FECHAR

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

QUESTÃO 1
De acordo com nossos estudos, a Educação Física deve tratar o conteúdo "Dança" na escola na perspectiva educacional. O trato educacional com a Dança se justifica pela concepção artística dessa prática.

 

Fonte: ​NUNES, Meire Aparecida Lóde. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.

 

Sobre a concepção da Dança enquanto arte, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Há a necessidade de explorar as habilidades motoras nas aulas de dança.
Alternativa 2 - Há a necessidade de trabalhar as danças nas datas comemorativas na escola.
Alternativa 3 - É preciso compreender a dança como linguagem, que é expressiva, mesmo como atividade física.
Alternativa 4 - Há a necessidade de trabalhar a dança como arte para a formação de dançarinos e bailarinos.
Alternativa 5 - É preciso considerar a dança em seu processo histórico e cultural, para além do desenvolvimento físico.
QUESTÃO 2
A dança é uma das manifestações culturais da humanidade e está presente em toda a sua história. Além disso, é compreendida como uma manifestação expressiva na qual o indivíduo se comunica por meio de sua dança. Esta, ainda pode ser compreendida como dança arte e como dança não arte. Desta maneira, a arte está relacionada à dança, pois pode ser expressa em vários âmbitos.
NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo:

I. Dança arte é a linguagem que expressa pensamentos, sentimentos, emoções e informações, relacionando a subjetividade do indivíduo com o mundo que o cerca.

PORQUE

II. Enquanto existir o ser humano, existirá a Arte, e a valoração desta está relacionada à valoração do indivíduo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 3
Para que a Dança Escolar seja realmente uma ferramenta significativa no processo de aprendizagem e construção do conhecimento do aluno, é necessário que o professor de Educação Física esteja sempre planejando, capacitando-se, tenha uma metodologia atrativa e avalie de forma eficaz seus alunos.

Fonte: ​LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.

A partir desta contextualização, sobre os fatores essenciais para o desenvolvimento competente e significativo do ensino da dança, analise as afirmações a seguir:

I. A atualização do profissional.

II. O conhecimento teórico específico.

III. As formas mais eficientes de ensino.

IV. A aplicação do conteúdo conforme o planejamento.

​V. A fundamentação e o embasamento a respeito das faixas etárias a serem atingidas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III apenas.
Alternativa 2 - I, III e IV apenas.
Alternativa 3 - I e IV apenas.
Alternativa 4 - I e III apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 4
O ensino da dança pode ser estratégico na formação de identidades individuais e de diferentes grupos sociais, pois o indivíduo age no mundo através do seu corpo e dos seus movimentos, e por meio do movimento corporal pode-se transformar valores, conceitos, habilidades físicas, comunicar-se, aprender, sentir o mundo e ser sentido.

 

Fonte: GUIMARÃES, J. R. S.; BIANCHINI, H. M. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2020 (adaptado) .

 

Existe a análise de que a dança é compreendida como arte e não arte. Sobre esse assunto, avalie as asserções a seguir:

I. A dança como arte possibilita equilíbrio entre o interior e exterior dos seres humanos, visto que assim é possível organizar a totalidade humana.

 

PORQUE

 

II. Quando está direcionada para objetivos de condicionamento físico ou conteúdo escolar, a dança é compreendida como não arte.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Em nossos estudos podemos perceber que a Idade Média não foi um período muito promitente para o progresso da dança. Assim, o caráter ritualístico da dança, presente em toda Antiguidade, deixa de ser considerado, mas isto não significa que ela deixou de ser praticada.

Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.

Assim, considerando o exposto acima e as características da dança na Idade Média análise as asserções abaixo:

I. O indivíduo medieval acreditava que a felicidade plena, era compreendida, pela sua aproximação com Deus, o que não poderia ser alcançado em vida.

PORQUE

II. O corpo era visto como um obstáculo à salvação por ser veículo do pecado, principalmente, os da gula e luxúria.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6

A partir dos primeiros registros encontrados da existência do homem na terra, entendemos que a dança sempre acompanhou o homem desde sua origem. Na pré-história, para além das necessidades materiais básicas de sobrevivência, a dança tinha a função de manutenção da vida espiritual, conduzindo a organização da vida coletiva daquela ‘sociedade’. Portanto, as características das danças primitivas expressavam os valores e a intencionalidade de cada uma.

Fonte:  NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá-PR; UniCesumar, 2016.

A partir do exposto acima, analise as afirmativas:

I. Os homens dançavam para atrair os animais para a caça.

II. Os movimentos que eram realizados durante as danças expressavam os sentimentos.

III. As danças eram realizadas em filas, no qual o chefe era o primeiro da fila para realizar os movimentos que seriam copiados pelo restante da ‘sociedade’.

IV. As danças circulares eram umas das principais características da pré-história. Acredita-se que a circularidade colocava os participantes em posição de igualdade.

A respeito dessas afirmações, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - II e IV apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O ritmo não existe somente na música, constitui também um fenômeno orgânico-biológico. Nós não só ouvimos, mas vemos, sentimos, vivemos com todos nossos sentidos.

 

Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.

 

Existem diversas classificações de ritmo. Assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos dessas classificações:

Alternativas
Alternativa 1 - Predeterminado e espontâneo.
Alternativa 2 - Disciplinado e automatizado.
Alternativa 3 - Universal e mecânico.
Alternativa 4 - Individual e natural.
Alternativa 5 - Coletivo e vegetal.
QUESTÃO 9
No final da Idade Média, a dança perde seu caráter de ritualismo e passa a ocupar importante papel nos eventos sociais da aristocracia. Essa dança ficou conhecida como Dança da Corte e deu origem, posteriormente, ao ballet clássico.

Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.

Sobre as características do ballet, analise as afirmativas a seguir:

I. Ballets de Repertório são peças de ballet que narram histórias e foram conservadas pela tradição.

​II. O ballet é um ótimo exemplo de ritmo grupal, pois é exigido do “corpo de baile” um sincronismo nas coreografias.

III. O ballet romântico, frequentemente dividido em dois planos, bem distintos: o mundo real, no qual as personagens viviam e sofriam, e o mundo dos sonhos.

IV. O nome ballet tem sua origem no termo italiano ballo que significa baile, dança. É na Itália que, a partir do século XV, o ballet começa a se constituir como tal.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III apenas.
Alternativa 2 - I, II e III apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV apenas.
Alternativa 4 - I e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Por meio de nossa Unidade III, podemos observar que a dança da pré-história apresentava diversos significados para o homem primitivo. A dança era usada desde cerimonias religiosas até em demonstrações de poder de uma tribo para outra.

Fonte:  NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2016.

Considerando as características da dança na pré-história, analise as afirmativas abaixo:

I.   As características das danças primitivas expressavam os valores e a intencionalidade de cada uma.

II.  As danças primitivas expressavam diversos tipos de sentimentos, por exemplo, de alegria e tristeza.

III. As danças primitivas apresentavam circularidade, ou seja, eram dançadas pelos homens em círculos.

IV. As características das danças primitivas expressavam a fecundidade e fertilidade; lutos; danças de iniciação.

V.  As danças primitivas expressavam o sentimento da conquista, a qual era realizada com o intuito encontrar um parceiro.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - III e IV apenas.
Alternativa 3 - I, II e V apenas.
Alternativa 4 - I, II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu