FECHAR

ATIVIDADE 2 - GINÁSTICA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - GINÁSTICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GINÁSTICA - 53_2025

 

Questão 1
Para um programa de treinamento ser bem planejado, deve-se considerar alguns princípios básicos, resultantes de estudos científicos sobre o treinamento esportivo. São cinco os princípios básicos: da individualidade biológica; da sobrecarga; da progressão e da continuidade; do uso e desuso; e da especificidade. Este último é o que irá diferenciar um treino de uma modalidade para outra, pois trata-se de exercícios específicos de cada modalidade. No caso da Ginástica Rítmica, predominam exercícios de alongamento muscular, para a melhora da flexibilidade, bem como exercícios com os manejos de aparelhos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.


A partir do texto, assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio da especificidade da Ginástica de Trampolim:

Alternativas
Alternativa 1:

Exercícios de manejo de aparelhos.

Alternativa 2:

Exercícios de flexibilidade.

Alternativa 3:

Exercícios de impulsão.

Alternativa 4:

Exercícios de equilíbrio.

Alternativa 5:

Exercícios de giros.

 

Questão 2
[...] vemos, a partir de 1800, o surgimento na Europa dos Métodos Ginásticos ou Escolas Ginásticas. Esses métodos foram sistematizações criadas por médicos, pedagogos ou militares que tentavam organizar a prática das atividades físicas.
Fonte: FIORIN, C. M. A ginástica em Campinas: suas formas de expressão da década de 20 a década de 70. 2002. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
Considerando os métodos/escolas ginásticas e seus conceitos, analise as afirmações a seguir:

I. A escola francesa possuía um forte traço moral e patriótico. O espanhol Francisco de Amorós y Ondeano (1770-1848), fundador da escola, acreditava que a ginástica desenvolveria homens mais corajosos, fortes, sensíveis, habilidosos e com algumas características necessárias para enfrentar todas as dificuldades assinaladas pelo Estado e pela sociedade. O pedagogo George Demenÿ (1850-1917) preocupou-se com as mulheres, desenvolvendo a ginástica feminina, com movimentos adequados.
II. A escola alemã surgiu por meio da necessidade de união do território alemão e foi inspirada em ideias de pedagogos, tendo como seus principais nomes Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1759-1839), Friedrich Ludwing Jahn (1778-1852) e Adolf Spiess (1810-1858), e a ideologia presente era que a defesa da pátria só seria garantida a partir da criação de indivíduos de espírito nacionalista, sendo homens e mulheres saudáveis e vigorosos.
III. A escola inglesa foi desenvolvida pelo oficial da marinha George Hébert (1875-1957). Ele criou o Método Natural a partir das viagens feitas a lugares pouco civilizados, percebendo que os nativos desfrutavam de excelente saúde, postura e elevado grau de robustez. Verificou também que a vida ao ar livre proporcionava aos homens boas condições físicas.
VI. A escola nórdica/sueca foi desenvolvida por Jean-Jacques Rousseau (1723-1790), que elaborou uma ginástica nacionalista, com o intuito de regenerar o povo, tornando-os capazes de preservar a paz no país e eliminar os vícios da sociedade, como o alcoolismo, com intenção de criar indivíduos fortes e saudáveis para a produção da pátria.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 3
A Ginástica possui uma organização que se denomina de Fédération Internacionale de Gymnastique (FIG), e em português, Federação Internacional de Ginástica (FIG), na qual tem por objetivo orientar, regulamentar e promover eventos no campo da ginástica. A Federação regulamenta seis modalidades competitivas (Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Trampolim, e uma modalidade não competitiva, a Ginástica Para Todos).
Fonte: MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de; NAKASHIMA, Fernanda Soares. Ginástica Escolar. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre as modalidades mencionadas e a FIG, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A ginástica acrobática é reconhecida pela FIG, mas ainda não está nos Jogos Olímpicos.

Alternativa 2:

A ginástica para todos e a ginástica aeróbica são as duas modalidades não competitivas reconhecidas pela FIG.

Alternativa 3:

A Ginástica artística, rítmica, acrobática e para todos são modalidades competitivas e fazem parte do comitê da FIG.

Alternativa 4:

Tanto a ginástica artística quanto a ginástica acrobática masculina e feminina e para todos são reconhecidas pela FIG e fazem parte dos Jogos Olímpicos.

Alternativa 5:

A FIG é o órgão responsável pela ginástica no Brasil, todas as modalidades ginásticas são submissas a ele. No momento, a FIG possui 12 comitês técnicos.

 

Questão 4
Em 1818, foi proibida a prática do Turnen pelo governo prussiano, sendo este período denominado de bloqueio ginástico. De acordo com Miranda e Nakashima (2018) “muitos ginastas e instrutores foram perseguidos, e Jahn foi vítima de ‘perseguição pedagógica’, sendo detido em 1819 por cinco anos”.
Fonte: MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro; NAKASHIMA, Fernanda Soares. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.


De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o Turnen:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A prática do Turnen foi proibida devido ao tipo de movimentos realizados e ao número de lesões constatadas em seus atletas.

Alternativa 2:

Jahn foi vítima de perseguição pedagógica por utilizar o Turnen como instrumento de recrutamento de jovens para o exército francês.

Alternativa 3:

O bloqueio ginástico aconteceu devido à falta de compromisso de Jahn e os demais praticantes do Turnen para com o governo prussiano.

Alternativa 4:

O bloqueio ginástico foi causado por Napoleão Bonaparte que, ao ganhar a guerra contra a Prússia, proibiu a prática devido ao nacionalismo associado à ação do Turnen.

Alternativa 5:

O Turnen passou a ser mal visto, devido ao fato de ser revolucionário e demagógico, tratando-se de um abcesso maligno que era necessário excluir. E foi a partir daí que ocorreu o bloqueio ginástico.

 

Questão 5
A Ginástica para Todos nem sempre recebeu este nome. Inicialmente, conhecida e difundida como Ginástica Geral (General Gymnastics- GG), teve seu nome alterado para o atual Gymnastics for all ou Ginástica para Todos (GPT) recentemente, pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2007(FIG, 2009, p. 8, on-line). O antigo nome, Ginástica Geral, permitia a confusão de que se tratava de ginástica em geral, fazendo com que qualquer tipo de atividade, sem características gímnicas, fosse confundido com GG. Sendo assim, o nome Ginástica para todos foi considerado mais esclarecedor e adequado para expressar o que esta prática visa oferecer.
Fonte: FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, 2009, p. 8, on-line. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/discipline.php?disc=1. Acessado em 21/07/2023.

​Assinale a alternativa que corresponda corretamente à definição de GPT:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A GPT é uma atividade de Ginástica, considerada como um fragmento do conjunto de ações das modalidades esportivas, com fins competitivos. Entende-se que, somente ginastas, com características físicas específicas é que podem participar.

Alternativa 2:

A GPT é um campo bastante abrangente da Educação Física, manifestada por esportes, competições e expressões corporais, sempre fundamentada em uma metodologia de ensino, com fins competitivos. Entende-se que, somente atletas, com características físicas específicas é que podem participar.

Alternativa 3:

 A GPT é um campo bastante abrangente do Esporte, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, treinamentos e jogos propriamente ditos, apresentados através de atividades obrigatórias, sempre fundamentadas em atividades esportivas, sem fins competitivos. Entende-se que, qualquer pessoa pode participar.

Alternativa 4:

A GPT é um campo bastante abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades rítmicas, com ou sem fins competitivos. Entende-se que, somente ginastas, com características físicas específicas é que podem participar.

Alternativa 5:

A GPT é um campo bastante abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas, sem fins competitivos. Tem por objetivo, trazer o entendimento de que esta modalidade é voltada para todos, sem restrição de idade, sexo, classe social, limitações de qualquer natureza ou experiências prévias

 

Questão 6
Todos os movimentos naturais do ser humano foram evoluindo mediante os avanços e a busca por melhores resultados dessa prática. Tudo que vemos, ao assistir a uma apresentação, nada mais é do que a evolução dos movimentos já feitos pelo homem, porém agora construídos historicamente e aprimorados para que cada vez mais as modalidades fiquem mais belas e chamem mais a atenção por sua beleza e características próprias.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.


A partir do excerto, analise as afirmativas a seguir:

I. Esses movimentos naturais ou habilidades específicas do ser humano passam a ser considerados como movimentos construídos (exercícios).
II. Um movimento próprio do homem como o saltar foi sendo estudado, transformado e aperfeiçoado através dos tempos.
III. Os movimentos foram sendo alterados para alcançar os objetivos de cada um dos esportes onde ele aparece.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 7
A Federação Internacional de Ginástica- FIG, de acordo com Souza (1997, p. 29), tem “[...] sua origem nas Federações Europeias de Ginástica (Fédérations Européennes de Gymnastique - FEG), estabelecidas em 23 de julho de 1881 em Bruxelas - Bélgica, com a participação da França, Bélgica e Holanda”. Em 1921 outros países passam a fazer parte da FEG, que passou então a se chamar FIG, com a participação de dezesseis federações (países).
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.


Assinale a alternativa que representa as funções da FIG:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Regulamentar e promover eventos da Patinação Artística.

Alternativa 2:

Controlar, orientar e regulamentar as apresentações Circenses.

Alternativa 3:

Organizar e controlar equipes de treinamento na área da Ginástica.

Alternativa 4:

Orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos em academias.

Alternativa 5:

Orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área da Ginástica.

 

Questão 8
As maças são os únicos aparelhos que são usados em par na Ginática Rítmica (GR). São dois bastões com um formato específico, que medem de 40 a 50cm e pesam 150g aproximadamente cada um. Podem ser de plástico ou, como antigamente, de madeira. A forma correta de segurar a maça é pela bolinha que fica na sua extremidade, chamada de “cabeça”. A outra extremidade mais larga é o “corpo”.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre os movimentos a serem realizados com as maças, assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Escapadas, Espirais, Serpentinas, Molinetes, Deslizamentos e Batidas.

Alternativa 2:

Rolamentos, Quicadas, Rotações, Pequenos Círculos e Pequenos Lançamentos.

Alternativa 3:

Equilíbrio Instável, Transmissão, Escapadas, Espirais, Pequenos Círculos, Molinetes.

Alternativa 4:

Movimentos Assimétricos, Pequenos Lançamentos, Deslizamentos e Batidas, Quicadas e Rotações.

Alternativa 5:

Pequenos Círculos, Molinetes, Movimentos Assimétricos, Pequenos Lançamentos, Deslizamentos e Batidas.

 

Questão 9
Uma das modalidades competitivas também reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a Ginástica Acrobática. Entretanto, ela ainda não está presente nos Jogos Olímpicos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando os aspectos históricos e a evolução da Ginástica Acrobática, analise as afirmações a seguir:

I. Recebendo o nome de exercício de equilíbrio e velocidade, o surgimento das acrobacias no Brasil está associado ao campo da música.
II​. A Ginástica Acrobática engloba dança, ginástica artística e elementos acrobáticos. A presença dos movimentos acrobáticos é a sua principal característica.
III. O que permitiu o desenvolvimento paralelo e produtivo da Ginástica Acrobática no Brasil foi a criação da Liga Nacional de Desportos Acrobáticos e a Ginástica Geral.
IV. Os países ocidentais identificaram os benefícios das acrobacias depois dessa modalidade tornar-se competitiva. No começo, utilizavam-nas como uma atividade de competição, objetivando estimular a competição entre os jovens.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 10
Observe a imagem a seguir:


FONTE: Retirado do material didático.

A partir da imagem acima, identifique qual modalidade gímnica, o aparelho e o movimento técnico do aparelho que a ginasta está executando.

 

Alternativas
Alternativa 1:

Ginástica Acrobática- Fita- passagens por dentro do desenho da fita.

Alternativa 2:

Ginástica Artística Masculina- Barras paralelas- escapadas.

Alternativa 3:

Ginástica Aeróbica- Bola- movimentos em oito.

Alternativa 4:

Ginástica Artística Feminina- Solo- espiral.

Alternativa 5:

Ginástica Rítmica- Fita- serpentina.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu