ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

R$25,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

Ao longo de sua trajetória acadêmica, um estudante passou a perceber que seu interesse profissional estava fortemente conectado ao desejo de gerar impacto positivo na sociedade. Motivado por esse propósito, decidiu não esperar pelos estágios finais da formação para agir. Buscou, desde cedo, integrar-se a iniciativas voltadas à transformação social, participou de projetos de extensão e envolveu-se com redes colaborativas que fortalecessem seu engajamento. Com o tempo, suas escolhas acadêmicas e profissionais tornaram-se cada vez mais coerentes com os valores que orientavam sua visão de futuro, revelando um percurso intencional e alinhado ao tipo de contribuição que desejava oferecer ao mundo.​


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A consolidação de um propósito de vida pode ocorrer de maneira progressiva, à medida que o indivíduo se envolve com experiências significativas e coerentes com suas convicções pessoais.

PORQUE


II. Em contextos formativos, a definição de um propósito depende principalmente da conclusão do ciclo acadêmico e da experiência profissional formal adquirida após a graduação.


​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

A sustentabilidade de uma carreira é marcada pela habilidade e pela disposição do profissional em se ajustar de forma contínua às variações no mercado de trabalho e dentro do seu campo profissional. Isso implica em adquirir continuamente novas competências e mantê-las atualizadas no que tange ao conhecimento, assim como ser versátil para enfrentar novos desafios e oportunidades que se apresentam. Este conceito, abordado nos estudos desta disciplina, recebe suporte adicional pela literatura sobre a gestão de carreiras no século XXI, a qual enfatiza a essencialidade da autogestão na carreira.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Considerando o conceito de carreiras sustentáveis ​​e a importância da adaptação contínua no mercado de trabalho, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A capacidade de adaptação contínua é fundamental para a sustentabilidade de uma carreira, pois o mercado de trabalho está em constante evolução devido às inovações tecnológicas e mudanças socioeconômicas globais.

PORQUE

II - Profissionais que investem em aprendizado contínuo e desenvolvimento de novas habilidades tendem a encontrar melhores oportunidades de emprego, demonstrando a importância do autodesenvolvimento e da proatividade na carreira.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 3
Ressignificar a trajetória envolve revisitar escolhas passadas, compreender seus aprendizados e, a partir disso, redefinir os caminhos futuros com consciência e intenção. Esse processo exige do indivíduo reflexão crítica, autorresponsabilidade e capacidade de tomar decisões fundamentadas em seus valores, propósitos e no contexto atual. A habilidade de tomar decisões conscientes, mesmo diante de desafios, é essencial para que a trajetória pessoal e profissional seja continuamente ajustada e aperfeiçoada, favorecendo o crescimento e a realização.
​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.
​Com base no texto e nos conhecimentos sobre Projeto de Vida, analise as afirmativas a seguir sobre o processo de ressignificação da trajetória:
I. Ressignificar a trajetória implica em reconhecer erros do passado e transformá-los em aprendizados, o que contribui para decisões mais alinhadas aos valores pessoais.
II. A tomada de decisão no processo de ressignificação exige análise crítica do contexto, dos objetivos e das possíveis consequências das escolhas futuras.
III. O processo de ressignificação exige que o indivíduo mantenha seus planos inalteráveis, mesmo diante de novas experiências, para reforçar sua estabilidade emocional.
IV. A ressignificação da trajetória favorece a construção de um caminho mais coerente com o propósito de vida, ao considerar a flexibilidade e a adaptabilidade como elementos-chave.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

A trajetória profissional, quando alinhada ao propósito de vida e sustentada por planejamento consistente, pode resultar não apenas em conquistas materiais, mas também em realização pessoal e sentido existencial. O sucesso, nesse contexto, não se limita ao status ou ao cargo ocupado, mas se expande para incluir prosperidade emocional, intelectual e social. Para alcançar tais resultados, é necessário estruturar estratégias coerentes com objetivos de curto, médio e longo prazos, promovendo ações intencionais, monitoramento de metas e decisões que reflitam uma visão clara de futuro.

MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​



Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.​

I. O desenvolvimento de uma carreira profissional alinhada aos valores e propósitos do indivíduo favorece uma vivência de sucesso com sentido de prosperidade integral.

PORQUE

II. Estruturar resultados na carreira exige adaptação contínua, metas bem definidas e capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas em autorreflexão e análise do contexto.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5

Para alcançar sucesso em seus objetivos pessoais e profissionais, é essencial adotar um estilo de vida alinhado com as metas estabelecidas. Isso permitirá uma compreensão mais aprofundada do progresso e dos acontecimentos, levando-o na direção desejada. Conforme destacado por Peres (2011), é fundamental saber onde se está para chegar aonde se deseja. A definição de metas é importante, não apenas para a empregabilidade, a autoeficácia e a autoestima elevada, mas também para desenvolver habilidades de enfrentamento diante de adversidades. Embora os planos ajudem a minimizar surpresas, é importante revisar regularmente as metas. Diversos métodos, incluindo o método SMART, podem orientar a definição de objetivos e o alcance dos resultados desejados.

PERES, J. L. P. Gestão De Carreira: uma questão de autoconhecimento. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Convibra, 2011.

Com base no método SMART para definição de objetivos pessoais e profissionais, analise as seguintes afirmações.

I. Metas devem ser específicas, mensuráveis, atingível, realistas e relacionadas ao tempo.

II. Toda medida de sucesso deve ser quantificável para garantir o progresso do projeto.

III. A atribuição de responsabilidades no alcance dos objetivos pessoais é importante para o sucesso.

IV. Ao definir metas, é importante verificar a viabilidade e a factibilidade das mesmas.

É correto o que se afirma em: ​

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
No contexto atual, a adaptação às rápidas mudanças e o compromisso com o crescimento contínuo emergem como aspectos cruciais do perfil profissional desejado. Essa nova realidade demandas não apenas a capacidade de enfrentar desafios e adversidades no ambiente de trabalho, mas também a habilidade de tomar decisões que favoreçam o desenvolvimento pessoal e profissional.
Fonte: Disponível em: GO - Projeto de Vida / Cláudia Muller; Filomena Regina S. Mineto; Lisiane Wolff; Luciano Santana Pereira; Rodrigo Gualassi. - Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Considerando as informações apresentadas acima, assinale a opção correta a seguir que melhor identifica as habilidades e qualidades a serem desenvolvidos na jornada de crescimento pessoal e profissional.
Alternativas
Alternativa 1:

Disciplina, persistência, contribuem no desenvolvimento profissional e o autoritarismo evita que perdas e frustações venham a ocorrer.

Alternativa 2:

Liderança e perseverança contribuem no desenvolvimento de habilidade técnicas e comportamentais e pouca comunicação acaba por não exercer influência sobre o crescimento pessoal.

Alternativa 3:

Perseverança, disciplina, autoconhecimento e persistência fazem parte integrante na jornada de crescimento contínuo de habilidades profissionais e comportamentais.

Alternativa 4:

Persistência, egoísmo, autoritarismo, ausência de disciplina, contribui no desenvolvimento da capacidade de adaptação diante das mudanças.

Alternativa 5:
go - projeto de vida atividade 2 52_2025
go - projeto de vida atividade 2 52_2025

Disciplina, autoconhecimento, persistência, exercem pouca influência sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Questão 7

Conforme descrito por (MULLER; MINETO; WOLFF; PEREIRA, 2023) a avaliação de resultados em nossos projetos de vida, não deve ser vista como um momento de autopunição ou busca por culpados, mas como um processo estratégico e eficaz que visa a motivação e o foco em objetivos propostos. Esta avaliação é importante para medir o progresso e identificar áreas de melhoria, sendo fundamental para a manutenção da direção correta rumo aos objetivos desejados.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.( Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I - Avaliar resultados no projeto de vida é uma prática que propicia o reconhecimento de avanços pessoais e a identificação de ajustes necessários para o alcance dos objetivos estabelecidos.

PORQUE 

II - Esta avaliação atua como um mecanismo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, permitindo um alinhamento contínuo com as metas de vida.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 8

A construção de um projeto de vida é um processo que envolve reflexão, planejamento e ação. Ele permite que o indivíduo trace metas com base em seus interesses, valores e potencialidades, favorecendo a tomada de decisões conscientes e alinhadas a um propósito de vida. No contexto da educação superior, essa prática possibilita ao estudante desenvolver um percurso formativo mais significativo e conectado com suas aspirações pessoais e profissionais.

MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, identifique a alternativa que expressa corretamente uma vantagem de se elaborar o projeto de vida.

Alternativas
Alternativa 1:

Estimula a competição com outros profissionais como forma de alcançar sucesso.

Alternativa 2:

Garante que todos os objetivos traçados sejam cumpridos sem necessidade de ajustes.

Alternativa 3:

Permite traçar objetivos desconectados da realidade atual, a fim de gerar maior ambição.

Alternativa 4:

Favorece escolhas mais conscientes e alinhadas com os valores e propósitos do indivíduo.

Alternativa 5:

Facilita a adaptação a qualquer exigência externa, mesmo que não esteja alinhada aos valores pessoais.

Questão 9

Para atingir o estado almejado, é fundamental manter um foco intenso nos resultados, demandando uma reflexão contínua sobre as metas a serem atingidas e como elas se alinham com os objetivos gerais de nossa vida. Sem uma clareza sobre nossas verdadeiras aspirações, nossas ações carecerão de propósito, e os resultados obtidos serão imprevisíveis. Cultivar uma orientação voltada para resultados nos concede o poder de direcionar nosso caminho, sendo um elemento indispensável tanto na esfera pessoal quanto no ambiente corporativo.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.( Adaptado)

Considerando o texto base e a abordagem da orientação para resultados, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

I. O pensamento orientado para resultados pressupõe a definição de metas claras e tangíveis, estratégias planejadas e ações consistentes para alcançar objetivos específicos.

PORQUE

II. O pensamento orientado para resultados valoriza a medição do progresso e a avaliação de desempenho como meios de garantir que os esforços sejam alinhados com resultados mensuráveis e desejados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

Júlia é estudante universitária do primeiro ano e decidiu estabelecer como estado desejado, para os próximos três anos, sua aprovação em um programa de intercâmbio internacional. Para isso, ela precisa alcançar um bom rendimento acadêmico, desenvolver proficiência em outro idioma e manter o equilíbrio entre estudo, trabalho e vida pessoal. Nas primeiras semanas, sentiu-se desmotivada diante das exigências da rotina. Apesar disso, começou a anotar suas metas, revisar semanalmente seu progresso e adaptar sua agenda para contemplar pequenos avanços diários. Com o tempo, passou a perceber ganhos significativos em sua organização e no foco necessário para alcançar seus objetivos.

MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos sobre a construção do estado desejado no Projeto de Vida, analise as afirmativas a seguir:

I. Júlia identificou seu estado desejado e estabeleceu metas claras, o que favorece a construção de um plano estratégico pessoal.
II. A adaptação de sua rotina e o acompanhamento sistemático das metas evidenciam práticas fundamentais para alcançar o estado desejado.
III. O sentimento inicial de desmotivação comprometeu a viabilidade de seu projeto, demonstrando que obstáculos emocionais devem ser evitados.
IV. O monitoramento contínuo e os ajustes no percurso contribuem para o avanço consistente rumo ao objetivo traçado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025
ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

 

ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025

Ao longo de sua trajetória acadêmica, um estudante passou a perceber que seu interesse profissional estava fortemente conectado ao desejo de gerar impacto positivo na sociedade. Motivado por esse propósito, decidiu não esperar pelos estágios finais da formação para agir. Buscou, desde cedo, integrar-se a iniciativas voltadas à transformação social, participou de projetos de extensão e envolveu-se com redes colaborativas que fortalecessem seu engajamento. Com o tempo, suas escolhas acadêmicas e profissionais tornaram-se cada vez mais coerentes com os valores que orientavam sua visão de futuro, revelando um percurso intencional e alinhado ao tipo de contribuição que desejava oferecer ao mundo.​


Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A consolidação de um propósito de vida pode ocorrer de maneira progressiva, à medida que o indivíduo se envolve com experiências significativas e coerentes com suas convicções pessoais.

PORQUE


II. Em contextos formativos, a definição de um propósito depende principalmente da conclusão do ciclo acadêmico e da experiência profissional formal adquirida após a graduação.


​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

A sustentabilidade de uma carreira é marcada pela habilidade e pela disposição do profissional em se ajustar de forma contínua às variações no mercado de trabalho e dentro do seu campo profissional. Isso implica em adquirir continuamente novas competências e mantê-las atualizadas no que tange ao conhecimento, assim como ser versátil para enfrentar novos desafios e oportunidades que se apresentam. Este conceito, abordado nos estudos desta disciplina, recebe suporte adicional pela literatura sobre a gestão de carreiras no século XXI, a qual enfatiza a essencialidade da autogestão na carreira.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)

Considerando o conceito de carreiras sustentáveis ​​e a importância da adaptação contínua no mercado de trabalho, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A capacidade de adaptação contínua é fundamental para a sustentabilidade de uma carreira, pois o mercado de trabalho está em constante evolução devido às inovações tecnológicas e mudanças socioeconômicas globais.

PORQUE

II - Profissionais que investem em aprendizado contínuo e desenvolvimento de novas habilidades tendem a encontrar melhores oportunidades de emprego, demonstrando a importância do autodesenvolvimento e da proatividade na carreira.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 3
Ressignificar a trajetória envolve revisitar escolhas passadas, compreender seus aprendizados e, a partir disso, redefinir os caminhos futuros com consciência e intenção. Esse processo exige do indivíduo reflexão crítica, autorresponsabilidade e capacidade de tomar decisões fundamentadas em seus valores, propósitos e no contexto atual. A habilidade de tomar decisões conscientes, mesmo diante de desafios, é essencial para que a trajetória pessoal e profissional seja continuamente ajustada e aperfeiçoada, favorecendo o crescimento e a realização.
​MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.
​Com base no texto e nos conhecimentos sobre Projeto de Vida, analise as afirmativas a seguir sobre o processo de ressignificação da trajetória:
I. Ressignificar a trajetória implica em reconhecer erros do passado e transformá-los em aprendizados, o que contribui para decisões mais alinhadas aos valores pessoais.
II. A tomada de decisão no processo de ressignificação exige análise crítica do contexto, dos objetivos e das possíveis consequências das escolhas futuras.
III. O processo de ressignificação exige que o indivíduo mantenha seus planos inalteráveis, mesmo diante de novas experiências, para reforçar sua estabilidade emocional.
IV. A ressignificação da trajetória favorece a construção de um caminho mais coerente com o propósito de vida, ao considerar a flexibilidade e a adaptabilidade como elementos-chave.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 4

A trajetória profissional, quando alinhada ao propósito de vida e sustentada por planejamento consistente, pode resultar não apenas em conquistas materiais, mas também em realização pessoal e sentido existencial. O sucesso, nesse contexto, não se limita ao status ou ao cargo ocupado, mas se expande para incluir prosperidade emocional, intelectual e social. Para alcançar tais resultados, é necessário estruturar estratégias coerentes com objetivos de curto, médio e longo prazos, promovendo ações intencionais, monitoramento de metas e decisões que reflitam uma visão clara de futuro.

MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.​



Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.​

I. O desenvolvimento de uma carreira profissional alinhada aos valores e propósitos do indivíduo favorece uma vivência de sucesso com sentido de prosperidade integral.

PORQUE

II. Estruturar resultados na carreira exige adaptação contínua, metas bem definidas e capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas em autorreflexão e análise do contexto.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5

Para alcançar sucesso em seus objetivos pessoais e profissionais, é essencial adotar um estilo de vida alinhado com as metas estabelecidas. Isso permitirá uma compreensão mais aprofundada do progresso e dos acontecimentos, levando-o na direção desejada. Conforme destacado por Peres (2011), é fundamental saber onde se está para chegar aonde se deseja. A definição de metas é importante, não apenas para a empregabilidade, a autoeficácia e a autoestima elevada, mas também para desenvolver habilidades de enfrentamento diante de adversidades. Embora os planos ajudem a minimizar surpresas, é importante revisar regularmente as metas. Diversos métodos, incluindo o método SMART, podem orientar a definição de objetivos e o alcance dos resultados desejados.

PERES, J. L. P. Gestão De Carreira: uma questão de autoconhecimento. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Convibra, 2011.

Com base no método SMART para definição de objetivos pessoais e profissionais, analise as seguintes afirmações.

I. Metas devem ser específicas, mensuráveis, atingível, realistas e relacionadas ao tempo.

II. Toda medida de sucesso deve ser quantificável para garantir o progresso do projeto.

III. A atribuição de responsabilidades no alcance dos objetivos pessoais é importante para o sucesso.

IV. Ao definir metas, é importante verificar a viabilidade e a factibilidade das mesmas.

É correto o que se afirma em: ​

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
No contexto atual, a adaptação às rápidas mudanças e o compromisso com o crescimento contínuo emergem como aspectos cruciais do perfil profissional desejado. Essa nova realidade demandas não apenas a capacidade de enfrentar desafios e adversidades no ambiente de trabalho, mas também a habilidade de tomar decisões que favoreçam o desenvolvimento pessoal e profissional.
Fonte: Disponível em: GO - Projeto de Vida / Cláudia Muller; Filomena Regina S. Mineto; Lisiane Wolff; Luciano Santana Pereira; Rodrigo Gualassi. - Florianópolis, SC: Arqué, 2023.

 

Considerando as informações apresentadas acima, assinale a opção correta a seguir que melhor identifica as habilidades e qualidades a serem desenvolvidos na jornada de crescimento pessoal e profissional.
Alternativas
Alternativa 1:

Disciplina, persistência, contribuem no desenvolvimento profissional e o autoritarismo evita que perdas e frustações venham a ocorrer.

Alternativa 2:

Liderança e perseverança contribuem no desenvolvimento de habilidade técnicas e comportamentais e pouca comunicação acaba por não exercer influência sobre o crescimento pessoal.

Alternativa 3:

Perseverança, disciplina, autoconhecimento e persistência fazem parte integrante na jornada de crescimento contínuo de habilidades profissionais e comportamentais.

Alternativa 4:

Persistência, egoísmo, autoritarismo, ausência de disciplina, contribui no desenvolvimento da capacidade de adaptação diante das mudanças.

Alternativa 5:
go - projeto de vida atividade 2 52_2025
go - projeto de vida atividade 2 52_2025

Disciplina, autoconhecimento, persistência, exercem pouca influência sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.

Questão 7

Conforme descrito por (MULLER; MINETO; WOLFF; PEREIRA, 2023) a avaliação de resultados em nossos projetos de vida, não deve ser vista como um momento de autopunição ou busca por culpados, mas como um processo estratégico e eficaz que visa a motivação e o foco em objetivos propostos. Esta avaliação é importante para medir o progresso e identificar áreas de melhoria, sendo fundamental para a manutenção da direção correta rumo aos objetivos desejados.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.( Adaptado)

Diante deste contexto, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I - Avaliar resultados no projeto de vida é uma prática que propicia o reconhecimento de avanços pessoais e a identificação de ajustes necessários para o alcance dos objetivos estabelecidos.

PORQUE 

II - Esta avaliação atua como um mecanismo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, permitindo um alinhamento contínuo com as metas de vida.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As afirmações I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As afirmações I e II são proposições falsas.

Questão 8

A construção de um projeto de vida é um processo que envolve reflexão, planejamento e ação. Ele permite que o indivíduo trace metas com base em seus interesses, valores e potencialidades, favorecendo a tomada de decisões conscientes e alinhadas a um propósito de vida. No contexto da educação superior, essa prática possibilita ao estudante desenvolver um percurso formativo mais significativo e conectado com suas aspirações pessoais e profissionais.

MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, identifique a alternativa que expressa corretamente uma vantagem de se elaborar o projeto de vida.

Alternativas
Alternativa 1:

Estimula a competição com outros profissionais como forma de alcançar sucesso.

Alternativa 2:

Garante que todos os objetivos traçados sejam cumpridos sem necessidade de ajustes.

Alternativa 3:

Permite traçar objetivos desconectados da realidade atual, a fim de gerar maior ambição.

Alternativa 4:

Favorece escolhas mais conscientes e alinhadas com os valores e propósitos do indivíduo.

Alternativa 5:

Facilita a adaptação a qualquer exigência externa, mesmo que não esteja alinhada aos valores pessoais.

Questão 9

Para atingir o estado almejado, é fundamental manter um foco intenso nos resultados, demandando uma reflexão contínua sobre as metas a serem atingidas e como elas se alinham com os objetivos gerais de nossa vida. Sem uma clareza sobre nossas verdadeiras aspirações, nossas ações carecerão de propósito, e os resultados obtidos serão imprevisíveis. Cultivar uma orientação voltada para resultados nos concede o poder de direcionar nosso caminho, sendo um elemento indispensável tanto na esfera pessoal quanto no ambiente corporativo.

MULLER, Cláudia; MINETO, Filomena Regina S; WOLFF, Lisiane; PEREIRA, Luciano Santana; GUALASSI, Rodrigo. GO - Projeto de Vida. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.( Adaptado)

Considerando o texto base e a abordagem da orientação para resultados, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

I. O pensamento orientado para resultados pressupõe a definição de metas claras e tangíveis, estratégias planejadas e ações consistentes para alcançar objetivos específicos.

PORQUE

II. O pensamento orientado para resultados valoriza a medição do progresso e a avaliação de desempenho como meios de garantir que os esforços sejam alinhados com resultados mensuráveis e desejados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

Júlia é estudante universitária do primeiro ano e decidiu estabelecer como estado desejado, para os próximos três anos, sua aprovação em um programa de intercâmbio internacional. Para isso, ela precisa alcançar um bom rendimento acadêmico, desenvolver proficiência em outro idioma e manter o equilíbrio entre estudo, trabalho e vida pessoal. Nas primeiras semanas, sentiu-se desmotivada diante das exigências da rotina. Apesar disso, começou a anotar suas metas, revisar semanalmente seu progresso e adaptar sua agenda para contemplar pequenos avanços diários. Com o tempo, passou a perceber ganhos significativos em sua organização e no foco necessário para alcançar seus objetivos.

MULLER, Cláudia et al. GO - Projeto de Vida. Florianópolis: Arqué, 2023.

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos sobre a construção do estado desejado no Projeto de Vida, analise as afirmativas a seguir:

I. Júlia identificou seu estado desejado e estabeleceu metas claras, o que favorece a construção de um plano estratégico pessoal.
II. A adaptação de sua rotina e o acompanhamento sistemático das metas evidenciam práticas fundamentais para alcançar o estado desejado.
III. O sentimento inicial de desmotivação comprometeu a viabilidade de seu projeto, demonstrando que obstáculos emocionais devem ser evitados.
IV. O monitoramento contínuo e os ajustes no percurso contribuem para o avanço consistente rumo ao objetivo traçado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025
ATIVIDADE 2 - GO - PROJETO DE VIDA - 52_2025
 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram