FECHAR

ATIVIDADE 2 - GINÁSTICA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - GINÁSTICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GINÁSTICA - 53_2025

Questão 1
Uma das modalidades competitivas também reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) é a Ginástica Acrobática. Entretanto, ela ainda não está presente nos Jogos Olímpicos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando os aspectos históricos e a evolução da Ginástica Acrobática, analise as afirmações a seguir:

I. Recebendo o nome de exercício de equilíbrio e velocidade, o surgimento das acrobacias no Brasil está associado ao campo da música.
II​. A Ginástica Acrobática engloba dança, ginástica artística e elementos acrobáticos. A presença dos movimentos acrobáticos é a sua principal característica.
III. O que permitiu o desenvolvimento paralelo e produtivo da Ginástica Acrobática no Brasil foi a criação da Liga Nacional de Desportos Acrobáticos e a Ginástica Geral.
IV. Os países ocidentais identificaram os benefícios das acrobacias depois dessa modalidade tornar-se competitiva. No começo, utilizavam-nas como uma atividade de competição, objetivando estimular a competição entre os jovens.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
Para um programa de treinamento ser bem planejado, deve-se considerar alguns princípios básicos, resultantes de estudos científicos sobre o treinamento esportivo. São cinco os princípios básicos: da individualidade biológica; da sobrecarga; da progressão e da continuidade; do uso e desuso; e da especificidade. Este último é o que irá diferenciar um treino de uma modalidade para outra, pois trata-se de exercícios específicos de cada modalidade. No caso da Ginástica Rítmica, predominam exercícios de alongamento muscular, para a melhora da flexibilidade, bem como exercícios com os manejos de aparelhos.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.


A partir do texto, assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio da especificidade da Ginástica de Trampolim:

Alternativas
Alternativa 1:

Exercícios de manejo de aparelhos.

Alternativa 2:

Exercícios de flexibilidade.

Alternativa 3:

Exercícios de impulsão.

Alternativa 4:

Exercícios de equilíbrio.

Alternativa 5:

Exercícios de giros.

Questão 3
Observe a imagem a seguir:


FONTE: Retirado do material didático.

A partir da imagem acima, identifique qual modalidade gímnica, o aparelho e o movimento técnico do aparelho que a ginasta está executando.
Alternativas
Alternativa 1:

Ginástica Acrobática- Fita- passagens por dentro do desenho da fita.

Alternativa 2:

Ginástica Artística Masculina- Barras paralelas- escapadas.

Alternativa 3:

Ginástica Aeróbica- Bola- movimentos em oito.

Alternativa 4:

Ginástica Artística Feminina- Solo- espiral.

Alternativa 5:

Ginástica Rítmica- Fita- serpentina.

Questão 4
A Ginástica para Todos nem sempre recebeu este nome. Inicialmente, conhecida e difundida como Ginástica Geral (General Gymnastics- GG), teve seu nome alterado para o atual Gymnastics for all ou Ginástica para Todos (GPT) recentemente, pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2007(FIG, 2009, p. 8, on-line). O antigo nome, Ginástica Geral, permitia a confusão de que se tratava de ginástica em geral, fazendo com que qualquer tipo de atividade, sem características gímnicas, fosse confundido com GG. Sendo assim, o nome Ginástica para todos foi considerado mais esclarecedor e adequado para expressar o que esta prática visa oferecer.
Fonte: FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, 2009, p. 8, on-line. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/discipline.php?disc=1. Acessado em 21/07/2023.

​Assinale a alternativa que corresponda corretamente à definição de GPT:

Alternativas
Alternativa 1:

A GPT é uma atividade de Ginástica, considerada como um fragmento do conjunto de ações das modalidades esportivas, com fins competitivos. Entende-se que, somente ginastas, com características físicas específicas é que podem participar.

Alternativa 2:

A GPT é um campo bastante abrangente da Educação Física, manifestada por esportes, competições e expressões corporais, sempre fundamentada em uma metodologia de ensino, com fins competitivos. Entende-se que, somente atletas, com características físicas específicas é que podem participar.

Alternativa 3:

 A GPT é um campo bastante abrangente do Esporte, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, treinamentos e jogos propriamente ditos, apresentados através de atividades obrigatórias, sempre fundamentadas em atividades esportivas, sem fins competitivos. Entende-se que, qualquer pessoa pode participar.

Alternativa 4:

A GPT é um campo bastante abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades rítmicas, com ou sem fins competitivos. Entende-se que, somente ginastas, com características físicas específicas é que podem participar.

Alternativa 5:

A GPT é um campo bastante abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas, sem fins competitivos. Tem por objetivo, trazer o entendimento de que esta modalidade é voltada para todos, sem restrição de idade, sexo, classe social, limitações de qualquer natureza ou experiências prévias

Questão 5
Em 1818, foi proibida a prática do Turnen pelo governo prussiano, sendo este período denominado de bloqueio ginástico. De acordo com Miranda e Nakashima (2018) “muitos ginastas e instrutores foram perseguidos, e Jahn foi vítima de ‘perseguição pedagógica’, sendo detido em 1819 por cinco anos”.
Fonte: MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro; NAKASHIMA, Fernanda Soares. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.


De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o Turnen:

Alternativas
Alternativa 1:

A prática do Turnen foi proibida devido ao tipo de movimentos realizados e ao número de lesões constatadas em seus atletas.

Alternativa 2:

Jahn foi vítima de perseguição pedagógica por utilizar o Turnen como instrumento de recrutamento de jovens para o exército francês.

Alternativa 3:

O bloqueio ginástico aconteceu devido à falta de compromisso de Jahn e os demais praticantes do Turnen para com o governo prussiano.

Alternativa 4:

O bloqueio ginástico foi causado por Napoleão Bonaparte que, ao ganhar a guerra contra a Prússia, proibiu a prática devido ao nacionalismo associado à ação do Turnen.

Alternativa 5:

O Turnen passou a ser mal visto, devido ao fato de ser revolucionário e demagógico, tratando-se de um abcesso maligno que era necessário excluir. E foi a partir daí que ocorreu o bloqueio ginástico.

Questão 6
[...] vemos, a partir de 1800, o surgimento na Europa dos Métodos Ginásticos ou Escolas Ginásticas. Esses métodos foram sistematizações criadas por médicos, pedagogos ou militares que tentavam organizar a prática das atividades físicas.
Fonte: FIORIN, C. M. A ginástica em Campinas: suas formas de expressão da década de 20 a década de 70. 2002. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
Considerando os métodos/escolas ginásticas e seus conceitos, analise as afirmações a seguir:

I. A escola francesa possuía um forte traço moral e patriótico. O espanhol Francisco de Amorós y Ondeano (1770-1848), fundador da escola, acreditava que a ginástica desenvolveria homens mais corajosos, fortes, sensíveis, habilidosos e com algumas características necessárias para enfrentar todas as dificuldades assinaladas pelo Estado e pela sociedade. O pedagogo George Demenÿ (1850-1917) preocupou-se com as mulheres, desenvolvendo a ginástica feminina, com movimentos adequados.
II. A escola alemã surgiu por meio da necessidade de união do território alemão e foi inspirada em ideias de pedagogos, tendo como seus principais nomes Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1759-1839), Friedrich Ludwing Jahn (1778-1852) e Adolf Spiess (1810-1858), e a ideologia presente era que a defesa da pátria só seria garantida a partir da criação de indivíduos de espírito nacionalista, sendo homens e mulheres saudáveis e vigorosos.
III. A escola inglesa foi desenvolvida pelo oficial da marinha George Hébert (1875-1957). Ele criou o Método Natural a partir das viagens feitas a lugares pouco civilizados, percebendo que os nativos desfrutavam de excelente saúde, postura e elevado grau de robustez. Verificou também que a vida ao ar livre proporcionava aos homens boas condições físicas.
VI. A escola nórdica/sueca foi desenvolvida por Jean-Jacques Rousseau (1723-1790), que elaborou uma ginástica nacionalista, com o intuito de regenerar o povo, tornando-os capazes de preservar a paz no país e eliminar os vícios da sociedade, como o alcoolismo, com intenção de criar indivíduos fortes e saudáveis para a produção da pátria.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
Todos os movimentos naturais do ser humano foram evoluindo mediante os avanços e a busca por melhores resultados dessa prática. Tudo que vemos, ao assistir a uma apresentação, nada mais é do que a evolução dos movimentos já feitos pelo homem, porém agora construídos historicamente e aprimorados para que cada vez mais as modalidades fiquem mais belas e chamem mais a atenção por sua beleza e características próprias.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial: Arqué, 2023.


A partir do excerto, analise as afirmativas a seguir:

I. Esses movimentos naturais ou habilidades específicas do ser humano passam a ser considerados como movimentos construídos (exercícios).
II. Um movimento próprio do homem como o saltar foi sendo estudado, transformado e aperfeiçoado através dos tempos.
III. Os movimentos foram sendo alterados para alcançar os objetivos de cada um dos esportes onde ele aparece.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8
A Federação Internacional de Ginástica- FIG, de acordo com Souza (1997, p. 29), tem “[...] sua origem nas Federações Europeias de Ginástica (Fédérations Européennes de Gymnastique - FEG), estabelecidas em 23 de julho de 1881 em Bruxelas - Bélgica, com a participação da França, Bélgica e Holanda”. Em 1921 outros países passam a fazer parte da FEG, que passou então a se chamar FIG, com a participação de dezesseis federações (países).
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.


Assinale a alternativa que representa as funções da FIG:

Alternativas
Alternativa 1:

Regulamentar e promover eventos da Patinação Artística.

Alternativa 2:

Controlar, orientar e regulamentar as apresentações Circenses.

Alternativa 3:

Organizar e controlar equipes de treinamento na área da Ginástica.

Alternativa 4:

Orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos em academias.

Alternativa 5:

Orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área da Ginástica.

Questão 9
A Ginástica possui uma organização que se denomina de Fédération Internacionale de Gymnastique (FIG), e em português, Federação Internacional de Ginástica (FIG), na qual tem por objetivo orientar, regulamentar e promover eventos no campo da ginástica. A Federação regulamenta seis modalidades competitivas (Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Trampolim, e uma modalidade não competitiva, a Ginástica Para Todos).
Fonte: MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de; NAKASHIMA, Fernanda Soares. Ginástica Escolar. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre as modalidades mencionadas e a FIG, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A ginástica acrobática é reconhecida pela FIG, mas ainda não está nos Jogos Olímpicos.

Alternativa 2:

A ginástica para todos e a ginástica aeróbica são as duas modalidades não competitivas reconhecidas pela FIG.

Alternativa 3:

A Ginástica artística, rítmica, acrobática e para todos são modalidades competitivas e fazem parte do comitê da FIG.

Alternativa 4:

Tanto a ginástica artística quanto a ginástica acrobática masculina e feminina e para todos são reconhecidas pela FIG e fazem parte dos Jogos Olímpicos.

Alternativa 5:

A FIG é o órgão responsável pela ginástica no Brasil, todas as modalidades ginásticas são submissas a ele. No momento, a FIG possui 12 comitês técnicos.

Questão 10
As maças são os únicos aparelhos que são usados em par na Ginática Rítmica (GR). São dois bastões com um formato específico, que medem de 40 a 50cm e pesam 150g aproximadamente cada um. Podem ser de plástico ou, como antigamente, de madeira. A forma correta de segurar a maça é pela bolinha que fica na sua extremidade, chamada de “cabeça”. A outra extremidade mais larga é o “corpo”.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre os movimentos a serem realizados com as maças, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Escapadas, Espirais, Serpentinas, Molinetes, Deslizamentos e Batidas.

Alternativa 2:

Rolamentos, Quicadas, Rotações, Pequenos Círculos e Pequenos Lançamentos.

Alternativa 3:

Equilíbrio Instável, Transmissão, Escapadas, Espirais, Pequenos Círculos, Molinetes.

Alternativa 4:

Movimentos Assimétricos, Pequenos Lançamentos, Deslizamentos e Batidas, Quicadas e Rotações.

Alternativa 5:

Pequenos Círculos, Molinetes, Movimentos Assimétricos, Pequenos Lançamentos, Deslizamentos e Batidas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu