ATIVIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 52_2025 

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 52_2025 

18/06/2025, 08:30 Unicesumar - Ensino a Distância 

ATIVIDADE 2 - GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES - 52_2025 

Período:16/06/2025 08:00 a 06/07/2025 23:59 (Horário de Brasília) 

Status:ABERTO 

Nota máxima:1,00 

Gabarito:Gabarito será liberado no dia 07/07/2025 00:00 (Horário de Brasília) 

Nota obtida:

 

1ª QUESTÃO 

Diante de tantas mudanças no mercado de trabalho em geral, tornando a competitividade trivial nas empresas, é cada vez mais necessário otimizar a gestão de Recursos Humanos para garantir o crescimento do negócio. E nesse cenário, o gestor de RH tem papel fundamental, principalmente porque cabe a ele acompanhar as tendências de mercado, gerenciar o clima organizacional e garantir que os colaboradores estejam motivados para entregar o melhor resultado possível. Somente com a maximização do potencial humano as organizações terão a garantia de alcançar esses resultados. 

Disponível em: https://solides.com.br/blog/gestor-de-rh/. Acesso em: 10 Abr. 2025. 

Acerca das principais responsabilidades do Gestor/Gerente de RH, avalie as afirmativas a seguir. 

  1. Atuar como consultor interno, contribuir para a Governança Corporativa e apoiar a área de conformidade e ética. 
  2. Gerenciar programas de gestão de talentos e de T&D. Recrutar e selecionar. 

III. Formular e implementar políticas organizacionais, garantir o cumprimento das normas, ser porta-voz dos colaboradores e compreender as demandas oriundas dos mesmos. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

II, apenas. 

I e II apenas. 

I e III apenas. 

I, II e III. 

2ª QUESTÃO 

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18/06/2025, 08:30 Unicesumar - Ensino a Distância 

O desenvolvimento da área de Recursos Humanos (RH) no Brasil reflete mudanças econômicas, sociais e tecnológicas ao longo do tempo. Um artigo do Portal do RH destaca que, inicialmente, o RH era focado em registros contábeis e conformidade legal, evoluindo para práticas técnicas e, posteriormente, para uma abordagem estratégica que valoriza o capital intelectual. Essa transformação acompanhou a necessidade de alinhar a gestão de pessoas aos objetivos organizacionais, promovendo engajamento e inovação. 

Fonte: adaptado de: https://www.portaldorh.ms.gov.br/evolucao-da-gestao-de-pessoas-no-brasil/. Acesso em: 29 maio 2025. 

Considerando o desenvolvimento da área de Recursos Humanos no Brasil e suas respectivas épocas, analise as afirmativas a seguir: 

I. Na Fase Contábil, até 1930, o RH priorizava o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação para aumentar a produtividade e eficiência dos colaboradores. 

II. Na Fase Legal, de 1930 a 1950, o RH focava exclusivamente na criação de planos de carreira, programas de bem-estar dos funcionários, ignorando assim as regulamentações trabalhistas da época. III. Na Fase Tecnicista, de 1950 a 1965, o RH enfatizava a gestão por competências como única prática para seleção de pessoal, deixando de lado as práticas como seleção objetiva ou avaliação de desempenho. IV. Na Fase Estratégica, o cargo de gerente de recursos humanos passou para o nível estratégico, o RH passou a valorizar o capital intelectual, promovendo ações que buscam o desenvolvimento pessoal e a motivação do pessoal para o alcance de resultados. 

É correto o que se afirma em:

 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

IV, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

I, III e IV, apenas. 

3ª QUESTÃO 

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18/06/2025, 08:30 Unicesumar - Ensino a Distância 

Quando se pensa em cultura organizacional, missão, visão e valores aparecem como os primeiros pilares. Eles estabelecem as fundações para o que a empresa prioriza e como deseja se posicionar no mercado. 

A missão responde à pergunta essencial: “por que existimos?”. É o motivo pelo qual a organização foi criada e o impacto que ela busca gerar no mundo. A visão aponta o destino. Ela representa o “onde queremos chegar”, projetando um futuro aspiracional que guia as decisões e reduz incertezas. Os valores unem essas definições às pessoas que fazem parte da empresa. Eles funcionam como um guia prático e estabelecem condutas esperadas tanto individuais quanto coletivamente. Quando missão, visão e valores estão claros e alinhados, tornam-se guias para a operação da empresa — mais do que palavras em um quadro na parede. É dessa conexão que nasce uma cultura organizacional sólida. 

Disponível em: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/tipos-de-cultura-organizacional/. Acesso em: 14 Abr. 2025. 

A partir das características básicas que podem ser evidenciadas pela cultura organizacional, avalie as afirmativas a seguir. 

I. Quando os líderes priorizam mais os resultados do que os métodos utilizados para alcançá-los, isso é chamado de Atenção aos detalhes. 

II. Quando as decisões da liderança são guiadas pelo impacto que terão nos colaboradores da organização, trata-se de um Foco na equipe. 

III. Quando a empresa valoriza mais a continuidade e a preservação do que já existe, em vez de buscar mudanças e crescimento, isso é chamado de Estabilidade. 

IV. Quando o comportamento predominante entre os membros da organização é marcado por competitividade e agressividade, isso é definido como Foco na pessoa. 

É correto o que se afirma em:

 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

III, apenas. 

I, II e III apenas. 

I, III e IV apenas. 

I, II, III e IV. 

4ª QUESTÃO 

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18/06/2025, 08:30 Unicesumar - Ensino a Distância 

A Gestão de Pessoas se destaca como uma área estratégica nas empresas, responsável por otimizar o potencial humano e impulsionar o sucesso organizacional. Para alcançar esse objetivo, há seis processos de gestão de pessoas principais, interligados e complementares, que garantem a gestão do ciclo de vida do colaborador na empresa. Uma pesquisa da Gallup indica que empresas com programas de desenvolvimento de pessoas bem estruturados apresentam 17% de chances a mais de ter colaboradores engajados e 21% de chances a mais de ter alta performance. 

Disponível em: https://rhportal.com.br/noticias/gestao-de-pessoas/os-seis-processos-da-gestao-de pessoas/. Acesso em: 14 Abr. 2025. 

Considerando os principais processos e subsistemas de Gestão de Pessoas/ARH , analise as assertivas a seguir e relação proposta entre elas. 

I. A MAXLOG, uma empresa de logística em crescimento, conquistou um novo contrato que exige a ampliação de suas operações em mais três estados. A equipe de Recursos Humanos iniciou o processo com um levantamento detalhado das vagas e perfis necessários junto aos gestores de cada nova filial. Com base nessas informações, lançou uma campanha de recrutamento em redes sociais, plataformas de emprego e parcerias com instituições técnicas. Tal ação evidencia o processo de ARH de aplicar pessoas. 

PORQUE 

II. Graças à ação estratégica do setor de RH, a empresa conseguiu montar as novas equipes no prazo, com profissionais capacitados e já alinhados às expectativas da organização, executando de forma exímia o processo de aplicar pessoas. 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas. 

5ª QUESTÃO 

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18/06/2025, 08:30 Unicesumar - Ensino a Distância 

O papel do gestor de Recursos Humanos (RH) tem se expandido significativamente nas organizações modernas. Além de funções tradicionais como recrutamento e seleção, os gestores de RH são agora consultores estratégicos, que ajudam a alinhar as políticas organizacionais com as necessidades dos funcionários e as demandas do mercado. Eles são responsáveis por assegurar que as práticas de conformidade e ética sejam seguidas, desenvolver e implementar programas de treinamento e gestão de talentos, e, fundamentalmente, atuar como defensores dos interesses dos funcionários, garantindo que suas preocupações sejam ouvidas e endereçadas de forma adequada. 

Elaborado pelo professor, 2024. 

Considerando o texto apresentado e as principais responsabilidades do gestor de recursos humanos (RH), avalie as afirmações a seguir: 

I. A principal função do gestor de RH está restrita à execução de atividades administrativas, como folha de pagamento e controle de ponto, sem necessidade de envolvimento estratégico nas decisões organizacionais. 

II. Os gestores de RH devem limitar-se exclusivamente à implementação de políticas formuladas por outros departamentos da empresa, sem a devida participação na criação ou revisão dessas políticas dos demais setor. 

III. Uma das responsabilidades do gestor de RH é defender os interesses dos funcionários, comunicando suas necessidades aos gerentes e garantindo que as políticas organizacionais considerem essas demandas. 

É correto o que se afirma em:

 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

III, apenas. 

I e II, apenas. 

II e III, apenas. 

I, II e III. 

6ª QUESTÃO 

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18/06/2025, 08:30 Unicesumar - Ensino a Distância 

Grupos e equipes são componentes fundamentais das organizações modernas. Enquanto os grupos de trabalho são caracterizados por esforços mais individualizados, responsabilidade por resultados principalmente individuais e metas de trabalho específicas, as equipes apresentam características distintas que lhes são próprias. Nas equipes, o esforço é predominantemente coletivo, com responsabilidade compartilhada pelos resultados globais e metas de trabalho comuns, promovendo maior autonomia e participação dos membros na tomada de decisões. As organizações contemporâneas enfrentam desafios crescentes em um ambiente competitivo e globalizado. Nesse cenário, a formação de equipes de alta performance tornou-se uma estratégia essencial para responder rapidamente às demandas do mercado. 

Entretanto, um simples encontro de pessoas com diferentes habilidades não garante a criação de uma equipe eficaz. O desenvolvimento de equipes é um processo complexo que envolve vários fatores, como comunicação eficiente, confiança mútua, complementaridade de competências e alinhamento com os objetivos organizacionais. 

Elaborado pelo professor. 

Com base no texto e nos conteúdos da disciplina, assinale a alternativa correta:

 

ALTERNATIVAS 

Exigem membros com perfis e habilidades semelhantes, para evitar conflitos e garantir harmonização rápida dos processos de trabalho e tomada de decisão. 

Funcionam melhor em estruturas organizacionais mecanicistas, em que os processos são rigidamente controlados e há pouca margem para autonomia e criatividade. 

Caracterizam-se por uma estrutura hierárquica, na qual cada membro possui funções predeterminadas e imutáveis, garantindo assim a previsibilidade necessária para o alto desempenho. 

Dependem exclusivamente das competências técnicas individuais de seus membros, sendo os aspectos comportamentais e relacionais fatores secundários para o alcance de resultados superiores. 

Possuem pleno conhecimento sobre seus pontos fortes e fracos, definem objetivos claros, estabelecem planos de ação e avaliam constantemente sua eficácia, buscando aprendizagem e melhoria contínua. 

7ª QUESTÃO 

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Essas são as novas habilidades que os profissionais de recursos humanos devem ter para gerar valor e ser reconhecidos pelo negócio. Elas foram mapeadas pelo gestor de pessoas Dave Ulrich após pesquisa com mais de 30 mil respondentes, sendo 4 mil de RH, em todo o mundo. 

Conforme visto na imagem, uma das competências apontadas como necessárias para os gestores de RH é Ativista com Credibilidade. Segundo Cláudia Feijó: “Essa é a competência mais fácil de ser percebida entre os profissionais de RH. Nada mais é do que a capacidade de cumprir o que promete, possuir credibilidade pessoal e exercer influência positiva sobre as outras pessoas, construindo relacionamentos”. 

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/compet%C3%AAncias-dos-profissionais-de-rh-cl%C3%A1udia feij%C3%B3/?originalSubdomain=pt. Acesso em: 3 fev. 2022. 

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Em tempos de crise, seja econômica ou mesmo social, como o experienciado durante a pandemia da COVID-19, os profissionais de RH têm papel importante nas organizações, pois são um forte elo entre gestão e colaboradores. Nesse momento, a credibilidade de quem desempenha esse papel se faz muito necessária para garantir engajamento no cumprimento dos objetivos organizacionais. 

Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

  1. Diante de tanta diversidade de temas que se apresentam no cotidiano das empresas, especialmente em momentos de crise, o profissional de RH precisa ter um bom posicionamento pessoal, especialmente se ocupar um cargo estratégico na empresa. 

PORQUE 

  1. Momentos de crise invariavelmente provocam mudanças, gerando desconfiança e resistência entre os colaboradores. E está no papel do profissional de RH trabalhar com o grupo para minimizar o desconforto e manter o grupo comprometido com as metas da empresa. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas. 

8ª QUESTÃO 

As organizações não são entidades abstratas que têm existência própria e independente da sociedade em que se situam. Elas possuem um conteúdo dado pelo modo de produção, mas, especificamente, pelas formas de cooperação existentes. Sua estrutura social é determinada pelas relações sociais de produção; estudá-las concretamente implica procurar entendê-las a partir da evolução das formas de cooperação. 

Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/jftRCvCPSxk9wkYY6g4w39v/. Acesso em: 10 Abr. 2025. Acerca do conceito do termo organização, analise as afirmativas a seguir. 

  1. Conjunto de fatores, como tecnologia, mercado e razão social, que em consonância produzem valor para a sociedade. 
  2. Grupo de indivíduos que em união, de forma ordenada, objetivam alcance de metas comuns. III. Grupo de empresas que se unem por um objetivo comum. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

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I, apenas. 

II, apenas. 

I e II apenas. 

I e III apenas. 

I, II e III.

 

9ª QUESTÃO 

Todo recrutador deveria ter como premissa as diretrizes éticas no processo de recrutamento e seleção. Segundo Hanashiro, Teixeira e Zaccarelli (2008), é importante ter o cuidado para não buscar passar uma imagem irreal da empresa no sentido de convencer o candidato a aceitar a proposta de trabalho a fim de concluir com rapidez o fechamento da vaga. Este é um processo que deve levar em conta os dois lados, tanto da empresa que escolhe o candidato, mas lembrar que o candidato também faz a escolha da empresa, a contratação tem que ser boa para ambas as partes 

Fonte: HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon (orgs.). Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em Stakeholders. - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2008. 

Considerando as informações apresentadas e ressaltadas sobre o tema ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 

  1. A comunicação clara e assertiva deve permear todo o processo. A consideração apropriada deve ser dada ao candidato, sendo necessário dar a ele o feedback das várias etapas do processo e informá-lo da sua aprovação ou não no processo seletivo. 

PORQUE 

  1. Muitos profissionais esquecem desse ato essencial de respeito a uma pessoa que respondeu a um anúncio que procurava suprir a uma necessidade da empresa. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são proposições falsas. 

10ª QUESTÃO 

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A estrutura organizacional é o desenho da forma de organização e hierarquia de uma empresa. Existem diferentes tipos que atendem a diferentes dinâmicas de trabalho, sendo preciso considerar as particularidades e objetivos de negócios para definir o melhor para a organização. 

Disponível em: https://solides.com.br/blog/estrutura-organizacional/. Acesso em: 14 Abr. 2025. Acerca das possíveis variações das estruturas organizacionais, avalie as afirmativas a seguir. 

I. As estruturas organizacionais mais rígidas e hierarquizadas são amplamente utilizadas no Brasil, apresentando baixa flexibilidade e centralização nas decisões. 

II. Os modelos organizacionais mais horizontais, que promovem colaboração entre diferentes níveis, são amplamente adotados nas empresas brasileiras. 

III. Estruturas com forte divisão de tarefas e excesso de normas tendem a restringir a autonomia dos funcionários e limitar a comunicação para direções específicas. 

IV. Em organizações mais flexíveis, a troca de informações ocorre de forma mais aberta, envolvendo diferentes setores e permitindo maior participação na gestão. 

É correto o que se afirma em:

 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

II, apenas. 

I, II e III apenas. 

I, III e IV apenas. 

I, II, III e IV. 

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GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

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