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ATIVIDADE 2 - GCOM - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - GCOM - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

ATIVIDADE 2 - GCOM - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025

QUESTÃO 1
A distribuição é uma função estratégica que permite que produtos e serviços estejam disponíveis de forma acessível aos consumidores. Além de garantir a integridade dos produtos, ela fortalece relações com clientes e fornecedores, impactando na satisfação do consumidor e na fidelização.

Fonte: adaptado de: LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2023.

Sobre a importância estratégica da distribuição, analise as afirmativas a seguir:

I. A distribuição é estratégica porque garante a disponibilidade de produtos e serviços de forma acessível ao consumidor.

II. A distribuição contribui para fortalecer relações com clientes e fornecedores, além de manter a integridade dos produtos.

III.​ O consumidor final percebe todo o esforço logístico envolvido, acompanhando detalhadamente cada etapa da distribuição.

É correto o que se afirma em:​

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 2

No varejo omnicanal, os clientes, as informações e o estoque, entre vários canais ao longo da experiência de compra, são contínuos. Por exemplo, um comprador de roupas pode procurar itens on-line, visitar uma loja para ver as cores e tocar o tecido, comprar os itens e solicitar que sejam entregues em sua casa, depois trocar alguns itens em uma loja diferente e, finalmente, devolver um item por meio de um quiosque.

Fonte: LIMA, C. E. de. Gestão de Canais de Distribuição. Maringá: UniCesumar, 2022.

Sobre as características de um varejo omnicanal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Uma estratégia omnicanal não oferece a mesma experiência ao consumidor, tanto nos canais físicos como nos canais on-line.

PORQUE

II. Não existe um foco na centralização de todos os canais, permitindo que os clientes não tenham a liberdade de escolher sem que notem diferenças entre um ou outro.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Conforme Portal Mundo Logística (2023), a logística reversa é um processo que visa coletar, transportar e reciclar ou descartar adequadamente produtos e materiais após o consumo ou a venda, para minimizar o impacto ambiental. Esse processo pode incluir a coleta de produtos danificados, a devolução de produtos pelo cliente, a recuperação de materiais para reciclagem, entre outras ações. A logística reversa é a gestão de produtos após o consumo, que envolve a coleta, transporte, tratamento e disposição de produtos e materiais após o uso do consumidor.

 

Disponível em: https://mundologistica.com.br/glossario/o-que-e-logistica-reversa. Acesso em: 09 ago de 2024.

Com base nisso, analise as seguintes afirmações sobre logística reversa e economia circular.

I. A logística reversa envolve o planejamento e controle do fluxo de materiais desde o ponto de consumo até o ponto de origem, buscando o retorno, recuperação e reciclagem de produtos ou materiais.

II. A economia circular substitui completamente o conceito de logística reversa ao eliminar a necessidade de descarte e focar exclusivamente na produção contínua sem a inclusão de ciclos de reaproveitamento de resíduos.

III. A logística reversa pode incluir práticas como a reforma, reparação e reempacotamento de produtos para seu retorno ao mercado ou para reciclagem.

IV. A economia circular propõe a integração dos resíduos de volta à produção, interrompendo o ciclo linear tradicional de produção e consumindo materiais de forma mais sustentável.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4

O setor atacadista exerce papel estratégico na cadeia de distribuição, funcionando como intermediário entre fabricantes e varejistas, bem como prestando diversos serviços que vão além da simples revenda de mercadorias. Entre suas funções destacam-se: a formação de sortimento, a armazenagem, a redução de riscos, o financiamento de clientes e fornecedores e até mesmo a prestação de serviços de consultoria para pequenos comércios. Sem o atacado, muitos varejistas de pequeno porte não conseguiriam comprar lotes fracionados, nem teriam condições de arcar com altos custos de estoque.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O atacado não é considerado um intermediário do canal de distribuição, pois sua função se limita apenas a vender mercadorias em grandes quantidades.

PORQUE

II. Entre as funções do atacado estão a absorção de riscos relacionados a roubo e obsolescência, o financiamento de clientes e fornecedores, e até mesmo o apoio gerencial a pequenos varejistas.

​​​​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 5
A tecnologia digital transformou a maneira como as empresas, especialmente as pequenas empresas, utilizam canais diretos de distribuição. Com a crescente demanda dos consumidores por compras online e ferramentas de e-commerce de fácil utilização, a venda direta significa mais sucesso para os negócios. Em vez de depender de relações com varejistas para vender seus produtos, o software e a tecnologia de vendas com inteligência artificial (IA) permitem que as empresas gerenciem as vendas e alcancem automaticamente um alto nível de gestão de relacionamento com o cliente. Um ponto chave para as empresas neste segmento é focar na elaboração de indicadores.
Fonte: DENG, Guangkuan; ZHANG, Jianyu; XU, Ying. How e-commerce platforms build channel power: the role of AI resources and market-based assets. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 39, n. 2, p. 173-188, 2024.



Analise as seguinstes afirmativas com relação aos indicadores.

I. Os indicadores visam permitir o monitoramento e avaliação de pontos estratégicos escolhidos por cada setor ou segmento.

II. Os indicadores oferecem segurança na tomada de decisões relevantes, pois são objetivos e não se baseiam em julgamentos pessoais ou descrições vagas.

III. Com os indicadores, é possível gerenciar e monitorar quantitativamente tanto pequenos quanto grandes processos já definidos.

IV. Os indicadores ajudam a estabelecer e acompanhar metas de melhoria de forma consistente, assegurando a eficácia na execução das ações de aprimoramento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Em um ambiente de instabilidade econômica, o atacarejo ganhou espaço entre consumidores brasileiros. A busca incessante pelos preços mais baixos garantiu uma alta de 10% ao formato em 2022, contra uma queda de 2,4% do varejo alimentar como um todo. Com isso, em um ano, a fatia do atacarejo no varejo de alimentos saltou de 35% para 40%. Hoje, são mais de 2 mil lojas desse perfil pelo país.

Fonte: adaptado de: https://exame.com/negocios/atacarejo-cresce-e-ja-domina-40-da-venda-de-alimentos/. Acesso em: 15 out. 2023.

Com base nas informações apresentadas e no contexto do atacarejo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O atacarejo é uma forma de atacado que comercializa produtos sem fazer distinção entre seus clientes naturais, que abrangem tanto pequenos varejistas (indivíduos) quanto consumidores finais (também indivíduos que compram dos pequenos varejistas).

PORQUE

II. Uma questão que pode criar desafios para o futuro do atacarejo é que, embora haja vantagens para o consumidor final, esse canal de distribuição pode se tornar um competidor direto de seus clientes varejistas.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
No atual ambiente econômico e social, as empresas agroalimentares precisam contribuir para a sustentabilidade para serem percebidas dessa forma. Para isso, o marketing sustentável constitui uma ferramenta essencial que responde a preocupações sociais, éticas e ambientais, promovendo o desenvolvimento sustentável organizacional que é compatível com o desempenho e a reputação da empresa. Do ponto de vista da responsabilidade social, o marketing sustentável envolve estratégias e ações que aumentam a qualidade de vida dos clientes, reduzindo danos ao meio ambiente e, assim, alcançando um equilíbrio para as futuras gerações. Assim, todas áreas das empresas têm sido convocadas para buscarem formas de serem mais sustentáveis, entre elas a de distribuição.
Fonte: PUMA-FLORES, Manuel; ROSA-DÍAZ, Isabel María. Promoting sustainable agri-food systems through sustainability and responsible marketing: The case of peruvian companies at international trade shows. Journal of Cleaner Production, v. 448, p. 141568, 2024.



Analise as definiçoes a seguir e assinale aquela que corresponde à definiçao de economia circular:

Alternativas
Alternativa 1 - Modelo baseado na substituição periódica de produtos por novos, sem integrar processos de reutilização e reciclagem.
Alternativa 2 - Envolve o uso de tecnologias digitais e da internet para promover produtos e serviços, sem foco na reutilização de recursos.
Alternativa 3 - Enfatiza a oferta de serviços em vez da venda de produto, sem tratar diretamente do reaproveitamento de recursos e resíduos.
Alternativa 4 - Modelo que se concentra na produção em massa e no descarte de produtos após o uso, sem considerar a reutilização ou a reciclagem.
Alternativa 5 - Esse modelo econômico é pautado em um sistema constante de produção e reutilização de recursos e resíduos, aplicável a diferentes setores, como alimentos, moda, automóveis e energia.
QUESTÃO 8

O avanço da internet e das tecnologias digitais trouxe novas formas de interação entre empresas e consumidores, transformando profundamente os modelos de distribuição. Nesse contexto, os canais eletrônicos se consolidaram como ferramentas estratégicas, permitindo maior alcance de mercado, redução de custos e novas formas de relacionamento com o cliente.

Considerando essas transformações, sobre canais eletrônicos e distribuição, assinale a alternativa correta que melhor representa os aspectos positivos e potencialidades desses canais de distribuição:

Alternativas
Alternativa 1 - Alto custo de vendas e distribuição, flexibilidade e praticidade, capacidade de gerar um alto número de pedidos.
Alternativa 2 - Custo inferior de vendas e distribuição, flexibilidade e praticidade, capacidade de gerar um alto número de pedidos.
Alternativa 3 - Limitação de ferramentas de busca e conveniência, custo inferior de vendas e distribuição, flexibilidade e praticidade.
Alternativa 4 - Flexibilidade e praticidade, capacidade de gerar um alto número de pedidos, limitação de ferramentas de busca e conveniência.
Alternativa 5 - Capacidade de gerar um alto número de pedidos, limitação de ferramentas de busca e conveniência, custo inferior de vendas e distribuição.
QUESTÃO 9
Os canais de distribuição podem assumir diferentes formatos, dependendo do nível de participação dos intermediários. O canal direto ocorre quando o fabricante vende diretamente ao consumidor final, sem intermediários. O canal indireto envolve intermediários que assumem responsabilidade sobre produtos e sua comercialização. Já os canais múltiplos permitem que o fabricante utilize diferentes canais simultaneamente para atingir públicos distintos.

Fonte: adaptado de: LIMA, C. E. de. Gestão de canais de distribuição. Maringá: UniCesumar, 2023.

Com relação aos formatos dos canais de distribuição, analise as afirmativas a seguir:

I​. Quando o fabricante comercializa seus produtos sem recorrer a terceiros, estabelece um canal indireto.

II. A presença de atacadistas ou varejistas que compram e revendem caracteriza um canal direto.

III. A utilização simultânea de diferentes caminhos de venda para alcançar variados perfis de clientes é própria dos canais múltiplos.

​É correto o que se afirma em:​

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10
Em relação aos intermediários, leia o texto a seguir:

“O canal indireto é aquele que possui um intermediário, o qual é responsável pela distribuição e irá garantir a entrega do produto. Portanto, o intermediário pode ser um lojista, atacadista, distribuidor, franqueado ou até mesmo um representante comercial que faça a ponte entre a empresa e o cliente. Dependendo da estratégia de distribuição de uma empresa, ela pode utilizar vários intermediários, levando em consideração diversos aspectos”.

Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/canais-de-distribuicao/. Acesso em: 30 de ago. 2023.

Diante do excerto anterior, analise as afirmativas a seguir a respeito dos intermediários nos canais de distribuição.

I. Os intermediários ainda podem desempenhar diversos papéis, dos quais alguns têm o intuito de evitar que o produtor se desvie de sua competência central.

II. Aos intermediários é incumbida a tarefa de diminuir o número de trocas comerciais e facilitar as transações em pontos descentralizados em cada região.

III. Os intermediários, por sua função e razão de ser, exercem, igualmente, os mesmos papéis e, por conseguinte, têm as mesmas funções, que é facilitar a comunicação entre os integrantes dos canais.

IV. A ausência dos intermediários faria com que os fornecedores tivessem que interagir com cada um de seus compradores, o que causaria possíveis dificuldades que podem surgir no processamento desse grande número de informações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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