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ATIVIDADE 2 - GCOM - PESQUISA DE MARKETING - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - GCOM - PESQUISA DE MARKETING - 53_2025

ATIVIDADE 2 - GCOM - PESQUISA DE MARKETING - 53_2025

QUESTÃO 1

Ao identificar a necessidade de realizar uma pesquisa, o(a) responsável deve decidir entre conduzi-la internamente ou contratar uma empresa externa especializada para realizá-la. É recomendada uma análise cuidadosa da situação atual da empresa e de suas condições, antes de tomar essa decisão.

Fonte: SILVA, Priscila Kalinke da; SAES, Diogo Xavier. Pesquisa de Marketing. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2022.

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Se sua empresa não possui verba suficiente para investir em pesquisa de mercado, então opte pela aplicação própria, isto é, a realização da pesquisa será desenvolvida pela própria empresa.

PORQUE

II. Se o prazo para a conclusão de uma pesquisa for muito apertado, a busca por informações internas da empresa se torna bastante atrativa, uma vez que os envolvidos poderão começar de imediato o trabalho e terão acesso fácil e rápido aos dados e informações necessárias.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A empresa Pesquisa e Consumo foi contratada por você para realizar uma coleta de informações junto a possíveis consumidores quanto a um novo serviço que você pretende lançar no mercado no próximo ano. Seu objetivo, ao contratar a empresa foi o de conhecer mercado, analisar concorrentes e, acima de tudo, compreender se haverá aceitação do serviço. Após realização da pesquisa a empresa realizou a tabulação das informações, contando e ordenando os dados coletados, para que, fosse emitido um relatório final e que lhe será entregue para análise. Ao entregar o relatório, a empresa informou que realizou a tabulação cruzada na análise dos dados coletados.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas quanto à Tabulação Cruzada:

I. Por meio da tabulação cruzada a empresa forneceu a você informações de frequência de cada resposta apresentada no levantamento de dados.

PORQUE

II. A tabulação cruzada, além de ser muito usada em pesquisas de mercado, é capaz de verificar as respostas de uma pergunta, comparando-as com as respostas de outras questões.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Em um cenário de rápidas mudanças de mercado, empresas frequentemente se deparam com situações pouco exploradas, nas quais há escassez de informações concretas para embasar decisões estratégicas. Um exemplo real disso ocorreu com uma startup do setor de tecnologia que identificou uma nova demanda por softwares voltados à gestão de equipes híbridas. Antes de investir em um produto definitivo, a empresa optou por realizar uma pesquisa exploratória, buscando compreender melhor as necessidades dos clientes e os desafios enfrentados nesse novo modelo de trabalho.

Elaborado pelo professor, 2025,

Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pesquisa exploratória é utilizada quando há pouco conhecimento sobre um problema e visa fornecer informações preliminares para estudos mais detalhados.

PORQUE

II. O principal objetivo da pesquisa exploratória é oferecer dados conclusivos que possibilitem decisões diretas e definitivas, dispensando estudos complementares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Após enfrentarem problemas com suas vendas, e, consequentemente na imagem de sua organização, Maria e João contrataram uma empresa que realiza pesquisa de marketing para compreender o que ocorreu, e com isso levantar informações que possam lhes ajudar no desenvolvimento e venda de seus produtos no mercado. Após um período de estudo e análise, a empresa contratada sugeriu a Maria e João que realizassem uma pesquisa qualitativa; e, para justificar a escolha, apresentam os motivos pelos quais recomendam esse tipo de pesquisa.

Referente às recomendações para o uso da pesquisa qualitativa, analise as sentenças a seguir:

I. Recomenda-se a pesquisa qualitativa para Maria e João, pois há estudos já realizados sobre o problema que precisam estudar e entender.

II. Para Maria e João a pesquisa qualitativa será capaz de auxiliar no entendimento das mudanças de hábitos, atitudes e valores de seus consumidores.

III. A pesquisa qualitativa auxiliará Maria e João a compreenderem se há preferência ou rejeição de seus consumidores pela marca de seus produtos.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
Uma empresa do setor varejista identificou uma queda significativa nas vendas de um de seus produtos mais populares e decidiu realizar uma Pesquisa de Marketing para entender os motivos dessa mudança e desenvolver estratégias mais eficazes. Para garantir que a pesquisa fosse conduzida de maneira estruturada, a equipe seguiu as principais etapas do processo de pesquisa de marketing. Ao final, os resultados foram apresentados à diretoria, permitindo decisões embasadas para reverter a queda nas vendas.

Elaborado pelo professor, 2025.

Com base no caso apresentado e os conhecimentos a respeito das etapas da pesquisa de marketing, analise as afimações:

I. Na etapa de definição do problema para aplicação da pesquisa, a empresa procurou identificar a causa da queda nas vendas.

II. Na etapa de trabalho de campo da pesquisa a empresa aplicou o questionário e coletou informações dos consumidores.

III. Na etapa de formulação do relatório da pesquisa foi possível definir uma metodologia antes de entender o problema.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Ao realizar uma pesquisa de marketing é preciso definir quem fará parte desse processo, ou seja, quem serão os entrevistados e que fornecerão informações que possam contribuir na solução de um problema enfrentado por uma marca, por exemplo, no mercado. Para isso, é preciso realizar um plano amostral, determinando quem fará parte do processo de coleta de informações, e contribuirá com suas opiniões e ideias fornecendo informações relevantes e que serão usadas na solução do problema de pesquisa.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A definição da população a ser pesquisa envolve a seleção de um subconjunto que represente a população, ou seja, um percentual.

PORQUE

II. A amostra é definida como o universo da pesquisa, sendo esse um grupo completo e que possui determinadas características em comum, auxiliando na coleta de informações da pesquisa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A pesquisa de mercado é uma ferramenta para a tomada de decisões estratégicas nas organizações, permitindo a coleta, análise e interpretação de dados sobre consumidores, concorrência e tendências do setor. Com base nessas informações, as empresas podem desenvolver produtos mais alinhados às necessidades do público, ajustar suas estratégias de precificação e otimizar seus canais de distribuição.

SILVA, Priscila Kalinke da; SAES, Diogo Xavier. Pesquisa de Mercado. Maringá-PR: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2024.

Assim, com base nesta afirmação, analise as asserções e a relação proposta entre elas:

I. As pesquisas podem ser qualitativas, focadas em métricas e estatísticas objetivas, ou quantitativas, que exploram percepções, motivações e comportamentos dos consumidores.

PORQUE

II. A aplicação de métodos adequados de amostragem e a análise criteriosa dos resultados são fatores determinantes para a eficácia do estudo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Duas coisas essenciais para uma pesquisa de mercado são: dado e informação. Estes dois elementos são constantemente confundidos ou mesmo tratados como sinônimo. Contudo, para um profissional desta área, saber distinguir as diferenças entre dado e informação é um dos fundamentos do conhecimento.

COCHIA, Camila B. Rodrigues; PIESKE, Alexandre. Pesquisa de Marketing. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

Sobre dado e informação, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:

I. Dado é caracterizado por já ser processado, lapidado, com um significado acoplado e gerando compreensão que direcionará a tomada de decisão.

PORQUE

II. A informação é desprovida de análise, é um número por si só ainda bruto que precisa ser processado para, posteriormente, ser utilizado gerencialmente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A pesquisa descritiva desempenha um papel fundamental na compreensão das características e comportamentos de objetos, pessoas, grupos ou ambientes em um determinado contexto de mercado. Por meio da coleta e análise de dados, essa abordagem busca fornecer uma visão detalhada e precisa de uma situação específica, contribuindo para embasar decisões estratégicas e ações de marketing.

Fonte: SILVA, Priscila Kalinke da; SAES, Diogo Xavier. Pesquisa de Marketing. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pesquisa descritiva é mais adequada para embasar tomadas de decisão estratégicas do que a pesquisa exploratória.

PORQUE

II. Enquanto a pesquisa exploratória visa descobrir insights iniciais e direcionar a investigação para áreas de interesse, a pesquisa descritiva se concentra em descrever detalhadamente características e comportamentos do mercado. Portanto, a pesquisa descritiva fornece informações mais precisas e específicas que podem ser diretamente aplicadas na formulação de estratégias de marketing e tomadas de decisão empresariais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A pesquisa de mercado é uma ferramenta para empresas que desejam compreender melhor seus consumidores, identificar oportunidades e minimizar riscos na tomada de decisões. Por meio da coleta e análise de dados, as organizações conseguem obter insights sobre hábitos de consumo e tendências do mercado. Além disso, a pesquisa de mercado auxilia na identificação de demandas e necessidades do público-alvo, permitindo o desenvolvimento de produtos e serviços alinhados com as expectativas dos consumidores.

Elaborado pelo professor, 2025.

A partir do enunciado, analise as afirmações que tratam sobre quando não investir em uma pesquisa de mercado:

I. A limitação de recursos financeiros pode impactar diretamente o alcance da pesquisa. Se uma empresa, ao invés de aplicar uma quantidade pequena de questionários, a representatividade dos dados é reduzida, comprometendo a análise e os resultados obtidos.

II. A obtenção de informações que não agregam valor estratégico à empresa não traz benefícios. Investigar por mera curiosidade não contribui para a rentabilidade ou para a saúde organizacional, tornando o processo ineficaz.

III. É essencial que os objetivos e problemas da empresa estejam bem definidos antes de iniciar uma pesquisa. Acreditar que essas questões podem ser esclarecidas durante o desenvolvimento da investigação é um equívoco.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
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