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ATIVIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 54_2025

ATIVIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 54_2025

 

 

QUESTÃO 1

Quando se pensa em cultura organizacional, missão, visão e valores aparecem como os primeiros pilares. Eles estabelecem as fundações para o que a empresa prioriza e como deseja se posicionar no mercado.

 

A missão responde à pergunta essencial: “por que existimos?”. É o motivo pelo qual a organização foi criada e o impacto que ela busca gerar no mundo. A visão aponta o destino. Ela representa o “onde queremos chegar”, projetando um futuro aspiracional que guia as decisões e reduz incertezas. Os valores unem essas definições às pessoas que fazem parte da empresa. Eles funcionam como um guia prático e estabelecem condutas esperadas tanto individuais quanto coletivamente. Quando missão, visão e valores estão claros e alinhados, tornam-se guias para a operação da empresa — mais do que palavras em um quadro na parede. É dessa conexão que nasce uma cultura organizacional sólida.

 

Disponível em: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/tipos-de-cultura-organizacional/. Acesso em: 14 Abr. 2025.

 

A partir das características básicas que podem ser evidenciadas pela cultura organizacional, avalie as afirmativas a seguir.

 

I. Quando os líderes priorizam mais os resultados do que os métodos utilizados para alcançá-los, isso é chamado de Atenção aos detalhes.

 

II. Quando as decisões da liderança são guiadas pelo impacto que terão nos colaboradores da organização, trata-se de um Foco na equipe.

 

III. Quando a empresa valoriza mais a continuidade e a preservação do que já existe, em vez de buscar mudanças e crescimento, isso é chamado de Estabilidade.

 

IV. Quando o comportamento predominante entre os membros da organização é marcado por competitividade e agressividade, isso é definido como Foco na pessoa.

 

 

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2

Todo recrutador deveria ter como premissa as diretrizes éticas no processo de recrutamento e seleção. Segundo Hanashiro, Teixeira e Zaccarelli (2008), é importante ter o cuidado para não buscar passar uma imagem irreal da empresa no sentido de convencer o candidato a aceitar a proposta de trabalho a fim de concluir com rapidez o fechamento da vaga. Este é um processo que deve levar em conta os dois lados, tanto da empresa que escolhe o candidato, mas lembrar que o candidato também faz a escolha da empresa, a contratação tem que ser boa para ambas as partes

Fonte: HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon (orgs.). Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em Stakeholders. - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2008.

Considerando as informações apresentadas e ressaltadas sobre o tema ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A comunicação clara e assertiva deve permear todo o processo. A consideração apropriada deve ser dada ao candidato, sendo necessário dar a ele o feedback das várias etapas do processo e informá-lo da sua aprovação ou não no processo seletivo.

PORQUE

II. Muitos profissionais esquecem desse ato essencial de respeito a uma pessoa que respondeu a um anúncio que procurava suprir a uma necessidade da empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

A estrutura organizacional é o desenho da forma de organização e hierarquia de uma empresa. Existem diferentes tipos que atendem a diferentes dinâmicas de trabalho, sendo preciso considerar as particularidades e objetivos de negócios para definir o melhor para a organização.

Disponível em: https://solides.com.br/blog/estrutura-organizacional/. Acesso em: 14 Abr. 2025.

Acerca das possíveis variações das estruturas organizacionais, avalie as afirmativas a seguir.

I. As estruturas organizacionais mais rígidas e hierarquizadas são amplamente utilizadas no Brasil, apresentando baixa flexibilidade e centralização nas decisões.

II. Os modelos organizacionais mais horizontais, que promovem colaboração entre diferentes níveis, são amplamente adotados nas empresas brasileiras.

III. Estruturas com forte divisão de tarefas e excesso de normas tendem a restringir a autonomia dos funcionários e limitar a comunicação para direções específicas.

IV. Em organizações mais flexíveis, a troca de informações ocorre de forma mais aberta, envolvendo diferentes setores e permitindo maior participação na gestão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4

Existem duas visões sobre a presença humana nas organizações: uma em que as pessoas são tratadas como recursos, isoladas em cargos, subordinadas, focadas em tarefas, com pouca autonomia; e outra em que as pessoas são consideradas parceiras, atuando em equipes, com metas compartilhadas, ética, responsabilidade, comprometimento e inteligência aplicada aos resultados. No cenário atual, onde a dinâmica produtiva exige inovação, resiliência e colaboração em contextos de sazonalidade e escassez de mão de obra qualificada, a visão de pessoas como parceiras torna-se não apenas desejável, mas estratégica — pois promove retenção, engajamento e performance sustentável.

Adaptado de: . Acesso em: 21 ago. 2025.

Partindo do cenário apresentado e dos conceitos fundamentais da gestão de pessoas no cenário atual, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A abordagem de pessoas como parceiras - com autonomia, metas compartilhadas, ética, responsabilidade e compromisso - favorece a atração, o engajamento e a produtividade, contribuindo para resultados sustentáveis.
Alternativa 2 - Nos mais variados setores econômicos, tratar pessoas como recursos isolados é sempre o ideal, uma vez que impede conflitos e facilita o planejamento centralizado, dispensando motivação ou valorização intrínseca do colaborador.
Alternativa 3 - No mercado de trabalho moderno, as pessoas devem ser tratadas como recursos aplicados em tarefas; isso garante eficiência operacional e permite que a liderança concentre o controle, dispensando processos de participação ou cooperação.
Alternativa 4 - As organizações precisam aplicar normas rígidas e hierarquia disciplinar para manter a produção dentro do contexto atual de competitividade para garantir o seu crescimento, pois a inovação e o comprometimento surgem naturalmente desses mecanismos.
Alternativa 5 - Empresas inovadoras com o objetivo de crescer de forma sustentável devem ter o foco exclusivo em metas individuais, sem ênfase na equipe, pois assim elas tendem a melhorar o desempenho, tendo em vista que cada trabalhador é responsável apenas pelo seu próprio resultado.
QUESTÃO 5

Os gerentes de Recursos Humanos assumem múltiplos papéis dentro das organizações modernas. Além de oferecer aconselhamento estratégico e assessoria, também atuam na execução de serviços técnicos como recrutamento e treinamento, na formulação e implementação de políticas internas e, ainda, no apoio à alta gestão em temas de conformidade, ética e remuneração. Essas responsabilidades reforçam a importância do RH não apenas como área operacional, mas também como agente estratégico de transformação organizacional.

COSTA, W. S. SILVA, P. R. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: Unicesumar, 2024.

Conforme o texto apresentado e nos estudos sobre as responsabilidades do Gestor de Recursos Humanos (GRH), analise as afirmativas a seguir:

I. O aconselhamento estratégico é uma das funções centrais do GRH, que atua como consultor interno para gestores e executivos, auxiliando nas decisões com base em métricas internas e tendências externas.

II. A execução de serviços técnicos, como recrutamento, seleção e treinamento, faz parte das atribuições do GRH, exigindo conhecimentos específicos em gestão de talentos.

III. A formulação e implementação de políticas de RH são tarefas exclusivas da alta administração, cabendo ao gestor de RH apenas a execução operacional dessas diretrizes.

IV. O gestor de RH pode ser acionado para orientar sobre dilemas éticos e assegurar a conformidade dos funcionários com leis e regulamentos que impactam a empresa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6

A Gestão de Pessoas se destaca como uma área estratégica nas empresas, responsável por otimizar o potencial humano e impulsionar o sucesso organizacional. Para alcançar esse objetivo, há seis processos de gestão de pessoas principais, interligados e complementares, que garantem a gestão do ciclo de vida do colaborador na empresa. Uma pesquisa da Gallup indica que empresas com programas de desenvolvimento de pessoas bem estruturados apresentam 17% de chances a mais de ter colaboradores engajados e 21% de chances a mais de ter alta performance.

Disponível em: https://rhportal.com.br/noticias/gestao-de-pessoas/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/. Acesso em: 14 Abr. 2025.

 

Considerando os principais processos e subsistemas de Gestão de Pessoas/ARH , analise as assertivas a seguir e relação proposta entre elas.

I. A MAXLOG, uma empresa de logística em crescimento, conquistou um novo contrato que exige a ampliação de suas operações em mais três estados. A equipe de Recursos Humanos iniciou o processo com um levantamento detalhado das vagas e perfis necessários junto aos gestores de cada nova filial. Com base nessas informações, lançou uma campanha de recrutamento em redes sociais, plataformas de emprego e parcerias com instituições técnicas. Tal ação evidencia o processo de ARH de aplicar pessoas.

PORQUE

II. Graças à ação estratégica do setor de RH, a empresa conseguiu montar as novas equipes no prazo, com profissionais capacitados e já alinhados às expectativas da organização, executando de forma exímia o processo de aplicar pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

Essas são as novas habilidades que os profissionais de recursos humanos devem ter para gerar valor e ser reconhecidos pelo negócio. Elas foram mapeadas pelo gestor de pessoas Dave Ulrich após pesquisa com mais de 30 mil respondentes, sendo 4 mil de RH, em todo o mundo.

Conforme visto na imagem, uma das competências apontadas como necessárias para os gestores de RH é Ativista com Credibilidade. Segundo Cláudia Feijó: “Essa é a competência mais fácil de ser percebida entre os profissionais de RH. Nada mais é do que a capacidade de cumprir o que promete, possuir credibilidade pessoal e exercer influência positiva sobre as outras pessoas, construindo relacionamentos”.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/compet%C3%AAncias-dos-profissionais-de-rh-cl%C3%A1udia-feij%C3%B3/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 3 fev. 2022.

Em tempos de crise, seja econômica ou mesmo social, como o experienciado durante a pandemia da COVID-19, os profissionais de RH têm papel importante nas organizações, pois são um forte elo entre gestão e colaboradores. Nesse momento, a credibilidade de quem desempenha esse papel se faz muito necessária para garantir engajamento no cumprimento dos objetivos organizacionais.

Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Diante de tanta diversidade de temas que se apresentam no cotidiano das empresas, especialmente em momentos de crise, o profissional de RH precisa ter um bom posicionamento pessoal, especialmente se ocupar um cargo estratégico na empresa.

PORQUE

II. Momentos de crise invariavelmente provocam mudanças, gerando desconfiança e resistência entre os colaboradores. E está no papel do profissional de RH trabalhar com o grupo para minimizar o desconforto e manter o grupo comprometido com as metas da empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

A transição da administração de recursos humanos, como parte de uma engrenagem, para a gestão de pessoas, apresenta-se ainda como um tema confuso entre os profissionais da área. Mesmo com a exigência de mudança no estilo de gestão pelo cenário atual de trabalho, continua-se a usar o termo “Recursos Humanos” nas empresas, com apenas 2% adotando o termo “Diretoria de Gestão de Pessoas”. Para autores como Chiavenato (2022) e Marras (2016), essa mudança terminológica reflete a necessidade de atualizar a estrutura social e as expectativas do mercado contemporâneo.

COSTA, W. S. SILVA, P. R. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: Unicesumar, 2024.

Conforme o exposto acima e baseado nos estudos sobre o papel estratégico do gestor de pessoas, avalie as afirmativas a seguir:

I. A utilização quase exclusiva do termo “Recursos Humanos”, mesmo após a evolução conceitual para “Gestão de Pessoas”, indica que as organizações valorizam mais o controle de pessoas do que seu desenvolvimento estratégico.

II. O gestor de pessoas deve possuir perfil estratégico e claro, independentemente da nomenclatura adotada (Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas), visando facilitar o entendimento tanto interno quanto externo sobre suas atribuições.

III. A dificuldade em alterar o nome da área — de “Recursos Humanos” para “Gestão de Pessoas” — reflete um desafio cultural das organizações em acompanhar as expectativas contemporâneas do mercado e trabalhadores.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 9

O desenvolvimento da área de Recursos Humanos (RH) no Brasil reflete mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ao longo do tempo. Um artigo do Portal do RH destaca que, inicialmente, o RH era focado em registros contábeis e conformidade legal, evoluindo para práticas técnicas e, posteriormente, para uma abordagem estratégica que valoriza o capital intelectual. Essa transformação acompanhou a necessidade de alinhar a gestão de pessoas aos objetivos organizacionais, promovendo engajamento e inovação.

Fonte: adaptado de: https://www.portaldorh.ms.gov.br/evolucao-da-gestao-de-pessoas-no-brasil/. Acesso em: 29 maio 2025.

Considerando o desenvolvimento da área de Recursos Humanos no Brasil e suas respectivas épocas, analise as afirmativas a seguir:

I. Na Fase Contábil, até 1930, o RH priorizava o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação para aumentar a produtividade e eficiência dos colaboradores.

II. Na Fase Legal, de 1930 a 1950, o RH focava exclusivamente na criação de planos de carreira, programas de bem-estar dos funcionários, ignorando assim as regulamentações trabalhistas da época.

III. Na Fase Tecnicista, de 1950 a 1965, o RH enfatizava a gestão por competências como única prática para seleção de pessoal, deixando de lado as práticas como seleção objetiva ou avaliação de desempenho.

IV. Na Fase Estratégica, o cargo de gerente de recursos humanos passou para o nível estratégico, o RH passou a valorizar o capital intelectual, promovendo ações que buscam o desenvolvimento pessoal e a motivação do pessoal para o alcance de resultados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10

Ao longo da história empresarial, a visão sobre o fator humano nas organizações passou por transformações significativas. Conforme destacado por Lacombe (2021), “As organizações são constituídas de pessoas”, uma afirmação que, embora pareça natural, ressalta a importância fundamental de compreender as pessoas e suas relações na sociedade organizacional. Essa evolução reflete uma mudança paradigmática: do tratamento das pessoas como meros recursos produtivos para uma visão na qual são consideradas parcerias estratégicas. Enquanto a abordagem tradicional enfatiza o controle, a subordinação e a fidelidade à organização, a nova perspectiva valoriza a colaboração em equipes, metas compartilhadas, participação e comprometimento, com ênfase no conhecimento e na inteligência como diferenciais competitivos.

As organizações são fundamentalmente compostas por pessoas. Existe uma interdependência clara entre indivíduos e organizações, na qual ambos dependem um do outro para atingir seus objetivos, embora estes sejam frequentemente diferentes e nem sempre facilmente alinhados.

Fonte: LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

​Considerando a relação de interdependência entre pessoas e organizações, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As diferenças entre objetivos organizacionais e objetivos individuais são irrelevantes para a gestão do ambiente organizacional.
Alternativa 2 - A relação entre pessoas e organizações é caracterizada principalmente pela subordinação dos objetivos individuais às organizacionais.
Alternativa 3 - Os objetivos organizacionais e individuais são essencialmente os mesmos, o que facilita naturalmente o alinhamento entre empresas e funcionários.
Alternativa 4 - As organizações dependem das pessoas apenas para a execução de tarefas operacionais, enquanto as pessoas dependem das organizações exclusivamente para a sua subsistência financeira.
Alternativa 5 - A interdependência entre pessoas e organizações significa que as pessoas precisam das organizações para atingir objetivos pessoais, enquanto as organizações dependem das pessoas para alcançar seus objetivos estratégicos.
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