FECHAR

ATIVIDADE 2 - GH - BIOSSEGURANÇA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - GH - BIOSSEGURANÇA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GH - BIOSSEGURANÇA - 53_2025

Questão 1
Os laboratórios apresentam basicamente quatro níveis de biossegurança, classificados de acordo com os agentes de risco. Os laboratórios que trabalham com agentes de risco 1 a 4 precisam aplicar normas para o trabalho em contenção, cujo o nível é determinado pela maior classe de risco presente. Deste modo, uma estrutura laboratorial adequada é aquela que está de acordo com o funcionamento do laboratório e com nível de biossegurança recomendado para os agentes manipulados no local, atuando também como uma barreira de contenção secundária.
​Fonte: ​​PALUDO, M. M.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Considerando as informações apresentadas, com relação aos níveis de segurança, avalie as afirmações a seguir.
I. No NB-1 o laboratório deve estar localizado em prédio separado ou em área claramente demarcada e isolada das demais instalações da instituição e dispor de vigilância 24 horas por dia.
II. No NB-4 o laboratório deve possuir câmaras de entrada e saída de pessoal, separadas por chuveiro.
III. O NB-1 é aplicável para laboratórios clínicos, de diagnóstico, ensino e pesquisa ou de produção, onde o trabalho com agentes biológicos possa causar doenças sérias ou potencialmente fatais, como resultado de exposição por inalação.
IV. Na NB-2 inicia-se o uso de CBS’s classe I ou II.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2
Os produtos químicos e seus resíduos, provenientes de laboratórios de pesquisa e extensão, são considerados resíduos químicos e, portanto, é de extrema importância que estes apresentem um adequado descarte. De acordo com a Resolução CONAMA nº 358, resíduo químico é todo material ou substância com característica de periculosidade, que quando não forem submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
Fonte: ​PALUDO,  M. P.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.
​O descarte correto de resíduos químicos inorgânicos é tão importante quanto os de resíduos orgânicos. Alguns resíduos, se não forem descartados corretamente, podem causar danos graves ao meio ambiente. Diluir com água, neutralizar com ácidos diluídos e descartar na rede de esgoto em água corrente, fazem parte do correto descarte de um tipo de resíduo inorgânico. De acordo com o conteúdo estudado nesta disciplina sobre resíduos inorgânicos, essas características apresentadas se referem à:
Alternativas
Alternativa 1:

Resíduos inorgânicos com metal pesado.

Alternativa 2:

Resíduos inorgânicos ácidos e suas soluções aquosas.

Alternativa 3:

Resíduos inorgânicos neutros e suas soluções aquosas.

Alternativa 4:

Resíduos inorgânicos básicos e suas soluções aquosas.

Alternativa 5:

Resíduos inorgânicos insolúveis e suas soluções aquosas.

Questão 3
Os residuos de serviços de saúde, foram classificados,  segundo a Resolução n° 306 (BRASIL, 2004) e a Resolução CONAMA n° 358 (BRASIL, 2005a) em: grupo A, grupo B, grupo C, grupo D, grupo E. Devemos classificar os residuos dos serviços de saúde de acordo com suas caracteristicas biológicas, físicas, químicas e seu estado de matéria. Essa classifcação ajudará a dar um destino correto no descarte desses residuos.
Fonte: ​PALUDO,  M. P.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando as informações apresentadas, sobre a classificação dos grupos de resíduos, assinale a opção que apresenta corretamente os resíduos pertencentes aos grupos A, B, C, D e E, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:

Apresentam possíveis risco biológicos; Materiais remanescente de radionuclídeos; Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico; Materiais perfurocortantes; Resíduos de substâncias químicas.

Alternativa 2:

Apresentam possíveis risco biológicos; Resíduos de substâncias químicas; Materiais remanescente de radionuclídeos; Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico; Materiais perfurocortantes.

Alternativa 3:

 Materiais remanescente de radionuclídeos; Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico; Apresentam possíveis risco biológicos; Materiais perfurocortantes; Resíduos de substâncias químicas.

Alternativa 4:

Materiais remanescente de radionuclídeos; Apresentam possíveis risco biológicos; Materiais perfurocortantes; Resíduos de substâncias químicas; Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico.

Alternativa 5:

Materiais remanescente de radionuclídeos; Apresentam possíveis risco biológicos; Resíduos de substâncias químicas; Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico; Materiais perfurocortantes.

Questão 4
Os resíduos biológicos devem ser acondicionados em sacos brancos, contendo o símbolo universal de risco biológico de tamanho compatível com a quantidade. Há um lacre próprio para o fechamento, sendo terminantemente proibido esvaziar ou reaproveitar os sacos. A substituição do saco ocorrerá quando forem atingidos 2/3 de sua capacidade e pelo menos uma vez a cada 24 horas.
Fonte: PALUDO, M. M.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Considerando que os residuos biológicos devem passar por algumas estapas de pré tratamento e destino final, avalie as afirmações a seguir.

I. Culturas e estoque de agentes infectantes devem passar por desinfecção química e ser incinerados.
II.  Resíduos líquidos humanos devem ser incinerados.
III. Material perfurocortante contaminado devem ser autoclavados e incinerados.
IV. Animais e peças anatômicas devem ser autoclavados e depositados em vala asséptica.
V. Cultura e estoque de agentes infectantes devem ser incinerados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, III e V, apenas.

Alternativa 4:

III, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 5
A utilização de símbolos ou sinais na área da saúde é um tipo de comunicação não verbal de extrema relevância que visa chamar a atenção e comunicar a existência de uma fonte de risco ou de perigo. Para sinalizar com objetividade, eficácia e clareza, são utilizados recursos auxiliares de fundamental importância, como pictogramas (sinal ou símbolo) e as cores. Os pictogramas obedecem ao sistema internacional padronizado de pictogramas, aceitos e adotados no mundo inteiro, para comunicar perigos e ações sem o uso das palavras.
Fonte: PALUDO, M. M.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Considerando as informações apresentadas, avalie as placas de sinalização a seguir.

Assinale a opção que apresente a ordem correta das placas de sinalização:

Alternativas
Alternativa 1:

(I) Sinal de orientação, (II) Sinal de proibição, (III) Sinal de aviso.

Alternativa 2:

(I) Sinal de aviso, (II) Sinal de proibição, (III) Sinal de orientação.

Alternativa 3:

(I) Sinal de proibição, (II) Sinal de orientação. (III) Sinal de aviso.

Alternativa 4:

(I) Sinal de aviso, (II) Sinal de orientação, (III) Sinal de obrigação.

Alternativa 5:

(I) Sinal de obrigação, (II) Sinal de proibição, (III) Sinal de orientação.

Questão 6
A desinfecção consiste na eliminação de microrganismos na forma vegetativa, presentes nos artigos e objetos inanimados mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos. Esse processo pode ser dividido em três níveis (RODRIGUES et al., 2009; BRASIL, 2012): Desinfecção de alto nível; Desinfecção de nível intermediário; Desinfecção de baixo nível.
​Relembrando que, de acordo com esses níveis, os artigos críticos devem ser esterilizados, os semicríticos devem passar pelo processo de desinfecção de alto nível ou esterilização e, por fim, os não críticos, por uma desinfecção de baixo ou médio nível (RODRIGUES et al., 2009). Assim como na esterilização, a desinfecção dos artigos pode ser feita por métodos físicos, químicos e físico-químicos (BRASIL, 2001).
Fonte: ​PALUDO, M. P.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando as informações apresentadas, com base no material da disciplina, assinale a opção  que descreve corretamente a desinfecção de alto (1), intermediário (2) e baixo nível (3), respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:

(1) Elimina todas as bactérias na forma vegetativa e alguns fungos, não apresentando ação contra vírus; (2) Elimina micobactérias, fungos e a maioria dos vírus, por processo químico ou físico que destrói microrganismo patogênicos; (3) Elimina micobactérias e fungos, exceto esporos, por processo químico ou físico que destrói a maioria desses microrganismo.

Alternativa 2:

(1) Elimina todas as bactérias na forma vegetativa e alguns fungos, não apresentando ação contra vírus; (2) Elimina micobactérias e fungos, exceto esporos, por processo químico ou físico que destrói a maioria desses microrganismo; (3) Elimina micobactérias, fungos e a maioria dos vírus, por processo químico ou físico que destrói microrganismo patogênicos.

Alternativa 3:

(1) Elimina micobactérias e fungos, exceto esporos, por processo químico ou físico que destrói a maioria desses microrganismo; (2) Elimina todas as bactérias na forma vegetativa e alguns fungos, não apresentando ação contra vírus; (3) Elimina micobactérias, fungos e a maioria dos vírus, por processo químico ou físico que destrói microrganismo patogênicos.

Alternativa 4:

(1) Elimina micobactérias e fungos, exceto esporos, por processo químico ou físico que destrói a maioria desses microrganismo; (2) Elimina micobactérias, fungos e a maioria dos vírus, por processo químico ou físico que destrói microrganismo patogênicos; (3) Elimina todas as bactérias na forma vegetativa e alguns fungos, não apresentando ação contra vírus.

Alternativa 5:

(1) Elimina micobactérias, fungos e a maioria dos vírus, por processo químico ou físico que destrói microrganismo patogênicos; (2) Elimina micobactérias e fungos, exceto esporos, por processo químico ou físico que destrói a maioria desses microrganismo; (3) Elimina todas as bactérias na forma vegetativa e alguns fungos, não apresentando ação contra vírus.

Questão 7
 A transmissão de doenças compreende o processo pelo qual o agente infeccioso, oriundo de um indivíduo infectado, pessoa ou animal, com passagem ou não por intermediários vivos ou por qualquer objeto ou material inanimado, tem acesso ao meio interno de um novo hospedeiro.
Fonte: PALUDO,  M. P.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.

Classificamos as trasmissões como: transmissão direta e indireta. Com relação as transmissões diretas, avalie as afirmações a seguir.

I. Oral-fecal.
II. Picada de inseto.
III. Sangue e secreções.
IV. Pele e mucosas.
V. Góticulas.
VI. Intrauterina.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II e V, apenas.

Alternativa 2:

II, IV e V, apenas.

Alternativa 3:

I, IV, e VI, apenas.

Alternativa 4:

I, IV, V e VI, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV, V e VI.

Questão 8
Torna-se impossível discutir biossegurança sem a associarmos aos riscos laborais, sobretudo, quando existem legislações que regulamentam práticas laborais específicas aos trabalhadores da área da saúde. O risco denota incerteza em relação a um evento futuro, sendo definido como a probabilidade de ocorrer um acidente causando algum tipo de dano, lesão ou enfermidade. Hirata e Filho (2002) classificam os riscos em: riscos de acidentes, ergonômicos, físicos, químicos e biológicos.
Fonte: ​PALUDO,  M. P.; MATEUS, G. A. P. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.

​A classificação de riscos é o primeiro aprendizado que todo Gestor deve ter  sobre Biossegurança. Ele irá direcionar o uso de EPIs, EPCs, classificação laboratorial, bem como evitar e minimizar os riscos de acidentes que podem causar danos, lesões ou enfermidades. Com base no conteúdo da disciplina, assinale a opção que apresenta um conceito correto para um tipo de classificação de risco:

Alternativas
Alternativa 1:

Riscos de acidentes: causam doenças como LER ou DORT.

Alternativa 2:

Riscos biológicos: abrange apenas a manipulação dos agentes biológico.

Alternativa 3:

Riscos químicos: abrange a manipulação de agentes como vírus, bactérias, OGMs.

Alternativa 4:

Riscos físicos: originadas de equipamentos, como vibrações, ruídos, temperaturas extremas.

Alternativa 5:

Riscos ergonômicos: substâncias que possam penetrar no organismo através do sistema respiratório, pele ou ingestão.

Questão 9
As doenças infectocontagiosas são aquelas causadas pela transmissão de um agente patogênico específico para um hospedeiro suscetível, podendo ser transmitidas pelo toque, contato direto entre os seres humanos, sem a necessidade de um vetor ou veículo interveniente. Cabe destacar que, muitas vezes, o termo doença transmissível é usado como sinônimo de doença infecciosa; no entanto, nem sempre esta última é transmissível. Por exemplo, o tétano é uma doença causada por um agente infeccioso, porém não é transmitida do doente para outra pessoa, não sendo, portanto, transmissível. Toda doença infecciosa cujo agente é transmitido por contato direto, ou seja, de um indivíduo para outro, a exemplo da gripe, sarampo e gonorreia, é chamada de doença contagiosa  (TEIXEIRA et al., 2013). As doenças infectocontagiosas são uma ameaça à saúde dos sujeitos e são capazes de comprometer a segurança das populações.
​Fonte: PALUDO, Michele Putti; MATEUS, Gustavo Affonso Pisano. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.
De acordo com os tipos de doenças infectocontagiosas, avalie as afirmações a seguir.

I. Febre Amarela: tem como vetor principal Aedes aegypti e a transmissão ocorre no ciclo homem infectado, picada do mosquito e homem sadio. Está relacionada com fenômenos imunológicos, sendo mais frequente em áreas onde há a circulação de vários sorotipos do vírus e em pessoas que têm infecções subsequentes por sorotipos diferentes. Contudo, é possível que haja cepas mais patogênicas e pessoas geneticamente mais suscetíveis.
II. Sarampo: a transmissão pode ocorrer diretamente de pessoa a pessoa. A sua evolução é marcada por uma considerável destruição de linfócitos T CD4+ e pode ser dividida em três fases: infecção aguda, infecção assintomática e doença sintomática.
III. Influenza: é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com distribui- ção global e elevada transmissibilidade.Transmissão direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. O modo indireto também ocorre por meio do contato com as secreções do doente.
IV. Hepatite C: a transmissão ocorre, principalmente, por via parenteral. São considera- das populações de risco os indivíduos que receberam transfusão de sangue e/ou hemoderivados.
​V. Hanseníase: o bacilo é eliminado pelas vias aéreas superiores, que são também a sua principal porta de entrada. A principal medida de prevenção recomendável é a aplicação da vacina BCG, a qual preconiza a faixa etária de 0 a 4 anos de idade.
​VI. Leptospirose: é uma doença infecciosa febril aguda, causada por bactérias. A infecção humana depende do contato direto da pele ou mucosas com coleções de água nas quais se encon- tra urina de animais infectados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, IV e VI, apenas.

Alternativa 4:

III, IV e VI, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV, V e VI.

Questão 10
É impossível discutir biossegurança sem a associarmos aos riscos laborais, sobretudo, quando existem legislações que regulamentam práticas laborais específicas aos trabalhadores da área da saúde. Devido a relevância do assunto, os riscos serão esgotados em outra unidade, entretanto, uma discussão não exaustiva se faz necessária devido à influência dos riscos nas classificações de atividades e também de laboratórios. O risco denota incerteza em relação a um evento futuro, sendo definido como a probabilidade de ocorrer um acidente causando algum tipo de dano, lesão ou enfermidade. Classificamos os riscos em: riscos de acidentes, ergonômicos, físicos, químicos e biológicos.
Fonte: PALUDO,  Michele Putti. MATEUS, Gustavo Affonso Pisano. Biossegurança. Maringá: Unicesumar, 2018.

Considerando as informações apresentadas, com relação aos riscos, avalie as afirmações a seguir.

I. ​São exemplos de riscos de acidentes o uso de equipamentos sem proteção, armazenamento ou descartes impróprios de substâncias químicas, instalações elétricas com fios expostos.
II. Riscos ergonômicos correspondem a qualquer ocorrência que venha a interferir nas características psicofisiológicas do indivíduo, podendo gerar desconforto ou afetando sua saúde.
III. Riscos químicos são aqueles associados a todas substâncias, compostos ou produtos nas formas de gases, vapores, poeiras, fumaças, fumos, névoas ou neblinas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu