responsável por desenvolver rotas para o comércio de pessoas escravizadas que partia da África com destino à América.
II- Era uma atividade extremamente lucrativa para os comerciantes europeus envolvidos.
III- Os africanos capturados e trazidos para as Américas por meio do tráfico, eram apenas aqueles considerados criminosos em suas localidades de origem.
IV- Em função do alto valor monetário que os escravizados representavam para os comerciantes, nessas viagens eles possuíam boas condições de higiene e sobrevivência.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
As relações entre o Brasil e populações africanas são parte de sua essência, mas elas percorrem um contexto de escravização, violência e discriminação. Ao longo de nossa colonização e período imperial, que abarcam quase 400 anos dos pouco mais de 500 anos de nossa história, a escravidão esteve muito focada na utilização da mão de obra do negro africano, sendo permitida e obtendo base jurídica para tanto. O seu fim, a partir do ano de 1888 com a Lei Áurea, não significou o fim das desigualdades sobre as populações afrodescendentes que se estenderam do acesso ao mercado formal de trabalho à representação política, pois os antigos escravizados foram preteridos no mercado de trabalho assalariado, onde os imigrantes europeus eram mais facilmente empregados e do mesmo modo, enquanto maioria analfabeta, não tinham acesso ao voto nos anos iniciais da República.

Segundo Domingues (2005, p.117) " a competência, inteligência, capacidade e esforço individual não poderiam ter sido os únicos requisitos que iriam determinar o acesso aos bens públicos e privados. Já que o mérito não era o único critério para o indivíduo vencer na vida em uma sociedade marcada pela desigualdade, qualquer infortúnio pessoal poderia ser entendido como reflexo das injustiças raciais ou como distorções do sistema social".

Fonte: https://www.redalyc.org/pdf/162/16201007.pdf. Acesso em: 8 jul. 2024.

Acerca do mito da democracia racional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Muitos estudiosos, dentre os quais Florestan Fernandes, combateram a ideia de que no Brasil existe uma democracia racial.

PORQUE

II. Essa ideia acaba por corroborar com uma estrutura desigual ao mascarar as raízes de nossas diferenças sociais, para que elas não sejam questionadas e modificadas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
Em seus escritos, o viajante português Gomes Eanes de Zurara, comenta a respeito dos homens da Guiné, onde ele os descreve tendo o corpo “[oposto do] corpo pequeno e delgado [do português], poderoso touro, forçoso”, além de observar que eram marcados pela "ligeireza muito avantajada no correr”. Para o viajante português, “não se podia pintar coisa mais feia” (Zurara, 1981, p.).
Fonte: ZURARA, G. E. de. Crônicas dos feitos notáveis que se passaram na conquista da Guiné por mandado do Infante D. Henrique. Lisboa: Academia Portuguesa de História, 1981.
A descrição de Zurara expressa particularidades presentes, em geral, nos relatos de viajantes europeus para a África entre os séculos XVI, XVII e XVIII. Considerando estas informações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - A descrição dos africanos presentes nos relatos de viajantes que foram para a África ao logo dos séculos XVI, XVII e XVIII é feita através de um olhar eurocêntrico e preconceituoso.

PORQUE

II - As características físicas são apresentadas como forma de descrever "animalidades" nos negros.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9

"O número reduzido de estudos sobre a resistência ao tráfico de escravos e à escravidão na África tem produzido uma série de anomalias historiográficas. A resistência escrava é um fenômeno que especialistas do  tráfico  de  escravos  e  da  escravidão  nas  Américas  têm  pesquisado intensivamente desde as primeiras décadas do século XX. Uma estimativa recente desta produção acadêmica mostra que existem cerca de oitenta trabalhos, somente em termos de estudos principais. Visto o número reduzido de historiadores da África que têm tratado esta temática, não surpreende que a resistência à escravidão tenha sido quase exclusivamente associada às experiências de africanos e seus descendentes no lado ocidental do Atlântico, particularmente no contexto da escravidão fazendeira. Em outras palavras, a historiografia existente sobre a resistência à escravidão indica ser este um fenômeno próprio das Américas".

Fonte: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21101/13691. Acesso em: 13 jun. 2023.

Considerando as informações apresentadas acerca do fenômeno de resistência à escravidão, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Formas organizadas de resistência à escravidão limitaram-se ao continente americano, tendo em vista o tipo de mão de obra executada nos países escravistas.

PORQUE

II. Estudos direcionados à compreensão da resistência à escravidão restringiram-se aos impactos deste fenômeno nos países americanos, gerando uma lacuna historiográfica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.:


Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 10
A seguir temos uma imagem da mesquita e universidade Sankore de Timbuctu, no Mali, África Ocidental.



Figura - Mesquita e Universidade de Sankore
Fonte: https://chc.org.br/wp-content/uploads/2018/12/onde_estamos1.jpg. Acesso em: 8 jul. 2024.

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o local que fez parte do Império do Mali, guarda centenas de manuscritos raros sobre a história do islamismo e dos povos africanos.

Com base nessas informações e no que estudamos no livro da disciplina sobre o Reino do Mali, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Timbuctu foi um importante centro de comércio e conhecimento no Reino do Mali.

Alternativa 2:

Apesar de populoso, o Reino do Mali não ultrapassou em extensão o Reino de Gana.

Alternativa 3:

Embora fizesse parte do circuito comercial islâmico, sua população era majoritariamente cristã.

Alternativa 4:

A ausência do pagamento de tributos das regiões dominadas foi um dos principais motivos do crescimento do Reino.

Alternativa 5:

O declínio do Reino do Mali se deu exclusivamente por fatores externos, tais como a atuação portuguesa na região a partir do século XV.

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