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ATIVIDADE 2 - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025

 

Questão 1

A promoção de vendas consiste em um conjunto de ações destinadas a aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período específico. Portanto, é uma estratégia eficaz para todos os tipos de empresas, pois incentiva os consumidores a comprarem através de descontos ou benefícios adicionais. Na prática, a promoção de vendas pode ser utilizada em diversas situações, como no lançamento de um novo produto, no aumento das vendas de um produto já existente, ou até mesmo para tornar a marca mais conhecida pelo público-alvo.

MAZZOTTI, Marcelo. Promoção de vendas: o que é e como planejar? Salesforce Brasil. 28, mai. 2021. Disponível em: https://www.salesforce.com/br/blog/promocao-de-vendas-como-planejar/. Acesso em: 22 jul .2024.

Sobre promoção de vendas, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. A promoção de vendas é uma ferramenta do composto promocional que visa estimular a compra imediata dos produtos.

PORQUE

II. A promoção de vendas geralmente oferece benefícios adicionais ao consumidor, como descontos, amostras grátis e concursos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 2
Definir para quem o produto e/ou serviço será ofertado no mercado é função das organizações, sendo esse ponto de extrema importância para o desenvolvimento das ações de comunicação e marketing que serão usadas. Com isso, pode-se, além de definir o público-alvo, compreender e detalhar a persona, com informações mais detalhadas e específicas do público, permitindo o uso de uma linguagem mais direcionada e o investimento em meios corretos de comunicação, além da oportunidade de cross-selling e up-selling.


Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020. 

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Cross-selling ocorre quando os consumidores da marca são expostos a produtos considerados premiumou seja, são mais caros, levando-os a uma compra que exige um maior investimento.
 
PORQUE
 
II. Up-selling envolve a ação, realizada pela marca, em oferecer a seus clientes produtos complementares àqueles que foram adquiridos ou estão sendo comprados por eles. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 3
Atualmente, as organizações estão focando suas ações na criação e fixação da identidade da marca no mercado e na mente de seus consumidores, buscando destacar-se frente a seus concorrentes. Contudo, além de trabalhar a marca, é preciso apresentar e desenvolver o produto em suas ações de comunicação e, para isso, deve-se compreender os diferentes conceitos de atributos dos produtos existentes. Um desses atributos é capaz de interferir e influenciar nas preferências, compra e consumo, mas não afeta diretamente o desempenho do produto.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que determina corretamente o conceito de produto descrito no enunciado:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Atributos salientes.

Alternativa 2:

Atributos importantes.

Alternativa 3:

Atributos determinantes.

Alternativa 4:

Atributos relacionados ou intrínsecos.

Alternativa 5:

Atributos não relacionados ou extrínsecos.

 

Questão 4
As decisões de marketing das organizações, para a realização de suas ações no mercado, são realizadas com base em diversas análises, sendo uma delas a do Mix de Marketing, composto pelas variáveis (1) Preço, (2) Produto, (3) Praça e (4) Promoção. Compreendendo tais variáveis, as organizações serão capazes de planejar ações referentes ao produto, visando à sua venda e precificação, pensando em seu mercado e público, a gestão do seu canal de venda e distribuição, e a elaboração e aplicação de ações promocionais de comunicação.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.

Com base em tais informações, analise as afirmativas a seguir:


I. O produto é composto por bens tangíveis (bens materiais), como serviços e ideias, e bens não tangíveis (bens imateriais), sendo esses os bens duráveis e não duráveis.
II. O preço é considerado um fator decisivo no momento da compra, sendo esse considerado um elemento que proporciona a transferência de posse de um produto entre consumidor e organização.
III. A praça refere-se aos elementos que tornam o produto disponível ao consumidor, realizando a movimentação física deste desde a fábrica ou empresa até o público consumidor da organização.
IV. A promoção envolve as ações de comunicação realizadas pela organização no mercado para atingir seus objetivos de marketing, utilizando ferramentas como venda pessoal, merchandising e promoção de vendas.
  
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 5
No contexto de uma loja, seja ela sua ou de um cliente, é fundamental entender o conceito de varejo para determinar a forma mais eficaz de promover os produtos. A questão de como promover esses produtos é frequente, e para tomar uma decisão informada, é essencial conhecer as opções disponíveis. As ferramentas de comunicação que permitem que nossas mensagens alcancem o público-alvo estão classificadas em cinco categorias principais: propaganda, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing direto. Cada uma dessas categorias oferece diferentes estratégias e táticas que podem ser utilizadas para atingir os objetivos de comunicação e promoção de um negócio no varejo. Por isso, entender as características e benefícios de cada ferramenta é crucial para escolher a abordagem mais adequada para o seu mercado específico.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.



Selecione a alternativa que corresponde à estratégia promocional que se baseia em interações diretas entre o vendedor e o comprador:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Publicidade.

Alternativa 2:

Venda pessoal.

Alternativa 3:

Marketing digital.

Alternativa 4:

Relações públicas.

Alternativa 5:

Promoção de vendas.

 

Questão 6
A Comunicação Integrada de Marketing combina os elementos do composto de comunicação, contendo também aspectos de cunho promocional, para que possa estabelecer uma conexão com os públicos de interesse, para transmitir clareza e aumentar o impacto na comercialização.
BIAZON, Victor Vinícius; SILVA, Suelen de Aguiar; AYRES, Wilian D’Agostini. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020


​A comunicação integrada, aliada a um planejamento organizado, estimula a criação de diferentes estratégias e possibilidades de mensagens com o público-alvo. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo.

I. A comunicação integrada, no campo do marketing, ajuda a criar o posicionamento da marca no mercado.

PORQUE

II. As ações feitas por meio de uma comunicação integrada podem fortalecer a imagem que o consumidor tem de uma marca.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 7
Se os anúncios forem criativos, uma campanha publicitária pode ajudar a construir a imagem da marca e até mesmo conquistar a aceitação e a preferência do público. No entanto, é crucial ter atenção: especialmente em tempos em que os consumidores são inundados por milhares de anúncios buscando sua atenção, é ainda mais importante que seu anúncio seja interessante e apresente um diferencial.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.



Selecione a alternativa que corresponde à principal função da publicidade no composto promocional:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Determinar o preço do produto.

Alternativa 2:

Reduzir os custos de produção.

Alternativa 3:

Aumentar a eficiência da distribuição.

Alternativa 4:

Facilitar o desenvolvimento de novos produtos.

Alternativa 5:

Criar uma imagem positiva da marca e informar os consumidores.

 

Questão 8
É muito comum haver confusão entre marketing e branding, já que ambos têm o objetivo de comunicar a marca ao cliente. No entanto, o branding foca em fortalecer a relação com o cliente e incentivar o consumo por meio de um vínculo emocional com a marca. Em outras palavras, esse vínculo pode fixar a marca na mente do cliente, tornando o produto mais do que uma necessidade e superando seu valor econômico em favor do valor simbólico. Dessa forma, ao criar valor para a marca, o branding pode influenciar positivamente o comportamento do consumidor ou do público-alvo em relação à marca.
BIAZON, Victor V.; SILVA, Suelen A.; AYRES, Wilian, D. Gestão do Composto Promocional e Branding. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.



Selecione a alternativa que melhor define branding:

 

Alternativas
Alternativa 1:

A criação de um produto novo.

Alternativa 2:

A promoção de vendas sazonais.

Alternativa 3:

A definição do preço de um produto.

Alternativa 4:

A distribuição de produtos no mercado.

Alternativa 5:

A gestão de todas as ações e estratégias para construir e fortalecer uma marca.

 

Questão 9
As marcas, além de identificarem o fabricante ou a origem de um determinado produto ou serviço, são capazes de criar imagens e percepções na mente dos consumidores, transmitindo conceitos e valores a seus públicos. Para transmitir seus valores e conceitos, a marca utiliza-se de representações gráficas, por meio de elementos simbólicos e/ou textuais, buscando representar visualmente a empresa a seus consumidores. Com isso, as organizações utilizam-se da marca, logomarca, logo ou logotipo para representar visualmente sua empresa no mercado.

Fonte: SILVA, S. de A.; BIAZON, V. V.; AYRES, W. D’A. Gestão do composto promocional e branding. Maringá: UniCesumar, 2020.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Em busca de representar visualmente a empresa no mercado, as organizações utilizam-se de um conjunto de símbolos, imagens e tipografias que representarão a marca, a logomarca, o logo ou o logotipo.

PORQUE

II. A marca, utilizada sozinha, é capaz de comunicar diversas informações, exceto sua representação estética e conceitual, que deve estar acompanhada de seu slogan.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 10
Leia o caso hipotético a seguir: Jaqueline possui uma fábrica de roupas infantis que atua no mercado a cerca de 15 anos, tanto em sua cidade, quanto na região. Até o momento suas vendas foram realizadas apenas no varejo, com intermediários parceiros, com quem já possui um bom relacionamento, o que vem permitindo a expansão de sua marca no mercado. Porém, a partir desse ano, após análise de mercado, Jaqueline decidiu que, passará também a vender no atacado, e, para isso, precisa definir e explicar a sua equipe de gestão quais são os papeis desenvolvidos pelos varejistas e pelos atacadistas no mercado, para que essa expansão ocorra.

Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir quanto aos papéis desenvolvidos pelos varejistas e pelos atacadistas no mercado:

I. Jaqueline deve explicar aos seus gestores que os varejistas expõem e apresentam seus produtos aos consumidores finais, utilizando-se de ações de propaganda dirigida.
II. Os atacadistas compram os produtos em grandes variedades e quantidades, podendo realizar essas ações de vários fabricantes, além da empresa de Jaqueline.
III. Os atacadistas, para os quais Jaqueline pretende vender seus produtos, são aquelas organizações que vendem produtos aos varejistas, em grande quantidade e com entrega eficiente.
IV. Os varejistas, para os quais Jaqueline já possui parceria, vendem seus produtos para os consumidores finais, utilizando-se de estratégias de preço, em horários convenientes e com pessoal de vendas treinado.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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